sábado, 17 de setembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 733. (Anexo slide: O livro da capa preta).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VIII – Edição nº 733 (geral) e 23ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, 17 de setembro de 2016. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 38ª/53, dias: 261/366 e faltam 105 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"

"O amor não é essa coisa toda que muitos falam. É essa coisa toda que todos fazem. Lucão. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Essa semana que termina foi de muita preocupação para os servidores estaduais com o anúncio do governo sinalizando a demissão de 14 mil servidores, possivelmente sem estabilidade segundo entendimento do Ministério Público. O SINAI buscou entendimento com o governo através de Tatiana Mendes - Chefe de Gabinete na última quinta-feira e conseguiu a informação que o governo iria estudar outra forma de reduzir custos da folha de pessoal sem as demissões sugeridas. Já o Secretário Estadual de Administração Cristiano Feitosa afirmou tal medida aos coordenadores do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no dia de ontem. Realmente é um alívio para os servidores, porém, muitas dúvidas ainda pairam vez que não anunciam quais alternativas serão tomadas para que o estado fique abaixo do limite prudencial. Então muita prudência e aguardar até o final de setembro o resultado das medidas adotadas pela comissão especial instituída pelo governo para solucionar o problema sem que os servidores sejam o vilão do descaso financeiro que passa o nosso estado.  E boa leitura nobre leitor/a!

 

FACEBOOK E TWITTER SE JUNTAM A REDE PARA COMBATER NOTÍCIAS FALSAS. Uma rede de mais de 30 empresas de tecnologia e mídia para combater notícias falsas e melhorar a qualidade das informações das redes sociais, disse o grupo nesta terça-feira (13).

A First Draft Coalition, formada em junho de 2015, com o apoio do Google, da Alphabet, disse que criaria um código voluntário de práticas, promovendo a instrução sobre notícias dentro das redes sociais e lançando uma plataforma na qual membros podem verificar histórias questionáveis. A plataforma será lançada até o fim de outubro, disse a diretora administrativa da coalizão, Jenni Sargent, por e-mail. Entre os membros do grupo estão "New York Times", "Washington Post", BuzzFeed News, Agence France-Presse e CNN.

O Facebook, maior rede social do mundo, com cerca de 1,7 bilhão de usuários por mês, foi criticado por seu papel na disseminação de notícias falsas e boatos. O Twitter, com cerca de 140 milhões de usuários diários, representa um papel crucial em notícias de última hora e dissemina conteúdo testemunhal. FONTE: Reuters - 14/09/2016, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.


HÁ 66 ANOS CHEGAVA NO BRASIL A PRIMEIRA TRANSMISSÃO TELEVISIVA. A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.

No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4, hoje extinta.

Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, falecida nesse dia, ano de 1253.


CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo camarada Palheta estreia na série para anunciar manifestação contra atraso de salário dos docentes da ADUERN. Manda companheiro!

Informamos que, conforme decisão de Assembleia realizada no dia 12/09, serão confeccionadas camisetas alusivas à luta dos docentes da UERN contra os atrasos salariais, para utilização durante manifestação nos festejos de 30 de Setembro, em Mossoró.

Solicitamos que os professores e professoras interessados em confeccionar as camisetas enviem seu nome completo e tamanho da vestimenta até a próxima terça-feira (20), para que possamos encaminhar para produção. Jornalista Cláudio Palheta Jr. Maiores informações pelos Telefones Pessoais: (84) 9.9614-7935 ou (84) 9.8870-3982 (preferencial). Telefones da ADUERN: (84) 3312-2324 ou (84) 9.8870-3983.


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (514) – A CUT – Central Única dos Trabalhadores, CTB – Central dos Trabalhadores/as do Brasil e demais centrais, convocam paralização geral para o dia 22 de setembro. As lutas contra o ataque do governo Temer aos direitos trabalhistas e sociais. Espero que depois, o ingoverno recue e chame as centrais para sentar à mesa de diálogo nacional. Filme já visto antes, que elas não aceitem nenhum diálogo com esse ditador, pretenso para conciliar e reduzir direitos, o momento agora e seguir em frente e resistir. Carlinhos – SECOM.

FIQUE SABENDO... "Reforma trabalhista é necessária, mas não pode levar só aspecto econômico em conta". Por Raimundo Simão de Melo – é consultor jurídico, advogado e Procurador Regional do . Texto sugerido por Goretti Ribeiro – Servidora Estadual. FONTE: http://www.conjur.com.br/.

A classe trabalhadora viveu, a partir da Revolução Industrial, um século de lutas, um de conquistas - do chamado Estado do bem-estar social - e o terceiro século, do Estado do mal-estar.

A mais importante moda hoje é imputar ao Estado do bem-estar social as causas reais das crises provocadas pelo capitalismo irresponsável.

Nesse sentido, como escreveu o grande juslaboralista Nestor de Buen, foram escolhidas duas vítimas propícias: a seguridade social e o Direito do Trabalho. Na Grã-Bretanha, Margareth Thatcher e, em seguida, seu sócio americano, Ronald Reagan, lideraram a feroz campanha contra o Estado do Bem-Estar, apoiados na agressões acadêmicas da escola de Chicago de Nilton Friedman, que dizia que "o conjunto de medidas conhecidas sob a capciosa denominação de seguridade social tem efeitos tão nefastos sobre a economia de um país como a política de salários mínimos, assistência médica para determinados grupos, habitações populares, preços agrícolas subvencionados etc." (...) "na concepção neoliberal, o bem-estar social pertence ao âmbito privado, ou seja, deve ser gerado pelo esforço individual e resolvido em família ou no mercado" (BUEN, Nestor de. O Estado do mal-estar. Revista LTr. São Paulo, ano 62, n. 5, 1998).

Não esqueçamos de que o Brasil sequer alcançou o bem-estar social. Suas elites empresariais agressivas instituíram ao longo da história um modelo desenvolvimentista voltado para as classes altas, com concentração de rendas x baixos salários.

Hoje a moda aqui pelo Brasil é fazer prevalecer o negociado sobre o legislado como forma de resolver os problemas da economia. Mas, fazer isso num país que ainda não implementou a verdadeira liberdade sindical, com poucos sindicatos fortes e independentes e, pior ainda, em momento de crise, parece um pouco precipitado.

Vivemos num país em que o desrespeito constante a direitos humanos mínimos e elementares do cidadão trabalhador é realidade vivida todo dia, como o trabalho infanto-juvenil, discriminações as mais diversas nas relações de trabalho, trabalho escravo encontrado em vários Estados brasileiros, demissões em massa sem sequer pagar o empregador as verbas rescisórias e, ainda, colocando os trabalhadores contra os sindicatos, para obrigá-los a fazerem a homologação negativa, sem o pagamento de qualquer verba, somente para o trabalhador sacar o FGTS, se existente alguma coisa na sua conta.

Os mais fortes, organizados e atuantes sindicatos não estão resistindo a essa grave situação e, agora, apresenta-se como salvação da crise o negociado sobre o legislado.

Negociado sobre legislado, parece-me, teria sentido num sistema e num país em que se respeitasse, pelo menos, o direito de greve, que é o mais importante instrumento de que podem se valer os trabalhadores nas negociações coletivas. Mas, o que se vê todo dia são os interditos com pesadas multas e proibição de manifestação e o afastamento dos trabalhadores a 500/1000 metros da porta da empresa. Semana passada vi o seguinte caso: os trabalhadores decidiram fazer greve simplesmente para obterem a correção salarial na data-base, pela inflação oficial, porque desde maio não foram atendidos. A empresa, com essa informação, pediu e o Tribunal deu uma liminar de 70% em atividade e R$ 5 mil de multa por cada trabalhador (eram uns 400), pelo seu descumprimento. Quem vai fazer greve em tais condições? Qual é o equilíbrio de uma negociação dessas, para prevalecer sobre o legislado?

Mais uma vez, com razão Nestor de Buen, quando diz que "sejam quais forem as razões, a política social entrou em decadência e sobre ela recaem as imputações das mil culpas dos infortúnios das economias mundiais. Quando, em rigor, não se trata senão da cadeia de fracassos do imperialismo financeiro".

O panorama não é animador! Por isso, ao invés de enfraquecê-lo, como é o discurso da moda hoje, é preciso, ao contrário, tornar o direito laboral mais forte, para fazer frente aos avanços ilimitados dos interesses do capital, que sabe muito bem manejá-los nos piores momentos para a classe trabalhadora, sufocando-a até as últimas consequências.

Por isso, cumpre a nós, juristas, não perdermos de vista o papel que nos cabe, para não colocarmos o nosso peso do lado errado e não se deixar levar por discursos equivocados e oportunistas.

Reforma trabalhista, sim, é necessária e, não esqueçamos que a CLT já sofreu reforma em mais de 85% dos seus artigos. É só dar uma olhada no seu texto do Planalto. Adaptação e modernização das normas trabalhistas aos tempos atuais é necessária, mas sem perder de vista os irreparáveis prejuízos de reformas irresponsáveis, que só levam em conta aspectos econômicos em detrimento dos sociais e humanos. É preciso, pois, que se faça valer os princípios constitucionais fundamentais que asseguram o valor social do trabalho e a dignidade da pessoa humana, não importando do lado que se esteja.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO, inscrições abertas até o dia 29/09/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.002,14. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE: A SEPLAG – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 112 (cento e doze) VAGAS PARA TRADUTOR E INSTRUTOR DE LIBRAS, inscrições reabertas no período de 19/09/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********PANO RÁPIDO**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 13: Maurílio Carneiro – Visão Missionária; Almeida – Publicitário, Deusdith Cavalcanti – Eng. Agrônomo, Genildo Costa – Cantor, Jose Evangelista de Lima - Prof., Sueldo Leite – Prof. e Telma Maia -  UERN (17); Sérgio Neto – DATANORTE (18); Herbênia Ferreira – HRTM e Marileide Couto - UERN (19); José Maria Caldas – Médico e Edmilson Lopes Jr. – Prof. (20); Ângelo Júnior – DETRAN e Marcondes Paula – Radialista (21); J João Rodrigues – Prof., Joedson Freitas – Prof., Maurício Oliveira – DATANORTE e Tárcio Araújo - Jornalista (22). E dia 23: Carlos Santana – Adv., Fco. José Júnior – Prefeito e Soraya Vieira – Colunista Social.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Bom dia, amigo Hermes! Muito boa a edição 732 nesse mês. Parabéns! Nazareno Silva". - Obrigado nobre amigo jornalista, radialista, cronista, poeta, músico, sindicalista e ético servidor público Nazareno Silva. Quanta honra tê-lo em nossa lista e acima de tudo acompanhamento e aprovação do nosso trabalho. Saúde amigo!

= FIAT COMETE PRÁTICAS ANTISINDICAIS. Campo Largo/PR, na região metropolitana de Curitiba, abriga uma unidade de montagem de motores da transnacional Fiat, cuja matriz fica nos EUA e na Itália. Motores 1.6 e 1.8 são fornecidos dali para a planta de Betim, em Minas Gerais. Desde a sua instalação, em 2011, metalúrgicos denunciam práticas abusivas da gestão da empresa. À época, logo que foi comprada a antiga unidade da empresa Trytec, 25% dos trabalhadores são substituídos, metade deles sindicalizados. Hoje, quem se aproxima do sindicato é perseguido, dizem os dirigentes sindicais. Esta prática é denunciada em outras montadoras, caso da Nyssan, instalada em São José dos Pinhais (veja abaixo). "A Fiat demite pessoas ligadas ao sindicato", acusa Adriano Carlesso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec). "Aproximou-se do sindicato, está na rua", complementa. Ameaças a antigos funcionários e perseguições também são relatadas. O sindicato entrou então com ação no Ministério Público e ação civil pública de atos antisindicais da Fiat. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

= HÁ 15 ANOS! Realizado 1º Seminário "Novas Liberdades", em 17/09/2001.


**********REGISTROS**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 700/2015 (de 14/09), tratamos dos seguintes temas: Abusos policiais em manifestações continuam impunes; Francisco Martins, repórter por uma edição!; Bronca do leitor/internauta (484) por Aluísio Barros; "Relato do 21º Grito dos Excluídos em Mossoró". Por Carlos Antônio – Coordenador e articulador dos movimentos sociais.

- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um dos mais importantes cantores brasileiros do século XX. Nasceu no bairro de Santa Teresa, filho de italianos da Calábria. Teve onze irmãos, dos seis homens, cinco dedicaram-se ao canto e um ao teatro (Amadeu Celestino). Desde os 8 anos, por causa de sua origem humilde, Celestino teve de trabalhar como: sapateiro, vendedor de peixe, jornaleiro e, já rapaz, chefe de seção numa indústria de calçados. Começou cantando para conhecidos e era fã de Enrico Caruso. Antes do teatro cantava muito em festas, serenatas e chopes-cantantes. Estreou profissionalmente cantando a valsa Flor do Mal no teatro São José e fez muito sucesso e também entrou no seu primeiro disco vendendo milhares de cópias em 1915 na Odeon (Casa Edison). Em 1920 montou uma companhia de operetas, mas sem nunca deixar o carnavalesco de lado, emplacando sucessos como Urubu Subiu. Rapidamente, depois de oportunidade no teatro, alcançou renome. Formou companhias de revistas e operetas com atrizes-cantoras, primeiro com Laís Areda e depois com Carmen Dora. As excursões pelo Brasil renderam-lhe muito dinheiro e só fizeram aumentar sua popularidade. Nos anos 20, reinava absoluto como ídolo da canção. Na década de 30 começou a demonstrar seus dotes como compositor resultando em clássicas de seu reportório, como "O Ébrio", sua música mais lembrada até hoje (inclusive transformada em filme por sua esposa). Nosso homenageado teve uma das mais longas carreiras entre os cantores brasileiros. Quando morreu, às vésperas dos 74 anos, no Hotel Normandie, em São Paulo, estava de saída para um show com Caetano Veloso e Gilberto Gil, na famosa gafieira "Pérola Negra", que seria gravado para um programa de televisão. Na fase mecânica de gravação, fez cerca de 28 discos com 52 canções. Com a gravação elétrica, em 1927, sentiu uma certa inaptação quanto ao rendimento técnico, logo superada. Aí recomeçaria os sucessos cantados em todo o Brasil. Em 1935 foi contratado pela RCA VICTOR, praticamente daí sua única gravadora até falecer. No total, gravou em 78 RPM cerca de 137 discos com 265 músicas, mais dez compactos e 31 LPs, nestes também incluídas reedições dos 78 RPM. Ele, que tocava violão e piano, foi o compositor inspirado de muitas das suas criações. Duas delas dariam o tema, mais tarde, para dois filmes de enorme público: "O Ébrio" (1946) e "Coração Materno" (1951) foi dirigido por sua mulher Gilda Abreu (1904/1979), cantora, escritora, atriz e cineasta. Ele passaria incólume por todas as fases e modismos, mesmo quando, no final dos anos 50, fiel ao seu estilo, gravou "Conceição", "Creio em Ti" e "Se Todos Fossem Iguais a Você". Seu eterno arrebatamento, paixão e inigualável voz de tenor, fizeram com que o povo o elegesse como "A Voz Orgulho do Brasil". Em 1965, recebeu o título de Cidadão Paulistano pela Câmara de Vereadores desta cidade. No dia 23 de agosto de 1968, quando se preparava para gravar um programa de televisão, onde seria homenageado pelo Movimento Tropicalista, passou mal no quarto do Hotel Normandie, em São Paulo, falecendo do coração minutos depois. Seu corpo foi transferido para o Rio de Janeiro, onde foi velado por uma multidão na Câmara dos Vereadores e sepultado sob palmas do público no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. Nunca saiu do Brasil e manteve sua voz grave que era marca registrada independente do estilo musical que estava executando. Teve suas músicas regravadas por grandes nomes, como Caetano Veloso, Marisa Monte e Mutantes. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO VICENTE FELIPE CELESTINO, (*12/09/1894, + 23/08/1968), artisticamente chamado de Vicente Celestino. Sua discografia consta de 137 discos em 78 RPM, mais de 10 compactos e 31 LPs gravados de 1915 a 1968 (entre gravações elétricas e mecânicas). Gênero musical: MPB e vocal tenor. Atividade: desde 1915 a 1938. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_Celestino.

- Dia: Hoje é Dia da Compreensão Mundial, Dia Nacional do Cego e Dia Rodoviário de Carga. Amanhã (18) será Dia do Perdão e Dia dos Símbolos Nacionais.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos compreendidos de todo o mundo, aos portadores de deficiência visual e aos rodoviários de carga.


**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

O bode foi passear (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Papai comprou um bode

Que berra desesperado

O bode o rabinho sacode

De sua mãe foi separado.

 

Um dia, o bode foi passear

E entrou no sítio do vizinho

Muitas graças vocês vão achar

Com o susto que tomou o patinho.

 

E o bode corria alegre

Atrás da galinha

Depois quis pegar uma lebre

Quebrou pratos na cozinha.

QUEM canta...

"Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer / Aquela ingrata que eu amava e me abandonou / Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer / Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou... ." . ("O Ébrio". Composição: Vicente Celestino. – Canta: V.C.).

... os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário