domingo, 30 de abril de 2017

DC - Coluna de Notícias 767. (Anexo slide: Meu universo mágico).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 767 (geral) e 19ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, domingo, 30 de abril de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 18ª/52, dias: 120º/365 e faltam 245 para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Cabresto e rabichola / Tripa de porco e picado / Canjica e milho assado / Um disco na radiola / Cantoria de viola / Poeta com seu versejo / Matuta com seu molejo / Com a cantiga do Vem-Vem/ Tudo isso seu que tem, na casa do sertanejo" (Gélson Pessoa). Poema 1/4: Tudo isso sei que tem, na casa do sertanejo – Mote: Poeta Mandacaru Verde, em 16/04/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Vivemos um lindo e movimentado dia de GREVE GERAL – 28 DE ABRIL/2017. Dois grandes atos num só dia é para ficar na história dos países Brasil e o chamado País de Mossoró, foram às ruas entidades da classe trabalhadora, religiosas, sociais, partidos políticos, políticos, trabalhadores/as, aposentados/as, jovens, estudantes e pessoas isoladas sem qualquer entidade ali representativas. Envolveram-se aquelas e aquelas que entendem que seu futuro de vida digna está em jogo e ameaçada de extinção. Só não estavam os PANELEIROS e FALSOS REPRESENTANTES DO POVO que, estão no congresso em grande maioria para trair os interesses da nação e se venderem descaradamente à luz dos holofotes e dos olhos de quem os elegeram. Boa leitura nobre leitor/a!

FÉRIAS, HORAS EXTRAS E DANO MORAL, PRINCIPAIS CAUSAS DA JUDICIALIZAÇÃO. Intervalo intrajornada, férias, horas extras e pedidos de indenização por dano moral. Essas são as principais causas de judicialização das relações de trabalho, segundo advogados de empresas consultados pela Conjur.
Maria Aparecida Pellegrina, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e sócia do Pellegrina & Monteiro Advogados, afirma que as horas-extras são o principal ponto de judicialização das relações de trabalho. Segundo ela, em 38 anos na magistratura trabalhista, foi o pedido que mais viu nas ações que julgou. "Isso daí é o arroz e feijão do Direito do Trabalho", diz.
Ela explica que esse pedido recorrente é resultado da computação incorreta desse período extra nos cartões de ponto. O empregador, detalha a advogada, a princípio, deixava isso a cargo do trabalho que, muitas vezes por falta de informação, preenchia o documento de maneira errada. "Manualmente, elas não ficavam corretas", afirma. FONTE: www.conjur.com.br/.

NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOM JAIME VIEIRA ROCHA. A CUT/RN se solidariza ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que tem sofrido duros ataques e agressões por sua posição pública contra as Reformas propostas pelo atual governo e, somando-se à luta dos/as trabalhadores/as, apoio à Greve Geral do próximo dia 28.
O arcebispo está praticando a orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que deve ser também seguida pelos verdadeiros cristãos católicos.
Dom Jaime é mais uma vítima da intolerância que tem praticado os/as que apoiaram o golpe e não aceitam a força das manifestações populares, do grito das ruas contra toda e qualquer forma de opressão e retirada de direitos.
A Igreja Católica, como outros grupos religiosos e entidades da sociedade civil, tem cumprido seu papel social ao se posicionar contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, assim como ao entrar na luta pela transposição do Rio São Francisco.
Estamos solidários a Dom Jaime e a todos/as aqueles/as que se preocupam e se posicionam ao lado dos setores mais sofridos e explorados da sociedade. Por nenhum direito a menos, sigamos, juntos/as, na luta contra a intolerância e em defesa da vida.
26 de abril de 2017
Eliane Bandeira e Silva,
Presidente da CUT/RN.

SINAI CONVOCA FILIADOS PARA PRESTRAR CONTAS. O Coordenador Geral do SINAI no uso de suas atribuições estatutárias, de acordo com o artigo 22º, parágrafo primeiro, convoca todos os filiados para uma Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 11 de maio de 2017 (quinta-feira) às 14h30min, em primeira convocação com 50% (cinquenta por cento) mais 1 (um) dos sócios e às 15h, em segunda convocação, com pelo menos 10 (dez) sócios presentes, na Sede do SINAI/RN, na Rua Leonardo Drumond, 1661 – Lagoa Nova, nesta Capital, com a finalidade de DISCUTIR E APROVAR O BALANÇO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO DE 2016. Natal/RN, 28 de março de 2017. Santino Arruda Silva / Coordenador Geral do SINAI

JORGE DE CASTRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O grande Companheiro Jorge, que nos acompanha desde 2009, foi "escalado" para estrear na série para quantificar os sindicatos patronais no RN. Eu acrescento que são 17 mil na país entre classistas e patronais.
Tem uns desinformados que ficam falando aqui no Facebook a quantidade de sindicatos no Brasil. Esquecem eles que existem os sindicatos patronais. A FIERN – Federação da Indústria do RN por exemplo, é composta por 30 sindicatos e a FOCOMERCIO – Federação do Comércio do RN por 14. Não consegui ver quantos compõem a FAERN – Federação da Agricultura do RN. Essa é só para informar. Já imaginaram quantos sindicatos compõem FIESP ou A FIRJAN? FONTE: Jorge de Castro via facebook, esqueci a data, há poucos dias!

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (546)Do povo, esses desgraçados que estão no Congresso Nacional só querem o voto. As delações dos ex-diretores da Odebrecht, sobretudo a do ex-presidente, Marcelo Odebrecht, revelaram o que todo mundo já sabia: O combustível que move o Congresso Nacional é a propina. Deputados e senadores têm suas consciências compradas cotidianamente. Quando vemos deputados e senadores contra o povo, como é o caso presente das reformas Trabalhista e Previdenciária, é fácil deduzir que há alguém poderoso e rico por trás comprando-os. A mesma regra fétida e nauseante se estende aos legislativos estaduais e municipais. Nossos representantes sempre estarão a postos para representar o interesse do rico e poderoso que lhe der propina, jamais para representar os interesses de quem os elegeu. A realidade é essa, indubitavelmente. As regras da boa ética exigem que jamais devemos generalizar. Então, para não dizer que não segui a regra, digo-lhes: há exceções. Erasmo Firmino - Blogueiro, via facebook, em 20/04/2017.

FIQUE SABENDO... "Mais um exemplo gritante de antijornalismo na televisão. - Por *Mário Augusto Jacobskind. FONTE: www.brasildefato.com.br, 18/04/2017.
Na segunda-feira (17), telespectadores que sintonizaram o programa Roda Viva, na TV Cultura, assistiram entrevista com o deputado Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, que iludia os incautos para "explicar" a reforma trabalhista da qual é relator. O que se pode esperar de um tucano, provavelmente eleito       com o apoio do poder econômico?
Foi uma demonstração inequívoca de que mais uma entrevista obedeceu ao gênero convescote em que os entrevistadores de um modo geral levantam a bola para o entrevistado reforçar seus posicionamentos.
Um dos entrevistadores, o juiz do trabalho de São Paulo, Luis Sotto Maior ainda tentou fazer colocações questionadoras, mas foi visivelmente brecado pelo condutor do Roda Viva, Augusto Nunes. Esse jornalista nem sequer tentou disfarçar e toda vez que Sotto Maior desenvolvia seu raciocínio era brecado.
Teve vezes inclusive que até um dos entrevistadores escalado, Gaudêncio Torquato, por sinal muito ligado ao presidente ilegítimo, Michel Temer, era chamado para encurralar Sotto Maior. Gaudêncio também toda vez que fazia perguntas colocava posições em defesa dos patrões contra os trabalhadores. Não disfarçava sua posição contra o Estado.
Esses comentários são importantes de assinalar para entender melhor o que acontece na televisão brasileira, de um modo geral para que a opinião pública, apoie integralmente o retrocesso que os aliados de Temer estão promovendo no Brasil. E toda vez que se questiona esse esquema midiático, vozes conservadoras se levantam para acusar os questionadores de promoverem ações atentatórias à liberdade de imprensa. Algumas vezes chegam a convocar a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) para reforçar o posicionamento pretensamente defensor da liberdade de imprensa, mas na realidade defensor da liberdade de empresa.
O que está acontecendo neste momento no Brasil é um retrocesso a olhos vistos e já se reflete nos índices das pesquisas sobre a aceitação de Temer. As últimas medições indicam que aceitação de Temer é de 5%. A continuar dessa forma, em breve o usurpador terá até índices mais inferiores.
Não é à toa que Temer está a conceder entrevistas consecutivas para vários canais de televisão. Mas por mais que apresente as suas versões, a própria presença de Temer não compõe com o que está falando. Em outras palavras, Temer não convence e a sua figura tentando ser didático até ajuda a deixar claro que mente de forma muitas vezes descarada.
Embora afirme que não está preocupado com o meliante Eduardo Cunha, toda a vez que surge esse nome na pauta fica visível o constrangimento do presidente não eleito. Chegou a tal ponto que o próprio Temer deixou claro que ao aceitar a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o então presidente da Câmara dos Deputados o fez por vingança, depois que três parlamentares do PT decidiram votar contra Cunha, o que resultou, após um longo e tenebroso inverno, na cassação do seu mandato e posteriormente em sua condenação de 15 anos e quatro meses ao ser julgado por parte dos delitos cometidos.
O que o golpista Temer falou em uma de suas entrevistas está a servir ao defensor de Dilma Rousseff, o advogado Luis Eduardo Cardoso, a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o impeachment.
No mais, a cada dia que passa fica mais claro que o Poder Legislativo representa não a vontade dos eleitores, mas sim a dos empresários financiadores de campanhas eleitorais. Isso para não falar que os financiadores não pregam prego sem estopa, ou seja, não bancaram campanhas sem mais nem menos, mas em troca de favores, devidamente compensados.
Por estas e muitas outras que haverão de surgir é que se pode afirmar, sem sombra de dúvida, que o atual Congresso não tem condições morais para votar reformas como as da previdência ou a trabalhista relatada por Rogério Marinho, que pode não ser da mesma família global, mas age em conformidade com o que defende as Organizações Globo.
* Mário Augusto Jakobskind é jornalista, integra o Conselho Editorial do Brasil de Fato no Rio de Janeiro, escritor e autor, entre outros livros, de Parla - As entrevistas que ainda não foram feitas; Cuba, apesar do Bloqueio; Líbia - Barrados na Fronteira e Iugoslávia - Laboratório de uma nova ordem mundial.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 1.039 (mil e trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/05/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PI: A Prefeitura de Demerval Lobão/PI, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 39 (trinta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 05/05/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 1.724,10. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
Em 20 de abril de 1870 nascia Duque Estrada (Joaquim Osório Duque-Estrada), compositor da letra do Hino Nacional Brasileiro, em Pati do Alferes-RJ.

**********PANO RÁPIDO**********
= SOBRE SUICÍDIO. Convencionou-se, na imprensa local, não divulgar suicídios. Temem o chamado "efeito Werther", ou seja, que outras pessoas se inspirem e façam o mesmo. São mais rígidos do que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual orienta os meios de comunicação a não dar detalhes do evento, apenas divulgá-lo objetivamente, sem dizer motivos e forma do suicídio. A OMS não proíbe a divulgação do fato, mas sim o aprofundamento. FONTE: Erasmo Firmino, via facebook, em 25/04/2017.
= HÁ 87 ANOS! Início das Telecomunicações na cidade de Mossoró, em 30/04/1930.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 22: Leonides Barbosa – Profª. Rony Dias – Técnico em Informática (23); Raimunda Soares – Sindicalista (24); Daniel Dantas – Natal, Leomar Freire – FUNDAC e Lobato Assunção – UERN (25); Dayany Ribeiro – Natal e Eliane Garcia – SINAI (26); Zilta Nunes – FUNDAC (27). E dia 29: Deuzimar Dantas – UERN e Euzamar Mesquita - FJA.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA – IN MEMORIAN: "Ok meu amigo, muito obrigado pela atenção. Um forte abraço, Milton Marques Medeiros (em 26/10/2016)" e "Obrigado meu amigo. Milton Marques Medeiros (em 01/02/2017)".ESSE ESPAÇO HOJE REPUBLICA SUAS ÚLTIMAS CITAÇÕES DO HOMEM MILTON MARQUES DE MEDEIROS PARA ESTE EDITOR. ELE FOI MUITO ATENCIOSO PARA COM TODAS AS PESSOAS E NÃO FOI DIFERENTE PARA COMIGO E DEMAIS LEITORES DESSE BLOG. SÃO NOSSAS HOMENAGENS INESQUECÍVEIS DESTE QUE FOI ÍCONE DA GEOGRAFIA DE MOSSORÓ. MUITO OBRIGADO, OBRIGADO E OBRIGADO... . DESCANSE EM PAZ, HERMES OLIVEIRA.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA 2: "Caro amigo Hermes, boa noite: O artigo não é de minha autoria. Forte abraço do amigo que muito lhe estima! Romero".Obrigado amigo e mestre Romero Cardoso pela gentil observação e apreço ao editor e nosso trabalho. O Professor Romero se refere ao artigo que publicamos com o título "A precarização do trabalho na universidade e seus reflexos na saúde do docente saúde e condições de trabalho docente". Na edição 765 no Quadro Fique Sabendo. Valeu amigo e votos de saúde e paz!
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos. Permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena. Era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stela Maris. Todos os seus três filhos (Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi) também são cantores, assim como sua neta Alice Caymmi. Descendente de de italianos pelo lado paterno, as gerações da Bahia começaram com o seu bisavô, que chegou ao Brasil para trabalhar no reparo do Elevadir Lacerda. Ainda criança, iniciou sua atividade como músico, ouvindo parentes ao piano. Seu pai era funcionário público e músico amador, tocava, além de piano, violão e bandolim. A mãe, dona de casa, mestiça de portugueses e africanos, cantava apenas no lar. Ouvindo o fonógrafo e depois a vitrola, cresceu sua vontade de compor. Cantava, ainda menino, em um coro de igreja, como baixo-cantante. Com treze anos, interrompe os estudos e começa a trabalhar em uma redação de jornal O Imparcial, como auxiliar. Com o fechamento do jornal, em 1929, torna-se vendedor de bebidas. Em 1930 escreveu sua primeira música: "No Sertão", e aos vinte anos estreou como cantor e violonista em programas da Rádio Clube da Bahia. Já em 1935, passou a apresentar o musical Caymmi e Suas Canções Praieiras. Com 22 anos, venceu, como compositor, o concurso de músicas de carnaval com o samba A Bahia também dá. Gilberto Martins, um diretor da Rádio Clube da Bahia, o incentiva a seguir uma carreira no sul do país. Em abril de 1938, aos 23 anos, Dorival, viaja de ita (navio que cruza o norte até o sul do Brasil) para cidade do Rio de Janeiro, para conseguir um emprego como jornalista e realizar o curso preparatório de Direito. Com a ajuda de parentes e amigos, fez alguns pequenos trabalhos na imprensa, exercendo a profissão em O Jornal, do grupo Diários Associados, ainda assim, continuava a compor e a cantar. Conheceu, nessa época, Carlos Lacerda e Samuel Wainer. Foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi, e, em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato. Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa Dragão da Rua Larga. Neste programa, interpretou O que é que a Baiana Tem?, composta em 1938. Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra, de 1938. Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras. Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem: "Oração de Mãe Menininha", gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia. Em 1986, a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira apresentou o enredo "Caymmi mostra ao Mundo o que a Bahia e a Mangueira tem". Nesse desfile, com um belo samba a Estação Primeira de Mangueira conquistou o principal título do Carnaval Carioca. Reportamonos sobre DORIVAL CAYMMI (in memorian), nasceu em 30/04/1914 – Bahia Salvador e faleceu no Rio de Janeiro/RJ em 16/08/2008 com 94 anos de idade. Gênero musical: Samba, Bossa Nova, vocal e violão. Dotes artísticos: poeta, pintor e ator. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Caymmi.
- Dia: hoje é Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Educador Sanitarista, Dia do Emigrante, Dia do Kung Fu, Dia do Sacerdote e Dia Nacional da Empregada Doméstica. Amanhã (28) será Dia Mundial da Educação, Dia da Sogra e Dia do Cartão Postal.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos africanos do sul, aos educadores sanitaristas, emigrantes, kungs fu, sacerdotes, empregadas domésticas, educadores do mundo inteiro e às sogras.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Mateus (Poesia de Rosângela Trajano).

Mateus era contente
Menino levado
Todo sorridente
Crescia apressado.

Mateus gostava
De historinhas
E de brincar
Com a garotada
De cadeirinha.

Mateus adoeceu
Foi de repente
Saiu de casa
Foi para o hospital
Todos perguntaram
Qual era seu mal?

Um dia Mateus
Percebeu uma coisa
Tornou-se anjo
Nos disse adeus.

Ficamos com saudade
Lembramos de Mateus
Mas aceitamos a verdade
Porque ele está perto de Deus.
QUEM canta...
"Morena Marina Morena, você se pintou / Marina você faça tudo, mas faça o favor / Não pinte este rosto que eu gosto / Que eu gosto e que é só meu / Marina você já é bonita com que Deus lhe deu ...". ("Marina" – Composição: Dorival Caymmi. Canta: D.C.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário