quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DC - Coluna de Notícias 785. (Anexo slide: O que você veio fazer nessa vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 785 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, quinta-feira, 31 de agosto de 2017 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 35/52, dias: 243/365 e faltam 122 dias para o final do ano.
"Causos e poesias democráticos!"
"Já pressinto da morte a negra sombra / A seguir pressurosa os passos meus! / Mas, é tão cedo ainda! Sinto na alma / Tanto fogo e amor! / Tanta esperança!". Joaquim Afonso (1856/1877), por Mané Beradeiro em 21/08/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Nesta data chegamos um ano do fim do governo popular, o golpe batido com a última foiçada no senado. Assistimos muitas transformações pra baixo, muita pressa para acabar com os direitos trabalhistas, acabar com a cidadania, acabar com a aposentadoria que pagamos com esse fim e deram fim a tudo. Tudo em benefício do capital. Disseram que com PT fora acabaria a roubalheira e a corrupção. O que se ver é mais gatunagem e muita grana para compra de deputados e se garantir no poder. Até quando essa lama ira acabar. Eleições vem por aí e realmente esperamos que o povo brasileiro aprenda a votar. Agora, com essa consciência do voto nulo não tenho dúvida que muitos voltaram ao puder, até com tornozeleiras! Boa leitura nobre leitor/a.

O GOVERNO ESTÁ EXTERMINANDO A AMAZÔNIA!No dia 24 de agosto o presidente Michel Temer extinguiu por decreto a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), uma área de 4,7 milhões de hectares, cheia de rios e florestas nativas, na divisa entre o sul e o sudoeste do Amapá com o nordeste do Pará.
Esse decreto coloca em risco nove áreas protegidas sobrepostas à Renca: sete unidades de conservação e duas terras indígenas que podem ser afetadas com esta decisão.
Não podemos nos calar diante desse absurdo! Leitor, você também pode fazer parte dessa grande mobilização. Envie uma mensagem agora para o presidente Michel Temer, acesse o sito: www.todospelaamazonia.org.br e veja a petição completa. FONTE: Nilo Davila – Greepeace Brasil, via e-mail.

PIS/PASEP: MEDIDA PROVISÓRIA ATRASA PAGAMENTO PARA IDOSOS. – Quatro milhões de pessoas com 70 anos ou mais que já teriam acesso às cotas do PIS/Pasep, de acordo com o Ministério do Planejamento, vão ter que esperar, pelo menos, até outubro deste ano para receber os pagamentos.
A medida provisória anunciada pelo presidente Michel Temer na última quarta-feira (23) reduziu a idade mínima para o saque das cotas de 70 anos para 65 (homens) e 62 (mulheres), mas também estabeleceu um novo calendário de pagamentos.
Quem se encaixa nos critérios de saque por aposentadoria ou idade deverá aguardar a divulgação do cronograma, que se estenderá de outubro de 2017 a março de 2018 —pagamentos por invalidez, deficiência física ou morte seguem normalmente.
Hoje, quem se cadastrou no Fundo PIS/Pasep até 4 de outubro de 1988 e ainda não retirou a cota tem direito ao saque imediato.
Para Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, o governo "deu dez e tirou oito". Ele considera positiva a redução da idade mínima, mas diz não ser justo impor um atraso a quem já tinha direito ao benefício.
"São afetadas exatamente pessoas idosas, que poderiam sacar o dinheiro hoje, mas agora terão que esperar até março do ano que vem, dependendo da data do aniversário", diz.
Em nota, o Ministério do Panejamento afirma que a divulgação do calendário será feita até o dia 15 de setembro e que "aqueles com mais idade serão os primeiros na ordem de atendimento". FONTE: Folha Online, na base da dados do site www.sosconsumidor.com.br, em 31/08/2017.

REJANE CUNHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOA amiga Rejane já deu sua colaboração aqui na série, faz alguns anos e hoje volta para informar ao leitores da capital e demais do interior, caso estejam visitando a capital nesse final de semana para dar uma esticadinha até a FEIRA GARAJAL. Manda gente fina!
A FEIRA GARAJAL DE ARTESANATO acontece mensalmente nos primeiros sábados em Natal, de 15 às 22 horas, e é tradição do Bairro Tirol. Têm a finalidade de comercializar produtos artesanais, comidas em geral, shows com artistas primando sua valorização executando talentos e música de qualidade. No entanto, a GR Atelier (Gerusa e Rejane) estreia na feira sua barraca expondo produtos artesanais de produção própria como: lancheirinhas, bonecas, espírito santo, lixeira de carro, porta-treco e etc. "Convidamos todos para nos visitar na FEIRA GARAJAL, localizado na Rua Ângelo Varela – Tirol". Grande abraço, Rejane Cunha.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (562)Olá pessoal, bom dia, como se desconstitui um Governo, Robinson não atende mais as agendas do funcionalismo, não nos recebe e na última vez que recebeu o Fórum de Servidores Estaduais saiu na metade da reunião, deixando os Dirigentes Sindicais com sua Equipe que, nada acrescentava no momento, somente se dizia nada poder fazer, não havia recursos, nunca houve em seu Governo, os salários continuam sendo pagos com um mês de atraso. O pior, o Governo Robinson quer, agora, raspar o taxo do IPERN, deseja retirar a reserva de R$ 25 milhões de reais que ainda tem por lá, depois de sacar quase um bilhão de reais, entre 2014 e 2015. Nem mesmo a Secretária Chefe do Gabinete Civil atende, há uma semana que o SINAI procura o Governo, tanto no Gabinete Civil e no do Governador, sem respostas, nem um nem outro, as agendas com Robinson para o SINAI foram marcadas duas vezes e desmarcadas, com o Secretaria da Administração são mais dificuldades, seus interlocutores não dão respostas, há pendências da FUNDAC, as coisas não andam, e do DETRAN, ambas judicializadas. Nem assim eles dão respostas, é um desrespeitos, nem diria ao Judiciário, pois quem não se respeita, não quer respeito, mas aos trabalhadores do Estado, e aos usuários dos serviços públicos, pois nada, no âmbito do Governo do RN funciona, o Governo Robinson, nos parece, se desconstituir rapidamente, é a desconstituição do que na prática não se constituiu, uma lastima. Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI, via facebook, em 25/08/2017.

FIQUE SABENDO... "A valentia do autêntico vaqueiro sertanejo". Por *José Romero Araújo Cardoso – Professor. (Fonte: e-mail pessoal, emm 15/08/2017.
Crônica classificada em Primeiro Lugar (Campeã) no I Concurso Louvor ao Vaqueiro, promovido pelo Parque Cultural "O Rei do Baião" e Caldeirão Político.
O único vaqueiro brasileiro que usa roupas feitas com couro de animais para se proteger é o que labuta nas caatingas bravias a fim de campear a criação de grande porte, criada de forma extensiva pelos carrascais ameaçadores do único bioma genuinamente nacional.
A proeminência de plantas espinhosas exige que o vaqueiro sertanejo proteja-se da cabeça aos pés, tornando-se verdadeiro representante da Civilização do Couro, a qual foi enfaticamente reiterada por Capistrano de Abreu em seus Capítulos de História Colonial.
A fama de valentia granjeada por inúmeros vaqueiros sertanejos, quando das festas de apartação, as famosas pegas de boi no mato, antecessoras das modernas vaquejadas, fê-los respeitados na sociedade sertaneja agro-pastoril, sendo que muitos conquistaram status importantíssimos graças a feitos heróicos ao desafiar mistérios insondáveis das caatingas irascíveis e ameaçadoras.
A maioria, anônima, morria sem deixar tostão, esquecidos na expressão literal do termo, verdadeiro descaso para com grandes heróis que arriscavam a vida para que um dos elementos maiores da economia sertaneja fosse enfatizado de forma significativa e satisfatória.
Ferrar os animais era imprimir a marca de cada fazenda, pois complexa simbologia definia a quem pertencia o gado, constituindo-se em tratado armorial sertanejo, cujo personagem principal na luta heróica através dos desafios da hinterlândia era exatamente o valente vaqueiro.
A importância do vaqueiro foi destacada pelo grande Luiz Gonzaga quando resolveu inovar como artista, implementando em sua indumentária o gibão que tão bem caracteriza o bravo profissional das caatingas sertanejas.
Após covarde assassinato de primo de nome Raimundo Jacó, afamado vaqueiro pernambucano, o eterno sanfoneiro do Riacho da Brígida compôs, em parceria com Nélson Barbalho, verdadeiro hino em homenagem ao grande personagem sertanejo que levou seu oficio com afinco.
A primeira missa em intenção da alma do vaqueiro Raimundo Jacó, realizada em Serrita (Estado de Pernambuco), a partir do ano de 1975, teve em Luiz Gonzaga seu principal incentivador. Nos dias de hoje, a missa é dedicada a todos os vaqueiros do sertão.
A emoção flui de forma incontida quando a eterna canção dedicada aos bravos vaqueiros é entoada de forma sublime, fazendo com que os presentes não consigam conter as lágrimas que marejam de olhos cansados e sofridos da brava gente sertaneja.
No presente, infelizmente, há verdadeiro desvirtuamento da cultura e das tradições sertanejas, pois o cavalo, fiel companheiro do verdadeiro e autêntico vaqueiro sertanejo, vem sendo substituído por possantes motos que trazem na lataria marcas de empresas japonesas, para desgosto dos grandes baluartes que defendem com unhas e dentes um dos símbolos da autóctone formação cultural da terra do sol.
*José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografai e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UERN). Escritor. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM).

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A ODAC – Organização do Aluno consciente, realizará INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE PALESTRANTES oferecendo 1.170 (mil, cento e setenta) VAGAS PARA PALESTRANTES, inscrições abertas no período de 01/09 a 25/10/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 1.600,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 31 (trinta e uma) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 04/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
O BRASIL SEM DILMA E COM TEMER APÓS UM ANO – O Golpe é desastroso - A Presidenta Dilma Roussef foi cassada em 31/08/2016, acusada de improbidade administrativa e sem provas contundentes, e o senado aprovou impeatchment com 61 votos a favor e 20 contra. O que vimos é o sumiço dos ditos paneleiros que patrocinados pela elite iam fazer coro com FORA DILMA e hoje abandonados pelos golpistas. O bom é que um ou dois tomam as dores quando são lembrados para voltarem às ruas em comemoração as benesses do Temer!

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 18: Aldemir Fernandes – Autônomo. Milton Mendonça – IDIARN (29); Expedita Sales – FUNDAC, Leandro Pinheiro – Facebook e Pretrônio Andrade – UERN (20); Edson França – Prof. (21); João Ítalo – EMAER, Margarete Pereira – FUNDAC, Maria Célia – FUNDAC, Nonato Santos – Ator e Wilson Cabral – Prof. (22); Ninete Dantas – FUNDAC (23); Amâncio Honorato – UERN e Irinaldo Alves – Facebook (24); Ezione Bandeira – C. Cidadão/Mossoró, Jadismar Costa – FUNDAC, João Morais – SINDSAÚDE e Sávio Barbosa – Vara da Família (25); Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDAC e Maritza Arruda – Professora (26); Antônio Dantas – Buchudim – Autônomo e Vera Araújo – Adv. (27); Laíre Rosado Filho – Médico (28); Conceição Lopes – Enferrmeira e Daniel Oliveira – Enfermeiro (29); Antônio Nei – Prof., Flávio Dias Xavier – Prof. e Marcos Araújo – Advogado (30); Ecilvia Sampaio – UERN e Nilza Cortez – Profª.; Juscelino Ferreira – Autônomo, Santino Arruda – Datanorte, Sheila Gutemberg -FUNDADC e Tulio Ratto – Chargista (1º). E dia 02: Juvenal Varela – Radialista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Pois é, amigo Hermes. Para que agredirmos os bolsominions. Os caras são estúpidos ao ponto de encher de vento um boneco chamado Pixuleco, e por ao seu redor, vinte gatos pingados, a cem metros de uma concentração com a presença de Lula, onde se achavam trinta mil pessoas em êxtase por estar vendo o grande líder. Com adversários assim, Lula se torna a cada dia, mais imbatível. Crispiniano Neto, em 29/08/2017". – Obrigado, Companheiro C.N. O registro do poeta Crispiniano é em relação ao meu posicionamento e meu compartilhamento da nota do Pe. Guimarães, onde afirmei: "Respeito todos os adversários do Lula e seus seguidores. De minha parte nem um tipo de agressões, nem física e moral. Vou continuar agindo assim. Simples!". Saúde e paz poeta!

MEMÓRIA:
HÁ 138 ANOS! – Instalação do telégrafo ligando Mossoró a Natal e foi considerado um grande avanço na comunicação local. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
DIA: hoje é Dia do Nutricionista. Amanhã (1º) será Dia do Caxeiro Viajante e Dia do Professor de Educação Física (Licenciado).

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um cantor e compositor de forró e samba brasileiro, assim como de seus diversos subgêneros, a citar: baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, frevo, dentre outros. Também conhecido como O Rei do Ritmo. Paraibano de Alagoa Grande, nosso homenageado nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho. Ele era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão, que lhe deu o seu primeiro instrumento: o pandeiro. Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry. A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado. Somente em 1953, com trinta e cinco anos, gravou o seu primeiro grande sucesso: "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: "Forró em Limoeiro", rojão composto por Edgar Ferreira. Foi na rádio pernambucana que ele conheceu Almira Castilho de Albuquerque, com quem se casou em 1956, vivendo com ela até 1967. Depois de doze anos de convivência, se separaram e ele se casou com a baiana Neuza Flores dos Anjos, de quem também se separou pouco antes de falecer. No Rio de Janeiro, já trabalhando na Rádio Nacional, alcançou grande sucesso com "O Canto da Ema", "Chiclete com Banana" e "Um a Um". Os críticos ficavam abismados com a facilidade dele cantar os mais diversos gêneros musicais: baião, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de carnaval. O fato de ter tocado tanto tempo no Cassino Eldorado aprimorou sua capacidade jazzísta. Também é famosa a sua maneira de dividir a música e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística, tendo passado por inúmeras gravadoras. Morte: Durante excursão empreendida pelo país, era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília, em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral. Ele tinha participado de um show na cidade uma semana antes e no dia seguinte passou mal no aeroporto antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Ele ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia. Foi enterrado em 11 de julho de 1982 no Cemitério do Cajú, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de músicos e compositores populares, sem a presença de nenhum medalhão da MPB. Hoje seus restos mortais se encontram na sua terra natal (Alagoa Grande) localizado não no cemitério local, mas sim em um memorial preparado em sua homenagem pelo povo alagoagrandense. Reportamonos sobre JOSÉ GOMES FILHO (in memorian), conhecido por JACKSON DO PANDEIRO, nasceu em 31/08/1919 – Alagoa Grande/PB e faleceu em Brasília/DF em 10/07/1982 com 62 anos de idade. Sua discografia consta de 28 discos gravados entre 1955/1981 - sendo: 24 sucessos nacional e regravados por vários cantores de MPB. Gênero musical: Baião, Côco, Forró e Samba. Dotes artísticos: cantor, pandeiro, violão e bateria. Período de atividade: 1952 a 1982 (30 anos). FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_do_Pandeiro.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"O menino honesto" (Poesia de Rosângela Trajano).

O menino honesto
Nunca mentia
Era amigo fiel
Da sombra que sorria.
O menino honesto
Era decente
Aos princípios morais
Vivia contente.
O menino honesto
Não enganava ninguém
Os princípios éticos
Respeitava também.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos nutricionistas, caxeiros viajantes e professores de educação física.
QUEM canta...
"Vixe como tem Zé / Zé de baixo Zé de Riba / Tesconjuro com tanto Zé / Como tem Zé na Paraíba...". ("Como Tem Zé na Paraíba" – Composição: Jackson do Pandeiro. Canta: J.P.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário