sábado, 21 de outubro de 2017

BDC - Coluna de Notícias 791. (Anexo slide: Será que Deus é culpado?).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 791 (geral) e 43 do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 21 de outubro de 2017. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 42/52, dias: 294/365 e faltam 71 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

"O cara não pagava aluguel e de tantas mudanças, chegava o final do mês a esposa olhava para as galinhas; elas imediatamente se deitavam com os pés pra cima!" Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O pacote de maldades que o governador encaminhará a assembleia legislativa é um tremendo pra tapar o rombo que o próprio governo causou ao erário público e, mais uma vez, vai botar o contribuinte para pagar o pato que não comeu como diz o ditado popular e a fatia maior vai para o servidor público, pois, rasparam o tacho de ouro do Fundo Previdenciário para pagar (com atraso) a folha de pessoal ao longo dos últimos anos, dinheiro esse exclusivo dos aposentados e pensionistas. Foram quase um bilhão de reais que estavam aplicados a décadas. A coisa piora com o acréscimo de 2% (dois por cento) dos atuais que variam de 11 a 12% a ser descontado do servidor na ativa, aposentados e, inclusive, pensionistas. Além de congelamento dos salários, extinguindo o salário base e aplicando um tal de subsídio para corroer as ascensões previsto em planos de carreira. Diante desse quadro, o Fórum de Servidores Estaduais e sindicatos estão convocando todos servidores públicos, aposentados e pensionistas para aderir a PARADA GERAL CONTRA O ATRASO DE SALÁRIO E O PACOTE DE MALDADES do Governador Robinson de Faria. Boa leitura nobre leitor/a.

 

SÃO PAULO: CONSUMIDOR NÃO PAGARÁ MAIS POR SACOLINHA PLÁSTICA. – São Paulo. Redes de supermercados estão proibidas de vender as sacolinhas de bioplástico - na cidade de São Paulo. De acordo com o Diário Oficial publicado na última terça-feira (17), os estabelecimentos apenas poderão comercializar as sacolas que não contiverem o logotipo da empresa, para que o consumidor não exerça propaganda ou publicidade para o fornecedor gratuitamente, e ainda pagar por ela.

Desta forma, o regulamento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Paulistano permite que embalagens bioplásticas sem a marca da rede de supermercado e com instrução de uso feito pela Prefeitura da cidade poderão ser comercializadas. Vale destacar, que o consumidor costuma pagar a partir de R$ 0,08 por unidade.

MULTA - O Procon Paulistano ainda estabeleceu que o descumprimento por parte dos estabelecimentos pode resultar em multa, que terá o valor calculado sobre a gravidade da infração.

FAZ TEMPO - toda essa história das sacolas plásticas na cidade de São Paulo é antiga. Tudo começou ainda na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (na época, do DEM), quando em maio de 2011 foi divulgada a Lei Municipal 15.374, que proibia a comercialização das embalagens. Ainda no mesmo ano, a aplicação foi suspensa. Matéria completa no site: www.sosconsumidor.com.br/.

 

LUTA E PARALISAÇÃO – NOTA: 24 de outubro é Dia Estadual de Luta e Paralisação contra o atraso dos salários.

O Fórum dos Servidores Estaduais do RN está convocando todos os servidores para participar do DIA ESTADUAL DE LUTA E PARALISAÇÃO CONTRA O ATRASO DE SALÁRIOS. O ato acontece no dia 24 de outubro, em frente à Governadoria, às 10h.

Há quase dois anos o Governador Robinson Faria não vem pagando em dia os salários dos servidores, usando todo tipo de argumentos para justificar não só o atraso como também a péssima administração com os serviços públicos e seus servidores.

A Constituição Estadual, prevê que o salário deve ser pago até o último dia útil do mês, mas o governador Robinson tem pago os trabalhadores ativos e aposentados com quase dois meses de atraso. Os servidores do RN têm amargado a conta de uma administração caótica, sob a desculpa de uma crise que os próprios números da receita anunciada pelo Governo, divergem.

O atraso de salários configura-se num gesto extremo de falta de respeito e insensibilidade de um governo desprezível por tamanha irresponsabilidade com a vida dos servidores e de seus familiares.

Por isso, no dia 24 de outubro, o SINAI convoca toda a sua base para juntos protestarem não só contra o atraso de salários, mas também pelo desmonte dos serviços públicos e contra o pacote de medidas encaminhadas à Assembleia Legislativa, sem discussão prévia com os trabalhadores. FONTE: SINAI – Sindicato do Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e FSE – Fórum dos Servidores Estaduais do RN.

 

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Amigo Hermes e leitores do blog, avisando que acontece logo mais, a partir de 19h, O 12º FESTIVAL VALHALLA na sede do Carcarás do Asfalto – centro de Mossoró. Esse evento é especializado para o público Rock in Roll. O Valhalla Rock Bar comemora seus 12 anos de existência e já é tradição o evento para seus clientes.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipados nas lojas Skaype e na Rising Records pelo valor de R$ 15,00 (quinze reais) ou no local do evento. As bandas a e apresentar são: 1) Gestos Grosseiros (Death Metal – SP), 2) Horror Chamber (Death Metal – RS), 3) Embryo Tribute (Tributo ao Black Sabbath fase Ozzy 1970/1978 – CE) e 5) Evilrazor (Trash Metal – RN).

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (567)Pessoal, com todo respeito, com o máximo respeito, estamos vivendo num país de merda, sinceramente, de barbárie declarada! Como suportar que o Governo Central modifique regras de caracterização do trabalho escravo, para dificultar a fiscalização e, assim, proteger os ricos ruralistas, em prejuízo aos pobres operários que nada tem, em troca de apoio em votação no parlamento de ação contra o Presidente da República? Isto por que não há mais dinheiro do contribuinte para comprar os deputados sanguessugas ruralistas, aí troca-se o apoio pelo couro das costas dos humanos pobres? Como aguentar isso? O Governo escroque, do Michel Temer justifica a medida como sendo para dar segurança jurídica? Eu sou um homem manso, por formação e natureza, mas, essa eu não vou aguentar, eu não vou permitir que um rico, hoje, tire o couro das costas de um homem pobre, operário, que nada têm. Isso não é possível, não! Santino Arruda – Funcionário Público, em 18 de outubro de 2017.

 

FIQUE SABENDO... "A importância da carnaubeira na visão do poeta popular Luiz Cândido Neto". Por *José Romero Araújo Cardoso. FONTE: e-mail pessoal, em 17/10/2017.

A safra do carnaubal tinha início em agosto, sendo finalizada apenas entre os meses de dezembro e janeiro.

Em outubro de 2008, a coleção Queima-Bucha de Cordel incorporava ao acervo produção cordelista do poeta assuense Luiz Cândido Neto de cujo destaque ficou a cargo de discorrer em versos sobre a importância da carnaubeira para a economia local, vantagens da utilização dessa planta nativa do semiárido para a população menos favorecida e a necessidade presente de protegê-la das constantes agressões antrópicas.

Assú, terra natal do poeta popular Luiz Cândido Neto, integra o percurso da bacia hidrográfica do Piranhas-Assu, a qual, principalmente em sua porção norte-riograndense, destaca-se pela proeminência de imensos carnaubais em suas várzeas a ponto de assinalar toponimicamente um dos municípios polarizados pelo antigo termo de Vila Nova da Princesa.

Embora encontrada naturalmente em maior ou menor quantidade principalmente na maioria dos cursos d´água do sertão setentrional, a carnaúba em épocas passadas foi bastante valorizada em razão que o pó retirado de suas folhas e do olho da planta, sendo este bastante procurado devido a qualidade, a população local fazia velas para iluminar a escuridão de um sertão esquecido e os mais abastados ganharam muito dinheiro, exportando a cera obtida para o exterior, pois era matéria-prima para diversos fins industriais.

Com o advento dos derivados do petróleo, a cera de carnaúba passou a perder importância, embora diversos momentos de crise tenham suscitado a revalorização do produto obtido com essa espécie vegetal, verdadeiro símbolo do semiárido, a qual está presente na bandeira do Estado do Rio Grande do Norte devido a importância auferida no passado.

Assim como os animais de grande porte, o gado bovino, razão econômica da ocupação territorial sertaneja, em tudo a carnaúba tinha seu aproveitamento, pois faziam-se linhas, caibros e ripas da madeira, portas com os talos, usando-se a palha para cobrir as casas, bem como tendo serventia para mourões e cercas.

A evolução técnica, quando as antigas trinchas foram substituídas por possantes maquinários industriais que alavancaram a produção extraordinariamente, fazendo surgir novos atores no cenário socioeconômico sertanejo, os donos de carnaubais, em verdade, na grande maioria, herdeiros de antigos beneficiados com a doação de sesmaria, quando da fase de colonização, pois margens de rios no semiárido estavam inclusas de forma indissociável à concessão de terras para levar avante a proposta de ocupação territorial da região sob a égide da importância da pecuária.

A safra do carnaubal tinha início em agosto, sendo finalizada apenas entre os meses de dezembro e janeiro, caracterizando-se pela expressiva geração de emprego e renda, ocupando muita gente no interessante processo de divisão do trabalho.

O artesanato local também beneficiou-se bastante da carnaúba, pois diversos produtos de uso cotidiano passaram a ser feitos manualmente, a exemplo de chapéus, vassouras, esteiras cinto, cestos e surrões, sendo confeccionado ainda, a partir do que a carnaúba oferece, inúmeros outros utensílios, a exemplo de uru e armadilhas para pescar.

Com a desvalorização do principal produto obtido a partir da carnaúba, muitos chegaram a cortar carnaubais inteiros, passando a utilizar a área de várzea para fins agrícolas e pastoris, razão pela qual geraram-se impactos ambientais observados através do contínuo assoreamentos dos rios de carnaúba, a título de exemplo.

Apelo ecológico para que a preservação dos carnaubais garanta o equilíbrio ambiental de margens de rios do semiárido, finaliza a proposta contida no interessante cordel de autoria do poeta popular assuense radicado na Terra e Santa Luzia do Mossoró.

*José Romero Araújo Cardoso - Geógrafo (UFPB). Escritor. Professor-adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UERN). Membro do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PI: A Prefeitura de Alvorada do Gurguesia/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 76 (setenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 29/10/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 31 (trinta e uma) VAGAS PARA PROFESSORES AUXILIARES, ASSISTENTE e ADJUNTOS, inscrições abertas no período de  23/10 a 23/11/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 10.043,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

21 DE OUTUBRO – DIA DO LIXEIRO. Todo dia eles recolhem os restos do que usamos e descartamos. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, eles não falham. O trabalho segue o ritmo do caminhão e eles não podem se atrasar. Correm, juntam as sacolas e saem dependurados no veículo, respirando o mau cheiro e expostos a qualquer tipo de contaminação. Este é o trabalho de um coletor de lixo, mais conhecido como lixeiro. Apesar de serem pouco reconhecidos, lixeiros exercem um papel importante na sociedade. É um trabalho muito difícil, que exige de um ser humano humildade para lidar com o que todos não querem. Muitos só lembram que existe um serviço de coleta de lixo quando, por algum motivo, o caminhão não passa. FONTE: http://camapuanews.com.br/noticia. EM TEMPO. No dia 16 de Maio é Dia do Gari.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 22: Erneide Alves – UERN, Fátima Buriti – FUNDAC, Fátima Buriti - FUNDAC e do Fco. Hermínio "Prof Castelo". Seguidos por: José Nilson – Facebook, Rogério Dias, Thaíse Emanuely – Bairro Doze Anos, e Wellington Barreto – Adv. (23); Paulo Roberto (24); Irany Germano – Advogada, Jerônimo Rosado e Rútilo Coelho – Empresário (25); Gutemberg Dias – PC do B e Marilda Souza – Profª (26); Aluízio Veras – UERN e Ícaro Dias – Jornalista (27). E dia 28: Monalisa Santos – Prima e Oséas Lopes – Cantor Mossoroense.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Mais chato do que isso, meu caro Hermes Oliveira - Democratizando, é chegar em locais de fácil estacionamento como um shopping de Mossoró e não existir caixas do Banco do Brasil ou CEF. E você ficar sujeito às exigências dos bancos 24 horas. José Maria Alves". – É uma coisa maluca caro JMA. Tem tantas coisas chatas e absurdas no centro como entrar em lojas comerciais com um som às alturas e de péssima qualidade. O amigo José Maria se reporta ao nosso comentário (via facebook) sobre os "Banco 24h" instalados em estabelecimentos que funcionam de 08 às 22 horas. Obrigado e desejo saúde e paz pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 56 ANOS! – Os bancários realizavam a Primeira Greve Geral Nacional, com duração de oito dias, e a conquista de reajuste salarial de 40%, em 21/10/1961.

NA EDIÇÃO Nº 736/2016 (de 1º/10), tratamos do seguinte tema: Aposentado é garantido no plano de saúde coletivo empresarial; Cláudio Palheta, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (517) – por Santino Arruda; Fique sabendo... "Conheça a história do voto no Brasil". Por Patrícia Roedel.

E NA EDIÇÃO Nº 737/2016 (de 20/10), tratamos do seguinte tema: Trabalhadores não querem mudança na jornada diária; Cláudio Palheta, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (518) – por Sílvio Araújo; Fique sabendo... "Entidade criam frente da sociedade civil contra a PEC 241". Por Vivian Fernandes - Redação.

DIA: hoje é Dia do Contato Publicitário, Dia do Mckenzie (método de fisioterapia avançada e baseada em evidência) e Dia do Lixeiro. Amanhã (22) será Dia do Paraquedista.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora e atriz brasileira. Em 1949 foi revelada como cantora no programa Papel Carbono, de Renato Murce, na Rádio Nacional. Em 1951 era estudante do Colégio Pedro II, foi convidada para cantar na Rádio Guanabara. Na Rádio Tupi ficou durante oito anos. Cantou na boate do Copacabana Palace Hotel. Fez sua primeira gravação, Se você se importasse, em 78rpm. Em 1952, foi eleita Rainha dos Cadetes. No mesmo ano, gravou Fecho meus olhos, vejo você, de José Maria de Abreu. Gravou o primeiro longplay em 1954 - Vento soprando, pela gravadora Continental. Músicas que se destacaram: Graças a Deus (Fernando César) e Joga a rede no mar (Fernando César e Nazareno de Brito). Foi uma das estrelas da TV Tupi em 1955, apresentando um programa que levava seu nome. Em 1956 grava Mocinho Bonito, de Billy Blanco - uma das músicas mais marcantes do seu repertório. Eleita Rainha do Rádio. Em 1963 gravou o longplay Gostoso é sambar, título, música de João Melo - músicas que fizeram sucesso "O que eu gosto de você" (Silvio César) e "Olhou pra mim" (Ed Lincoln/Silvio César) - gravação Philips. Dóris Monteiro de 1964, com a música destaque Samba de verbo (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle) - gravadora Philips. Em 1969 conquistou o país cantando "Mudando de conversa", título do disco e música de (Maurício Tapajós/Hermínio Belo de Carvalho),  esse hit ficou cerca de cinco meses nas paradas e foi recordista de vendas. Outra música que marcou foi "Do-re-mi" de Fernando César - gravadora Odeon. Em 1970 grava um compacto simples Dóris Monteiro, a música que teve destaque foi "Coco verde" (Sérgio Sampaio). Durante os anos setenta gravou com os cantores Miltinho e Lúcio Alves. Na década de 1980 Dóris Monteiro volta a gravar. Dóris Monteiro - gravadora Copacabana. Essas Mulheres com Dóris, Elizeth Cardoso, Helena e Ângela Maria - 1986 - gravadora Continental. Samba Canção- da série Academia Brasileira de Música - músicas que se destacaram: Chove lá fora, de Tito Madi, Ronda de Paulo Vanzolini e Manhã de Carnaval (Antônio Maria/Luiz Bonfá). No cinema, atuou nos filmes "Agulha no palheiro" de 1953, cantou a música com o mesmo nome; e foi premiada como atriz. Em 1954 participou de "Rua sem sol" de Alex Viany, como uma participação especial. "Tudo é música" de Luís de Barros. "De vento em popa" de Carlos Manga e !A Carrocinha" (este último ao lado de Mazzaropi). Reportamo-nos sobre ADELINA DORIS MONTEIRO, artisticamente conhecida por DÓRIS MONTEIRO, 83 anos, nasceu em 21/10/1934, no Rio de Janeiro/RJ. DISCOGRAFIA: Gravou 25 discos entre 1954 a 1981 e seus dotes artísticos são: Cantora e atriz. Gênero: Samba-canção, Bossa Nova e MPB. Atividade: 1951 até hoje. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doris_Monteiro.

EM TEMPO. Em 2004, os pesquisadores Charles Gavin e Rodrigo Faour conseguiram o mérito de reeditar em CD todos os LPs de Dóris Monteiro pelas gravadoras Continental (Warner), EMI-Odeon e Philips (Universal). De lá para cá, muitos títulos já estão ficando raros nas lojas, mas saiba que a discografia de Dóris pode ser ouvida pelas plataformas digitais! Recomendamos aqui o Spotify, que funciona tanto em computadores quanto em smartphones. Entre no site: www.dorismonteiro.com para baixar.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

"Visita no céu" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino queria
Visitar o céu
Ver o vovô
Levar seu chapéu.

 

Mas ele não sabia
Que no céu não podia
Tão cedo chegar
E cansado adormecia.

 

O menino pediu a Deus
Para visitas criar
Poder falar com o vovô
A saudade acalmar.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos publicitários, aos mckenzienses, lixeiros e aos paraquedistas.

QUEM canta...

"Preparei uma roda de samba só pra ela / Mas se ela não sambar isso é problema dela / Entreguei um palpite seguro só pra ela / Mas se ela não jogar isso é problema dela...". ("É Isso Aí" – Composição: Sidney Miller. Canta: Dóris Monteiro).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário