quarta-feira, 7 de junho de 2017

DC - Coluna de Notícias 773. (Pai Nosso).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 773 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 07 de junho de 2017. Edição Extra - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 23ª/52, dias: 158º/365 e faltam 207 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Tira teima, tira Temer / Não se tira sem problema / Tira teima, tira Temer / Tem ladrão pra todo lado / Tira teima, tira Temer / O Brasil desgovernado / Tira teima, tira Temer / O povo tá é lascado / Tira teima, tira Temer / Políticos aperriados / Tira teima, tira Temer / Dinheiro sujo lavado! Tira teima, Tira Temer. Por Mané Beradeiro, em 19/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O dia de ontem amanheceu mais quente, quentíssimo na política brasileira com a prisões de mais de cem pessoas envolvidas na Operação Lava-Jato em sua (sei lá) centésima edição. O pingo da mei-dia esquentou chegou mais cedo na capital do sol, Natal, com a prisão do cacique Henrique Eduardo Alves, aí não sei se foi preso, o ex-ministro ou o ex-deputado ou terceiro personagens - agora incluo-o como ex-presidente da câmara federal! A ondem dos fatores não altera o produto, não é assim que se diz? Confesso que de todas essas prisões nas corrupções envolvendo: Lava-jato, Mensalão, propinoduto e Petrolão, fiquei surpreso com as prisões do Cunha no ano passado e agora a de Henrique Alves. Nesse país cheio rejeitos, três jeitos ("Existe três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido." Homer Simpson) e trejeito ("Olhem pra mim, sou sério, e é disso que vocês vão gostar" – Folha de São Paulo, 11/10/2012). Meu amigo e vizinho Silvio Araújo diz com todo o vigor que o Brasil tá sendo passado a limpo! E que ainda este ano faltará cadeia para tantos políticos corruptos sendo encaminhados ao xilindró. Por falar em "jeito". . ., o famigerado "jeitinho brasileiro" será que acabou mesmo? Eu ainda duvido! Boa leitura nobre leitor/a.

 

GARAGEM MENOR E INVIÁVEL: CONSTRUTORA INDENIZARÁ. SP. O juiz de Direito Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª vara Cível de São Bernardo do Campo/SP, condenou uma construtora a indenizar em R$ 50 mil, por danos morais, comprador de apartamento por ter construído vaga de garagem em metragem inferior a prevista no contrato e na legislação municipal. Além disso, pela desvalorização do imóvel, o consumidor também receberá R$ 25 mil por danos materiais.

De acordo com o magistrado, laudo pericial realizado demonstrou a imprestabilidade de uma das vagas de garagem, confirmando a violação de legislação municipal, além de ter evidenciado a inviabilidade de uso de uma das vagas, "o que é confirmado por fotografias que não dão margem a qualquer dúvida sobre a estreiteza da vaga para seu uso com segurança, resulta inafastável o direito de indenizar, pois intuitiva a diferença de valores entre um apartamento com duas vagas de garagem e outro com uma única vaga de garagem".

Em sua decisão, o juiz ressaltou também que a postura reticente da requerida em assumir sua responsabilidade no tocante à imprestabilidade de uma das vagas de garagem geraram aborrecimentos que "tangenciam revolta".

"A compra de um apartamento é um investimento considerável, por vezes o maior bem a ser adquirido por um consumidor por toda sua vida. Gera expectativas e sonhos que quando frustrados justificam indenização." FONTE: www.sosconsumidor.com.br, em 02/06/2017.

 

CENTRAIS: NOVA GREVE GERAL É CONVOCADA. Sindicalistas de entidades filiadas as nove centrais sindicais com representação em Mossoró irão se reunir nesta quarta-feira (07), às 09 horas, na sede do SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros - para debater e organizar a nova greve geral dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A decisão de realizar mais uma greve geral foi tomada na última reunião nacional das centrais onde se avaliou a "marcha a Brasília" do último dia 24 e traçou os próximos passos do movimento contra as reformas do governo golpista de Michel Temer (PMDB). A data da greve vai ser decidida na próxima segunda-feira (05), em São Paulo, em reunião de dirigentes nacionais, porém, deve acontecer entre os dias 26 a 30 de junho.

GREVE DO DIA 28 ACUMULOU FORÇAS - A greve geral em Mossoró do dia 28 de abril mostrou a capacidade de organização e mobilização da classe trabalhadora na cidade. Dois grandes atos foram realizados no mesmo dia. Um liderado pela CUT, CTB e Frente Brasil Popular, e outro pelo Fórum dos Servidores Públicos do Oeste Potiguar.

Para a próxima greve geral deliberada pelas centrais a expectativa em Mossoró é de construção de um ato maior ainda unificando todos os movimentos sociais contrários as reformas que acabam com direitos do povo brasileiro. FONTE: https://sinteregionaldemossoro.blogspot.com.br/.

 

PCCR: SINAI MARCA AUDIÊNCIA COM GOVERNO PARA DISCUTIR PLANO com a Secretaria Executiva do Governador Robinson e dá explicações sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da FUNDAC e, a proposta alternativa feita pelo SINAI com o apoio técnico do Escritório Regional do DIEESE, em Natal. A audiência está agendada para o próximo dia 14 (quarta-feira), às 11hs.

"Será um momento importantíssimo para o debate de qualidade, desse processo que se arrasta a mais de dois anos", disse Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. "O sindicato nunca perdeu de vista que seria possível chegar a uma situação em que a categoria teria seus anseios profissionais atendidos minimamente e, os serviços da Fundação serão melhorados, o momento está perto, porém ainda não chegou, poderemos seguir por algum tempo, só a luta muda a vida, à Luta de todos". Concluiu Arruda.

 

ALÍPIO FILHO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso leitor de longos tempos, hoje é o convidado para estrear no quadro e convidarmos para lançamento do seu livro. Confiram:

Colegas, amig@s! É com alegria que informo a publicação do meu livro "Tudo é construído! Tudo é revogável! A teoria construcionista crítica nas ciências humanas" pela Cortez Editora, já disponível para compra no site: http://www.cortezeditora.com.br/tudo-e-construido-tudo-e-revogavel-a-teoria-construcionista-critica-nas-ciencias-humanas-2243.aspx/p. Em Natal, o lançamento ocorrerá no dia 30 de junho, às 19h, na livraria Saraiva do Shopping Midway. Tod@s convidad@s! Abraços, Alipio Filho – Prof. da UFRN.

 

POVO SEM MEDO É um dos Movimentos Sociais em nível nacional e promove, logo mais, debate com Guilherme Boulos em Natal para falar um pouco sobre os DESAFIOS DA ESQUERDA EM TEMPOS DE TEMER E DAS REFORMAS. Boulos é hoje uma das principais figuras da esquerda brasileira, dirigente do MTST e da coordenação nacional da FPSM. O debate será no Sindicato dos Bancários, em Natal, às 18h30! Avenida Deodoro da Fonsêca, 419, Petrópolis. Próximo ao Nordestão e tod@s estão convidad@s!.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (552)Andei por Natal esse final de semana. No interior ainda vejo Polícia mais do que na capital! Na orla de Ponta Negra o cidadão de bem que tiver juízo não vai ali de forma alguma, a quantidade de bandidos com tornozeleira eletrônica é coisa de outro mundo, bandido com força só esperando um turista de bobeira para fazer o Rappa! Freitas Souza, via facebook, em 05/06/2017.

 

FIQUE SABENDO... "A juventude brasileira e a violência". Por Patrícia Saboya – Senadora pelo PDT/CE. Texto sugerido por Goretti Ribeiro, em 03/06/2017. FONTE: www.visiteurucania.com.br.

A violência é, seguramente, o problema que mais aflige e preocupa os brasileiros nos dias atuais. Ela medievaliza as relações humanas, deixa a sociedade aterrorizada e gera uma sensação de impotência diante do crime. Nos últimos tempos, tornou-se premente a missão de discutir e implantar medidas capazes de enfrentar esse fenômeno. Infelizmente, nesse cenário de medo e insegurança sempre surgem teses arriscadas e precipitadas, como a que joga toda a culpa da escalada da violência em cima da juventude.

É necessário agirmos com cautela nesse debate. Lamentavelmente, temos constatado que uma pena duríssima já é aplicada, na prática, a milhares de adolescentes todos os dias. As estatísticas mostram que a violência se transformou em uma das principais causas de morte de jovens. De acordo com o Unicef, 16 crianças e adolescentes brasileiros morrem por dia, em média, vítimas de homicídios. E as pessoas com idades entre 15 e 18 anos representam 86,35% dessas vítimas. Enquanto a taxa de mortalidade por homicídios de adolescentes está em torno de 35 por 100 mil habitantes, a da população em geral encontra-se em 27 por 100 mil segundo dados do Datasus. Por outro lado, de acordo com o Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente), o percentual de jovens com idade inferior a 18 anos que comete atos infracionais é de menos de 1% da população total nessa faixa etária. No universo de crimes praticados no Brasil, os delitos cometidos por adolescentes não chegam a 10%.

É fundamental lembrar que, ao contrário do que se apregoa, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990, é um importante instrumento de coerção. O sistema previsto pelo ECA prevê o tratamento dos jovens infratores como sujeitos de direitos e de responsabilidades. No caso de infração, estabelece medidas sócio-educativas, cuja finalidade é punir, sim, mas ao mesmo tempo prepará-los para o convívio social. O problema, portanto, não está no Estatuto, mas na falta de aplicação de seus preceitos por muitos governantes. Estudos têm demonstrado que quando essas medidas são corretamente implementadas, é baixo o grau de reincidência dos jovens no mundo do crime.

Mas hoje o que vemos é a priorização das medidas de internação em instituições que mais parecem depósitos de jovens. Em vez de oferecerem oportunidades para eles se desenvolverem e reconstruírem suas vidas, funcionam como verdadeiras escolas para a criminalidade. Levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que 71% dessas entidades não estavam adequadas às necessidades da proposta pedagógica prevista pelo ECA. Inadequações que iam da inexistência de espaços para atividades esportivas e de convivência até as péssimas condições de manutenção e limpeza.

É diante desse panorama que devemos agir. Recentemente, a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Conanda (Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) apresentaram o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), um documento que detalha os parâmetros traçados pelo ECA e estabelece diretrizes nacionais para nortear as políticas públicas voltadas para os adolescentes infratores. Portanto, ele pode e deve ser um ponto de partida para a transformação da realidade. Uma de suas principais propostas é a ênfase às medidas em meio aberto (de prestação de serviço à comunidade e a liberdade assistida) em detrimento da internação, que deve ser um último recurso.

Para que isso dê certo, porém, é preciso envolver toda a comunidade família, escola, rede de saúde e assistência social e melhorar os mecanismos de acompanhamento desses jovens, oferecendo-lhes alternativas para a construção de um novo projeto de vida, baseado em valores como a cidadania, a ética, o respeito, a honestidade e a solidariedade. Se queremos inverter a cruel lógica da violência e viver em uma sociedade justa e fraterna, não podemos descuidar, um minuto sequer, das nossas crianças e adolescentes.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/07/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.800,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

AL: A Prefeitura de Campestre do Estado de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 77 (setenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15/06/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.750,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

DEMOCRATIZANDO A POESIA COMPLETA DOIS ANOS. Nosso blog rende homenagem especial a amiga Rosângela Trajano que é professora, escritora, artista plástica e poetisa. Por completar, nesta data, exatos dois anos publicando sua obra poética; Rosângela tem homepage (www.rosangelatrajano.com.br) com vasto material didático de filosofia para crianças, cursos à distância, artigos sobre educação, material didático de artes, material didático de filosofia para o ensino médio, autobiografia, desenho animado, contação de histórias, poesias para crianças e adultos, historinhas ou contos para crianças, contos para adultos, desenhos para colorir e livros de sua autoria. O blog tem priorizado em publicar, nesses anos, poesias infantis no intuito de contemplar essa faixa de leitores. Parabéns amiga e parceira!

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 1º: Custódio Dantas – UERN, Elza aBrito – UNIMED, Roberto Freitas – COOMAP, Ronaldo Garcia – Prof., e Thatiana Dantas – Rep. Claro Vera Lúcia – Doze Anos e Graça Lima – Icó/CE (02). Marlene Silva – Professora e Zulene Ferreira – FUNDAC (03); Aldo Gondim – Prof., Socorro Rodrigues – Assistente Social, Tony Leandro – Parnamirim/RN e Walter Silva – Prof. e Músico (04); Gleide Tomaz - Anestegiologista, Ítalo Rebouças – Prof. (05); Cid Albuquerque – Músico, Dionízio Cosme do Apodi – Ator, Fátima Lira – FUNDAC, Graça Pereira – FUNDAC, José Teixeira – Sindicalista e João Newton Júnior – Autônomo (06); Kalianne Pereira – Adv, José Zenóbio Oliveira – INTERTV e Solenia Henrique – IFRN (07); Carlos Scarlack – Radialista, Cenilda Oliveira – SINAI e Karenine Fernandes – Colunista Social (08), Francisco Barbalho – Prof., José Maria Alves – Adv., Maria Socorro – Facebook e Paulo Linhares – UERN (09). E dia 10: Fca. Otília Neta – Professora, Fco. Nolasco – Poeta, Raimunda Rodrigues – Fundac e Socorro Batista - Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes, boa noite! Assassinaram Hiroíto Falcão - colega de UERN. Abraços Silvestre Paiva".Uma lástima companheiro S.P., não saímos mais de casa à noite pela insegurança e violência. Mesmo em casa e de dia os bandidos vêm e no levam tudo, e que é pior, a vida dos inocentes. Cuide-se grande amigo!

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 723/2016 (de 05/06), tratamos do seguinte tema: Anote aí na agenda: Cunha assume a presidência do Brasil; DATANORTE descumpre sentença judicial; Dionízio do Apodi, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (505), por Erasmo Firmino; Fique sabendo... "Usar cartão de crédito requer consciência". Por Gabriela Zanesi, Bárbara Almino e Juçara Tonet Dini.

HÁ 67 ANOS! Jerônimo Dix-sept Rosado Maia alçou voos mais altos, sendo eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte a 06 de junho de 1950, quando já se encontrava licenciado, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1951. Fonte: www.omossoroense.com.br, por Geraldo Maia.

DIA: hoje é Dia da Liberdade de Imprensa. Amanhã (08) será Dia do Citricultor e Dia Mundial do Oceano.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um ator, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro de MPB, R&B, samba e soul.  Primogênito de quatro filhos (os outros são Charles, Vitório e Rogério), teve uma infância dura mas tranquila no bairro Gogó da Ema, em Belford Roxo. Começou a trabalhar com dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações como contínuo, marceneiro e descascador de batatas em um bar. Serviu ao Exército Brasileiro em 1989-1990, no Rio de Janeiro, no Depósito Central de Armamento - DCArmt, fez curso de corneteiro militar no 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola (Regimento AVAÍ), mas não se adaptou à vida militar, sendo licenciado em janeiro de 1990. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Foi aí que a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e nosso homenageado acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator. Além da carreira musical, é um dos donos da cervejaria Karavelle e de dois bares na cidade de São Paulo. CARREIRA: Participou da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma mistura dos ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000. Participou também em diversos filmes em sua carreira, como Cidade de Deus, The life Aquatic, Tropa de Elite 2, The escapist, E ai comeu?, entre outros. É sobrinho de Jovelina Pérola Negra e primo do sambista Dudu Nobre. Ganhou um apelido do amigo Marcelo Yuka. Em 2012 participou da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, durante o segmento carioca. Cantou as músicas Nem Vem Que Não Tem de Wilson Simonal e Aquele Abraço de Gilberto Gil. Em janeiro de 2013, decidiu mudar-se junto com sua família para Los Angeles com o intuito de buscar segurança e educação para suas filhas, além de dedicar-se mais à carreira de ator. Em junho de 2013, causou polêmica ao criticar o Brasil respondendo a um usuário no Twitter. Reportamo-nos sobre: JORGE MÁRIO DA SILVA, 47 anos, artisticamente conhecido por SEU JORGE, nasceu em 08/06/1970, na cidade de Belford Roxo/RJ e está em atividade até o presente momento. Sua discografia consta de 38 discos gravados: Grupo Farofa Carioca (01), estúdio (07), ao vivo (05) e participações (25) entre 1998/2016. Dotes artísticos: vocal, violão, baixo, cavaquinho, guitarra, percussão e clarinete. Outras ocupações: cantor, compositor e ator. Gênero: R&B, MPB, Samba-funk, Sou-funk e Samba-rock. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seu_Jorge.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

Liberdade (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O que é liberdade

É poder voar

Como um passarinho

Ou andar, andar e andar

Estrada afora sem parar?

 

Liberdade é fazer tudo

O que vier na cabeça

É sorrir, cantar, gritar

Quando a gente quiser

Falar, falar e falar.

 

Liberdade é correr

Atrás do arco-íris

Liberdade é meter

O dedo no nariz.

 

Liberdade é tomar

Banho de chuva

Liberdade é pular

Para dar um beijo na lua.

 

Liberdade é só isso

Isso é pouco ou é muito

Liberdade, eu te quero.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais de imprensa cientes de suas liberdades, citricultores e aos oceanistas.

QUEM canta...

"Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal / Muitos me chamam pivete / Mas poucos me deram um apoio moral / Se eu pudesse eu não seria um problema social ...". ("Problema Social" – Composição: Seu Jorge. Canta: S.J.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário