terça-feira, 9 de maio de 2017

DC - Coluna de Notícias 768. (Anexo slide: A Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 768 (geral) e 20ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, terça-feira, 09 de maio de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 19ª/52, dias: 129º/365 e faltam 236 para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Uma rede um budogue / Uma pedra de amolar / Uma quicé pra cortar / Fumo pra curriboque / Um ferro que não dá choque / Milho pra fazer xerém / Ao longe se ouve bem / Um bode com seu bodejo / Tudo isso eu sei que tem, na casa do sertanejo." (Kydelmir Dantas). Poema 2/4: Tudo isso sei que tem, na casa do sertanejo – Mote: Poeta Mandacaru Verde, em 16/04/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
A mídia moderna é muito importante pela sua rapidez, utilidade e oportuniza as pessoas de ficar inteiradas de assuntos diversos; uma vastidão de temas para se aprofundar no conhecimento e até repassar especialmente para colegas e a coletividade. Agora, o que me entristece a ver amigos e até desconhecidos ficar se ofendendo por questões políticas. Defendo o debate pessoal e até nas redes sociais, desde que o respeito esteja acima de qualquer picuinha. Um pensamento ideológico de um amigo pode não está sintonizado com o de um desconhecido, não vou dizer inimigo porque não tenho e nem pretendo tê-lo! Se algo que digo aqui for em desagrado de alguém e este vir me contrapor com argumentos respeitoso contrário ao que penso, terá minha atenção. Se vier atirando ao estilo detona barraco ficarei silente em respeito a mim mesmo. Acompanho diariamente, pelas redes sociais, pessoas amigas e de bem começando um bom debate e partem para agressões. Isso é lamentável.  Boa leitura nobre leitor/a!

BB LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES. O Banco do Brasil liderou as reclamações entre clientes no primeiro trimestre de 2016, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Banco Central. Em segundo lugar está o Bradesco e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal. O ranking levou em conta os bancos com mais de quatro milhões de clientes e apontou que os principais motivos para as queixas foram irregularidades relacionadas à segurança, sigilo ou legitimidade de operações.
Nesse quesito, a maior quantidade de reclamações foi direcionada à Caixa. Os consumidores também reclamaram da oferta ou prestação de informações inadequadas, quesito liderado pelo Bradesco, e débito em conta não autorizado pelo cliente, com o Banco do Brasil como o mais reclamado.
Em nota, o BB informou que aproveita as manifestações de seus usuários para melhoria do atendimento e de seus produtos e serviços. Sobre o ranking do Banco Central no primeiro trimestre, o banco afirma que "já implementou um conjunto de ações que permitirão ao banco retornar ao seu nível histórico nesse ranking, ficando fora dos primeiros colocados". Procurados pela Agência Brasil, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal não se manifestaram até a publicação da reportagem. FONTE: Brasil Econômico, na base de dados di site: www.sosconsumidor.com.br/.

ADUERN EMITE NOTA INFORMATIVA SOBRE ATOS DE ADMISSÃO E DE APOSENTADORIA. É um processo que tem início com a portaria de nomeação ou aposentadoria do servidor, mas que não se encerra ali. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) é quem vai avaliar se estes processos são legais e pode constatar algum tipo de irregularidade ou ainda pedir maiores esclarecimentos acerca dos atos.
Observando um aumento significativo no número de professores e professoras que estão recebendo intimações do TCE para apresentar defesa e corrigir possíveis irregularidades nos referidos atos, a ADUERN informa que sua assessoria jurídica está disponível para realizar atendimentos referentes ao tema.
É fundamental destacar que as defesas destes atos administrativos devem ser feitas impreterivelmente dentro do prazo, que é de até 20 dias, podendo acarretar inclusive na perda do cargo (em caso de admissão) ou revogação da aposentadoria, para os docentes que não se manifestarem em tempo hábil.
Sugerimos que os professores e professoras que receberem a intimação do TCE procurem fazer a defesa imediatamente, seja através da assessoria jurídica da ADUERN ou de serviço autônomo.
Nos casos referentes a atos de admissão ou aposentadoria, os interessados serão encaminhados imediatamente ao assessor jurídico. A Assessoria jurídica da ADUERN atende presencialmente na sede do sindicato todas as sextas-feiras de 8h as 12h e o agendamento pode ser feito diariamente através do telefone 3312-2324. Por Cláudio Palheta – Jornalista.

SINAI CONVOCA BASE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA E ASSLEMBLEIA COM SERVIDORES. Natal/RN. O SINAI-RN está convocando toda sua base, ativos e aposentados, para participar de uma Audiência Pública sobre a situação financeira e fiscal do Estado do RN e os recorrentes atrasos de pagamento do funcionalismo. A audiência acontece nesta quarta-feira (10), às 14h, na Assembleia Legislativa Estadual. O deputado estadual George Soares é o propositor da Audiência Pública.
FUNDAC: NA quinta-feira (11/05) uma Assembleia Geral com servidores da FUNDAC, às 10h, no auditório da EMATER, no Centro Administrativo de Natal. Em pauta apresentação do relatório sobre o PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria, informes e deliberações. FONTE: www.sinairn.com.br.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Recebo convite em forma de comunicado, do amigo dizendo seu novo produto no mercado! Não é seu repente tirado da cachola e dedilhado a viola. De todos nós conhecido e sim, tudo isso em forma de livro! Diga logo homem de Deus!
VERSOS EM FORMAS DIVERSAS ESTÁ CHEGANDO! Comunico aos amigos(as) que até Sábado próximo, 13, estarei recebendo os Livros 'Versos em Formas Diversas", e, logo, fazendo a entrega em mãos ou através dos correios, dos que já foram comprados. E quem não adquiriu ainda de forma antecipada, se pretender o faça. Segue às informações necessárias. Os que desejam ir ao Lançamento, no RUST CAFÉ e lá receber o livro, fiquem atentos a reserva de data e horário, como também ao endereço: 09 de Junho de 2017 (sexta feira), às 19 horas, vizinho a Praça do Codó ou praça do relógio, na Francisco Izódio - Centro, Mossoró-RN. Aldaci de França – Autor. (Contatos: 9.9949-7066 ou 9.9423-2780).

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (547)Aprendi que não existem locais perigosos para a pessoa ser assaltada, existem locais que acontecem assaltos com mais frequência. Não existe um horário mais perigoso para sermos assaltados, existem horários mais propícios para este tipo de crime. Não existe um perfil de pessoa para ser assaltada, basta você estar no "local errado e na hora errada" para isto ocorrer. Um policial amigo certa vez me disse, "ainda bem que você não telefona para meu trabalho, porque só Deus pode te ajudar, só Deus pode ajudar o cidadão hoje em dia Auris". E eu complemento, Deus sim; mas Deus ajuda quem toma cuidados básicos tais como: não mais ficar de bobeira sentado numa calçada (não temos mais este direito), não demorar a descer do carro ou da moto em qualquer tipo de estacionamento, não andar com os vidros do carro abertos e/ou sem película, não descuidar-se falando ao celular em público, não estar atento ao chegar em casa, e orar pouco (...) esqueci alguma recomendação? Auris Martins – Professor, via facebook em 07/05/2017.

FIQUE SABENDO... "08 de Maio – Dia da Vitória na Europa". FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Vit%C3%B3ria_na_Europa.
Em inglês: (V-E Day) foi o dia 08 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos  Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckinghan, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população. A Princesa Isabel (futura Rainha Isabel II) e a sua irmã, a Princesa Margarida, foram autorizadas a juntar-se à festa, anónimas entre o povo de Londres.
Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de abril.
Os Aliados haviam acordado que o dia 09 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 09 de Maio.
A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 24.984 (vinte e quatro mil, novecentos e oitenta e quatro) VAGAS PARA AGENTES CENSITÁTIOS, SUPERVISOR E RECENSEADOR, inscrições abertas até o dia 23/05/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO. Salários: até R$ 1.900,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 07 (sete) VAGAS PARA PROFESSORES SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 16/05/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.697,61. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
- MEMÓRIA: Na edição nº 719/2016 (de 28/04), tratamos do seguinte tema: Cliente deve ficar atento se plano de banda larga tem limite; Custo de cesta básica se diferencia nas capitais do Brasil; Luiz Dambroski, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (501), por Santino Arruda; Fique sabendo... "Impeachment não é solução para o país, aponta pesquisa". Por Rede Brasil Atual - Redação.
- HÁ 38 ANOS! Realizada a primeira greve do Magistério Público do Rio Grande do Norte, deflagrada em 10/05/1979. A época ainda era a da Ditadura Militar, quando greve era totalmente proibida, e do fim do Governo Geisel e início do Figueiredo. Naquele momento, também ocorreram vários movimentos grevistas em todo o país, em particular as greves do ABC paulista. Era tempo de retomada do movimento sindical no Brasil. FONTE: www.mineiropt.com.br/primeira-greve-dos-professores-do-rn-completa-30-anos/. 07/05/2009.

**********PANO RÁPIDO**********
- CARAVANAS PARA ACOMPANHAR DEPOIMENTO DE LULA. A decisão judicial da 5ª Vara da Fazenda Pública da Justiça em Curitiba, que atendeu um pedido de interdito proibitório da Prefeitura, restringindo a montagem de um acampamento popular na cidade durante o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Juiz Sergio Moro na quinta-feira (10), não impedirá o ato conclamado pelas diversas organizações que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo na capital paranaense. Em nota publicada nesta segunda-feira (8), as organizações decidiram manter a mobilização prevista para os dias 09 e 10 de maio. "Nós ocuparemos as ruas com o povo brasileiro que saiu dos quatro cantos do país com as caravanas. Por isso, chamamos os movimentos sociais a participarem e mobilizarem para as atividades políticas e culturais que estão mantidas", diz nota da Frente Brasil Popular. Por Rafael Tatemoto – Por  FONTE: www.brasildefato.com.br, em 08/05/2017.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 30/04: Ilo Sousa – INSS, Meireluce Costa – SINAI, Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa - UERN. Edna Souza – Natal, Gizélia Galvão _ L4 e Ivonete Severina – FUNDAC (1º); Conceição Barbosa – FUNDAC, Diógenes Neto – Adv. e Fabrícia Greyce – Fundac. (02); Fco. Queiroz – Adv., Julierme Torres – Economiário, Luiz Dambroski – Olinda/PE, Nildécia Alves – FUNDAC e Zenóbio Medeiros – DATANORTE (03); Antônio Wellington, Leila Mayana – Areia Branca e Lúcia Braga – FUNDAC (04); Raclene Tavares – SENAC, Serise Medeiros - CDSL, Sidnéia Martins – FUNDAC, Silvano Tavares Carlos – UERN, Sizimar Freitas – Cantinho Peças e Vaníria Dantas – FVJ (05); Aurea Gomes de Miranda – IDEMA e Nélio Ferrante – SP/SP (06); Berioska Lóia – UERN (07); Dalvirene Silva – Profª., Marcos Fábio – Emater, Raimundo Nonato Vieira – UERN e Saul Dias – EMATER (08); Edmilson Lima – FUNDAC e Raimundo Leontino – Prof. (09); Eliene Lima – Prafª. e Luciana Azevedo – FUNDAC (10); Caby da Costa Lima – Radialista e Fco. LIndomário – Ag. Saúde (11); Ana Aires – Profª., Ana Cadengue – Jornalista, Ismael Melo - UERN e Valéria Carvalho – A. Social (12). E dia 13: Meirilúcia Santos e Wilson Bezerra de Moura – Prof.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Um abraço, prezado Hermes. Walter Gomes".Outro prezado amigo Walgom, de grande valia seu/s "Bilhete/s". Desejos de saúde e paz ao senhor e familiares!
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um cantor e compositor brasileiro. O cantor se destacou na década de 1970 com a música Cadeira de Rodas que vendeu mais de um milhão de cópias sendo executada nas rádios de todo o país. Nosso homenageado nasceu na cidade mineira de Conselheiro Pena em família pobre e desde a infância demonstrava o anseio pela carreira musical. Aos quinze anos de idade ganhou do pai um violão de presente de aniversário. Aos dezessete anos formou com alguns amigos um conjunto musical jovem chamado "Blue Boys", se apresentando em bailes e festas em sua cidade de origem. Transferindo-se para a cidade do Rio de Janeiro através de um amigo, conseguiu emprego como crooner na Boate Plaza, onde se apresentava interpretando canções de diversos cantores. Nesta boate conheceu o chefe de promoção da gravadora Copacabana que então o apresentou a Miguel, integrante da banda The Fevers, e na época um divulgador da gravadora Odeon, de imediato contratou ele após um teste. A carreira dele começou concomitantemente à de José Augusto, com quem compôs e gravou algumas canções. Iniciou oficialmente sua carreira musical no ano de 1972. A canção "A Desconhecida" foi seu primeiro sucesso; de sua própria autoria, a música foi gravada em 1973 e lançada em compacto simples, subindo rapidamente às paradas de sucesso em várias rádios e emissoras de televisão. A canção foi posteriormente regravada pelo funkeiro Mister Mu no início da década de 1990 e mais recentemente pelo cantor Leonardo Costa. Sua primeira apresentação na TV foi no programa do Chacrinha, tornando o cantor conhecido em todo o Brasil. A música "Recordações" foi o segundo sucesso. Faixa de seu primeiro LP, em menos de três meses chegou à casa dos 100 mil discos vendidos. Em 1974 teve uma música censurada pela ditadura militar chamada "Meu Pequeno Amigo", que fazia referência ao caso Carlinhos, sequestro de grande repercussão na época e não elucidado até hoje. No entanto ele começou a fazer excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Transformado numa espécie de ídolo das massas populares o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 voltando a repetir o feito dos anteriores com a música "Ontem, Hoje, Amanhã". Chegou ao auge de sua carreira em 1975 quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" tendo alcançado a vendagem de mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios, inclusive o disco de ouro. O ano de 1976 trouxe mais dois sucessos à carreira do cantor: "A Menina da Calçada" e "Sorte Tem Quem Acredita Nela", que teve os arranjos de Hugo Bellard e foi tema da novela Duas Vidas exibida pela Rede Globo. Entre os prêmios que ganhou, está um disco de ouro e o "Prêmio Villa Lobos" de disco mais vendido de 1978 com a música "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer", canção que também contou com o arranjo de Hugo Bellard. Suas canções continuaram desde então a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 ele reuniu seus maiores sucessos em um único CD ao vivo. E para 2007, o músico trouxe uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contou com a participação de cantores consagrados pela MPB. Sucesso com Caetano Veloso - A "volta" de Fernando Mendes ao cenário musical se deu com a regravação de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro. A regravação rendeu uma redescoberta do compositor e cantor mineiro, que teve uma coletânea lançada pela Som Livre. A mesma música foi regravada também por Bruno e Marrone, Chrystian & Ralf e outros. Devido ao grande sucesso a canção romântica recebeu prêmios da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e o "Prêmio Villa Lobos" como o disco mais vendido. A canção também foi indicada ao Grammy Latino 2004. Ao longo de sua carreira fez diversos shows no Brasil e no exterior e participou de variados programas de rádio e televisão. Atualmente continua a carreira de compositor e se apresentando em diversos locais do Brasil. Reportamo-nos sobre LUIZ FERNANDO MENDES FERREIRA (67) nasceu em 07/05/1950, na cidade de Conselheiro Pena/MG e está em atividade até o presente momento. Sua discografia consta de 21 discos gravados entre 1973 e 2003. Dotes musical: Cantor, Compositor, vocal e violão. Gênero: MPB, Rock, Pop Rock. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Mendes.
- Dia: ontem (08) foi Dia da Vitória – Dia da Vitória na Europa (celebrado anualmente em todo o mundo ocidental), Dia do Artista Plástico e Dia Internacional da Cruz Vermelha. Amanhã será Dia da Cavalaria, Dia da Cozinheira, Dia do Guia de Turismo e Dia Mundial das Vocações.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos oftalmologistas, aos artistas plásticos, pintores e agentes da cruz vermelha.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

A Formiga (Poesia de Rosângela Trajano).

A formiga trabalha
Carrega nas costas
Uma toalha
Depois uma folha
E uma meia de malha.

Mas o que é
Que uma formiga
Vai fazer com
Uma toalha e uma meia
Esquentar a amiga
Que de tanto frio
Está ficando feia.

A formiga trabalha
Constrói sua casinha
Sem dinheiro emprestado
Leva sua vidinha
Num buraco apertado.

Formiga, formiguinha
Trabalha noite e dia
Carregando nas costas
O que lhe dá alegria
Caroço de feijão
Pedaço de pão
E até a amiguinha.
QUEM canta...
"Ontem você me queria, hoje já não me quer mais / Ontem você me amava, hoje já não lembra mais...". ("Ontem, Hoje, Amanhã" – Composição: Fernando Mendes. Canta: F.M.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário