quinta-feira, 30 de março de 2017

DC - Coluna de Notícias 762. (Anexo slide: O prego e a tábua).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 762 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, quinta-feira, 30 de março de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 13ª/52, dias: 89º/365 e faltam 276 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Dona Raimunda e Do Céu estavam assistindo o jogo de futebol masculino, final da Olimpíada Rio 2016, Brasil x Alemanha, pela conquista da medalha de ouro. Fim do tempo regulamentar 1 x 1. Houve prorrogação, Do Céu com os nervos à flor da pele se despediu de Dona Raimunda e falou: -Comadre não tenho nervos para aguentar tanto sofrimento, vou pra casa. Saiu. No caminho encontra-se com Manoel Laranjeiras que perguntou: -Assistiu o jogo Do Céu? - Estava empate. Houve prorrogação e continuou empate. Eu saí na hora em que eles iam decidir o jogo no PÊNIS. Manoel Laranjeira fez uma cara de assustado, mas entendeu que seria nos Pênaltis". Da série Conversa de Cancela IX, em 21/08/2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Pra que ou quem serve a montanha de dinheiro arrecadado com a indústria das multas? Seja pelo tesouro nacional, estadual ou municipal! As BRs mal conservadas ou sem nenhuma conservação, exceto aquelas privatizadas e reforçadas financeiramente pelos pedágios pagos dupla ou triplamente para circular com seus veículos. Em nosso estado as RNs sem sinalização horizontal e aos buracos, zero de melhorias com alargamento das vias, pelo menos de maior fluxo ente as cidades interioranas. Isto há décadas! Aqui no país de Mossoró o que me chama atenção é a falta de manutenção dos semáforos onde, em dez cruzamentos que o cidadão passa nove têm lâmpadas queimadas e um sem funcionar! Se, pra se trocar uma lâmpada demora dias, para concerta um com defeito levas semanas e semanas! É por falta de dinheiro? Não acredito, pois, qual o/a motorista que não paga ao menos de uma multa por ano que venha pagar a minha que chegou antes dos famosos cem dias administrativos municipal. Falta prioridade, competência ou grana? Boa leitura nobre leitor/a!

CAIXA PODE FECHAR 120 AGÊNCIAS EM TODO O PAÍS.Rio - A Caixa Econômica Federal anunciou ontem que cerca de 100 a 120 unidades deficitárias vão passar por reformulação. Entre as medidas que podem ser adotas pelo banco estão fechamento das agências, fusão, diminuição de estrutura ou remanejamento para outro local ainda este ano.
O presidente da instituição, Gilberto Occhi, informou ontem que a intervenção nas agências vai acontecer tão logo seja finalizado o Processo de Demissão Voluntária (PDV). Occhi calcula que cerca de 5 mil funcionários vão aderir e que a economia estimada é de R$ 975 milhões. Informou que a Caixa está recorrendo à Justiça sobre a convocação de dois mil aprovados em concursos públicos.
O presidente da Caixa afirmou ainda que o banco quer buscar eficiência para alcançar melhoria na rentabilidade, ressaltando que as receitas do banco deixaram de ser representadas por habitação. O banco teve queda de 43% no lucro líquido entre 2015 e 2016. A medida ocorrerá após finalização do PDV. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

INSTALADO O FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DA PREVIDENCIA E DA CIDADANIA – A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Mossoró recebeu os representantes de várias entidades que se uniram pela criação do Fórum Permanente em Defesa da Previdência e da Cidadania.
Participaram da reunião os representantes da Diocese de Mossoró, OAB Mossoró, Direção Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN), Direção Regional do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta (SINAI-RN), Associação dos Ministros Evangélicos (AMÉM) e representantes de mandatos políticos legislativos local e estadual (mandatos da vereadora Isolda Dantas e do Deputado Mineiro).
A reunião definiu os próximos passos do Fórum que pretende mobilizar toda a sociedade para que participe e tome conhecimento dos pontos negativos da atual proposta de Reforma da Previdência. As entidades presentes à reunião definiram um calendário de ações em conjunto que mobilizará a sociedade em diferentes momentos para esse tema.
Confira o calendário de ações dentro do Fórum:
03/04: Palestra para os representantes integrantes das entidades que compõem o Fórum, no auditório da OAB Mossoró, das 14h00 às 17h00;
04/04: Reunião interna de organização do Fórum, na sede da OAB Mossoró, às 09h00;
07/04: Palestra com o ex-ministro da Previdência no Teatro Municipal (local e hora a ser confirmados);
09/04: Padres e pastores falam do tema e se posicionam em suas reflexões de domingo e convocam para a participação do Fórum;
20/04: Realização do Fórum Permanente em Defesa da Previdência e da Cidadania no auditório da OAB Mossoró, das 8h00 às 11h00. Para mais informações acompanhe o site da OAB Mossoró - http://www.oabmossoro.org.br/site/. Por Izaíra Thalita Lima - Assessora de Imprensa da OAB /Subsecção de Mossoró.

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOO Companheiro Cláudio sempre nos fornecendo notícias com as movimentações da ADUERN que, a categoria está em plena campanha salarial cuja defasagem supera os cem pontos percentuais:
Convidamos todos os professores e professoras a participar, na próxima sexta-feira (31) de Assembleia unificada organizada pelos sindicatos ligados à educação no RN. A atividade irá começar às 8h no Hotel Villaoeste, em Mossoró, e discutirá termas como: contra-reforma da previdência e educação, terceirização e escola sem mordaça.
Às 16h será realizado um debate na Câmara de Vereadores de Mossoró (CMM) sobre a contra-reforma da previdência, que contará com a participação da Professora Drª. Rivânia Moura representando a ADUERN – Associação dos Docentes do Universidade do Estado do RN.
Informamos que o dia 31 é uma data de MOBILIZAÇÃO das categorias e NÃO DE PARALISAÇÃO unificada. Contamos com a presença de todos e todas. Por Cláudio Palheta Jr. Contatos: (84) 9.9614-7935 ou (84) 9.8870-3982 (preferencial).

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (542)Já que somos todos iguais perante a lei..., eu sou a favor de que todos os políticos sejam aposentados pelo INSS nas mesmas condições do cidadão comum! Francisco Martins, via facebook, em 29/03/2017.

FIQUE SABENDO... "Servidores estaduais e municipais que tem regime próprio, estão fora da reforma da previdência! Isso é bom??. Por Drª. Rute Marta Ferreira, texto sugerido por Goretti Ribeiro – FUNDAC/RN, em 28/03/2017. FONTE: www.portaldafamilia.org.br, em 13/12/2016.
Para constar, não levanto nenhuma bandeira política ou partidária, apenas busco passar informações relativas ao direito previdenciário.
Servidores Estaduais e Municipais que tem regime próprio, estão fora da reforma da previdência! Isso é bom??
Era para ser..., mas como ficará os direitos constitucionais desses servidores, uma vez que, não foi apresentado o texto da mudança?
Seria um presente de grego?
Hoje a Constituição Federal em seu art. 40 concede uma série de direitos a todos os servidores públicos, seja federal, estadual ou municipal, e é usada como uma referência, um norte para garantir que os Estatutos (normas estipuladas pelos Estados e Municípios para regular a previdência de seus servidores), estejam em consonância com as garantias e direitos constitucionais.
Se pensarmos nessa possibilidade dada pelo Presidente, de que a reforma (PEC 287) não abrangerá a previdência dos servidores estaduais e municipais, mas tão somente ao servidor federal e contribuintes da iniciativa privada (contribuintes do INSS), EM TESE, a Constituição Federal deixaria de regular os direitos dos servidores estaduais e municipais, deixando seus direitos previdenciários totalmente nas mãos dos Estados e Municípios.
Colocando na prática, aquele direito constitucional que hoje buscamos judicialmente, quando há desrespeito pelo Estado ou Município no direito do servidor, não terá mais respaldo constitucional, via de consequência não terá como pleitear judicialmente.
Em um primeiro momento, temos a sensação de alívio, mas o fato é que, se houver a exclusão dos direitos previdenciários dos Estados e Municípios da reforma, como ficará o art. 40 da CF/88 que protege a todos os servidores? Ele será mantido?
O ex ministro da previdência Carlos Eduardo Garbas, assim se manifestou: "(...) ao alterar o artigo 40 [da Constituição] você obriga que depois estados e municípios, se não o fizerem agora, amanhã façam a mesma reforma que ele quer aprovar no âmbito federal, porque não pode ter categoria igual no âmbito federal, estadual ou municipal com regras diferentes."
É uma aberração jurídica e muito dificilmente trará benefícios aos servidores...
Só para lembrar quando o Presidente anunciou que retiraria os servidores estaduais e municipais da reforma, ele não apresentou o texto para a Câmara dos Deputados. Vamos ficar alertas e olhar o que há atrás da realidade aparente.
Para constar, não levanto nenhuma bandeira política ou partidária, apenas busco passar informações relativas ao direito previdenciário, haja vista que as mudanças terão um reflexo direto no "bolso" dos novos aposentados. Vamos juntos trilhar o caminho do conhecimento!
Atenciosamente, Dra. Rute Marta Ferreira.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O CREFITO (1ª Região) – O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 06 (seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 08/04/2017. Escolaridade exigida: TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.438,35. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE: A Prefeitura de Fortaleza/CE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 124 (cento e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03/04/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO. Salários: até R$ 3.548,21. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
Na edição nº 715/2016 (de 26/03), tratamos do seguinte tema: Movimentos populares vão à Brasília em defesa da democracia; Servidores tem pauta unificada; Saulo Vale, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (497) por Walter Silva; Fique sabendo... "Resolução de conjuntura aprovada no 1º Congresso Intersindical: Vai ter luta! Nenhuma retirada de direitos ou retrocessos".
Em 29/03/2011: Morre em São Paulo José Alencar (79 anos), que lutava contra o Câncer há 13 anos. Ex-vice-presidente 2003/2006.

**********PANO RÁPIDO**********
= E A RIO BRANCO, PERGUNTAM-ME SEMPRE, MAS... . Desde 04 de março que não postava mais nada sobre a av. Rio Branco, simplesmente por não haver nada novo, nem houve avanço processual, tampouco, a Procuradoria do município fez nada, apesar de ter sido uma promessa de campanha de Rosalba, no Ministério Público, apesar de minhas sucessivas cobranças, nenhuma medida efetiva foi adotada, nenhuma entidade de classe nos apoia, somente o Jornal de Fato e um ou outro cidadão ousa comentar sobre o assunto, por isso, minha resposta aos cidadãos comuns é que continuo lutando, defendendo o interesse de meus clientes, aos demais, eu simplesmente vos digo, ninguém nos apoia publicamente, vez ou outra um dirigente de entidade tentar me abordar, mas me esquivo por não merecer qualquer esclarecimento em razão da omissão da classe a que pertence. Não conheço a exceção ainda! Por Evânio Araújo – Advogado, via facebook, em 28/03/2017.
= HÁ 69 ANOS! Posse do 3º Prefeito Constitucional de Mossoró – Jerônimo Dix-sept Rosado Maia (in memorian), em 31/03/1948. Fonte: www.omossoroense.com.br, por Geraldo Maia.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 21: Antônio Cordeiro – UERN e Lourdes Freitas – FUNDAC; Zélia Pedrosa – CEBI e Sadraque Manoel – DATANORTE (26); Abi-Ackell Migidal Eder Bezerra Silva da Fé, Gilvan Leite, - Comerciário e Sueldo Antônio – Comunitário (27); Fátima Vieira – HRTM (28); Davi Calisto Neto - Poeta e Verônica Carlos – UERN (29); Cícero Pascoal -UERN, Jorge de Castro – CEF, Manoel Dantas – Prof., Manoel Soares de Freitas Júnior -  DATANORTE e Sayonara Amorim – Jornalista (31). E dia 1º/04: Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – SP, Giany Pedrosa - Professora, Aécio Cândido – Professor, Fco. Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista e Sérgio Chaves – Colunista Social.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Quero agradecer ao Paulo Giovanni de Siqueira Brandão pelo exposto e devido esclarecimento. Luiz Carlos Dambroski". - Grande irmão L.D., que saudades destas terras olidenses e de suas companhias. O Mossoró Cidade Junina tá bem pertim, vem ficar cagente! Pro mode tomar umas goipada ceuveja!
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É uma cantora e empresária canadense. Nascida numa família de Charelmagne, Quebec, surgiu como uma estrela adolescente no mundo francófono na década de 1980, depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou o álbum em inglês Unison, estabelecendo-se como uma das maiores artistas da história da música mundial e outras áreas de língua inglesa no mundo. Nossa homenageada ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980. Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 1980, ela assinou com a  CBS Records em 1986. Durante a década de 1990, assinou com a Eric Records e lançou vários álbuns em língua inglesa. Além disso, deu sequência aos álbuns franceses, tornando-se uma das cantoras mais bem sucedidas da história da música popular. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, ela anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com seu marido, que tinha sido diagnosticado com câncer. Ela voltou em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido ao enorme sucesso) para se apresentar todas as noites em seu próprio Coliseu no Ceasars Palace, em Paradise, Nevada. A sua música foi influenciada por gêneros que vão do rock e R&B ao gospel e música clássica. Suas gravações são principalmente em francês e inglês, embora ela também cante em espanhol, italiano, alemão, latim, japonês e mandarim. Embora seus lançamentos dividam a opinião dos críticos, ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Ganhou 2 prêmios Oscar com "Beauty and a Beast" e "My Heart Will Go On", recentemente recebeu o Icon Awards cinco Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano por Falling Into You e Gravação do Ano por "My Heart Will Go On". Ela é a segunda artista feminina que mais vendeu nos Estados Unidos durante a era Nielsen SoundScan, com seus álbuns Falling Into You e Let's Talk About Love; ambos receberam a certificação diamante. Além disso, seu álbum de 1995, D'eux, é álbum francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 200 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards, tornando-se uma das artistas femininas que mais vendeu de todos os tempos. Ela continua sendo a artista canadense que mais vendeu na história e uma das artistas recordistas de vendas de discos, já vendeu entre 100 e 200 milhões de álbuns em todo o mundo. Já recebeu mais de 1.100 prêmios se tornando a artista viva mais premiada da história da música mundial. A canção My heart will go on é a canção mais interpretada, e mais premiada de todos os tempos. Reportamo-nos sobre CÉLINE MARIE CLAUDETTE DION, 49 anos, mais conhecida como "CÉLINE DION", nasceu em 30/03/1968 – Charlemagne, Quebec - Canadá. Sua discografia consta 143 discos gravados entre 1981 e 2016: 16 Álbuns em francês (1981/2016), 11 Álbuns em inglês (1990/2013), 07 coletâneas em francês (1983/2005), 04 coletâneas em inglês (1999/2011), 13 ábuns ao vivo (1985/2014) e 92 outros (1981/2016). Dotes musical: vocal, piano, meio-soprano e compositora. Gênero: Pop Soft Rock, R&B, Chanson e Power Ballad. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Céline_Dion.
- Dia: hoje é Dia do Futebol Socciet e Dia Mundial da Juventude. Amanhã (31) será Dia da Integração Nacional (É o conjunto de política de desenvolvimento sustentável das economias regionais do país), Dia da Doutrina Espírita, Dia da Nutrição e Dia da Saúde.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos atletas de futebol socciet (salão), a juventude, aos espíritas e agentes de nutrição e saúde.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Palhaço Faísca (Poesia de Rosângela Trajano).

Faísca foi um palhaço
Muito engraçado
O melhor de todos
Nos circos de lona improvisados.

Era um verdadeiro artista
Um palhaço popular
Que nos deixou o pastoril
Sua roupa e sua história.

Metia pó e tinta na cara
Sua maior vitória
Era ver o povo sorrir
Missão que soube cumprir.
QUEM canta...
"Todas as noites, nos meus sonhos / Eu vejo você, eu sinto você / É assim que eu sei que você continua...". ("My Heart Will Gon On" – Composição: James Horner & Will Jennings. Canta: Céline Dion.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário