quinta-feira, 22 de junho de 2017

DC - Coluna de Notícias 775. (Anexo slide: A marca).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 775 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quinta-feira, 22 de junho de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 23ª/52, dias: 173/365 e faltam 192 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Tira teima, tira Temer / Aécio jogou na lama / Tira teima, tira Temer / Patrimônio do avô / Tira teima, tira Temer / O Brasil é um vulcão / Quando entra em erupção / Tira teima, tira Temer / Cospe larvas de ladrão / Tira teima, tira Temer / Qual será a solução / Tira Temer! / Nova eleição. Tira teima, Tira Temer (3/3). Por Mané Beradeiro, em 19/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Considero o Centro Integrado Diran Amaral a melhor ideia de Rosalba Ciarlini então governadora para a cidade de Mossoró, precisamente a transferência da Central do Cidadão que depois disso vem caindo sua qualidade no atendimento. Não só a central como também o Terminal Rodoviário e DETRAN que integram o centro, passam por dificuldades em relação a falta de pessoal para atendimento em todos os setores quanto a decadência da estrutura física. A sujeira reina na ala de espera para passageiros, os banheiros igualmente sujos e ás escuras. É um breu durante a noite e pondo em risco as vidas dos poucos usuários e trabalhadores nas poucas stands de agências de transportes, além de profissionais de táxis que lá dão plantão. O pátio reservado ao estacionamento só sabe-se que existe quem for durante o dia, pois, a noite ninguém ver de tão escuro. A Central Cidadão de Mossoró ao invés de crescer tá ficando pequena, inicialmente era bem organizada mesmo num espaço minúsculo considerando a grande movimentação, hoje, tem espaço grande e muito bom mas descresse na qualidade de atendimento, por falta de pessoa repito, outrora funcionava de segunda a sábado de 07 às 19 horas, depois reduziram horário de 07 às 17h30min durante a semana e aos sábados de 07 às 13 horas, a pedidos dos servidores alegando falta de segurança dada a escuridão. Finalizando meu raciocínio, hoje a Central do Cidadão funciona de segunda-feira a sexta de 07 as 13 horas. Boa leitura nobre leitor/a.

 

CORREIOS LANÇAM "CAIXA INTELIGENTE" PARA CONDOMÍNIOS SEM PORTEIRO. Os Correios lançaram um serviço para facilitar as entregas em condomínios sem portaria. Trata-se de uma 'caixa inteligente', que devem ser instaladas pelos condomínios. "É uma solução que ainda não existe no Brasil e os Correios estão implantando de forma inovadora, para garantir que nossos clientes recebam suas encomendas em casa, de forma simples e com maior comodidade", disse o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que o projeto atende a uma demanda da população por mais alternativas de entrega.

Com novas caixas, o carteiro faz sua identificação no equipamento por meio de uma chave eletrônica e informa para qual apartamento é a encomenda. Ao chegar em casa o morador usa sua chave eletrônica para acessar a caixa e retirar a encomenda.

O serviço deve começar a funcionar em alguns bairros de São Paulo e Porto Alegre e na cidade de Curitiba. Os condomínios interessados terão que procurar um fornecedor credenciado pelos Correios para a instalação da caixa. O início do serviço depende da fabricação dos equipamentos pelos fornecedores interessados. Os Correios não souberam estimar o valor da caixa, já que ela será vendida pelos fornecedores cadastrados. FONTE: G1 - 21/06/2017.

 

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso professor, poeta, promotor cultura e agora escritor, está anunciando mais um festival dentro do MCJ. Vejam!

XVII FESTIVAL DE REPENTISTAS DO NORDESTE NO CIDADE JUNINA - Vamos realizar mais um Festival de Repentistas, dos melhores. Vai começar às 19 horas, do dia 23/06/2017 (sexta-feira) no Memorial da Resistência, no Corredor Cultural, Vejam o elenco de duplas:

Hipólito Moura / João Lourenço;

Antônio Lisboa / Edmilson Ferreira;

Raulino Silva / Chico de Assis;

Antônio Calixto / Raimundo Lira;

Josival Viana / Aldaci de França;

Raimundo Sobrinho / Damião da Silva.

Das duplas acima, quatro devem cantar competindo e duas sem competir, mas também igualmente desenvolvendo quatro formas poéticas da CANTORIA. Teremos outras atrações especiais, para colaborar com o brilhantismo do Festival.

Agradeço a Prefeitura Municipal de Mossoró, por mais uma vez confiar a mim, a coordenação do Projeto. Grato a Prefeita Rosalba Ciarlini e ao Secretário de Cultura, Eduardo Falcão. Aldaci de França - Poeta Repentista e coordenador do evento.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (554)Queridos amigos da turma de musicoterapia eu, Hulda Nunes, estou me sentindo só e com muitas saudades de todos vocês; por isso estou cobrando uma promessa que vocês me fizeram de virem me visitar. Me sentirei grandemente honrada em poder contar com a presença de vocês. Todos ficarão na minha casa e ainda convidarei uns músicos top de linha para recepcionar vocês, também não vai faltar comida e dormida pra todos vocês e tudo 0800. Por favor atenda o convite dessa idosa que ama muito vocês beijos. Aguardo resposta e também o mês e desse nosso encontro. Hulda Nunes, via Facebook, em 07/06/2017.

 

FIQUE SABENDO... "Partidos querem fundo eleitoral de R$ 3,5 bi". Agência Estado. (Fonte: Base de dados do Blog Iram de Oliveira – iramdeoliveira.blogspot.coml.br).

O objetivo é acelerar a tramitação para que a matéria passe a valer já para a eleição de 2018.

Presidentes de sete partidos – PMDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PR e PSD fecharam um acordo para tentar aprovar a criação de um fundo eleitoral até setembro deste ano. O objetivo é acelerar a tramitação para que a matéria passe a valer já para a eleição de 2018. Com uma estimativa inicial de R$ 3,5 bilhões, o fundo terá como parâmetro 50% dos gastos das campanhas de 2014 para presidente da República, governador, senador e deputados.

A proposta, que já está sendo elaborada pelo presidente do PMDB e líder do governo, Romero Jucá (RR), deverá ser apresentada na próxima semana e votada em caráter de urgência no Senado. O entendimento dos dirigentes partidários é de que a Casa terá mais facilidade para costurar um acordo pela aprovação do texto. A Câmara analisaria o texto em seguida.

Pelo acordo entre os dirigentes das siglas, o fundo eleitoral será constituído em anos eleitorais e composto por uma parte do Orçamento geral da União e também de emendas parlamentares. Metade do "fundão" seria dividida igualmente para os 35 partidos com registro; e outra parte seria dividida proporcionalmente ao tamanho das bancadas das siglas na Câmara e no Senado um ano antes da eleição.

Participaram do encontro nesta quarta-feira, 21, Jucá, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, presidente do PSD; o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP; Tasso Jereissati (CE), presidente interino do PSDB, senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM; Carlos Siqueira, presidente do PSB, e o senador suplente Antônio Carlos Rodrigues, presidente do PR.

 

PANO RÁPIDO:

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA. No dia 17 de junho comemoramos o Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca, data escolhida pela Assembleia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada. Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais seriamente ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de cem países, causando imensas repercussões.

De acordo com as tendências atuais, e se não tomarmos nenhuma atitude a respeito, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o norte da África e para a Europa. Em termos mundiais, 135 milhões de indivíduos correm o risco de ter de se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições.

A proteção e a regeneração das zonas áridas permitem diversos avanços: a segurança alimentar é reforçada; possibilita uma luta efetiva contra as alterações climáticas; além de ajudar as pessoas que vivem nessas zonas a tomar o seu futuro nas mãos. Com isso, aceleramos os progressos no sentido de cumprir os objetivos de desenvolvimento mundial. Neste Dia, reafirmemos a nossa determinação de combater a desertificação e a degradação dos solos e de atenuar os efeitos da seca e reconheçamos que cuidar dos nossos solos significa cuidar de toda a vida na Terra. FONTE: Iproweb.procempa.com.br.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 18: Nazareno Santos – Radio-controlista e Rosângela Trajano – Poetisa. Edgardo Carrasco – Médico, Ivonaldo Marrero – PM, Jeová Oliveira – Eletricista; Carlos Nascimento – Prpf; e Maria Leide - FUNDAC, José Maria Melo – Prof. e Nadir Reis – FUNDAC (19); Carlos Nascimento – Prpf; e Maria Leide – FUNDAC (20); Maria Isabel – FUNDAC, Reinaldo Silva – Radialista e Suzana Couto – FUNDAC (21); Aquinoã Shirahata – São Paulo, Auxiliadora Paz – DETRAN/RN e Manoel Santos – FUNDAC e Riomar Mendes - UERN (22); João Batista – Comerciário (23). E dia 24: Aione Souza – Professora, Alecsandra Praxedes – A. Social, Ary Filho – Comerciário, Linaura Freire - IPERN e Daniele Silveira – Jornalista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes, boa tarde, até que enfim publicaram minha aposentadoria e de vez em quando passo a pensar em todos da Central. Como ficávamos neste movimento.  Era bom. Saudades! Zulmar Sales".Ótima companheira Z.S., esta semana voltei para render férias os amigos da DATANORTE como acontece todos os anos. Já deu pra sentir que a Central do Cidadão já não é a mesma sem você e a companheira Elzione. O mais importante é a nova vida de merecida aposentadoria e que seja bem proveitosa por mais trinta anos. Grande abraço companheira, saúde e paz.

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 724/2016 (de 12/06), tratamos do seguinte tema: Temer completa 30 dias com avaliações negativas; Manifesto contra aumento de salários de vereadores; Santino Arruda, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (506), por Williams Silva – professor; Fique sabendo... "O beijo é o termômetro da relação". Por Sabrina Passos.

HÁ 64 ANOS! – Em 20/06/1964, o início do governo de Castelo Branco, foi criado o Sistema Financeiro de Habitação, a partir da necessidade nacional de uma política de habitação, especialmente para a população de baixa renda. Tendo o Banco Nacional da Habitação (BNH) como seu órgão central, esse sistema dispunha de mecanismos econômicos que visavam estimular a aquisição da casa própria, bem como a construção de habitações de interesse social por intermédio da iniciativa privada. FONTE: Dila Reis.

Portanto, esta foi a conjuntura vivenciada no Brasil, no tocante à habitação, quando, a partir do Decreto nº 2 291 de 21 de novembro de 1986, o presidente José Sarney decretou o fechamento do Banco Nacional de Habitação. Este acabou sendo incorporado pela Caixa Econômica Federal, tornando a questão habitacional uma mera política setorial para esta instituição que não possuía qualquer tradição com relação ao tema." FONTE(S): BOTEGA, Leonardo. De Vargas a Collor: urbanização e política habitacional no Brasil. Espaço Plural, Paraná, n. 17, p. 66-72, Ano VIII. 2º semestre de 2007.

DIA: hoje é Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo (que se ocupa da cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca. Amanhã (23) será Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia do Lavrador, Dia Universal Olímpico e Dia Olímpico.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais). Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro. Mudou-se para o Recife 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo nosso homenageado, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então. Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre ele ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia perdido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e descobriu o piano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestro Gomes. Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Durante muitos anos em que viveu no Rio de Janeiro, morou no Bairro Jabour, na zona oeste da cidade. O documentário "Hermeto Campeão", realizado em 1981 pelo cineasta húngaro-brasileiro Thomas Farkas, foi filmado na residência do músico no Bairro Jabour, local de onde saiu apenas quando mudou-se para  Curitiba. GRUPOS E CARREIRA NOS EUA: Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961. Depois de um tempo formou o grupo Som Quatro, juntamente a Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo. Nesse período passou a dedicar-se mais aos instrumentos de sopro, sobretudo a flauta. Com este grupo gravou um LP. Em seguida integrou o Sambrasa Trio, com Cleiber no baixo e Airto Moreira na bateria. No disco do Sambrasa ele registrou uma composição sua intitulada Coalhada. Com o florescimento dos programas musicais de TV nasceu o Quarteto Novo, em 1966, com Hermeto no piano eflauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando de grandes festivais de música e programas da TV Record, onde acompanharam Edu Lobo na vitoriosa canção Ponteio, no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira. Além disso, ganhou vários prêmios como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, em que registrou suas composições O Ovo e Canto Geral, com Geraldo Vandré. Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nesta época conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas: Nem Um Talvez s Igrejinha.

Desde o lançamento do clássico Slaves Mass em 1976, Hermeto começou a ter projeção internacional. Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se, juntamente com seu grupo, a atração de diversos eventos, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, contando com a participação de Chick Corea, John McLaughlin, e Stan Getz, que fizeram questão de dar uma "canja" com o grupo. No ano seguinte participou do Festival de Montreaux, na Suíça, onde seu trabalho com o grupo foi ovacionado, resultando em um álbum duplo Hermeto Pascoal Montreux ao vivo, com participação do músico Nivaldo Ornellas. O único defeito neste referido álbum duplo foi que as músicas foram severamente editadas, devido ao limitado tempo do vinil. Contudo, a apresentação do músico foi fabulosa, gerando o melhor disco ao vivo gravado por um artista brasileiro. Inclusive, a respeito desta mesma apresentação, o "bruxo dos sons", como é chamado, salvou a apresentação da cantora Elis Regina, que se apresentou após Hermeto, e era tida como uma das promessas do Festival. A dupla se uniu no palco para a execução de clássicos como Rebento e Águas de Março, só com piano e voz. A tensão entre os dois acabou por gerar um momento único na história da música, já que a "jam session" foi considerada melhor que o show completo da cantora. O evento foi registrado para a posteridade no disco Elis Regina - Montreux Jazz Festival 1979, lançado em 1982, após a morte da cantora. Seguiu para o Japão, onde se apresentou com o grupo no festival Live Under the Sky, com a participação de Sadao Watanabe. Em 1979 Hermeto e grupo participam de uma tournê pela Argentina (teatro Nacional e estádio "Obras sanitárias") e sul do Brasil, juntamente com Dizzy Gillespie. Tocou em vários festivais no Brasil, como no festival de verão do Guarujá no início de 1980. Em março desse mesmo ano, os músicos Cacau de Queiroz e Nenê deixam o grupo e Hermeto renova sua formação; entram Marcio Bahia e Carlos Malta. Lançou o Cérebro Magnético em 1981 e multiplica suas apresentações pela Europa. Reportamo-nos sobre HERMETO PASCOAL, 81 anos, nasceu em 22/06/1936, na cidade de Lagoa da Canoa ou Olho d'Água Grande no Estado de Alagoas e está em atividade até o presente momento. Gravou 24 discos entre 1965 e 2010. Dotes artísticos: Compositor, sanfona, escaleta, piano, clavinete, violão, contrabaixo, pífano, flauta, saxofone, bombardino, trompete, pé-de-bode, percussão e objetos. Gênero: Samba, Jazz, Forró e Word Music. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermeto_Pascoal.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

A Porta (Poesia de Rosângela Trajano).

 

A porta bate

A porta abre

A porta fecha.

 

A porta bate

Na porta

Alguém bate

Toc, toc, toc...

 

Coitada da porta

Leva tanta pancada

Bate na porta

A porta bate.

 

A porta não abre

Perdi as chaves

Alguém bate

Na porta

Toc, toc, toc...

 

Espere

Toc, toc, toc...

Sozinha

A porta se abriu!

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos aeroviários, aos orquidófilos, colecionadores de fuscas, as nações unidas, lavradores e olímpicos universais.

QUEM canta...

"Lembra de mim / Dos beijos que escrevi nos muros a giz / Os mais bonitos continuam por lá / Documentando que alguém foi feliz...". ("Lembra de Mim" – Composição: Ivan Lins. Canta: I.L.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário