sábado, 6 de janeiro de 2018

BDC - Coluna de Notícias 803. (Anexo slide: Abraço - Permita-se (A Lista).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano X – Edição nº 803 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 06 de janeiro de 2018 -Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 01/52, dias: 6/365 e faltam 359 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

João Leso* bem lembrou: "Quem se agarra sem ter unhas está no risco de cair", e para garantir esse dito popular venha cá e fique lá, mas não esqueça da Palavra que vive a exortar: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza (Salmo 27, versículo 1). *Personagem do cordel "Como João Leso vendeu o bispo" de Leandro Gomes de Barros. - Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Final e início de ano, apesar de um ciclo ameno e espirituoso, os ataques e governamentais não deu trégua e deixa os brasileiros, especialmente os trabalhadores e aposentados, sem ar de paz e tranquilidade momentânea e futuras. O desgoverno Robinson Faria, convoca políticos do RN "representantes do povo" e não comparece. Porém mais medidas de maldades foram orientadas para a grave crise, e a ferramenta chave-de-roda encontrada tem nome: "Demissões de Servidores". Ora! Se os governos deviam tá gerando emprego e desenvolvimento, demitem e joga famílias e famílias na bacia da miséria – que já é grave. Boa leitura nobre leitor/a.

 

QUANTO TEMPO O NOME FICA CADASTRADO NO SPC, SERASA E SCPC? Alguns funcionários de empresas de cobrança, bancos, financeiras e cartões de crédito têm informado, falsamente, aos consumidores que "agora não há mais a prescrição em relação às dívidas e o cadastro em SPC e SERASA pode permanecer para sempre".

MENTIRA! A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA e SCPC é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro!

Detalhe importante: Os juros, multas e demais encargos são acessórios da dívida e portanto, a sua cobrança, seja lá por quanto tempo ocorra, não renova a data de vencimento da mesma.

Algumas pessoas dizem que "ouviram falar" que este prazo foi reduzido para 3 anos, o que também, na prática, não ocorre, embora exista discussão judicial sobre o prazo, pois o Novo Código Civil trouxe novos prazos para prescrição do direito de cobrança de algumas dívidas, a grande maioria do Judiciário tem entendido que o prazo do cadastro continua sendo de 5 anos.

O Superior Tribunal de Justiça também já decidiu que o prazo máximo é de 5 anos a contar da data de vencimento da dívida (Recurso Especial 1.316.117), confirmando o tempo previsto no Código de Defesa do Consumidor:

" Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

§ 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos." FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

 

FUNDAC: SINAI SOLICITA DOCUMENTOS PARA CÁLCULOS DE URV. – A coordenação de assuntos jurídicos do SINAI RN solicita aos servidores da FUNDAC e Ex-FASP, listados no link do site: sinairn.com.br, que apresentem na sede do Sindicato (ou regionais) os seguintes documentos (abaixo listados) para o prosseguimento da ação individual da URV – Unidade de Referência de Valores:

DOMENTAÇÃO:

1) Ficha financeira de novembro/93 a dezembro/2000;

2) Ficha funcional (pode ser solicitada na Secretaria de Administração);

3) Comprovante de residência (cópia);

4) RG e CPF (Cópias);

5) Procuração do SINAI (diretamente no SINAI);

6) Contrato de honorários (diretamente no SINAI);

7) Comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para elaboração dos cálculos mediante depósito ou transferência bancária em favor do SINAI RN. Dados bancários: Banco do Brasil – AG: 3525-4 – C/C: 13.335-3.

Obs. Na confecção dos cálculos, caso seja constatado que o servidor não venha a ter direito, pelo fato de não ter havido perda com a conversão no período, o Sindicato não só devolverá ao servidor o valor pago pela elaboração, mas, também pagará o mesmo valor ao calculista pelos serviços realizados.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (577). – Não sei por qual motivo nem como danado fui parar no Facebook do tal Dr. Henrique Baltazar. O fato é que ele fez críticas aos salários dos delegados dizendo que a disparidade de delegado iniciante à carreira final era bem maior que a de juiz. Segundo o magistrado, isso seria desestimulante. Daí eu respondi que desestimulante mesmo é um juiz receber auxílio moradia possuindo residência própria, além de tantas outras benesses que todos nós sabemos. Sabe o que ele fez? Apagou minha mensagem e me excluiu do face dele. Deveria ter se justificado, não acham? Será que eu falei alguma inverdade?! Martiza Arruda – Professora, via facebook, em 05/01/2018.

 

MARCOS DO SÊBADO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Nesse sábado (06) e segunda-feira (08) de janeiro, o SÊBADO com seu feirão de PPs, CDs, DVDs, livros e revistas. Tudo a R$ 2,00 (dois reais) a unidade; horário de 14h30 às 18h. E na segunda-feira de 08:00 as 12:00 e das 14h30 às 18h na sede de Nova Betânia – Av. Antônio Vieira de Sá, 0895, vizinho a Artes e Jardins.

 

FIQUE SABENDO... "Govenador que "Faria" um governo de transformação". Por Sandro Pimentel – Vereador do PSOL/RN. FONTE: Redes Sociais do Vereador - Natal/RN, 01 de janeiro de 2018.

Confira abaixo a íntegra do texto publicado nas redes sociais do vereador.

 "Vamos fazer um governo de transformação, …

…de diálogo, de aproximação com a população" – Robinson Faria.

Não é preciso fazer muito esforço para lembrarmos a última campanha eleitoral ao governo do estado, em que o então vice-governador de Rosalba prometeu que entraria na história do RN como o melhor governador de todos os tempos. Não parou por aí, também prometeu ser o governador da segurança e da saúde, inclusive que colocaria um birô no hospital Walfredo Gurgel para ele mesmo dar solução aos problemas. Na segurança, FARIA o programa Ronda Cidadã, importado do Ceará com outro nome e que resolveria a questão da insegurança do nosso estado. Um ano após assumir, em fevereiro de 2016, o governador Robinson FARIA foi para Bogotá (Colômbia), claro, com todas as despesas suas e de sua comitiva pagas pelo povo, em busca de "know-how" para solucionar esse grave problema.

Numa breve retrospecção, lembremos que o governador foi eleito na onda do caos do governo Rosalba do qual ele mesmo fazia parte, até então, avaliado por muitos, inclusive por mim, como o pior governo da história do RN. Aliado a isso, a população também quis derrotar, no segundo turno, o candidato concorrente Henrique Alves (PMDB) – à época o todo poderoso – hoje preso por conta de um desdobramento da Operação Lava-jato.

Bom, fato é que o governo Robinson está acabando e a população segue sem o governador da transformação. Na verdade, transformou o RN no estado mais inseguro do país, com números que impressionam qualquer estudioso no assunto, chegando a 2.400 (dois mil e quatrocentos) homicídios somente em 2017, sem falar que ele mesmo, numa confissão de incompetência, já solicitou intervenção das Forças Armadas e da Força Nacional por duas vezes, durante seu desgoverno.

Se não bastasse, o governador tem atrasado constantemente os salários dos servidores, a ponto de diversas categorias entrarem em greve, a exemplo dos profissionais da saúde e da UERN. Reitero que não são greves por reajustes salariais, mas para receberem seus próprios salários, com relatos de servidores que fazem vaquinha, que pedem dinheiro emprestado a familiares e agiotas para irem trabalhar e para garantir alimento em suas mesas. A mais recente e com sérios transtornos à sociedade, diz respeito à greve dos organismos de segurança pública do estado que acontece há 14 dias e que vem deixando a sociedade aterrorizada com os constantes saques, arrastões, assassinatos, assaltos e roubos infindáveis, sob a miopia, inércia e inconsequência do governador Robinson Faria (PSD).

As polícias são categorias que têm se esforçado ao máximo para resistir aos ataques do governador, mas é muito difícil imaginar a dor de um profissional de segurança que sai para trabalhar, deixando seus familiares, incluindo crianças, sem terem o que comer. O natal e o réveillon passaram sem que nenhum "papai noel" presenteasse um filho de um policial ou mesmo que pudessem comprar uma Sidra e um frango para uma confraternização familiar. Ao contrário, tiveram que correr para conseguir "bicos" como sobrevivência. É repugnante, revoltante, é motivo de muita dor, especialmente para quem trabalha com armas de fogo, que deve estar bem emocionalmente para proporcionar segurança e salvar vidas. Sem salário e sem condições de trabalho, é impossível que qualquer profissional tenha motivação para trabalhar.

A exemplo do presidente Temer que prometeu ajuda financeira ao RN e depois desistiu, algo bem típico de quem não tem qualquer compromisso com o povo, o governador amarga desaprovação de cerca de 95% da população do estado. Na verdade, o povo pagante dos altos tributos não consegue suportar tantos desmandos e paralisia geral do estado onde nada funciona, a partir de um governador irresponsável e de uma bancada federal que assistem de camarote o sofrimento do povo potiguar e o definhamento de um governo pífio e falido.

Nesse sentido, perguntamos pelo governador da segurança, da saúde e da transformação: o que tem feito de concreto com os recursos próprios para resolver ou pelo menos amenizar essa situação de caos com projeção nacional? Não seriam gestos de prudência e humildade do governador chamar todos os setores da sociedade para uma reunião emergente e de socorro e abrir TODAS as contas e contratos em busca de solução conjunta em curto, médio e longo prazo?

Se nada disso for possível, sugiro então que o governador – que afirma morrer de amores pelo RN – demonstre-o concretamente, fazendo um gesto nobre de se desculpar junto à população por sua incompetência, seguido de sua RENÚNCIA, pois está provado que Robinson FARIA não serve para governar o Rio Grande do Norte; que retirou o nosso estado de um caos e elevou para uma situação muito pior.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O STM – Superior Tribunal Militar, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 42 (quarenta e duas) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIO, inscrições abertas até o dia 15/01/2018. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 11.006,83;

CE: A Prefeitura de Mulungu/CE realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 63 (sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 12/01/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

PATRONO DE RUAS: IDALINO DE OLIVEIRA – Comerciante próspero, vereador e abolicionista, nasceu em 06/01/1848 e morreu em 18/04/1919. FONTE: Blog Tio Colorau - www.tioccolorau, em 30/06/2015.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 07: Luiza Roldão – Autônoma, Fernando Andrade – Recife/PE, Marcos Romero – Comerciário, Matheus Romero - PM e Neófita Maria de Oliveira - UERN. Seguidos por: Ana Paz - Autônoma, Braz – EMATER/RN e Eliane Fernandes – Professora (08); Ady Canário – Profª., Fátima Resende – SINTAUERN, Disraeli Moura – Letras, Jane Nogueira – UERN, Pedro Nobre – Corretor, Sueldo Leite - Professor e Tuca Viegas – Jornalista (09); Olegário Gurgel – Prof (10) Daisy Fernandes – Profª. e Aldivete Maria – UERN (11); Irani Araújo – FUNDAC e Kalina Lígia – Agente de Endemias (12). E dia 13: Esmeralda Maria – Face, Fátima Dantas – Fm 98,7, Iara Soares – Enfermeira, Jorge Pacheco – DETRAN e Maria Da Luz – FUNDAC.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Caro amigo Hermes. Já faz um tempo que não volto ao Blog tão expressivo como este. Desta feita para concordar com o INTERNAUTA que esboçou sua BRONCA sobre a prisão do Maluf. Concordo com ele, Rubens Coelho. Acrescentando que a Justiça quis tão somente mostrar serviço, uma vez que anda cambaleada, por conta de alguns membros, que não se dão a respeito diante da Lei Maior. Agora, em quem devemos confiar? JOSÉ SANTOS DINIZ". – Amigo e professor Diniz Santos, realmente faz um tempão que nossa comunicação não é direta, mas, como se ver, o amigo nos acompanhando na surdina no bom nordestinez. Obrigado grande amigo – não sou Alceu Valença mas "escuto os teus sinais". Há! O amigo se reporta a Bronca do Leitor 575 da edição 801; começamos o ano muito bem ao registrar a inteligência do Diniz, saúde e paz pra você e demais familiares nesse ano e futuros.

 

MEMÓRIA:

HÁ 134 ANOS! Fundação e Instalação da Libertadora Mossoroense, entidade responsável pela libertação dos escravos, E06/01/1883;

HÁ 56 ANOS! – Inauguração das novas instalações do Banco do Nordeste em Mossoró, em 06/01/1962. FONTE: Mossoró Nossa Terra, Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;

NA EDIÇÃO Nº 748/2016 (de 31/12), tratamos do seguinte tema: Que é réveillon? JT suspende demissões na Fundação Paratini até acordo coletivo; Flávio José, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (529) por Santino Arruda; fique sabendo... "31 de dezembro – Réveillon" – Por Me. Rodolfo Alves Pena.

DIA: hoje é Dia Gratidão e Dia da Reflexão. Amanhã (07) será Dia da Liberdade de Cultos e Dia do Leitor.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, Rock, Blues, Soul e Samba. Filho do sambista e compositor, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Foi casado com a cantora, compositora e produtora Jane Reis de 1977 até sua morte, e era pai do rapper Mahal Reis (1980). Lança seu primeiro LP em 1973, Pérola Negra. No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, consegue chegar à final com sua canção "Ébano". Nas décadas seguintes Melodia lançou diversos álbuns e realizou shows no Brasil e na Europa. Em 1987, apresentou-se em Chateauvallon, na França, e em Berna, Suíça. Em 1992, participou do "III Festival de Música de Folcalquier", na França, e, em 2004, do Festival de Jazz de Montreux, à beira do Lago Leman, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival. Participou do quarto disco solo do titã Sérgio Brito, lançado em setembro de 2011 (Purabossanova). Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de MPB. Luiz Carlos dos Santos, descobriu a música ao ver o pai tocando em casa: "Fui pegando a viola dele, tirando uns acordes, observando. Ele não deixava eu pegar a viola de 4 cordas que era uma relíquia, muito bonita, onde eu aprendi a tocar umas coisas. "Apesar da precoce afinidade com a música, Luiz acabou contrariando seu pai, que sonhava vê-lo um "doutor" formado": "Ele não apoiava, não adiantou coisíssima alguma, até porque as coisas foram acontecendo. Depois ele veio a curtir para caramba, quando ele faleceu, perdi um grande fã", releva. Começou sua carreira musical em 1963 com o cantor Mizinho, ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor, caixeiro e músico em bares noturnos. Em 1964 formou o conjunto musical Os Instantâneos, com Manoel, Nazareno e Mizinho. Depois de abandonar o ginásio Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da jovem guarda e bossa nova, com o grupo 'Instantâneos" formado com amigos. Essa experiência juntamente com a atmosfera em que vivia - do tradicional samba dos morros cariocas - , resultaram em uma mescla de influências que renderam a Luiz Melodia um estilo único, logo acabou por chamar atenção de um assíduo frequentador do morro do Estácio, o poeta Wally Salomão e de Torquato Neto. Através de Wally, Gal Costa acabou conhecendo um de seus compositores prediletos, resultando na gravação de "Pérola negra" no disco "Gal a todo vapor" de 1972. Pouco depois era vez de "Estácio, Holly Estácio", ganhar sua interpretação na voz de Maria Bethânea. Foi nesta época que o artista assumiu então o nome de Luiz Melodia - apropriando o sobrenome artístico de seu pai Oswaldo - , e lançou no ano seguinte (1973) seu primeiro e antológico disco "Pérola negra" sua postura porém, mantinha a mesma irreverência e inquietude, da do garoto que tocava iê-iê-iê nos berços de samba carioca, que lhe rendeu um estilo musical inconfundível, assim como críticas que o consideravam um artista "maldito", ao lado de nomes como Fagner e João Bosco, por exemplo. "Não éramos pessoas que obedeciam. Burlávamos, pode-se dizer assim, todas as ordens da casa, da gravadora; rompíamos com situações que não nos convinham. Sempre acreditei naquilo que fiz e faço" afirma o Luiz. Sua carreira acabou por consolidar-se no disco seguinte, "Maravilhas contemporâneas" (1976), popularizado pela canção "Mico de circo" (1978), que seria gravado em seu retorno ao Rio. Nas décadas seguintes Melodia lança diversos álbuns e realiza shows, inclusive internacionais. Já conhecido do público e tendo alcançado seu espaço no cenário da MPB, MPB, Luiz Melodia lança "Nós" em 1980, incluindo "Codinome beija-flor". No disco seguinte "Relíquias" (1985), faz uma releitura com novos arranjos para sucessos como "Ébano", "Subanormal" - e no registro intimista intenso de "Acústico - ao vivo" (1999), em que Melodia passeia novamente por sua obra, agora através da espontaneidade de um disco gravado ao vivo durante sua turnê nacional, considerado sucesso de público e crítica. Morte - O músico faleceu na madrugada do dia 4 de agosto de 2017, em decorrência do agravamento de um mieloma múltiplo, um tipo raro de câncer que acomete a medula óssea. Foi sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula (Catumbi). Reportamo-nos sobre LUIZ CARLOS DOS SANTOS (in memorian), artisticamente conhecido por Luiz Melodia, nasceu no Rio de Janeiro em 07/01/1951 e faleceu (também no Rio de Janeiro) aos 66 anos idade em 04/08/2017. DISCOGRAFIA: Gravou 32 discos entre 1973/2015, sendo 16 em stúdios e 16 trilhas sonoras de novelas e miniséries. Seus dotes artísticos são: MPB, Samba, Soul, vocal, violão, guitarra e piano. Atividade: 1963/2015. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Melodia.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br/site).

"O trenzinho" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O trenzinho passa na estação

Lá vai ele apitando o coração
O menino quer nele passear
Descobrir seus segredos
Levar ovelhas nos vagões
E encher de sorrisos
Os seus trilhos de ferro
Vai, trenzinho, vai
Pois o menino não se aquieta
Quer ser maquinista
Dessa tua nuvem mão.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: ao leitores brasileiros.

QUEM canta...

"Eu entendo a juventude transviada / E o auxílio luxuoso de um pandeiro / Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada / Uma mulher não deve vacilar...". ("Juventude Transviada" – Composição: Luiz Melodia. Canta: L.M.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário