quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DC - Coluna de Notícias 737.

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 737 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, quinta-feira, 20 de outubro de 2016. Edição Especial, atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 42ª/53, dias: 294/366 e faltam 72 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Em tempos de segundo turno: - Se você quiser ver seu candidato trabalhando, não vote nele!". Da série Humor de Mané Beradeiro – Eleições I. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Há nove meses que o desgoverno Robinson Faria atrasa o pagamento do funcionalismo e consegue esticar mais o pagamento para o final do mês seguinte. A folha de agosto ele concluiu no dia 27 do mês seguinte, e a pagamento de setembro foi iniciado no último dia 05 e só concluirá no dia 29 de outubro num sábado, isto é, para efeitos legais é pago no dia 30, vez que as operações bancárias a partir de zero hora do sábado já registram movimentos financeiros com a data da segunda-feira primeiro dia útil da semana. Já está passando da hora de uma Greve Geral de todas as categorias para dá um basta nesse desmantelo. O DIEESE reconhece queda de arrecadação no que toca a repasse federais, mas não há motivos para tantos desmantelos e mentiras. Boa leitura nobre leitor/a!

TRABALHADORES NÃO QUEREM MUDANÇA NA JORNADA DIÁRIA. Uma pesquisa realizada com usuários de site plataforma online de vagas de emprego indica que a maioria está satisfeita com a jornada diária de 8 horas e discorda de uma mudança na regra – seja para mais ou para menos.
Para 52,2% dos usuários do site Vagas.com, o ideal é trabalhar 8 horas por dia. Apenas 9,1% gostariam de uma jornada maior, e 35%, de uma carga entre 6 horas e 7 horas diárias. Esse cenário, porém, não reflete o que acontece de fato na vida profissional. Menos da metade (43%) dos participantes disse trabalhar 8 horas por dia, enquanto 36,3% afirmaram ter uma jornada mais longa do que essa.
Recentemente, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sugeriu flexibilizar a jornada diária, a exemplo do que acontece com trabalhadores da saúde, que chegam a ter uma jornada diária de 12 horas em alguns dias da semana, sem exceder a carga total máxima de 48 horas semanais (as 44 horas normais mais 4 horas extras). O levantamento foi feito entre 28/09 a 05/10 com 1.659 empregados. Por Fernanda Perrin. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: endividado.com.br/.

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo camarada Palheta mais uma vez na série sobre PARADA GERAL DIA 21 promovida pelo FSE – Fórum de Servidores Estaduais e a Greve Geral dos Docentes em novembro próximo. Manda companheiro!
Professores e professoras da UERN se reuniram na manhã de hoje (19) na sede da ADUERN, a fim de deliberar qual será o posicionamento dos docentes na Assembleia Geral do Funcionalismo Público, que será realizada no dia 21, em Natal. Na oportunidade os servidores paralisarão suas atividades para discutir e encaminhar ao lado de outras categorias as estratégias de resistência aos ataques empreendidos pelos Governos.
Por ampla maioria, os docentes da UERN definiram que defenderão Greve Geral a partir do dia 11 de novembro. A proposta será levada à Assembleia Geral na sexta-feira e apreciada pelos trabalhadores e trabalhadoras das demais categorias.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (518)Gostaria de deixar meu protesto diante do pouco caso das autoridades e dos comerciantes que operam na Praça de Convivência de Mossoró. É inadmissível um espaço como aquele com os banheiros em péssimas condições de uso ou sem condição de uso. No último sábado dia (15/10/2016) estive ali para confraternizar com os amigos, mas o que poderia ser uma noite muito agradável se tornou um insulto, sendo que ali vamos gastar nosso dinheirinho e exigimos no mínimo o básico, um banheiro limpo e organizado, pois saímos de casa com esposa e filhos e imaginamos que isto seria um procedimento cuidado com muito carinho por pessoas que de lá tiram seu sustento. Alô vigilância Sanitária! Silvio Araújo – Planalto 13 de Maio – Mossoró/RN.

FIQUE SABENDO... "Entidade criam frente da sociedade civil contra a PEC 241". Por Vivian Fernandes - Redação. FONTE: http://www.brasildefato.com.br, em 14/10/2016.
Organizações criticam projeto e reivindicam que sociedade debata proposta e as entidades que desejarem aderir à plataforma devem mandar um e-mail para: secretariaexecutiva@primeirainfancia.org.br.
Um conjunto de entidades, principalmente aquelas focadas no debate da educação pública, organiza uma frente nacional contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que impõe um limite para o investimento público para os próximos 20 anos. A "Ação em Defesa dos Direitos Sociais", como foi chamada a iniciativa, lançou um manifesto na última segunda-feira (10) exigindo que a sociedade possa debater publicamente o conteúdo do projeto, antes que este seja discutido pelos parlamentares.
A Ação foi composta originalmente por organizações de abrangência nacional: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública, Rede Nacional Primeira Infância e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A articulação ainda recebe a adesão de novas entidades.
Em seu manifesto, a Ação em Defesa dos Direitos Sociais afirma que a PEC 241 "tramita com inusitada pressa, sem o indispensável debate sobre suas profundas consequências na vida das pessoas".
"Congelar recursos públicos para os direitos fundamentais dos cidadãos equivale a negar esses direitos. O que o país aplica em saúde, educação e assistência social não é gasto, mas investimento. Os direitos, em especial os da criança e do adolescente, não podem ser suspensos, nem seu atendimento protelado", continua o texto.
As entidades pedem, por fim, que a PEC não seja aprovada por conta de seus efeitos, citando estudos técnicos que amparam sua posição. Como alternativa ao congelamento de investimentos públicos, o documento cita a necessidade de tributar as grandes fortunas, como prevê a Constituição, e de baixar a taxa de juros, que aumenta o volume da dívida pública.
"Todos sabemos que não foram os aproximadamente 10% aplicados em saúde, educação e assistência social que causaram o rombo nas contas públicas. Não é a área social que deve pagar a conta. O rombo vem principalmente do pagamento dos juros da dívida, que consomem entre 43 e 48% do Orçamento", finalizam as organizações.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A TRANSPETRO – Petrobras Transportes S.A., realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 141 (cento e quarenta e uma) VAGAS PARA OFICIAL DE MÁQUINAS E NÁUTICA, inscrições abertas até o dia 31/10/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.868,28. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PB: EBSERV – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares / HUJB-UFCG, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 302 (trezentos e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 03/11/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.887,51. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 16: Erison Natécio – UERN e Luiz Juetê - Jornalista. Ezilda Sousa – UERN e Renato Severiano - TCM (17); Bernadete Freire – FUNDAC, Fátima Costa – Comerciária, Francisca Sousa, Maria José Andrade – FUNDAC e Sueli Santina – FUNDAC (18); Genivan Vale – Vereador (19); José Borges Jr – SP, Josenira Pereira – FUNDAC e Livramento Melo –FUNDAC (20). E dia 21: Antônio Francisco - Poeta e Carlos Cavalcanti - Radialista.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Meu caro Irmão. Deus lhe compense pelo bem que você tanto faz a tantos. Um abraço, Milton Marques Medeiros". - Obrigado amigo, vamos que vamos! Como aquela bela canção..., "Ei irmão! Vamos seguir com fé, tudo que nos ensinou, o homem de Nazaré... ". Votos de saúde e paz meu caro M.M.M.
= A FUGA DE SOBIBOR. 14 de outubro é uma data simbólica das lutas pela liberdade, pois em 1943, havia a primeira e única fuga de prisioneiros judeus de campos de concentração de toda segunda guerra mundial, a qual ficou conhecida como a "Fuga de Sobibor", nome do campo de extermínio mantido pelos nazistas para consumar uma das soluções finais contra os judeus pregadas por Adolf Hitler. Em homenagem ao feito, lembramos simbolicamente o nome do tenente judeu do Exército vermelho soviètico Alexander Perchevsky (Tenente Sasha), o homem que viabilizou a fuga de prisioneiros judeus do campos de extermínio de Sobibor. O nome dele foi lembrado em honra e glória aos nomes dos mais de trezentos prisioneiros que conseguiram fugir do campo da morte que foi Sobibor naquele glorioso dia 14 de outubro de 1943. FONTE: e-mail pessoal do Prof. José Romero Araújo Cardoso.
= HÁ 144 ANOS! Primeira Impressão do Jornal "O Mossoroense", fundado pelo Sr. Jeremias da Rocha Nogueira, em 17/10/1872. FONTE: Mossoró Nossa Terra, Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
= E HÁ 55 ANOS! Os bancários realizavam a primeira Greve Geral Nacional, com duração de oito dias, e a conquista de reajuste salarial de 40%, em 21/10/1961. E nunca quebrou nenhum banqueiro!

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 704/2015 (de 10/10), tratamos dos seguintes temas: Homem não consegue que estado pague remoção de tatuagem, Pranto eterno; Marcondes Paula, repórter por uma edição!; Bronca do leitor/internauta (487) por Iram de Oliveira; Fique sabendo... "A mídia e a família" - por João Batista Libânio, é teólogo jesuíta.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É o mais jovem dos cinco filhos de José Fares, imigrante libanês, e Dona Francisca, nasceu na capital cearense, embora tenha sido registrado no município de Orós. Seu nome vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa.. Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães. Na adolescência, formou grupos musicais vocais e instrumentais e começou a compor suas próprias músicas. Venceu em1968 o IV Festival de Música Popular do Ceará com a música "Nada Sou". Tornou-se popular no estado em 1969, após comparecer em programas televisivos de auditório na TV Ceará, e juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior, Jorge Mello, Rodger Rogério, Ednardo e Ricardo Bezerra, o grupo ficou conhecido como "o pessoal do Ceará". Também no ano de 1969, após ganhar o "I Festival de Música Popular do Ceará - Aqui no Canto", logo saiu em excursão junto com o grupo de música e teatro do Capela Cistina, foram para Buenos Aires de ônibus, a viagem durou 45 dias de estrada. A carreira nacional deste nordestino começava de forma bastante imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" (parceria com Belchior), e classificou-se em primeiro lugar. No mesmo festival, recebeu menção honrosa e prêmio de melhor intérprete com "Cavalo Ferro" (parceria com Ricardo Bezerra) e sexto lugar com a música "Manera Fru Fru, Manera" (também com Ricardo Bezerra). A partir de então, nosso homenageado consegue despertar a atenção da imprensa do Sudeste, sendo suas canções intensamente executadas nos bares da capital do país. Em 1971 gravou seu primeiro compacto simples em parceria com outro cearense, Wilson Cirino. Foi lançado pela gravadora RGE, e não fez grande sucesso. O Objetivo da gravadora era bater o sucesso de cantores como Antônio Carlos e Jocafi. Ainda em 71 foi para o Rio de Janeiro, onde Elis Regina gravou "Mucuripe", que se tornou o primeiro sucesso de dele como compositor e também como cantor, pois gravou a mesma música em um compacto da série Disco de Bolso, do Pasquim, que tinha, do outro lado, Caetano Veloso interpretando "A Volta da Asa Branca". O primeiro LP. Manera Fru Fru, Manera, veio em 1973 pela gravadora Philips, incluindo "Canteiros", um de seus maiores sucessos, música sobre poesia de Cecília Meireles. O disco teve participação de Bruce Henri – contra-baixista nascido em Nova Iorque e radicado no Brasil, tendo integrado a banda de Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e Nara Leão. Apesar de tudo, o Disco vendeu apenas 5 mil cópias, e foi retirado de catálogo, e só foi relançado em 1976. O cantor fez, também em 1973, a trilha sonora do filme "Joana, a Francesa", que o levou à França, onde teve aulas de violão flamenco e canto. De volta ao brasil, gravou no ano de 1975 seu segundo álbum de estúdio, titulado "Ave Noturna", e foi lançado pela gravadora Continental. O disco atingiu um sucesso considerável de vendas, e pela primeira vez, ele teve uma de suas canções na trilha sonora de uma novela, "Beco dos Baleiros", de Petrício Maia e Brandão, na novela "Ovelha Negra" da TV Tupi. Ainda pela gravadora Continental, gravou um compacto simples ao lado de Ney Matogrosso. Em seu terceiro disco, pela gravadora CBS (Sony Music), titulado apenas Raimundo Fagner, que foi um sucesso em vendas, na primeira semana foram vendidos mais de 40 mil exemplares, os arranjos bem elaborados, e a qualidade de gravação, fez do álbum um dos melhores do ano de 1976, este álbum marcava a entrada de Fagner aos repertórios românticos. Outros trabalhos, como seu quarto disco, Orós de 1977, disco que teve arranjos e direção musical de Hermeto Pascoal, demonstram uma atitude mais vanguardista e menos preocupada com o sucesso comercial. Fechando a década de 1970, lançou mais dois discos: Eu Canto (1978) com outro poema de Cecília Meireles - "Motivo", musicado por Fagner e mesmo tendo os créditos da poetisa o LP teve problemas com os herdeiros e teve de ser relançado com a música "Quem me levará sou eu" no lugar de "Motivo"; e Beleza (1979). Fagner foi considerado pelos leitores da Revista Playboy, o melhor cantor do ano de 1979, em segundo lugar ficou Roberto Carlos. Nos anos 1980 Fagner manteve o lado nordestino, e se dividia ao mesmo tempo com o romantismo. O primeiro LP dos anos 1980 foi Eternas Ondas, que teve na parte instrumental Zé Ramalho, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, e muitos outros. Neste mesmo disco, Fagner fez uma versão, com ajuda de Frederico Mendes, do clássico de John Lennon e Yoko Ono "Oh My Love", do álbum Imagine de 1971. Aproveitando o auge de Fagner em sua carreira, a gravadora Continental lançou o disco Juntos - Fagner e Belchior, uma compilação que continha faixas do disco Ave Noturna, o único de Fagner lançado pela Continental. A Polydor, por sua vez, recolocou para venda o disco Manera Fru Fru Manera. Em 1981, Fagner gravou o álbum Traduzir-se um grande marco em sua carreira. O Disco foi lançado em toda a Europa e América Latina, vendeu mais de 250 mil exemplares em pouco tempo, e recebeu disco de platina. Também em 1981, lançou um álbum em espanhol, um antigo sonho de carreira. Em 1982 lançou Sorriso Novo, que tinha como canções, poemas de Fernando Pessoa e Florbela Espanca musicados por Fagner. Em 1983 gravou Palavra de Amor, que teve participação do grupo Roupa Nova e Chico Buarque. Nos anos seguintes, gravou os discos A Mesma Pessoa e Semente, os últimos com a gravadora CBS. Ao lado da Banda Blitz, Gonzaguinha e outros. Fagner participou do 12º Festival Mundial da Juventude, realizado entre julho e agosto de 1985, em Moscou. Em 1986 lançou seu primeiro disco pela gravadora RCA, com o nome de Fagner - A Lua do Leblon, o disco superou a marca de 300 mil cópias vendidas. Em 1987, Fagner lançou mais um disco: Romance no Deserto (título em português de uma canção composta e gravada por Bob Dylan no álbum Desire). Este disco superou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, e foi lançado também nos Estados Unidos,  importado pela BMG Music/Nova Iorque; as canções "Deslizes" e "À Sombra de Um Vulcão" ficaram por mais de 700 dias entre as mais tocadas do Brasil. O último disco da década, O Quinze, décimo quinto disco da carreira de Fagner, recebeu o Prêmio Sharp de melhor álbum do ano. O primeiro álbum da década, Pedras Que Cantam de 1971 teve como primeira canção de trabalho "Borbulhas de Amor", que tornou-se imediatamente sucesso nacional. O disco recebeu disco de platina tripla por vender 750 mil exemplares, e as canções "Borbulhas de Amor", "Pedras Que Cantam" e "Cabecinha no Ombro" ficaram durante oito meses nos primeiros lugares nas rádios do Brasil. Fagner passou dois anos sem lançar um disco novo. Foram vinte meses de preparo até que o disco Demais fosse lançado em maio de 1993. O disco revive os principais temas da Bossa Nova, com versões de canções de Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Dorival Caymmi. No ano seguinte lançou o disco Caboclo Sonhador, desta vez com clássicos do forró, com versões de canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e vários outros. O disco não possui nenhuma canção de sua autoria. Em 1995 fixou moradia em Fortaleza, e lançou mais um álbum: Retratos. O álbum recuperou canções do fim dos anos 1970, ainda não gravadas por Fagner. O vigésimo álbum de sua carreira foi lançado em 1996 com o título de Pecado Verde. Neste mesmo ano, Fagner completava 23 anos de carreira artística. O último disco da década de 1990 foi Terral, que não possuía nenhuma canção de sua autoria. Em 2001, gravou o álbum que tem o título apenas de Fagner. Tem canções em parceria com Zeca Baleiro, Fausto Nilo, Abel Silva e Cazuza. A parceria de Fagner e Zeca Baleiro rendeu em 2003 um álbum de estúdio e um DVD ao vivo com o título "Raimundo Fagner & Zeca Baleiro" além de uma série de shows pelo Brasil. E 2004, pela Indie Records, Fagner lançou o álbum Donos do Brasil. O Penúltimo disco lançado por Fagner foi Fortaleza, em 2007.Posteriormente lançou "Uma canção no Rádio" contendo nova parceria com Zeca Baleiro em 2009. Em 2007 em entrevista a revista QUEM, Fagner assume que já teve relacionamentos com homens. Questionado quanto a ser bissexual ele deixa claro que não gosta de rótulos. Em 2011 Fagner foi considerado um dos 30 cearenses mais influentes do ano, de acordo com uma enquete realizada pela revista Fale! Em Novembro de 2014, Fagner lançou um álbum ao vivo colaborativo com o cantor e violonista Zé Ramalho, intitulado Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo. Reportamo-nos sobre RAIMUNDO FAGNER CÂNDIDO LOPES, 67 anos, nasceu no dia 13/10/1949, artisticamente chamado de Fagner. Sua discografia consta de 55 discos gravados (stúdios, solo, coletâneas, covers, ao vivo, participações e DVDs) de 1973 a 2014. Gênero musical: MPB e Pop Rock. Instrumentos: Vocal e violão. Atividade: desde 1968. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fagner.
- Dia: Hoje é Dia do Arquivista, Dia do Poeta e Dia Internacional do Controlador de Vôo. Amanhã (21) será Dia do Contato Publicitário, Dia do Mackenzin e Dia do Lixeiro.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos jovens missionários, ao guarda noturno, aos poetas e controladores de vôos.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O menino travesso (Poesia de Rosângela Trajano).

Ele chorava por tudo
Fazia escândalo no berço
Era um menino bicudo
Da mãe escondia o terço.

Se agarrava a saía da vovó
Para não deixá-la ir embora
Não queria ficar só
A vovó ele adorava!

Às vezes virava a casa pelo avesso
Na mesa colocava um sapo
Era um garoto travesso
Muito bom de bate-papo.
QUEM canta...
"Uma parte de mim é todo mundo / Outra parte é ninguém, fundo sem fundo / Uma parte de mim é multidão / Outra parte estranheza e solidão ... ." . ("Traduzir-se". Composição: Ferreira Gullar. – Canta: Fagner).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário