domingo, 15 de abril de 2018

Coluna de Notícias 816 (Anexo slide: Amo Pessoas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano X – Edição nº 816 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, domingo, 15 de abril de 2018 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 15/52, dias: 105/365 e faltam 260 dias para o final do ano.

"Causos/, poesias e prosas democráticos"!

"A mulher foi ao médico: - Doutor, o meu marido está completamente louco! Vira e mexe ele começa a conversar com o abajur! O médico: - o que ele diz? – Eu não sei! – Como não sabe? A senhora disse que viu ele conversando com o abajur! – E não disse isso, eu disse apenas que ele conversa com o abajur. – Então, como foi que a senhora descobriu? – Foi o abajur que me contou! A TESTEMUNHA". – Pitadas de Humor – Entretenimento & Guia Comercial, julho/agosto 2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

PALCO PRINCIPAL E HORÁRIO NOBRE, NÃO SACANEIEM COM O ALCEU VALENÇA! - O MCJ – Mossoró Cidade Junina está nos preparos, já esquenta nas "fogueiras do temporal", as atrações já foram anunciadas e a Grande Novidade Inédita é a presença de um dos maiores astros nordestinos e até internacional. ALCEU PAIVA VALENÇA (natural de São Bento do Uma/PE completará 72 anos em 1º de julho) tem tudo a ver com festejos desse naipe, é nordestino e têm um acervo dos mais variados ritmos baseado em nossa cultura nordestina (baião, freve, maracatu, forró, xote e etc.) e outros que vão ao romantismo, rock, MPB, Wordbeat e etc.). Já que o CMJ é propagado de cultura eclética, não façam o que fizeram com nossos outros grandes astros a exemplo de Carlos André em horário não propício ao público e poucas chamadas com igualdade as "demais bandas de talentos duvidosos". Fui assistir o Frejat (nada a ver com a temporada CMJ) e foi um fracasso de público – logo suas músicas não casam com o evento e sua apresentação foi tímida para quem se apresenta para grandes públicos do seu estilo. Seja bem-vindo Alceu Valença, você merece o PALCO PRINCIPAL E HORÁRIO NOBRE

. Boa leitura nobre leitor/a.

 

CONHEÇA O TRIÂNGULO DA MORTE. - Um toque nessa região do rosto pode ser mortal. Existe uma zona do nosso corpo que é tão sensível que pode ser mortal se você mexer demasiado nela. Essa área se chama de "triângulo da morte", e pouca gente sabe dos seus perigos. Quando falamos disso, pensamos que se trata de algum órgão vital interno, mas estamos redondamente enganados.

O "triângulo da morte" está situado no rosto, e é um perigo se depilar nesse local. Normalmente, as pessoas depilam as pernas, as axilas, sobrancelhas e outros pelos faciais. Mas mexer nos pelos dessa zona é estreitamente proibido e perigoso…, se quiser cuidar da sua saúde, siga esse conselho.

Essa região perigosa é muito sensível, e vai desde a ponta do nariz até aos cantos da boca. Quando um pelo dessa área é puxado, há um enorme risco de danificarmos seriamente os vasos sanguíneos.

Apesar de serem pequenos, os pelos presentes no "triângulo da morte" são os responsáveis por nossa filtragem de ar. Por isso, depilá-los faz com que possamos desenvolver problemas respiratórios, mas também pode causar meningite e até mesmo abscessos cerebrais.

Para além disso, arrancar esses pelos tornam a região vulnerável a intrusos como bactérias e germes, o que faz com que fiquemos mais suscetíveis a infecções. O ar é filtrado do nariz através dos cílios, os pelos microscópicos que movem o muco até o estômago para que, eventualmente, ele seja destruído.

Nunca mais mexa no "triângulo da morte" - apare os pelos ou corte com moderação, não arranque-os por sua própria saúde! Compartilhe essa importante informação com quem conhece. FONTE: Via: Best of Web, na base de dados do Whats App "Grupo Só Curiosidades" por Wellinston Costa em 15/04/2018.

 

ZÉ RODRIGUES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Sob a chamada "Prefeitura Transforma Sala de Raio X em Depósito" o atento Zé Rodrigues – sindicalista nos comunica o caos com a saúde municipal. Que pena né companheiro!

Enquanto a população padece por falta de exame de Raio X, Mossoró possui três UPAs – Unidade de Pronto Atendimento e nenhuma delas dispõe do serviço essencial de urgência e emergência. Primeiro foi a UPA do Santo Antônio que fechou o setor de Raio X há mais de dois anos. A UPA do Belo Horizonte que possui um aparelho de última de geração e agora está parado por falta de manutenção. Lamentável que a Sala do Raio X sirva de depósito para entulhos.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (589). Pessoal, é difícil o quadro que vivenciamos em nosso país, votei no PT, em seus candidatos a última vez em 2002, com aquela composição política na qual se prenunciava a mais veemente conciliação de classes, na primeira eleição do LULA. Não me animava mais, não havia estimulo a permanecer no Partido, em 2005 sai, me filiei ao PSOL. Acho que a corrupção é o mau maior em nosso país, é deste mau que surgem todos os demais, saúde precária, desemprego, violência, teto de gastos, quer mal maior do que se retirar os investimentos do Estado em políticas públicas? Mas acho que a condenação de Lula, tem outros objetivos, porque se fosse para combater a roubalheira, teriam prendido primeiro alguns outros, por exemplo o Zé Serra, o Aécio, o Eduardo Azeredo, o Zé Agripino, o Jucá, o Renan e o Moreira Franco. Gente, é uma infelicidade para nosso país, dá tristeza em vê-los na TV e, se fosse para combater a corrupção tinha-se deixado o Temer no comando do País? Não creio. A justiça, que acelerou tudo em relação ao Lula, demonstra total inércia, ineficiência contra a corja verdadeiramente perigosa, do nosso país. FONTE: Santino Arruda – Servidor Público, via facebook, em 11/04/2018.

 

FIQUE SABENDO... "Questionando a contribuição sindical". FONTE: Por Fernando Martines, www.conjur.com.br.

A ação civil pública não é o meio adequado para se questionar o fim da contribuição sindical obrigatória, já que o interesse pode ser contra a própria categoria e ainda questiona constitucionalidade de trecho da reforma trabalhista.

Assim entendeu o juiz Richard Wilson Jamberg, da 11ª Vara do Trabalho de Suzano (SP), ao negar pedido de um sindicato que representa trabalhadores da área de fabricação de vidro e queria obrigar uma empresa a descontar os valores de seus empregados.

Segundo o juiz, a ação civil pública não se aplica por não haver no caso interesse coletivo. Para ele, a entidade não quer defender os interesses da classe, mas sim os do próprio sindicato. Jamberg ressalta que os trabalhadores podem até mesmo ter posição contrária, já que o desconto seria feito no salário deles.

"Vale ressaltar que, se os membros da categoria concordam com o pagamento — que pela nova lei é facultativo —, podem adotar, com a intervenção do autor, as medidas para que o empregador efetue o desconto e o repasse ao sindicato", disse o juiz.

Jamberg viu ainda uma "manobra" do autor, "pois a única finalidade da demanda é a declaração da inconstitucionalidade das alterações promovidas pela reforma trabalhista na contribuição sindical para que o autor continue a receber a contribuição sindical nos moldes anteriores à reforma".

O professor de Direito Ricardo Calcini afirmou que a decisão é mais uma perda para sindicatos que querem obrigar o repasse da contribuição.

"Sem entrar no mérito de que o sindicato profissional não poderia veicular a pretensão do desconto em face da empresa, mas sim, quando muito, contra os próprios trabalhadores por ele representados – afinal, são eles que efetivamente pagam a contribuição sindical, se limitando o empregador a proceder com o mero desconto e repasse, fato é que todas as decisões proferidas no Brasil, pautadas em ações coletivas movidas por sindicatos profissionais, estão fadadas a serem reformadas pelos tribunais superiores", disse.

Análise do STF - O fim da contribuição obrigatória é alvo de pelo menos 14 processos em andamento no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Todos alegam que a verba tem natureza jurídica tributária e, por isso, só poderia ser modificada por meio de lei complementar.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A UFPR – Universidade Federal do Paraná, realizará CONCURSO PÚBLICVO oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA TÉCNICO DE LABORATÓRIO MÉDICOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2018. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO. Salários: até R$ 4.180,66;

RN: A FUNDASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do RN realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 400 (quatrocentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 20/04/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.897,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

TIBAU DE TODOS OS TEMPOS. A Câmara de Vereadores de Tibau adquiriu dez exemplares do livro "Tibau de Todos os Tempos", através do seu presidente, Vereador João Nolasco Neto. "Muito obrigada por prestigiar esta obra que resgata a história e a geografia humana da praia mais querida do interior potiguar". Agradece a autora Lúcia Rocha – Jornalista e escritora. Se você ainda não tem, adquira diretamente com a Lúcia. Mais informações in box ou via WhatsApp 84 99668.4906. FONTE: Lúcia Rocha, via facebook, em 15/04/2018.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 15: Geraldo Pereira (Tio), Lauro Gurgel de Brito – Prof., Manoel Marques – DATANORTE/CIDA, Nilson Gurgel – DATANORTE/CIDA (In memorian) e Pedro Kosiba - Escritor. Seguidos por: Jobson Barros – Parnamirim/RN, Neurisvan Araújo - DETRAN e Valdenice Cabral – FUNDASE (16); Ana Dantas – Professora, Armando Lúcio Ribeiro – Prof., Carlindo Emanoel – Ator, Francisca Sousa – FUNDASE, Martins Júnior – FUNDASE, Rejane Cunha – Atriz e Vivi Teclas – Músico (17); Aldeci Carvalho – FUNDASE, Ilza Fernandes - Professora, Inessa Linhares e Sérgio Alexandre – Professores (18); Beethoven Cavalcante – Ator, Evalúcia Nogueira – Profª., Geovanio Sousa, Goretti Alves – HRTM, Salvelina Costa – UERN e Valmiro Manoel – Emater/RN (19); Adriana Morais – Jornalista, Antônia Alves – DATANORTE, Deusimar Dantas – UERN, Erasmo Firmino – Autônomo, Lúcia Silva – Radialista, Magnos Júnior – Autônomo (20). E DIA 21: Ricardo Alves - UERN.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Parabéns meu caro Hermes, muito importante chamar atenção dos gestores públicos quanto ao perigo da travessia pelos transeuntes das rodovias. Precisamos agir antes que aconteça o pior daí a importância da sua matéria. Abraço, Lúcia Dantas". – Obrigado Companheira Professora Lúcia, agradeço sua atenção e apoio ao nosso trabalho, me orgulho e muito com você em nossa lista de leitores. Saúde e paz pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 120 ANOS! – Num dia de sábado, nascia em Mossoró Luís Ferreira da Cunha Mota (16/04/1898, +27/08/1966), sendo filho do Cel. Vicente Ferreira da Mota e de D. Filomena Ferreira da Mota. Seus primeiros estudos foram feitos no Colégio Diocesano Santa Luzia e no Grupo Escolar 30 de Setembro. Ordenou-se padre a 15 de abril de 1922, chegando a Mossoró em 21 de outubro do mesmo ano, onde permaneceu até a sua morte ocorrida em 27 de agosto de 1966. FONTE: http://www.blogdogemaia.com/detalhes, em 12/04/2017;

E NA EDIÇÃO Nº 763/2017 (de 05/04): Legalcloud: calculadora de prazos passa a contabilizar suspensões processuais; Frente popular Brasil e Fátima Bezerra (PT)) provem debate sobre a reforma da previdência; Valéria Bulcão, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (543) – por Sidnéia Reis; FIQUE SABENDO... "03 de Abril – Dia do Atuário". Postado por O Dia a História Datas.

DIA: hoje é Dia da Conservação do Solo, Dia do Desarmamento Infantil, Dia Mundial do Desenhista e Dia Nacional do Ciclista. Amanhã (16) será Dia Mundial da Voz, Dia do Picapeiro, Dia do Sacerdócio e Dia Nacional do Leonismo – Dia Nacional do Lions Club.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Iniciou sua carreira no grupo musical Secos & Molhados e ficou conhecido ao ingressar no ano de 1973 no grupo, que contava com João Ricardo e Ney Matogrosso. Foi o responsável por uma das canções mais clássicas do grupo, e da época: "Rosa de Hiroshima", um poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson. No segundo disco do grupo, de 1974, foi compositor de mais uma canção, "Delírio". Com o término do grupo no ano de 1974, Gerson se juntou ao letrista Paulo Mendonça e a atriz e cantora Zezé Motta, e lançou em 1975 o disco Gérson Conrad e Zezé Motta, no qual se destacaram as canções "Trem Noturno" e "A Dança do Besouro". Em 1981, fez um outro trabalho solo, Rosto Marcado, lançado pela gravadora Som Livre, seu último disco lançado até então. Hoje Gérson Conrad tem sua banda, "Trupi", que mantém em seu repertório algumas canções dos Secos & Molhados, e canções de blues e rock. Atualmente estão com o espetáculo que leva o nome de "Bons Tempos", uma das canções escritas por Gerson Conradi. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gérson_Conrad.

HISTÓRIA EM LIVRO: Rio. GERSON CONRADI conta em livro a história do grupo Secos & Molhados, na publicação, autor fala também sobre conflitos vividos na banda que lançou Ney Matogrosso. Parece que um gato preto cruzou o caminho do grupo Secos & Molhados, um dos mais importantes e populares da história da música brasileira. Logo após o imenso sucesso, no início dos anos 70, o trio se desfez tão rápido quanto despontou ao estrelato. E, desde então, disparam cobras e lagartos uns contra os outros, João de um lado, Ney e Gerson do outro. Este último acaba de lançar sua versão da história da banda no livro 'Meteórico Fenômeno — Memórias de um ex-Secos & Molhados (editora Anadarco, 135 págs.). "O João Ricardo é patético: já declarou tantos absurdos contra mim e contra o Ney que achei por bem escrever uma visão tranquila e amadurecida do que vivi. Durante os anos, muita coisa foi deturpada por essas declarações do João Ricardo. É um desrespeito ao público que tanto nos cultua até hoje", desabafa GERSON CONRADI. O livro traz ainda um CD, com duas músicas recentemente gravadas pelo autor: a clássica "Rosa de Hiroshima", que ele fez para a poesia de Vinicius de Moraes, mas nunca havia cantado, e "Direto Recado", uma mensagem ao seu desafeto em forma de canção ("Em boca fechada não entra mosquito e também não gera conflito", "Talvez fosse melhor deixar que vivesse o mito" e "Já não temos mais que ser nem secos, nem molhados" são alguns trechos da letra). Apesar de fartamente ilustrada, a publicação não traz João nas fotos históricas. "Ele negou o uso de imagens, mas, se você entrar no site do Secos & Molhados que ele fez, eu posso aparecer nas fotos ao lado dele. É uma pobreza de espírito total", decreta Conrad. Ao jornal O DIA, João Ricardo afirmou que o ex-colega "valorizou muito sua participação no grupo, coitado. Nunca tocou bem". "Mais uma vez, ele foi desrespeitoso comigo", lamenta Conrad. "Ele só não percebe que a formação mágica e reconhecida é a que eu participei. Das outras, ninguém sequer se lembra. Foi um encontro mágico. O Secos é comigo e com o Ney! Apesar de os três artistas estarem aí vivos e saudáveis, parece que ainda é muito difícil que o trio volte a se reunir, mesmo que em uma ocasião especial apenas. "Já me ofereceram R$ 5 milhões para isso! Mas o João quer ser sozinho o pai da história", descarta. E a tal questão, tratada inclusive no livro, sobre o grupo norte-americano de rock Kiss ter imitado as maquiagens do Secos? "Até hoje, ninguém tem a resposta da verdade. Quem me dera toda polêmica fosse leve como essa!", diverte-se Conrad. FONTE: https://odia.ig.com.br/.

Reportamo-nos sobre GÉRSON CONRADI, 66 anos, nasceu em São Paulo/SP dia 15/04/1952. Sua discografia consta de 05 discos gravados entre 1973/1981 sendo: 03 com Secos & Molhados e 02 solos. Dotes artísticos: cantor, compositor, músico e violão. Gênero: Rock, MPB, Glam e Blues. Em atividade desde 1973.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"Um passarinho". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Um passarinho vem
Cantar à janela
Traz flores e melancias
Dentro desse seu cantar
É um passarinho
Feito de costuras de retalhos.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos operadores em solo, aos desenhistas, ciclistas, picapeiros e aos leonismos.

QUEM canta...

"Pensem nas crianças / Mudas telepáticas / Pensem nas meninas / Cegas inexatas / Pensem nas mulheres / Rotas alteradas / Pensem nas feridas / Como rosas cálidas". ("Rosa de Hiroshima" – Composição: Vinícius de Moraes – Letra; Gerson Conradi - Música. Canta: Secos & Molhados).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário