terça-feira, 1 de novembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 739. (Anexo slide: Amigo).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 739 (geral) e 29ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado,29 de outubro de 2016. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 44ª/53, dias: 303/366 e faltam 63 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Salário cafajeste: Não te ajuda em nada, só te faz sofrer, mas você não vive sem ele!". Da série Tipos de Salário 2/10 (descubra qual é o seu...). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Encontro saudável com o Companheiro Rosemberg Estevão neste feriado dedicado ao Servidor Público – 28 de outubro. Entre vários assunto mas sempre focados na conjuntura política, um panfleto colado em parede (outros espalhados pela cidade) foi tema para muitas indagações a respeito da NR – Nova Resistência Brasil cujo teor é o seguinte: "Como Mao encabeça na Ásia, Nasser na África, De Gaule na Velha Europa e como a luta de Castro na América Latina. Milhões de homens de todas latitudes lutam atualmente por suas libertações e pela libertação de suas pátrias. Este TERCEIRO MUNDO busca integrar-se porque compreende já que a libertação frente ao imperialismo necessita converter-se em ação conjunta; este, como salientamos, é o destino dos povos". (General Juan Perón). Quem estará apostando na NRB espelhado n'O General Juan Domingo Perón? Ele foi o 29º presidente da Argentina por três mandatos (1946/1952, 1952/1955 e 1973/1974). No campo trabalhista, assim como Getúlio Vargas, e outros líderes, deu aos trabalhadores vários benefícios, aumentou o salário dos trabalhadores, concedeu 13 salários por ano, folgas semanais, redução da jornada de trabalho, aumento do salário mínimo, aposentadoria, férias remuneradas, seguro médico e cobertura para os acidentes de trabalho. O emprego e os salários cresceram. Com o aumento no salário houve um grande aumento no consumo: as vendas de fogões aumentaram 106%, de geladeiras 218%, de calçados 133%, de discos fonográficos 200% e de rádios 600%, incentivadas por programas redistributivos do governo e de crédito barato. Entre 1945 e 1948, a economia cresceu a um recorde de 8,5% ao ano, enquanto os salários reais cresceram 46%. Boa leitura nobre leitor/a!

CENTRAIS NÃO VÃO SE INTIMIDAR COM CORTE DE SALÁRIOS. O movimento sindical afirma que a decisão do Supremo Tribunal Federal  (STF) de permitir ao poder público cortar os salários de servidores em greve não vai impedir que continuem em protesto contra medidas do governo Michel Temer que consideram prejudiciais aos trabalhadores, como a proposta de reforma da Previdência.
"Nossa categoria não é de recuar com esse tipo de intimidação", disse Sérgio Ronaldo da Silva, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade reúne 36 sindicatos que representam 61,5% dos 1,3 milhão de servidores públicos federais.
No dia 11, está marcada paralisações de diversas categorias, como parte de uma estratégia das organizações dos trabalhadores para mobilizar uma greve geral no País. Além da reforma da Previdência, as centrais têm como principais críticas a PEC 241, que limita o crescimento das despesas públicas à inflação pelos próximos 20 anos, a renegociação das dívidas dos Estados e municípios, a medida provisória que altera o ensino médio, a reforma trabalhista, que envolve a terceirização em todas as atividades e a flexibilização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). FONTE: O Estado de São Paulo, na base de dados do blogdobg.com.br, em 28/10/2016.

CALENDÁRIO FANTASIA. Rosalba Ciarlini, no governo, baniu o Calendário de Pagamento dos Servidores Estadual tirando-o do site oficial e agora Robinson criou o Calendário Fantasia quando diz quitar a folha de setembro nesse 29 de outubro! Pasmem! Na verdade ele paga no dia 31, pois, desde a zero hora desse sábado o banco registra movimentação em dia útil da semana que, para todos os efeitos jurídicos não há pagamentos no sábado, domingo ou feriados!
Realidade - Noutra linha da realidade, enquanto muitas categorias sofrem, pagando seus compromissos atrasados, já foram depositados os proventos dos servidores do DEI – Departamento Estadual de Imprensa, DETRAN/RN, IDEMA, IPERN e JUCERN na quinta-feira (27).

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo camarada Palheta mais uma vez na série sobre ASSEMBLEIA DA GERAL DA ADUERN/Seção sindical. Manda companheiro!
A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 31 de outubro de 2016, segunda-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 08:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 08:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 09h., oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta: 1) Informes, 2) Conjuntura atual, 3) Comando de mobilização unificado e, 4) Plano de Saúde. Por Cláudio Palheta Jr.
PIS LIBERA QUARTO LOTE (14º SALÁRIO). O Programa de Integração Social - PIS iniciou o pagamento do Calendário 2016 desde o dia 28/07 e liberou o quarto lote com recursos para os nascidos em outubro. O benefício é para o trabalhador formal que recebeu até dois salários mínimos e teve carteia assinada pelo menos 30 dias em 2015. O pagamento está disponível desde o dia 14/10/2016; já os que ainda não receberam no dia previsto, o dinheiro fica disponível na agência bancária da CEF até o dia 30/06/2017.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (520)A Justiça do nosso pais é uma imensa brincadeira, uma piada, um desastre, estou defronte a uma companheira que, há 20 anos tinha remuneração de 8,5 salários mínimos, por acordo judicial feito em ação do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. Trata-se de um grupo de 10 pessoas que, agora perdem a remuneração que tinham, passam a ganhar salário de nível médio, uma tragédia na vida das pessoas. Restará fazer um recursos em razão da irredutibilidade salarial, sem se saber se terá êxito. Santino Arruda – Coordenador Geral.

FIQUE SABENDO... "28 de outubro – Dia do Servidor Público". Por Jussara de Barros – é graduada em pedagogia. FONTE: brasilescola.uol.com.br. 
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois, trabalham para atender a população civil de uma localidade.
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8.112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A Transpetro – Petrobras Transportes SA., realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 141 (cento e quarena e uma) VAGAS PARA SEGUNDO OFICIAL DE MÁQUINAS E NÁUTICA, inscrições abertas até o dia 31/10/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 10.868,28. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursoscom.br/concursos.
SE: A EBSERH –HRL-UFS – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 597 (quinhentas e noventa e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 01/11/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.114,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 28: Monalisa Santos – Prim; Ítalo Praxedes – Repórter Esportivo (29); Ana Lúcia Vale – Leitora, Gecilda Azevedo – FUNDAC e Paulo Vidal – UERN (30); Canuto Saraiva – Prof. e Otávio Lopes – FUNDAC (31); Brígida Lima – Profª., Carlos Santos – Jornalista, Elizandra Cordeiro e Roberto Guedes – Jornalista (1º); Fernando Alci – DETRAN/RN, Manoel Galdino – G. Oeste e Yarajane Góes – Profª (02); Waldélia Costa – SINTE (03). E dia 04: Andreza Souza – Leitora e Gilton Sampaio – Prof.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Toda vez que se aplica o aumento das horas trabalhadas, quem ganha é sempre a empresa ou patrão. O trabalhador embora ganhe pela hora extra, mas de fato pelo quantidade de trabalho que irá realizar, o maior acumulador de ganhos é sempre a empresa. Pedro Ernani Kosiba – Escritor, Curitiba/PR". - Obrigado amigo Kosiba, saúde, paz e longa vida!
= 13º VAI INGERIR R$ 197 BI NA ECONOMIA NACIONAL. A economia brasileira deverá receber aproximadamente R$ 197 bilhões devido ao pagamento do décimo terceiro salário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), isso significa a movimentação de cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). O rendimento, com valor médio de R$ 2.192,00 deverá ser pago a 84 milhões de trabalhadores. Em comparação com 2015, o montante significa um crescimento de 8,2% sobre os R$ 182 bi pagos no ano passado. Considerando apenas os trabalhadores formais ativos, há uma queda de 3,4% em relação ao que foi pago no último fim de ano. Para fazer a estimativa, o Dieese utiliza os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br, na base de dados do blog iramdeoliveira.blogspot.com.br. 
= HÁ 79 ANOS! Instituído o Dia do Servidor Público (28/10) no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. FONTE: Blog do Tio Colorau.
= HÁ 82 ANOS! Inauguração da Sede da União Caixeiral, planta do Engº. Civil Dr. Joel Escóssia, em 30/10/1934. FONTE: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 706/2015 (de 31/10), tratamos dos seguintes temas: Nível de desemprego é "desastre anunciado", diz economista da UFRJ; Campanha Meu Melhor Natal será lançada na próxima quarta-feira; Rubens Coelho, repórter por uma edição!; Fique sabendo... "O que é diabetes?". E no quadro Do Mundo Artístico: Oséas Carlos André Almeida Lopes.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. É amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol. Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 , após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Morreu em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo. De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manuel dos Santos era natural de Pau Grande, um distrito de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com o pássaro de mesmo nome, muito comum na região. As pernas tortas - Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se a uma distrofia física: as pernas tortas. Sua perna direita, seis centímetros mais curta que a esquerda, era flexionada para o lado esquerdo, e a perna esquerda apresentava o mesmo desenho. Ambas as pernas eram, pois, tortas para o seu lado esquerdo. Garrincha era destro. Afirma Ruy Castro em seu livro que já teria nascido assim, mas há vários depoimentos no sentido que tal característica tenha sido sequela de uma poliomielite. Início no futebol - Com quatorze anos de idade, começou a jogar amadoramente no Esporte Clube Pau Grande e seu talento, já manifestado, despertou a atenção de Arati: um ex-jogador do Botafogo. Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, o qual já era um renomado jogador. Vida pessoal - Garrincha casou-se com Nair, namorada da infância, com quem teve nove filhas. Separou-se de Nair e foi casado com Elza Soares por 15 anos, de 1968 a 1983. Os dois tiveram um filho, Manuel Garrincha dos Santos Júnior, morto aos 9 anos de idade num acidente automobilístico. Neném, o filho dele com Iraci, anterior ao casamento com Elza, também morreu num acidente em Portugal em 20 de janeiro de 1992, aos 28 anos. Garrincha também é pai de um filho sueco: Ulf Lindberg, fruto de um relacionamento com uma sueca da cidade de Umeá, durante uma excursão do Botafogo à Europa em 1959. Por praticamente toda a sua carreira (95% das partidas), Garrincha defendeu o Botafogo (no período de 1953-1965), além da Seleção Brasileira (de 1957-1966). Já em fim de carreira jogou alguns meses no Sport Club Corinthians Paulista (1966), no Clube de Regatas do Flamengo (1969), e no Olaria Atlético Clube, porém já estava longe de seu auge. Integrou o elenco do Vasco, em um amistoso contra a seleção da cidade de Cordeiro (RJ), marcando um gol nesta partida. Sua contratação não foi fechada pela equipe cruzmaltina devido a sua má condição física e foi devolvido ao Sport Club Corinthians Paulista após o supracitado amistoso. Enquanto esteve no Corinthians, o Jornal da Tarde de 26/10/1966 assim escreveu sobre Garrincha: "Mané veio para ser a alegria do Corinthians, não foi. É um homem triste que só vê a bola em treino no Parque São Jorge". Jogou sessenta partidas pelo Brasil entre 1955 e 1966. Em todos os seus jogos, participou de apenas uma derrota (de 3 a 1 para a Hungria na Copa de 66). Com Garrincha e Pelé jogando juntos, o Brasil nunca perdeu. Mesmo na Seleção Brasileira, Garrincha nunca abandonou sua forma irreverente de jogar. Voltava a driblar o jogador oponente, no mesmo lance, ainda que desnecessariamente, só pela brincadeira em si. Nos clubes, jogou 614 vezes, marcando 245 gols pelo Botafogo e sua carreira profissional se prolongou de 1953 a 1972. O último gol de Garrincha aconteceu no empate do Olaria Atlético Clube em 2 a 2 com o Comercial, dia 23/031972, no Estádio Palm Travassos em Ribeirão Preto. Foi, inclusive, o único gol de Mané pelo Olaria. Garrincha faleceu vítima de cirrose hepática, tendo sido velado num caixão sob a bandeira do Botafogo. Em seu epitáfio lê-se "Aqui jaz em paz aquele que foi a Alegria do Povo – Mané Garrincha." Conviveu com o excesso de ingestão bebida alcoólica ao longo de sua vida, principalmente cachaça. O fato do seu gosto pela branquinha era tão conhecido que algumas marcas traziam seu nome. Em 2010, torcedores do Botafogo custearam uma estátua de quatro metros e meio e cerca de 300kg, ao custo de R$ 56.000,00 pagos ao artista plástico Edgar Duvivier. Essa estátua encontra-se hoje em frente ao Estádio João Havelange, onde o Botafogo manda seus jogos. Já em novembro/2011 durante a convenção mundial de futebol Soccerex, Eusébio, maior jogador português e contemporâneo tanto de Pelé quanto Garrincha, declarou abertamente que considerava Garrincha o melhor jogador de todos os tempos. Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos pois sua capacidade de driblar e envolver seus adversários era impressionante. Pelo Brasil perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da FIFA, em eleição que contou com votos de jornalistas do mundo inteiro. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21/01/1983, um dia após a morte do genial Garrincha: "Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho". Reportamo-nos sobre MANUEL FRANCISCO DOS SANTOS, in memoriam, nasceu no dia 28/10/1933 e faleceu em 20/01/1983 no Rio de Janeiro, chamado de Garrincha. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Garrincha.
- Dia: Hoje é Dia Nacional do Livro e Dia da Universidade Católica. Amanhã (30) será Dia da Decoração, Dia do Balconista, Dia do Comerciário, Dia do Material Bélico e Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trabalhadores em universidades católicas, decoradores, balconistas, comerciários e aos agentes de luta contra ao reumatismo.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Cai da cama (Poesia de Rosângela Trajano).

Da vida levo tombos
Vermelho de vergonha
Ser leve como os pombos
Não cai quem não sonha.

À noite caí da cama
Fofinho senti o chão
Alguém que me ama
Segurou meu coração.

A gente acaba caindo
Mesmo sabendo andar
Caí da cama dormindo
Logo voltei a sonhar.
QUEM canta...
"Bola na trave não altera o placar / Bola na área pra ninguém cabecear / Bola na rede pra fazer o gol / Quem não sonhou ser um jogador de futebol? ... ." . ("Uma Partida de Futebol". Composição: Samuel Rosa. – Canta: Skank.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário