domingo, 18 de dezembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 746. (Anexo slide: Deus está no controle).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 746 (geral) e 36ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 18 de dezembro de 2016 – Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 51ª/53, dias: 353/366 e faltam 13 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Salário Surfista: Sóóóó...". Da série Tipos de Salário 6/10 (descubra qual é o seu...). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Na semana passada reportei-me nesse espaço e abertura, uma pequena opinião sobre o momento de angústias dos servidores públicos, especialmente da FUNDAC e IDIARN. Na última sexta-feira estivemos reunidos com todas as instâncias do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, ocasião em que foi oportunizado – entre outras coisas, ampla avaliação do quadro do funcionalismo. Aqui expresso opinião própria e não confundir como do sindicato. A categoria do funcionalismo estadual sofre ao longo dos tempos duras perdas: seja financeira, estrutural (falta de equipamentos e condições de trabalho), que afeta toda a linha pública – início – meio – fim. O cidadão ou cidadã que espera dos órgãos públicos o melhor dos serviços (patrocinados pelos impostos do/a cidadão/ã) pagos com seu suor, está assistindo o pior momento de ataques e terminar mais um ano sem conquistas efetivamente marcantes. O que mais me dói é ver nossas lutas diuturnamente não levadas a sério por parte de grande massa desses mesmo servidores. O que quero dizer? É que mostramos e alertamos ao longo dos tempos quem são e quais são os representantes políticos que colocamos para "nos representar" nos congressos (nacional, estadual e municipal). Opções temos muitas, são vastas em nosso campo de esquerda, como toda árvore, alguns galhos apodrecem mas, podemos podar e eliminar essa parte podre na eleição seguinte ou imediatamente indos às ruas com todas as forças e fervor à fim de cassá-lo. Essa dor se torna mais contundente quando vimos servidores e servidoras abraçados em redes sociais com políticos que os apunhalaram com as PECs da vida, extinções de fundações, autarquias, departamentos e projetos que trariam muitos benefícios à população. Sem pesquisar cito dois exemplos, o fechamento do MEIO e das Centrais do Trabalhador. Que 2017 chegue e os efeitos das comemorações natalinas tenham energizadas as veias de lutas. Boa leitura nobre leitor/a!
PACOTE DE TEMER TRAZ PREJUÍZOS AO TRABALHADOR. As medidas de estímulo econômico divulgadas pelo governo nesta quinta-feira (15) não foram bem recebidas por representantes de consumidores e trabalhadores. Entre as propostas anunciadas pelo presidente Michel Temer, estão redução da multa paga pela empresa na demissão sem justa causa, distribuição de 50% do lucro do FGTS e descontos maiores para pagamento em dinheiro, em lugar de cartão e cheque.
O objetivo do pacote é reaquecer a economia, que está em recessão desde 2014 e, estimam analistas, continuará encolhendo no início de 2017. Nesse sentido, a redução gradual da multa de 10% sobre o FGTS paga pelo empregador ao demitir um funcionário sem justa causa teria por finalidade estimular novas contratações, ao reduzir os custos do empresário.
Atualmente, esses recursos são direcionados para o financiamento de projetos de habitação popular. Assim, a medida não traz prejuízo direto ao empregado, mas elimina gradualmente uma fonte de recursos importante para iniciativas que beneficiam trabalhadores mais pobres, diz Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Essa é a mesma razão pela qual ele critica a distribuição de 50% dos lucros do FGTS para os trabalhadores. Para Ganz Lúcio, embora a proposta beneficie o profissional individualmente, ela tira recursos de um fundo importante usado para investimentos em habitação, saneamento básico e infraestrutura. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.
JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE R$ 576 MIL DO ESTADO DO RN. O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior determinou o bloqueio de R$ 576.642,44 das contas do Estado do RN para viabilizar o tratamento de um adolescente de 16 anos, necessário para que seu corpo não rejeite a medula óssea implantada. Ele deve fazer uso contínuo do medicamento CELL CEPT 500MG e outros. A Ação de Cumprimento de Sentença tramita na comarca de Cruzeta.
Em sua decisão, o juiz Marcus Vinícius aponta que o pedido está embasado em sentença que confirmou pedido liminar e ressalta que o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, e o secretário estadual de Saúde, George Antunes, não compareceram à audiência de conciliação aprazada para a última quarta-feira (14) e, também, não apresentaram justificativas para as ausências ou mesmo para o não cumprimento do pedido liminar.
O magistrado registrou sua indignação com a omissão estatal. "Fica a angústia de um julgador que não consegue compreender como pode o Estado ser tão omisso, eis que ciente da existência de um adolescente com 16 anos, precisando de medicamentos que possibilitem a aceitação da medula transplantada em seu corpo, nada faz, muito pelo contrário, não é capaz sequer de comparecer em uma audiência de conciliação para dizer aos pais e ao adolescente: estamos juntos e faremos o possível para garantir o seu direito". FONTE: www.tjrn.jus.com.br/.
NAZARENO SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Devia essa "convocação" do companheiro N.S. há tempos, mas, tem o ditado que tudo tem seu tempo! Conheço o programa que ele se reporta e recomendo, igualmente as crônicas do Nazareno que são bem escritas e belas quando lidas com sua voz e forma encantadora. Manda companheiro!
"Que mundo maravilhoso", é a crônica que trago pra você, neste domingo, a partir das 10:30, no palco eletrônico da Rádio Rural de Mossoró (AM 990), Programa " Vanguarda Cultural". Há uma espécie de arco-íris ligando o que sonha e o que entende - e por essa frágil ponte, circula um mundo maravilhoso é terrível, que os iniciados apenas de longe percebem". Vale a pena ouvir. Nazareno Silva – Jornalista.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (527)Alerta! Estão matando gatos no Campus Central da UERN. O assassino age nos dias com menos movimento, geralmente nos feriados e finais de semana. Usa veneno e isso não é hipótese, pois, um dos gatos morto foi levado para exame no Hospital da UFERSA. Em uma semana, descobrimos nove gatos mortos. Vamos trabalhar para descobrir o ASSASSINO. Caso continue a situação, denunciaremos ao Ministério Público, apesar de não acreditar na justiça humana. Antônio Alcântara, via facebook, em 15/12/2016.
FIQUE SABENDO... "Entendendo Trump" - Por José Rinaldo Barros - Professor. FONTE: E-mail pessoal, rb@opiniaopolitica.com, em 11/11/2016.
O que explica a eleição de Donald Trump não é a política. É a economia.
Considerando os 120 milhões de eleitores que compareceram às urnas nas eleições presidenciais dos EUA, Donald Trump foi eleito, majoritariamente, por homens brancos da classe média baixa, maiores de 40 anos, com educação básica ou secundária, moradores em pequenas cidades, protestantes, com renda superior a 50 mil dólares anuais, mas também por grande parte dos nativos desempregados.
Esse segmento majoritário do eleitorado de Tio Sam não age por ideologia, mas decide seu destino a partir do bolso. O apelo de Trump foi pela reconstrução da grande nação americana, com geração de muitos empregos.
Trump assumirá no dia 20 de janeiro, quando o atual presidente, Barack Obama, se despede de seu segundo mandato. O Partido Republicano, de Trump, também assegurou maioria no Senado e na Câmara, abrindo caminho para reformas profundas.
Todavia, a questão é bem mais complexa.
Considerando o poder real, o establishment, Trump foi apoiado a partir do discurso de recuperar e modernizar o poderio militar americano - representa os interesses poderosos das empresas direta e indiretamente ligadas ao "complexo industrial militar" (produtoras de armamentos, munições, bombas, mísseis, minas, navios, porta-aviões, submarinos, aviões de caça, helicópteros, tanques, veículos militares, fardamentos, alimentos processados, medicamentos, entre outros), e empresas produtoras e distribuidoras de carvão, gás e petróleo.
Trump deve frear a luta contra as mudanças climáticas, notadamente a cooperação internacional com potencial efeito dominó sobre as economias emergentes. Veremos uma postura de menos empenho estadunidense sobre o tema.
Trump deve rever compromissos assumidos por Obama em relação ao consumo de combustíveis fósseis, tomando como base suas declarações de descrédito em relação às causas do aquecimento global.
Ou seja, o mundo agora deve andar sem os Estados Unidos na estrada para a diminuição dos riscos climáticos e do crescimento da inovação das energias limpas (eólica e solar).
Trump se referiu, ao longo da campanha, à globalização como um fenômeno nocivo para a economia americana. Ele apelou para a classe média trabalhadora - sobretudo a desempregada - prometendo trazer de volta aos EUA os empregos que foram criados no exterior, no processo de internacionalização das empresas americanas.
Esse apelo à "desglobalização" não é exclusividade da campanha republicana. Também no Reino Unido, o discurso protecionista e nacionalista fez triunfar em plebiscito a proposta de retirar o país da União Europeia, num processo apelidado de Brexit, em junho deste ano.
Forças nacionalistas capitalizaram o descontentamento provocado pela fraca recuperação da crise econômica global. Até por aqui, no patropi, petistas culparam o comércio internacional e os estrangeiros pelo fracasso dos seus governos... .
Por falar nisso, uma certeza sobre o governo Trump é que haverá um aumento significativo do protecionismo na economia dos EUA, devendo ficar muito mais difícil vender nossos produtos por lá.
Mais importante que a posição contrária de Trump à globalização, contudo, é o componente de incerteza, a imprevisibilidade do novo Presidente.
Não se sabe ao certo o que o candidato republicano realmente será capaz de implementar.
A imprevisibilidade faz com que os investidores tendam a concentrar seus investimentos em ativos de menor risco. Isso significa fuga de capitais de mercados mais arriscados, como o Brasil. Isso traz grandes consequências para a economia brasileira. Por um lado, o dólar mais caro beneficia a indústria e o setor exportador. O câmbio depreciado melhora a remuneração de quem exporta no Brasil. Por outro, prejudica quem importa e tem impactos negativos na inflação.
É um novo recomeço para todas as nações do planeta. E um risco a mais, aqui, em terras crioulas.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: AGERBA – Agência de Reg. de Serv. Púb. de Energia, Trasp. e Comum. da Bahia, reabre CONCURSO PÚBLICO oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA ESPECIALISTA e TÉCNICO EM REGULAÇÃO, inscrições até p dia 03/01/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.021,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
SE: A UFS – Universidade Federal de Sergipe, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 09 (nove) VAGAS PARA PROFESSORES DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, inscrições abertas até o dia 03/01/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR / MAGISTÉRIO. Salários: até R$ 9.570,41. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 17: Assis Gomes – Professor, Hulda Nunes – UERN, Josemar Barreto – Motorista, Josias Faustino – Serigrafia, Josiram Batista – Corretor, Kerginaldo Costa – PT., Marcílio Aires – Estudante e Marta Araújo – Autônoma; Aline Linhares – Radialista (18); Álamo Kário – Cantor/Compositor e Dantas Júnior – Radialista Esportivo (19); Luiz Carlos Dambroski – Autônomo (20); Ariane Machado – UERN, Geraldo Júnior – Tenda do Cheiro, Japiassú Farias – DATANORTE, Lúcio Ney de Souza – Adv. e Wilton Mota – Ag. Penitenciário (21). E dia 24: Edineide Mota – UERN e Sandro Zuza - PMM.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Muito obrigado pela divulgação da minha crônica, querido e estimado amigo Hermes. A inspiração para escrever essa crônica foi a extinta Estrada de Ferro Mossoró-Sousa. Não nego que choro de raiva devido a desativação do nosso amado ramal ferroviário, cuja interligação com a Paraíba, meu Estado natal, fazia do RN e da PB um só Estado. Forte abraço! Romero".Grande amigo Prof. Romero, é com imensa satisfação que recebo suas crônicas e aqui republicadas. Continue assim companheiro, pesquisando, escrevendo, opinando sobre a verdadeira cultura. Principalmente sobre esse torrão amado nordeste. Beijo no coração com desejos de saúde e paz. Que 2017 seja repleto de felicidades.
= QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE AGRIPINO MAIA. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso determinou a quebra do sigilo bancário do Diretório Nacional do Democratas, no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014, e o afastamento dos sigilos telefônicos do presidente do partido, senador José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e de Raimundo Maia, primo do senador, pelo mesmo período; medida é parte das investigações de um dos inquéritos no STF contra Agripino, sobre pagamento de propina nas obras da Arena das Dunas, construída pela OAS para a Copa do Mundo de 2014; pedido partiu da Procuradoria-Geral da República. FONTE: Blog Iram Oliveira – Opinião (iramdeoliveira.blogsport.com.br).
= HÁ 20 ANOS! Instalação do Teatro Lauro Monte Filho, antigo Cine Teatro Cid, na cidade de Mossoró/RN, em 17/12/2016.
= E HÁ 21 ANOS! Criação do Conselho Municipal de Assistência Social, em 18/12/1995.
**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Tendo em conta o número crescente de migrantes em todo o mundo, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou em 2000 o dia 18 de Dezembro como o "Dia Internacional do Migrante". 10 anos antes tinha sido adotada a Convenção Internacional para Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Num ano em que os migrantes têm estado no centro da atenções de todos, o secretário-geral da ONU Ban-Ki Moon lembrou que a migração é uma aspiração pela dignidade e que os migrantes fazem parte da família humana.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nasceu em uma família abastada de Verona. Formou-se no Liceu Artístico de Verona e começou a cantar ainda jovem. Estreou aos 15 anos, em 1963, vencendo o Festival de Castrocaro com a canção "Le strade di notte", de Giorgio Gaber. No ano seguinte, venceu o Festival de Sanremo de 1964 com a canção "Non ho l'età" (per amarti), de Nicola Salerno e letra de Mário Panzeri. Dois meses depois, venceu, com a mesma canção, o  Festival da Canção, em Copenhaque. Das doze edições de Sanremo das quais participou, Nossa homenageada arrematou duas. A segunda foi, em 1966, interpretando "Dio come i amo!", de Domenico Modugno, cujo sucesso levou à produção do filme homônimo, protagonizado pela própria Gigliola. Em 1973, ganhou o concurso do programa Canzonissima com a canção "Alle porte del sole" — que, reeditada dois anos depois pelo cantor ítalo-americano Al Martino, chegou à 17ª posição no Billboard. Em 1974, obteve o segundo lugar no Festival Eurovisão para a canção "Sì" (perdendo para "Waterloo", do grupo sueco ABBA). A versão inglesa dessa canção chegou ao 7º lugar de vendas na Inglaterra. Essa música levou a RAI a adiar a transmissão da Eurovisão para depois de 12/05/1974, dia do referendo que decidiria revogar (ou não) a Lei do Divórcio. Acreditava-se que a letra — que repetia várias vezes o refrão Sì, sì, sì ("Sim") — poderia influenciar o voto dos italianos na opção "sim". Depois disso, ela se casou com o jornalista Luciano Teodori, ficando vários anos afastada da mídia para se dedicar à família. Voltou em 1971, dessa vez como jornalista, no programa Linea Verde, de Frederick Fazzuoli, além de escrever uma coluna semanal para um jornal. Em 1982, apresentou, com Enzo Tortora, o programa Portobello, cantando e dançando o twist. Passou a colaborar com diversos jornais. Em 1996, apresentou um programa de verão em cinco episódios, intitulado Donne - Viaggio nella storia delle donne italiane, veiculado pela RAI International. Em 1991, conduziu um talk show na televisão de Montecarlo. No mesmo ano apresentou a edição do "Euro Festival". Além da música, ela sempre gostou de  pintura e arte. Algumas capas de seus álbuns, como La Bohème e Mystery, foram elaboradas por ela. Em 1973, ilustrou o livro infantil "O pescatelle", de Umbertino di Caprio. Em 1976,foi a vez de Inchistrino, do mesmo autor. Sua última participação em Festival de Sanremo foi em 1995. Três anos antes, lançou seu último álbum de estúdio — La Poèsie d'une Femme, que a levou a apresentar-se na televisão francesa. Desde os anos 1990, trabalha na televisão pública italiana RAI. Em 2008, recebeu o Prêmio Giulietta alla Donna, em homenagem a sua carreira. Reportamo-nos sobre GIGLIOLA CINQUETTI, também conhecida como OLA, nascida de 20/12/1947 em Verona/Vêneto - Itália. Sua discografia consta com 06 discos gravados entre 1964/2001. Dotes musical: vocal. Ocupações: cantora, atriz, jornalista e apresentadora. Atividade: desde 1963. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gigliola_Cinquetti.
- Dia: hoje é Dia do Museólogo e Dia Internacional do Migrante. Amanhã (19) será Dia do Paraná.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos museólogos, aos migrantes e aos paranaenses.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O menino e a lua (Poesia de Rosângela Trajano).

O menino sozinho estava
Triste pelo caminho
Sem saber para onde ir
Um sonho bem guardava.

O menino olhou a lua
A lua olhou o menino
Os dois amigos ficaram
Numa escura rua.

Dividiram a alegria
O menino e a lua
Com os sonhos
Fizeram uma parceria.
QUEM canta...
"Não tenho idade / Não tenho idade, para amá-lo... / Não tenho idade, para sair com você... ." . ("Non Ho L'etá" (Não Tenho Idade). Composição: Mário Panzeri. – Canta: Gigliola Cinquetti.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário