sexta-feira, 28 de julho de 2017

DC - Coluna de Notícias 781. (Anexo slide: Ouse a Crer).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 781 (geral) e 33ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sábado, 29 de julho de 2017. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 30/52, dias: 210/365 e faltam 155 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Subiu enxofre queimado / Derreteu minhas esporas / Eu pensei "é o capeta" / Só num me apaguei na hora / Porque um anjo divino / Me Socorreu sem demora". Jesus e o Diabo no Rio Grande do Norte (2/5), por Mané Beradeiro em 03/07/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Volto ao tema sobre a Nova Central do Cidadão que funcionará no Shopping Popular, centro, situado no cruzamento da Av. Alberto Maranhão com a Rua Dr. João Marcelino. A extensão da central oferecerá inicialmente os serviços de: emissão de RGs – Registro Geral (cédula de identidade), Cadastro de Pessoa Física (CPF), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Moradia Social (novo serviço e não tenho detalhes). Os três primeiros itens só serão emitidos as primeiras vias, segunda via continua no Complexo Diran Ramos do Amaral – Av. Engenheiro Pedro Ciarlini ou BR 304. O complexo continua emitindo as segundas vias, posto de PROCON, Fazenda (Certidões Negativas), CAERN, DATANORTE, SINE (emprego e seguro desemprego) e TRE (Título de Eleitor 1ª e 2ª vias). O DETRAN e Terminal Rodoviário não alteraram mudanças em seus serviços prestado. A nova central será inaugurada no dia 17 de agosto pelo Governo do Estado do RN. Boa leitura nobre leitor/a.

BANCO DE HORAS PODERÁ SER NEGOCIADA DIRETAMENTE COM O PATRÃO. A nova lei trabalhista, que entra em vigor em novembro, prevê que o banco de horas poderá ser negociado também por acordo individual entre patrão e empregado. Atualmente o banco de horas é feito por meio de negociação coletiva com o sindicato.
No caso de negociação direta com o patrão, a compensação das horas extras deve ser feita no prazo máximo de seis meses, com acordo individual por escrito. A nova lei permite também a compensação das horas, independente de acordo escrito, no mesmo mês. Se for negociada por convenção coletiva, a compensação da jornada deve ser realizada em no máximo um ano.
O empregador que deixar de dar as folgas nos prazos previstos em lei continua sujeito ao pagamento de horas extras, com o acréscimo de 50% sobre o tempo trabalhado e não compensado.
Danilo Pieri Pereira - Advogado, especialista em direito e processo do trabalho, explica que atualmente a lei só permite que o excesso de horas em um dia de trabalho possa ser compensado em outro dia. Isso vale desde que não exceda, no período de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de 10 horas diárias.
"Com a nova lei, continua mantido o banco de horas de um ano, através de norma coletiva. No entanto, haverá a possibilidade de as partes ajustarem diretamente a compensação em tempo menor, dentro do período máximo de seis meses, sendo que nessa hipótese fica dispensada a necessidade da intervenção do sindicato", detalha.

SEMANA DE CONCILIAÇÃO: PAGAMENTO BENEFICIA AÇÕES DA DATANORTE. A CAEX (Central de Apoio à Execução) vai liberar 280 mil reais para pagamento de dívidas trabalhistas da DATANORTE durante a Semana de Conciliação. O recurso é relativo a 4 parcelas oriundas do Termo de Compromisso Judicial 01/2017, assinado sob a mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinando o pagamento de parcelas mensais de 70 mil, de maio até dezembro deste ano.
A Semana de Conciliação acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro de 2017. Até a Semana de Conciliação o juiz da CAEX vai definir os critérios para realizar os pagamentos.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOO Companheiro Santino Arruda mais uma vez colabora com a série, ele registra sua jornada de lutas no Alto Oeste Potiguar.
A Direção Estadual do SINAI, visitou suas bases sindical em Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró, tratando da Campanha Salarial 2017 e outras demandas sob os cuidados do Sindicato. Nesta última, quinta-feira (27), com pleno êxito. Reuniões realizadas em Pau dos Ferros com pessoal da DATANORTE, FUNDAC, EMATER e DETRAN. Em Apodi, com pessoal da EMATER e, em Mossoró, uma reunião com a Coordenação Regional, sobre demandas administrativas. Os temas predominantes foram na DATANORTE (processos judiciais), na FUNDAC (situação do Plano da categoria e demandas de aposentadorias) já que há uma reforma em curso e as pessoas estão preocupadas, não sem razões. Na EMATER igualmente, a questão salarial que é grave em todos os casos como demandas no jurídico. No DETRAN, tratou-se do Projeto do alinhamento salarial, em pauta desde o ano passado, os trabalhadores do órgão estão insatisfeitos com a demora no encaminhamento do dito Projeto. Em Apodi, na EMATER, tratou-se de demandas judiciais. Acertou-se nas duas regionais, a Assistência Jurídica aos filiados, desde já, pelo menos de dois em dois meses. Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI – Sindicato do Servidores Públicos da Administração Indireta.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (559)VOCÊ QUER SER ESPEZINHADO, Explorado, sugado e afanado, vá a um cartório e sofrerá tudo isso, sem ter apelação, se quer direito a reclamar. Digo por experiência própria, pois hoje (28), tive necessidade de tirar uma certidão negativa de protesto, um pedaço de um quarto de folha ofício, com os dizeres; "não existe qualquer protesto em nome ....., aí vem o nome do solicitante. O papel carimbado e assinado pelo cartorário não apresenta nada especial, apenas uma constatação. No entanto, fiquei atônito quando tive de pagar pelo pedaço de papel, pasmem, R$ 64,49. Apenas por uma declaração de que não sou devedor, pode? Pode, o cartório pode, essa instituição parasitária que existe explorando o cidadão sem dó nem piedade. A "burrocracia", que custa caro aos brasileiros! Eita Brasil desigual e injusto! Rubens Coelho, via facebook, em 28/07/2017.

FIQUE SABENDO... "Hoje uma senhora me parou na rua e perguntou se eu fazia faxina". Por Luana Tolentino. (Fonte: facebook pessoal em 18/07/2017.
Historiadora negra dá resposta brilhantes ao ser questionada "se faz faxina"". Altiva e segura, respondi: – Não. Faço mestrado. Sou professora.
Da boca dela não ouvi mais nenhuma palavra. Acho que a incredulidade e o constrangimento impediram que ela dissesse qualquer coisa.
Não me senti ofendida com a pergunta. Durante uma passagem da minha vida arrumei casas, lavei banheiros e limpei quintais. Foi com o dinheiro que recebia que por diversas vezes ajudei minha mãe a comprar comida e consegui pagar o primeiro período da faculdade.
O que me deixa indignada e entristecida é perceber o quanto as pessoas são entorpecidas pela ideologia racista. Sim. A senhora só perguntou se eu faço faxina porque carrego no corpo a pele escura.
No imaginário social está arraigada a ideia de que nós negros devemos ocupar somente funções de baixa remuneração e que exigem pouca escolaridade. Quando se trata das mulheres negras, espera-se que o nosso lugar seja o da empregada doméstica, da faxineira, dos serviços gerais, da babá, da catadora de papel.
É esse olhar que fez com que o porteiro perguntasse no meu primeiro dia de trabalho se eu estava procurando vaga para serviços gerais. É essa mentalidade que levou um porteiro a perguntar se eu era a faxineira de uma amiga que fui visitar. É essa construção racista que induziu uma recepcionista da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a questionar se fui convidada por alguém, quando na verdade, eu era uma das homenageadas.
Não importa os caminhos que a vida me leve, os espaços que eu transite, os títulos que eu venha a ter, os prêmios que eu receba. Perguntas como a feita pela senhora que nem sequer sei o nome em algum momento ecoarão nos meus ouvidos. É o que nos lembra o grande Mestre Milton Santos:
"Quando se é negro, é evidente que não se pode ser outra coisa, só excepcionalmente não se será o pobre, (…) não será humilhado, porque a questão central é a humilhação cotidiana. Ninguém escapa, não importa que fique rico."
É o que também afirma Ângela Davis. E ela vai além. Segundo a intelectual negra norte-americana, sempre haverá alguém para nos chamar de "macaca/o". Desde a tenra idade os brancos sabem que nenhum outro xingamento fere de maneira tão profunda a nossa alma e a nossa dignidade.
O racismo uma chaga da humanidade. Dificilmente as manifestações racistas serão extirpadas por completo. Em função disso,  Ângela Davis nos encoraja a concentrar todos os nossos esforços no combate ao racismo institucional.
É o racismo institucional que cria mecanismos para a construção de imagens que nos depreciam e inferiorizam.
É ele que empurra a população negra para a pobreza e para a miséria. No Brasil, "a pobreza tem cor. A pobreza é negra."
É o racismo institucional que impede que os crimes de racismo sejam punidos.
É ele também que impõe à população negra os maiores índices de analfabetismo e evasão escolar.
É o racismo institucional que "autoriza" a polícia a executar jovens negros com tiros de fuzil na cabeça, na nuca e nas costas.
É o racismo institucional que faz com que as mulheres negras sejam as maiores vítimas da mortalidade materna.
É o racismo institucional que alija os negros dos espaços de poder.
O racismo institucional é o nosso maior inimigo. É contra ele que devemos lutar.
A recente aprovação da política de cotas na UNICAMP e na USP evidencia que estamos no caminho certo. FONTE: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/07/historiadora-negra-questionada-faxina.html, em 19/07/2017.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O CRBio – Conselho Regional de Biologia, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 75 (setenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/09/2017. Escolaridade exigida: médio / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.187,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Coronel Ezequiel/RN, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 74 (setenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 01/12/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
A DIOCESE DE MOSSORÓ foi erigida canonicamente em 28 de julho de 1934, pelo Papa `Pio XI, através da bula papal Pro Ecclesiarum Ommiun, desmembrada da Diocese de Natal (hoje arquidiocese), tendo como sé episcopal a Igreja Matriz de Santa Luzia. Contudo, a notícia de sua criação só chegaria a Mossoró em em 14 de setembro daquele ano, quando o padre Luiz Ferreira da Cunha Motta, vigário da paróquia de Santa Luzia, recebeu um telegrama do bispo de Natal, dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. Em 18 de novembro, a diocese fora oficialmente instalada. A Diocese de Mossoró (Dioecesis Mossorensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Natal e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Natal. A sé episcopal está na Catedral de Santa Luzia, na Cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Sua padroeira é Santa Luzia, virgem e mártir siciliana. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Mossoró.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 27: Aureci Bezerra – Adv. Arilúcia Freire - UERN, Danila Lima – Natal, Ivan Nogueira – CEF, Marileide Franco – A. Social e o Wanderley Silva - Prof. (30); Algecira Nascimento – UERN, Creuzeluce Almeida – FUNDAC e Veralúcia Lima – FUNDAC (31); Amanda Costa (PSTU/Natal), Creuzeluce Almeida - FUNDAC e Magnólia Pinto – UERN (1º); Aldaci de França – Poeta, Omar Oliveira – Autônomo e Togo Ferrário – Beatlemaníaco (02); Virgínia Fernandes – FUNDAC (03); Francimar Ricarte - IPERN, Joãozinho GPS – Repórter e Maria Iraneide – FUNDAC (04). E dia 05: Lourdete Marques – Autônoma; Nevinha Gurgel – UERN e Rosana Soares - CEF.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo, em nome dos pacientes e dos médicos, os mais sinceros agradecimentos pela publicação. Saudações anestésicas, Ronaldo Fixina Barreto". – Disponha sempre amigo Fixina, é com imensa satisfação colocar este espaço à disposição deste sindicato e a classe médica, principalmente pelo seu conteúdo cheio de verdades e preocupação para quem tem compromisso com a saúde pública, menos os governantes. Volte sempre!

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 730/2016 (de 31/07), tratamos do seguinte tema: ANVISA proíbe venda de extrato e molho de tomate com pelo de roedor; Lúcia Rocha - repórter por uma edição! Fique sabendo... "Fazer sexo com regularidade pode rejuvenescer até sete anos". Por Carolina Ambrogini - sexóloga e ginecologista brasileira.
HÁ 83 ANOS! – Criação da Diocese de Mossoró, desmembrando-a da Diocese de Natal, através do Papa Pio XI, pela Bula PRO ECCLESIARUM OMMIUN e ficando sufragânea da Arquidiocese da Paraíba, em 28/07/1934.
DIA: ontem foi Dia do Agricultor.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora e compositora brasileira, foi apelidada de "Queijinho de Minas" por Roberto Carlos. Filha única, desde pequena cantarolava músicas que compunha. Aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade. Era filha de Dª Ruth, a famosa Candinha, que assinava a coluna "Mexericos da Candinha", na fase áurea da Revista do Rádio, editada pelo jornalista Anselmo Domingos desde 1948 até o final da década de 1960. Atualmente reside na cidade de São Paulo, destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão. Seu grande sucesso foi Eu Daria a Minha Vida, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores. Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LPs, que somaram três milhões de cópias vendidas. Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aqui". Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos. Iniciou a carreira em 1966, participando do movimento da Jovem Guarda, sendo anunciada carinhosamente por Roberto Carlos, nas apresentações do programa, como "Queijinho de Minas". Seu primeiro sucesso foi a composição, de sua própria autoria, "Eu te amo Mesmo Assim", gravada no mesmo ano, num compacto simples, que trazia, ainda, a música "Quem Disse Adeus Agora Fui Eu". Em 1967 teve a composição "Só Sonho Quando Penso que Você Sente o Que Eu Sinto", gravada por Erasmo Caros na RGE. No mesmo ano, lançou seu segundo compacto com as músicas "Barra Limpa" e "Não Brinque Assim", pela Rozenblit. Teve também composições gravadas por Roberto Carlos e como cantora conheceu grande êxito com a interpretação de "Última Canção", de Roberto Carlos. Com o declínio da Jovem Guarda, assim como Roberto Carlos, passou a utilizar em seu repertório músicas românticas. Ao longo da década de 1970 participou de festivais internacionais em vários países da América Latino.Dessa nova fase de sua carreira destacam-se as canções "Vai Ser Assim", de sua autoria e lançada em 1970, e "Pouco a pouco", em parceria com César Augusto, sucesso de 1983. Em 1985 teve a composição "Vem provar de Mim", em parceria com Cesar Augusto, gravada por Chitãozinho e Xororó. No ano seguinte, a mesma dupla gravou "Queixas", outra de suas parcerias com César Augusto. Como compositora teve músicas gravadas por intérpretes como Ângela Maria, Moacyr Franco, Vanderley Cardoso, Perla, Leno, Paulo Sérgio e Ronnie Von. Ao longo da década de 1990, passou a compor para duplas sertanejas como Leandro e Leonardo e Chitãozinho e Xororó. Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram "Nossa História". Em 1995, regravou as músicas "Nossa Canção", "Eu Daria Minha Vida" e "Última Canção" para a coletânea lançada pela Polygram em comemoração aos 30 anos da Jovem Guarda. No início dos anos 2000, passou a viver numa granja, na região da grande São Paulo, tendo dois filhos já maiores de idade. Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, o projeto "Festa de Arromba - 40 anos da Jovem Guarda", apresentado durante todo o mês de agosto, no Teatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com Wanderley Cardoso, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda, que também se apresentaram em duplas, como Jerry Adriani e Waldirene, Golden Boys e Vanusa, Wanderleia e Erasmo Carlos. Com agenda lotada, a cantora participou de gravações, shows e programas comemorativos por todo o Brasil. Em 2010, apresentou-se ao lado de Roberto Carlos no show do cantor "Emoções Sertanejas", projeto que foi convertido em DVD, cantando a música Alô, de autoria dele. O espetáculo foi exibido como Especial da TV Globo. Reportamo-nos sobre MARTHA VIEIRA FIGUEIREDO CUNHA, 67 anos, nasceu em 30/07/1949, na cidade de Belo Horizonte/MG. Gravou 31 discos: 23 álbuns de estúdio, 05 Compactos (1966/1970) e 03 CDs). Dotes artísticos: Cantora e compositora. Gênero: Jovem Guarda. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinha.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:
Vaquinha dorminhoca (Poesia de Rosângela Trajano).

Havia na fazenda
Uma bela vaquinha
Que dormia demais
Só acordava à tardinha.
5
O papai só tomava leite
Quando a vaquinha acordava
Lá para o final da tarde
Ainda se espreguiçava.

A vaquinha dorminhoca
Era muito engraçada
Dormia em sono profundo
Sonhava ser uma fada.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agricultores.
QUEM canta...
"Já não tenho nada / A não ser você comigo / Sei que é preciso, esquecer / Mas não consigo...". ("Eu Daria Minha Vida" – Composição: Martinha. Canta: Martinha.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário