domingo, 21 de maio de 2017

DC - Coluna de Notícias 770. (Anexo slide: As melhores coisas da vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 770 (geral) e 22ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, domingo, 21 de maio de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 21ª/52, dias: 141º/365 e faltam 224 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Um pote com água fria / Um cururu de biqueira / Uma cama de esteira / duas redes perfumadas / Duas donzelas danadas / Pano de coar café / Santos pra manter a fé / Escondidos uns vinténs / Um caneco com sobejo / Tudo isso eu se que tem, na casa do sertanejo." (Mané Beradeiro). Poema 4/4: Tudo isso sei que tem, na casa do sertanejo – Mote: Poeta Mandacaru Verde, em 16/04/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O cenário político nacional esquentou elevando a temperatura desde o final de tarde da última quarta-feira (17). O "vazamento" de uma delação gravada envolvendo Joesley Batista - um dos donos da JBS Frigoríficos que afirma ter pago, também, propina ao presidente golpista Michel Temer. A bomba jogou mais combustível no fogo do movimento Fora Temer que, já tem programado ato público OCUPA BRASÍLA no 24 (quarta-feira). De imediato vimos muitas movimentações nas capitais do país e importantes cidades nos estados. Hoje novas manifestações acontecerão a partir das 16 horas para defender as bandeiras do FORA TEMER e eleições DIRETAS JÁ, eleições gerais para fazer valer que toda lei é emanada pelo povo. Convidamos a todos e todas os brasileiros para irem as ruas e os mossoroenses, especialmente, estar presente no ato na Praça Cícero Dias ou Praça do Teatro Dix-huit Rosado a partir das 15, cujo ato começará às 16 horas. Boa leitura nobre leitor/a!

 

QUASE 3 MILHÕES PROCURAM EMPREGO HÁ MAIS E 2 ANOS, DIZ IBGE. O número de brasileiros em busca de emprego há mais de dois anos voltou a subir em 2017. Após dois trimestres seguidos de queda, o número de pessoas nessa situação chegou a 2,9 milhões, ou 20,4% dos 14,2 milhões de desempregados do país.

Em termos absolutos, o número é o mais alto da série história da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), com início em 2012. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta (18). Há um ano, esse porcentual era de 18,2% e, no último trimestre de 2016, de 19,9%.

O número de pessoas procurando uma vaga há mais de um ano mas há menos de dois anos também atingiu o valor mais alto da série, com um contingente de 2,5 milhões de pessoas.

A maior parte dos desempregados está em busca de trabalho há pelo menos um mês e menos de um ano. No primeiro trimestre de 2017, eram 6,9 milhões de pessoas nessa situação. FONTE: www.sosconsumidor.com.br.

 

OAB QUER IMPEACHMENT DE TEMER POR CRIME DE RESPONSABILIDADE. O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) votou pela abertura de processo de impeachment contra o presidente Michel Temer (PMDB) por crime de responsabilidade. 

Os conselheiros acolheram voto proposto por comissão especial que analisou as provas do inquérito. Foram 25 votos favoráveis, um contrário e uma ausência. O pedido de impeachment deve ser protocolado na Câmara nos próximos dias.

Segundo a comissão especial, convocada pela diretoria da OAB Nacional, Temer teria falhado ao não informar às autoridades competentes a admissão de crime por Joesley Batista, diretor da JBS, e faltado com o decoro exigido do cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda e prometido agir em favor de interesses particulares.

E teria procedido de maneira incompatível com o decoro exigido do cargo, condição previstas tanto na Constituição da República quanto na Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950), por ter se encontrado com diretor de uma empresa investigada em 5 inquéritos. O encontro ocorreu em horário pouco estranho, às 22h45, fora de protocolo habitual, tanto pelo horário quanto pela forma, pois não há registros formais do encontro na agenda do presidente. FONTE: www.brasildefato.com.br.

 

ARNALDO HONORATO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo, leitor e cidadão Arnaldo Honorato, é o "convocado" da série. Por ser apaixonado pela aviação nos envia sob o título AEROPORTOS NOTÍCIAS o seguinte:

O Governo do RN, abre licitação para três aeroportos do Estado: Açu, Pau dos Ferros e Currais Novos. Todos aeroportos no Brasil, terão que ter esses planos (Básicos de Zona de Proteção dos Aeródromos), sob pena de fechar. Enquanto o de Mossoró ainda não foi concluído e deve demorar. Vejam a o AVISO DE LICITAÇÃO CONVITE (DOE – Diário Oficial do Estado, 18/05/2018), abaixo:

SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA – SIN;

DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM – DER/RN;

NATAL – RIO GRANDE DO NORTE;

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO;

AVISO DE LICITAÇÃO – CONVITE.

O Departamento de Estradas de Rodagem - DER/RN, através da Comissão Permanente de Licitação, instituída pela Portaria nº 0042/2017 - DER, avisa para conhecimento dos interessados, que fará realizar Licitação conforme o abaixo especificado. A referida licitação será realizada na Sede do DER/RN, na Av. Senador Salgado Filho, nº 1808 – Lagoa Nova – Natal/RN. Maiores informações serão obtidas no citado endereço nos dias úteis, no horário das 8:00 às 12:00 horas.

EDITAL: nº 002/2017

MODALIDADE: CONVITE

OBJETO: Elaboração dos Planos Básicos de Zona de Proteção dos Aeródromos de Assu, Currais Novos e Pau dos Ferros.

DATA DE REALIZAÇÃO: 29/05/2017;

HORA: 09:00 Horas;

NATAL (RN), 18 de Maio de 2017;

Engº. Civil Carlos Mario Fernandes Oliveira Lira;

Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (549)É isso caro amigo e irmão Hermes, estamos num embate que não vejo vitória pra ninguém, falo de cultura e de conhecimento aliado à harmonia das pessoas. Temos que praticar mais gestão humanitária e menos politicagem. Quanto à mídia, tenho comigo que é feita do povo para o povo defendendo seus direitos e necessidades. Abraços irmão, Luiz Carlos Dambroski.

 

FIQUE SABENDO... "Pela ética na política – Nota da CNBB sobre o momento nacional". Brasília-DF, 19 de maio de 2017. P – Nº 0291/17. FONTE: www.cut.org.br.

A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática.

"O fruto da justiça é semeado na paz" (Tg 3,18).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio de sua Presidência, unida aos bispos e às comunidades de todo o país, acompanha, com espanto e indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a Constituição, Art. 37, é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra, sob pena de não poder exercer o cargo que ocupa.

Tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum.

A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática. Urge um novo modo de fazer política, alicerçado nos valores da honestidade e da justiça social. Lembramos a afirmação da Assembleia Geral da CNBB: "O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre os interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção".

Recordamos também as palavras do Papa Francisco: "Na vida pública, na política, se não houver a ética, uma ética de referimento, tudo é possível e tudo se pode fazer" (Roma, maio de 2013). Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito.

Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude a caminhar com esperança construindo uma nova sociedade.

Cardeal Sergio da Rocha;

Arcebispo de Brasília;

Presidente da CNBB;

Dom Murilo S. Ramos Krieger;

Arcebispo de São Salvador da Bahia;

Vice-Presidente da CNBB;

Dom Leonardo Ulrich Steiner;

Bispo Auxiliar de Brasília;

Secretário-Geral da CNBB.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: O CRO – Conselho Regional de Odontologia realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/06/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.125,40. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

CE: A SEAS – Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Sócioeducativo realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 1.045 (mil e trinta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13/06/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

************MEMÓRIA************

- HÁ 20 ANOS! Criado o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural em 20/05/1997, pela Lei 1.552. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira).

- E HÁ 105 ANOS! Nascimento de Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, em 21/05/1912. Foi Deputado Estadual e Federal, Senador e Prefeito de Mossoró por três mandatos, Presidente do INDA. Suas obras de destaque foi a tricotomização do Rio Mossoró e a perfuração dos primeiros poços profundos (faleceu aos 84 anos em 22/10/1996).

 

**********PANO RÁPIDO**********

- HERMES OLIVEIRA NA INTERNET. Há 13 anos (20/05/2014) tarde de uma 5ª feira, entramos no mundo da internet com a 1ª conta eletrônica de e-mail sob endereço: hermesoliveira1@hotmail.com, que permanece até o presente momento. Segundo passo foi a criação do Boletim de Saúde para informar meu estado de saúde quando da minha luta contra CA no intestino (2006/2008). Saúde restabelecida nasceu o BDC – Blog Democratizando a Comunicação, em 13/10/2007. Muito obrigado Senhor Jesus e as bênçãos de Deus continuem protegendo todos nós!

 

**********REGISTROS**********

- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 19: Caetano – Bela Vista e Paulo Oliveira – Cheff Cozinha. Coringa – Músico (20); Juvaneide Silva – Cabeleireira, Maria do Carmo Lima – Professora e Zácone Sousa – Ex-jogador de futebol (21); Aparecida Herrera – Profª., Felipe Assunção – DETRAN/RN, e Renato Fernandes – Empresário (22); Francisca Francinete – Profª. e Geraldo Maia – Historiador (23); Ceiça Lima, Ferreira Cunha – EMATER/RN, Lúcia Musmee – Profª. e Pe. Talvacy Chaves (24); Telma Gurgel - Professora e Walterlin Lopes – UERN (25). E dia 27: Albetiza Lóia - UERN.

- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Companheiro Hermes, bom dia! Registrar recebimento do BDC e agradecer. Muito bom! Silvio Araújo".Muito grato pelo acompanhamento e apoio. Saúde e paz amigo, com muita MPB e Rock in Roll na cabeça!

- DO MUNDO ARTÍSTICO. É autor de conhecidas canções, como "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977(, "Tocando em Frente" (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Dadá Maria" (em dueto com Gal Costa, "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de "Amanheceu", também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle "Balas de leite Kids", entre outros. Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional. Recentemente, nosso homenageado compôs a música "Rapaz Caipira", como crítica à atual música sertanejade consumo, fazendo renascer a expressão "música caipira". É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Em 2010 gravou Amizade Sincera em parceria com seu amigo de longa data e outro bastião do gênero caipira, Sérgio Reis. Também compôs uma canção com Victor Chaves, da dupla Vitor & Leo. Em dezembro de 2015, ele e Almir Sater lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizam um projeto juntos. Gravado entre o Brasil e Nashille, Estados Unidos, com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla. Os artistas navegam pelas vertentes do country ao folk, sem perder sua essência, agregando ao purismo da música caipira e seus ritmos genuínos. Por este álbum, ele e Almir ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras no 17º Grammy Latino. A música do álbum "D de Destino", composta por ele, Almir e Paulo Simões, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy. Reportamo-nos sobre RENATO TEIXEIRA DE OLIVEIRA, 72 anos, artisticamente conhecido por RENATO TEIXEIRA, nasceu em 20/05/1945, na cidade de Santos/SP e está em atividade até o presente momento. Gravou 26 discos entre 1969 e 2006. Dotes artísticos: Compositor, vocais, violão e viola caipira. Gênero: MPB, música regional e folk. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Teixeira.

- Dia: hoje Dia da Ascensão do Senhor, Dia da Língua Nacional e Dia do Desenvolvimento Cultural. Amanhã (22) será Dia do Apicultor, Dia do Abraço e Dia Internacional das Diversidades Biológicas.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos comissários de menores, aos pedagogos, agentes de desenvolvimento da cultura e apicultores.

 

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

 

Como pode? (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Como pode

Numa casa pequena

Morar cem pessoas

E quando chega

Mais uma

Sempre ter lugar?

 

Como pode?

 

Como pode

Numa casa pequena

Onde mora

Cem pessoas e mais uma

Ter sempre jantar?

 

Como pode?

 

Como pode

Numa casa pequena

Onde mora

Cem pessoas e mais uma

Todo mundo sentar

Num velho sofá?

 

Como pode?

 

Como pode

Numa casa pequena

Onde mora

Cem pessoas e mais uma

Ainda existir lugar

Para uma menina sem lar

Que acabou de chegar?

 

Como pode?

QUEM canta...

"Eu conheço cada palmo desse chão / É só me mostrar qual a direção / Quantas idas e vindas / meu Deus quantas voltas / Viajar é preciso é preciso / Com a carroceria sobre as costas...". ("Frete" – Composição: Renato Teixeira. Canta: R.T.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário