quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 751. (Anexo slide: Aprender).

   DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 751 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 3ª/52, dias: 19º/365 e faltam 346 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Por mais virtual que pareça / A luz daquele orifício / Que existe no frontispício / Por onde passa a cabeça / No momento que apareça / O períneo se adelgaça / Vezes mesmo se estilhaça / Mas, a cabeça passando / E externamente rodando / O resto do corpo passa". De Doutor Maria Coelho - Conversa de Canela VI, em 04/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Mesmo numa férias branca, onde não trabalhamos na intensidade mas sempre em estado de alerta como PMs, principalmente em crise do sistema penitenciário que passa o país no momento e especialmente em nosso RN. Acompanhando as rebeliões, embora não seja esse o meu perfil de combater a violência e ao mesmo tempo dar plateia para esse terrível e real espetáculo fúnebre. Sei que tudo isso tem seus culpados e devem ser responsabilizados ao rigor da lei. Esses culpados são os poderes constitucionalizados nas esferas federal e estaduais, passando pelos judiciários que, estes, encaminham condenados pela sociedade cumprir suas penas em presídios sem a mínima estrutura de segurança e se agravando com as superlotações. Tem presídios com até 200% acima de sua capacidade. Tem um ditado popular sentenciando que "o mal se corta pela raiz", acredito, mas, a raiz nessa situação está na construção de mais escolas e campo de emprego para o cidadão instruído e qualificado. Boa leitura nobre leitor/a!

APOSENTADORIA DE BRASILEIROS EQUIVALE A 82,5% DO SALÁRIO. Ao se aposentar, o brasileiro consegue manter em média 82,5% do salário que recebia na ativa. Para um trabalhador de renda média, esse percentual é de 76,4%, segundo levantamento da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com 42 países.
No Chile, as aposentadorias asseguram 37,7% da renda da ativa. No México, apenas 28,4%. Nos EUA, 44,8%. Elevada para padrões internacionais, a chamada taxa de reposição do sistema brasileiro tende a ser reduzida se a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso passar.
A proposta dificulta o acesso à aposentadoria, exigindo idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição, além de mudar a fórmula de cálculo do benefício.
Entre brasileiros que se aposentam por idade, a mais comum pelas regras atuais, o benefício equivale a 96,3% dos rendimentos, segundo cálculos do economista Luís Eduardo Afonso, da Universidade de São Paulo (USP). A aposentadoria por idade é mais comum entre trabalhadores do setor informal, que em geral contribuem pouco com a Previdência e às vezes ganham menos do que o salário mínimo. Como esse é o piso para as aposentadorias, há casos em que o trabalhador passa a ganhar uma renda maior ao se aposentar. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

FÓRUM DE SERVIDORES RENDE ORÇAMENTO PARA 2017. A luta do Fórum Estadual dos Servidores, entidade formada por sindicatos do funcionalismo público estadual, rendeu a aprovação do orçamento do RN para 2017 um pouco mais próximo da realidade. A assembleia Legislativa se preparava para votar, no dia 15/12, o orçamento, do jeito que sempre foi votado: superestimadas, as receitas e as despesas. Desprezando os argumentos oficiais, de que sem a garantia de receitas compatíveis com os que se propunham a fazer, os poderes, inclusive o Legislativo, o Estado continuaria no caos.
Até 2015 o orçamento era feito a partir da estimativa do que seria gasto ao longo do ano posterior. O resultado era a frustração de receitas. Agora para 2017, o orçamento foi modificado e feito com base na arrecadação conseguida no mês de junho deste ano, mais a inflação calculada em 7%. O Fórum dos Servidores, compreendendo essa realidade já prevista e anunciada foi à luta, em defesa da aprovação de um orçamento que tivesse a marca do equilíbrio e, num fato inédito, somando-se inclusive aos militares do estado, haja visto todos estarem prejudicados.
A votação da Lei Orçamentária aconteceu no dia 21 de dezembro. Isso porque a sessão que votaria o orçamento aconteceria no dia 15 de dezembro, foi adiada após a pressão dos Sindicatos, que conseguiram uma reunião de urgência com a presidência da Assembleia Legislativa. Na Assembleia Legislativa, os Sindicatos obtiveram o recuo, não somente daquela Casa, mas também dos demais poderes, que acabaram votando o orçamento no formato encaminhado pelo Executivo, com o aval do Fórum dos Servidores, que buscava o equilíbrio nos serviços e a atualização quanto o pagamento dos salários. "Claro que nem tudo está resolvido quanto a essa questão, mas entendemos que ao menos no que diz respeito ao desequilíbrio entre os três poderes no quesito atualização de pagamento de salários, há grandes chances de acontecer em tempos mais próximos", declarou o coordenador geral do SINAI, Santino Arruda – Coordenador Geraldo SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos do RN). FONTE: sinairn.com.br.

UERN: IVANALDO GAUDÊNCIO É PRÉ CANDIDATO. Encontro o amigo e professor Ivanaldo Gaudêncio, numa "rápida fila bancária" e bom papo rolou sobre a UERN. Afirmou que registrará candidatura a vice-reitor e não descarta conversar com demais colegas reitoráveis. Desde que suas bandeiras administrativas estejam em sintonia com as suas. Tá falado companheiro!

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso amigo Chico Martins ou Mané Beradeiro é colaborador no espaço Causo Democrático desde 19/06/2010, estreou na edição de n. 343, daqui papouco fogos de artifícios celebram 7 anos de parceria. Ele traz novidades pessoais para esse ano e sapeca: "QUEM SEREI EU EM 2017?" Diga logo home!
Tomei a séria resolução de que em 2017 eu serei menos Leiturino, um pouco Mané Beradeiro, já preparando o público para que em 2018 eu aposente de vez esses personagens, por ocasião dos 10 anos do projeto Momento do Livro. Entretanto, isso não significa que deixarei de produzir pela cultura, ao contrário, terei muito mais tempo disponível para minhas linhas de produções. A prova disso vocês testemunharão esse ano, quando terão oportunidades de acompanhar vários trabalhos que serão publicados.
Começo uma nova fase dentro de mim, diria que acordei o pesquisador, que foi alimentado ao longo do período de 2004 a 2016 com as minhas leituras. Sempre encontrava algo que me alertava: será que já pesquisaram sobre isso? E fui anotando os temas. Agora é tempo de amadurecer e colher. O batismo do pesquisador aconteceu com "A Grande Pesquisa – homenagem aos 80 anos da Academia Norte-rio-grandense de Letras", publicado em novembro de 2016.
Dando prosseguimento virão por aí, brevemente:
1) Autores e assuntos (livro que vai reunir mais de 200 autores que escreveram artigos, ensaios, crônicas, poesias, discursos, palestras com foco na literatura potiguar);
2) Os Três Reis Magos da Cultura: ...., .... e ..... (60 anos de um importante evento que aconteceu em Natal);
3) O Legado de Rômulo Wanderley – ensaio biográfico;
4) Doutor Buti – livro infantil, lançamento em abril.
É notório que em 2017 procurei uma trilha que deixará marcas mais duradouras da minha existência neste solo cultural. Obs.: as reticências são para aguçar a curiosidade. Francisco Martins – Momento do Livro (franciscomartinsescritor.blogspot.com.br), em 10/01/2017.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (532)Nunca tinha visto tantos especialistas em Segurança Pública e Sistema Prisional, por aqui, como nesses últimos dias. Que bom! Gerson Fernandes, via facebook, em 18/01/2017.

FIQUE SABENDO... "18 de janeiro – Dia Internacional do Riso – Conheça os benefícios da gargalhada". FONTE: http://www.suadieta.com.br/Materias/1748/saude/dia-internacional-do-riso-conheca-os-beneficios-da-gargalhada.
O riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.
No dia 18 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Riso. E nesta data, o ditado popular "rir é o melhor remédio" torna-se muito mais que uma simples frase. Rir é, de fato, um dos melhores caminhos encontrados até o processo de cura de muitas doenças. Para especialistas holísticos, a terapia do riso é uma forte aliada na luta contra vários males, já que além de proporcionar uma sensação bastante agradável, o riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.
De acordo com esta terapia, quanto mais intensa for a gargalhada, maior será a produção de endorfinas, chamadas também de hormônios da felicidade. Especialistas afirmam que o riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza as endorfinas. Ainda segundo especialistas, o riso leva ao organismo uma sensação de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Essa melhora no humor pode ser fundamental no seu dia-a-dia e funcionar, por exemplo, como gatilho para ter ânimo de começar uma dieta, ir à academia, ter disposição para o trabalho e até melhorar os relacionamentos.
Os benefícios da terapia do riso já foram comprovados por pesquisas internacionais. De acordo com um estudo feito com idosos e divulgado na publicação Geriatrics and Gerontology International, o riso reduziu a depressão nos pacientes estudados, além de ter melhorado a qualidade do sono e reduzido a insônia. Em outra pesquisa, realizada com pessoas que sofrem de dores crônicas, na Espanha, o riso foi responsável por reduzir as dores pelo período de 45 minutos.
Em muitos hospitais a presença de pessoas com o objetivo de amenizar a dor e melhorar o humor de pacientes já é considerada fundamental. Vários projetos em todo o mundo envolvem o riso como terapia. Um bom exemplo fica por conta dos famosos palhaços brasileiros, membros dos Doutores da Alegria, que levam o riso como forma de ajudar aos doentes e as suas famílias durante a internação.
É possível praticar o riso diariamente. Ria em frente a um espelho de 5 a 10 minutos e provoque a risada emitindo sons como ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru. Esta é uma prática cotidiana que pode ser feita na companhia de amigos. O que importa é sorrir e viver bem.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A Prefeitura de Serra Talhada/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 112 (cento e doze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27/01//2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PI: A SESAPI – Secretaria da Saúde do Estado do Piauí realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 174 (cento e setenta e quatro) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 26/01/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.474,91. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 15: Iata Anderson – UERN, Jairo Nunes – DATANORTE, João Batista de Almeida Lopes – Cantor "João Mossoró e Rui Maurício – Radialista. Canindé Freitas – Sebista e Maria Consuêlo Oliveira - Profª. e minha mãe querida (16); Amós Teixeira – Corretor, Adalzira Jales – FUNDAC, Aldezira Marques – Profª., Aparecida Nogueira, Edimar Vieira – Prof. e Nara Nascimento – DETRAN/RN (17); Elaine Nascimento - Leninha; Ivanaldo Xavier – UERN e Rita Oliveira – Doze Anos (18); Mazinha Santos – Prima e Nazareno Silva – Jornalista (20). E dia 21: Lourdes Carvalho – Tia e Sérgio Luiz Lobato - UERN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Prezado amigo Hermes, as palavras de «Mané Beradeiro» tornam-se recheadas de reflexão — não somente pela realidade que estampa —, mas exatamente pela outra que se reveste de desejo: antes fosse uma "bala que cai da boca de uma criança". Talvez não seja a bala que encontra-se perdida, mas alguém desprevenido de uma realidade contínua que acaba encontrando a bala. Realmente é difícil sabermos quem encontra quem... O que de fato temos a certeza é de que uma mão dispara pólvora, e, «muitos doces» são tirados das bocas dessas crianças —, pois que são pais, mães, irmãos, tios e tias que desaparecem no rastro da pólvora. Até quando? É possível que estes disparos cessem quando já não tivermos mãos em sua completude para acionarmos o gatilho. Por uma «cultura de paz»: que não permitamos mais que «as balas» se percam! Abraço fraterno. Paz e luz! Kildare Medeiros".Amigo e professor Kildare Medeiros, com imensa satisfação registrar suas observações e reflexões em tudo que o contornam. Agradeço a amizade e acompanhamento do nosso trabalho. Saúde e paz companheiro!
= HÁ 88 ANOS! Circulou o primeiro número do jornal "O Comércio de Mossoró". FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira Inaugurado.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: O CRUZADO NOVO (NCz$) foi a moeda brasileiro de 16 de janeiro de 1989 a 16 de março de 1990. Foi consequência da reforma monetária promovida pelo Plano Verão, instituído pelo ministro Maílson da Nóbrega, em 1989. O cruzado novo correspondia a mil cruzados, ou seja houve um corte de três zeros na data de 16 de janeiro de 1989. O código ISO 4217 desta moeda era BRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro.  Apresentou de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio de São Bento  do Rio de Janeiro, no Colégio São José de Petrópolis e em Lausana, na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção. Detentor de um talento versátil, além de atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro, Jô Soares também é um apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na extinta Jornal do Brasil AM, no Rio de Janeiro, além de uma experiência na também extinta Antena 1 Rio de Janeiro. 1967 - Em "Família Trapo", roteirizava ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e atuava como Gordon, o mordomo -  TV Record-SP. 1970 - "Faça Humor, Não Faça Guerra" foi primeiro humorístico da TV Globo a contar a com a participação do comediante. O programa em meio à Guerra Fria e ao conflito do Vietnã brincava com o slogan pacifista hippie "Make love, don't make war" (Faça amor, não faça a guerra). 1973 - "Satiricom", novo humorístico da TV Globo, com direção de Augusto César Vanucci, realizava roteiros com Max Nunes e Haroldo Barbosa. A atração satirizava o título do filme homônimo de Federico Fellini - "Satyricon". Na promoção do programa, todavia, diziam que era a "sátira da comunicação" num mundo que tinha virado uma "aldeia global", expressão que esteve na moda depois dos primeiros anos da TV via satélite. 1976 - "Planeta dos Homens", nova sátira com o cinema - desta vez, a série cinematográfica "O Planeta dos Macacos", atuava com roteiros de Haroldo Barbosa. 1981 - "Viva o Gordo", com direção de Walter Lacet e Francisco Milani, foi o primeiro programa solo dele. Tinha roteiros de Armando Costa. Deu origem ao espetáculo do gênero "one man show" de Jô chamado "Viva o Gordo, Abaixo o Regime" (sátira explícita ao Golpe Militar de 1964 ainda vigente àquela época). As aberturas do programa brincavam com efeitos especiais usando técnica de inserção de imagens de Jô entre cenas famosas do cinema (como em "Cliente Morto Não Paga" e "Zelig") ou "contracenando" com políticos nacionais e internacionais, como Orestes Quercia, Jânio Quadros, Ronald Reagan etc. 1982 - Participação no "Chico Anysio Show". 1983 - Participação no musical infantil "Plunct, Plact, Zuuun". Comentários no Jornal da Globo até 1987. 1988 - "Veja o Gordo", estreia no SBT com o mesmo estilo do "Viva o Gordo" da Rede Globo. Estreia neste ano, ainda no SBT, -show "Jô Soares Onze e Meia" 1988-1999. 2000 - Participação no especial de Natal do programa "Sai de Baixo" - episódio "No Natal a Gente Vem Te Mudar" (sátira ao título da peça de Naum Alves de Souza, "No Natal a Gente Vem Te Buscar". VIDA PESSOAL: Entre 1959 e 1979, Jô Soares foi casado com a atriz Teresa Austregésilo, com quem teve um filho: Rafael Soares (1964-2014), que era autista. Entre 1980 a 1983, foi casado com atriz Sílvia Bandeira, doze anos mais nova. Em 1984 começou a namorar a atriz Claudia Raia, romance que durou dois anos. Já namorou a atriz Mika Lins e em 1987, casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1998. O apresentador admitiu sofrer de TOC. Em sua casa os quadros, precisam estar tombados levemente para a direita. Jô é sobrinho de Togo Renan Soaresm conhecido como "Kanela", ex-treinador da seleção brasileira de basquetebol. No dia 1 de outubro de 2013, levou ao ar um programa especial que reprisou uma entrevista com Lolita Rodrigues e Nair Bello em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, com quem declarou ter vivido intensas alegrias. O apresentador fala, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de bons conhecimentos de alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest. Jô Soares é católico, sendo devoto de Santa Rita de Cássia. No dia 25 de julho de 2014, Jô Soares foi internado no Hospital Sírio-Libanês, para tratar de uma pneumonia, permanecendo no hospital por 22 dias. No dia 31 de outubro de 2014, morreu seu único filho, Rafael Soares, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No dia 3 de novembro, Jô dedicou o programa ao seu filho, ao qual fez um discurso contando um pouco da história do filho. No dia 4 de agosto de 2016, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, assumindo a cadeira 33, que pertenceu ao escritor Francisco Martins. Reportamo-nos sobre JOSÉ EUGÊNIO SOARES (79), mais conhecido como Jô Soares, nascido a 16/01/1938 na cidade Rio de Janeiro. Sua carreira artística consta com 16 programas televisivos (1966/2016), 22 filmes (1960 a 2013) e 07 livros entre 1985 e 2011. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jô_Soares.
- Dia: ontem foi o Dia Internacional do Riso. Amanhã (20) será Dia da Penitência.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do riso em geral.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Era um menino (Poesia de Rosângela Trajano).

Era um menino chegando da lua
Indo pra casa dormir de lado
De querer muito não sabia se sim
Também não sabia o querer que tinha.

Era um menino chegando da rua
Trazia nas costas uma livraria
Dizia-se menino de algodão
Sem pés e sem mãos.

Era um menino chegando da sua
Caminhada ausente do riso
Descendo escadas sem degraus
Em busca do gato e do auau.
QUEM canta...
"É o defensor das minorias (gay!) / E é sempre contra as tiranias (gay!) / É avião, passarinho sem rabicho? / Ou se parece mais com outro bicho? / É o Capitão Gay, gay, gay! / Capitão Gay... / Capitão Gay!...". ("Capitão Gay" – Composição: Jô Soares. Canta: Jô Soares).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário