sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 752. (Anexo slide: A pedra).

  DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 752 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sexta-feira, 27 de e janeiro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 4ª/52, dias: 27º/365 e faltam 338 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Silvinha foi a mulher / Cujo busto honraria / A praça de Macaíba / E ninguém desmentiria / pois na terra do Brasil / Outra igual não havia!" (1/6). A Avó de sai de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Passada as temporadas natalina, fim/início de ano e agora terminada, praticamente, as férias gerais; fevereiro já aponta com muita luta no mundo sindical com agenda lotada. No dia 03 próximo, estaremos em Natal para a primeira reunião do ano ocasião em que estarão reunidas as principais instâncias do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, compostas de dirigentes da capital e do interior. A pauta principal e mais importante é a Campanha Salarial de 2017, uma extensa agenda de assembleias será cumprida ao longo de fevereiro iniciando pelo interior do estado: Seridó (07), Alto Oeste (08) e Mossoró (09). Sabemos que essa guerra é velha e duradoura, mas, as batalhas são novas e estamos preparados para esse novo embate. Boa leitura nobre leitor/a!

HONORÁRIOS: ADVOGADO PODE RETER DINHEIRO GANHO POR CLIENTE. Para garantir seus honorários, o advogado pode reter valores ganhos na Justiça por seu cliente — desde que não haja decisão judicial obrigando-o a repassar o dinheiro. O entendimento é da 1ª Turma de Ética Profissional da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.
Na ementa sobre o tema, o colegiado reforça que os advogados devem sempre tentar chegar a um acordo com o cliente, "eventualmente fazendo as concessões que entenda cabíveis e orientando sobre as consequências do desentendimento", antes de buscar a Justiça.De acordo com a 1ª Turma, muitas pessoas se recusam a pagar seus representantes.
Depois de esgotadas as tentativas de acordo, afirma a decisão, "cabe ao advogado promover a competente ação de arbitramento de seus honorários, para saber se e como deverá devolver ao cliente os valores recebidos".
Anúncio permitido - O advogado pode anunciar em jornais, decidiu também a Turma, mas a propaganda deve ser "obedecer aos critérios de moderação, discrição e sobriedade da profissão e ter caráter meramente informativo, sem qualquer tipo de conotação mercantilista e sem configurar captação de clientela".

DIA DO ORADOR (27 de janeiro). Orador é aquele que apresenta e representa discursos para um determinado público. Oratória é a arte de falar em público. Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio.
Auditório, plateia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
O discurso oratório pressupõe o emissor, a mensagem e o receptor. O orador é o indutor, o emissor da mensagem. À sua frente os ouvintes. Para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório. É captar o ponto médio dos ouvintes e trabalhar em cima dele. Pois, se estiver muito acima da média não será entendido e, muito abaixo, tornar-se-á desinteressante. Para que o orador desperte a atenção consciente dos ouvintes, deve falar somente aquilo que interessa ao auditório. Consequentemente, criaremos um campo mental harmonioso entre nossa pessoa e aqueles que nos ouvem. O orador deve ter em mente a sintonia consigo próprio e com aqueles que irão ouvi-lo. A preparação do tema é primordial. Montar e seguir um roteiro, deixando brechas para a criatividade do momento, para atender às necessidades do ambiente.
Poucos nascem com o dom da oratória, mas, felizmente, por meio de domínio de técnicas adequadas, todos podem vir a se tornar excelentes oradores. Como está sua oratória? FONTE: http://www.amambainoticias.com.br/.

ADUERN PARTICIPA DE ATO EM NATAL. – No dia 01/02 (quarta-feira), às 10 horas, o Fórum dos Servidores do Estado irá promover um ato unificado em frente a Governadoria do Estado.
A ADUERN convoca todos os docentes interessados a se fazer presente no referido ato e confirmarem sua participação junto a secretaria da associação (via email ou telefone) até o dia 31/01 às 11 horas. A ADUERN oferecerá transporte, café da manhã e almoço. A concentração será às 05 horas na sede do sindicato e a saída às 5:30. Contatos do sindicato: (84) 3312-2324 ou (84) 9.8870-3983.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (533)Olá, amigos e amigas do facebook! Muitos(as) dos(as) hipócritas, fariseus e fascistas que estão desejando a morte de dona Maria Letícia, esposa do ex-presidente lula, internada com um AVC no Sírio Libanês em São Paulo/SP, ainda não alcançaram a maturidade espiritual, política e ideológica, para conviver e respeitar as pessoas independentemente de sua raça, classe social, religião, concepção político-partidária, orientação sexual, dentre outras. No campo religioso, essas pessoas merecem nossas orações, para que convertam à palavra de Deus. No campo político, merecem nosso respeito e nosso combate permanente, sem jamais abdicarmos de nossas convicções já cristalizadas e formatadas historicamente nas lutas sociais e populares deste nosso Brasil. Abraços fraternos a todos e à todas! Luiz Carlos Martins, em 27/01/2017.

FIQUE SABENDO... "25 de janeiro – Dia do Carteiro". FONTE: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/.
Correios comemora 354 anos e também o Dia do Carteiro.
Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
As outras pessoas que quisessem enviar correspondências, tinham de utilizar os serviços de mensageiros, viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos. Só a partir do ano de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. E em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.
Em quase 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas. Os "sedex" - serviços de encomenda expressa - podem entregar uma mercadoria em outro estado até no mesmo dia. Por outro lado, ainda há distritos onde não há atendimento domiciliar, cujos moradores resgatam suas cartas na paróquia local.
Mesmo em tempos de Internet e correio eletrônico, as caixinhas de correspondência não perderam sua função. Estão sempre abarrotadas de publicidades, periódicos e faturas, mas às vezes também nos trazem cartas de longe, de parentes ou conhecidos que ainda não usam correio eletrônico ou redes sociais. Precisamos dos carteiros até mesmo para receber encomendas de lojas virtuais.
Atualmente, 50 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição de aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente, mantendo o referencial humano desta atividade que se tornou uma das de maior credibilidade junto à sociedade brasileira.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
RN: A Prefeitura de Natal/RN realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 02/02//2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL SUPERIOR. Salários: até R$ 2.176,47. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A Prefeitura de Tenentes Ananias/RN realizaráCOCONCURSO PÚBLICO oferecendo 87 (oitenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/02/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.640,19. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 22: Ana Mônica – Profª., Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN, e Pe. Sátiro Dantas. Leda Morais – Natal (23); George Filadelfo – SEJUCC, Inalda Cabral Rocha – Professora (mãe de Lúcia Rocha) e Vilsemar Alves – Jornalista (25); Lucélia Balbino – FUNDAC e Prof. Zacarias Marinho – UERN (26); Ana Paula Lopes – ex/Fundac, Ângela Vidal – FUNDAC e Denys Tavares – Prof. (27). E dia 28: Socorro Rocha – Profª. UERN e Zuíla Alves – Emater/RN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Ok. Meu amigo. Muito grato. Um grande abraço, Milton Marques Medeiros.Prof. e amigo M.M., que Deus vos ilumine, sempre, sua pessoa e familiares!
= HÁ 164 ANOS! Instalação da primeira câmara municipal de Mossoró, sob a presidência de Pe. Antônio Pedro de Carvalho. A Primeira Câmara - Período: 24/01/1853 a 7/1/1857 - Instalada em cumprimento a Lei Provincial nº 246, de 15 de março de 1852, assim constituída: Padre Antônio de Carvalho – Presidente, João Batista de Souza de Souza – Vice presidente, Miguel Arcanjo Guilherme de Melo, Vicente Gomes da Silveira, Florêncio Medeiros Cortez, Francisco Bertoldo das Virgens e Luiz Carlos da Costa Júnior.
= E HÁ 244 ANOS! Primeiro batizado realizado na Capela de Santa Luzia, oficializado pelo Pe. José dos Santos Costa, 25/01/1773.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: A história do voto no Brasil começou 32 anos após Cabral ter desembarcado no País. Foi no dia 23 de janeiro de 1532 que os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal. A votação foi indireta: o povo elegeu seis representantes, que, em seguida, escolheu os oficiais do conselho. Era proibida a presença de autoridades do Reino nos locais de votação, para evitar que os eleitores fossem intimidados. As eleições eram orientadas por uma legislação de Portugal - o Livro das Ordenações, elaborado em 1603. FONTE: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/93439-CONHECA-A-HISTORIA-DO-VOTO-NO-BRASIL.html.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova. Nascido (1927) no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica do decafônica no Brasil. O trisavô paterno do compositor, José Martins da Cruz Jobim, era natural de Jobim Gondomar, Portugal. O sobrenome de Jobim alude a essa localidade. A bisavó do compositor, Maria Joaquina, era meia-irmã do barão de Cambaí, Antônio Martins da Cruz Jobim. Era descendente, também, do bandeirante Fernão Dias Pais. VIDA PESSOAL - No dia 15/10/1949, nosso homenageado casou-se com Thereza de Otero Hermanny (1930), com quem teve dois filhos, Paulo (1950) e Elizabeth (1957); Em 1976, conheceu a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, então com 19 anos, mesma idade de sua filha Elizabeth. Em 30/04/1986, eles se casaram e tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979-19980 e Maria Luiza (1987(. Declarou em entrevista à TV Globo, em 1987, que o Rio de Janeiro onde viveu sua infância era muito diferente do Rio que se encontrava na época da entrevista. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura. Depois da Continental, foi para a Odeon. Entretanto, não tinha tanto tempo para se dedicar à composição, que lhe interessava mais. É nessa época que compôs alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Tereza da Praia foi o primeiro sucesso. Depois disso, ocorreram outras parcerias, como com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus. No ano de 1953, as canções Faz uma Semana e Pensando em Você foram gravadas por Erani Filho. Ainda nos anos 50, com Vinícius de Moraes, produziu as canções para a peça Orfeu da Conceição e, posteriormente, para o filme Orfeu do Carnavalou Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus, ao lado de Luiz Bonfá e Antônio Maria. O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom (The Girl From Ipanema, How Insensitive, Dindi, Quiet Night of Quiet Stars) e composições americanas, como I Concentrate On You, de Cole Porter. No fim dos anos 1960, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento, entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacionalo da Canção (Rede Globo), com Sabiá, em parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy, Sabiá conquistou o júri, mas não todo o público, que em grande parte preferia que a vencedora fosse "Pra não Dizer que não Fale das Flores" (ou, como ficou mais conhecida popularmente, "Caminhando"), composta e interpretada por Geraldo Vandré, por seu conteúdo de confrontação à ditadura política por que passava o país. Assim, uma grande parte do público vaiou ostensivamente tanto a divulgação do resultado quanto toda a interpretação da vencedora, para constrangimento de seus compositores. Era doutor honoris causa pela Universidade Nova Lisboa / Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, por volta de 1991. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin. Em 25 de janeiro de 2011, dia em que Jobim completaria 84 anos, o Google alterou o logo da sua página inicial em sua homenagem. Grandes nomes da música internacional tocaram e cantaram as músicas de Tom Jobim, como Stan Getza, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Count Basie, Oscar Peterson, Sarah Vaughan, além de Frank Sinatra, a Voz do Século XX, simbolizando a consagração internacional de sua produção musical. Essa admiração fez com que ele fosse chamado por músicos do jazz de o George Gershwin do Brasil, uma grande honraria. Com a obra de Antônio Carlos Jobim, a música brasileira experimentou uma projeção internacional inédita, rigorosamente sem precedentes e definitiva. Até o movimento da Bossa Nova, a presença brasileira, ainda que marcada pela excelência, como nas obras de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo, era eventual; com Jobim, contudo, ela se tornou permanente, estrutural e influenciou a produção posterior. Uma vertente musical que nasceu do samba-canção se abriu ao diálogo com as tendências internacionais da música, marcou gerações e exibiu a riqueza que nasce da disposição ativa para conhecer a diversidade cultural dos povos, articulando o popular e o erudito, sem nenhum preconceito, reverenciando os clássicos, oferecendo uma nova leitura da música popular, superando estereótipos, expressando, assim, uma marca indelével de sua produção musical, constituída de obras de rara beleza com amplo reconhecimento internacional pela crítica especializada e o grande público. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM (in-memorian), mais conhecido como TOM JOBIM, (nascido a 25/01/1917, Rio de Janeiro/DF e faleceu em 08/12/1994 em Nova Yorque (Estados Unidos aos 67 anos). Sua discografia consta com 50 discos: 13 álbuns de estúdios (1944/1994), 25 com parcerias (1954/1985), 04 compilações (1978/2005), 06 álbuns ao vivo, 05 álbuns de tributo. Dotes musical: vocal, piano, violão e flauta transversal. Gênero: Bossa Nova, Samba, MPB, Jazz e Latin Jazz. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Carlos_Jobim.
- Dia: hoje é Dia do Orador. Amanhã (28) será Dia do Comércio Exterior e Dia do Portuário.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos oradores, profissionais do comércio exterior, e aos portuários.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Um menino assim (Poesia de Rosângela Trajano).

Era um menino assim
Assim de nãos
Como assim
Não, nãos
Apenas de nãos.

Por ser um menino assim
O não dizia logo de ser não
Não e não, pronto, ponto.

Era um menino assim
Assim de mãos
Como assim
Mãos, mãos
Duas mãos na cabeça!
QUEM canta...
"Olha que coisa mais linda / Mais cheia de graça / É ela menina / Que vem e  que passa / Num doce balanço / A caminho do mar...". ("Garota de Ipanema" – Composição: Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Canta: Tom Jobim).
... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário