terça-feira, 20 de setembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 374. (Anexo slide: Sussurros de Deus).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 734 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, quarta-feira, 21 de setembro de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 38ª/53, dias: 265/366 e faltam 101 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Certo dia, numa aula, um aluno perguntou: - Padre Monte, o que é ser professor? Ele respondeu: - Ser professor é descer ao nível do aluno e elevá-lo ao nível de professor". Da série Assim Disseram Eles... . Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O SINAI está em fase eleições para eleger Coordenadores das Regionais em Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, e Conselho de Representantes Sindical em Natal e interior. As inscrições de chapas e individual vão até o dia 30/09 e, em Mossoró no dia 29/09, através de requerimento simples individual para o conselho e coletivo com cinco nomes no caso de chapa para Coordenação Regional. As articulações acontecem nos bastidores e na primeira semana de outubro será publicado os inscritos aptos ao pleito. A votação ocorrerá no dia 10/11/2016 (quinta-feira) com urnas fixas nas cidades citadas, itinerantes na capital e regiões interiorana. Votarão e serão votados quem for filiado ao sindicato pelo tempo mínimo de sessenta dias. E boa leitura nobre leitor/a!

SEIS PAÍSES DEIXAM ASSEMBLEIA DA ONU DURANTE DISCURSO DE TEMER. EUA. Representantes de ao menos seis países deixaram o plenário da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da entidade, feito pelo presidente brasileiro não eleito Michel Temer (PMDB). Dirigentes do Equador, Costa Rica, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela abandonaram o local nesta terça-feira (20), em Nova Iorque (EUA).
O momento de retirada foi registrado e divulgado pelo perfil de Twitter do canal venezuelano TeleSur. No vídeo, é possível escutar o nome de Temer sendo anunciado. #ENVIDEO | Ecuador, Costa Rica, Bolivia, Venezuela, Cuba, Nicaragua salen de debate ONU al tomar la palabra Michel Temerpic.twitter.com/0zBW8BtniU — teleSUR TV (@teleSURtv) September 20, 2016.
Assim que o processo de impeachment contra Dilma Rousseff se confirmou no Senado, alguns países da América Latina – Equador, Bolívia, Cuba e Venezuela – se manifestaram contrariamente à decisão parlamentar. Há cerca de 60 anos, tradicionalmente, a sessão de abertura da Assembleia Geral é inaugurada por um brasileiro. O costume nasceu com Oswaldo Aranha, chefe da delegação do Brasil na ONU, em 1947. FONTE: www.brasildefato.com.br, por Simone Freire - Edição.

SINAI PROMOVE AÇÃO SOCIAL EM PROL DA CASA DO IDOSO "JESUS MISERICORDIOSO". Em prol da Casa de Idoso Jesus Misericordioso. A campanha "SINAI em Ação" está sendo coordenada pela pasta da mulher trabalhadora do Sindicato. A ação consiste em uma campanha de doação de fraldas geriátricas e material de higiene pessoal. Quem quiser participar pode fazer uma doação até o dia 27 de setembro.
Para doar, basta ir até o posto de coleta, que fica na Sede do SINAI-RN, na Rua Leonardo Drumond, 1661, Lagoa Nova, Natal/RN. Mais informações através do telefone (84) 3206-1851 ou 3206-1861. FONTE: www.sinairn.com.br/.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (515)Bom dia, mas ouvir a notícia de que a Câmara dos Deputado de nosso país tentou votar um Projeto de Resolução que anistia o caixa 2 e campanhas eleitorais, é demais para um dia dos que estamos enfrentando, pois é por esse corredor da corrupção eleitoral que se compra Partidos venais, candidatura venais e corruptas, e eleitores, igualmente venais e corruptos, como pode o nosso parlamento chegar ao cumulo da desfaçatez, da sem-vergonhice, e, de como se organizam a velha política em nosso país, se o dito Projeto passar, será a desmoralização em fase avançada, e a exterminação da ética na política. Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI.
FIQUE SABENDO... "21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". Por Daniel Limas, da Reportagem do Vida Mais Livre. FONTE: http://vidamaislivre.com.br/especiais/21-de-setembro-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia.
Você sabia que, em 21 de setembro, é comemorado e lembrado em todos os estados brasileiros o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência? Essa data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133. Na verdade, ela começou a ser lembrada em 1982, por iniciativa de movimentos sociais.
Essa data foi escolhida porque é próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.
Acreditamos que divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário. No entanto, o 21 de setembro é muito importante como um marco, e pede a nossa reflexão e a busca por novas soluções. Este é o dia, também, em que as mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, apontadas pelo Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem colocar suas caras nas ruas ou mesmo nas redes sociais e reivindicar seus direitos.
Afinal, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes.
Para evitar a exclusão, nada melhor que a informação. Conheça algumas das principais leis brasileiras que tratam sobre os direitos das pessoas com deficiência:
Lei Federal nº 7.853, de 24/10/1989 – Estatuto da pessoa com deficiência – dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.
Lei Federal nº 8.213, 24/07/1991 – Lei de Cotas – dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
Lei Federal nº 10.098, de 20/12/2000 – Direito à Acessibilidade – dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.
Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre o reconhecimento da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais para os Surdos.
Lei Federal nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – reconhece que a educação é um instrumento fundamental para a integração e participação de qualquer pessoa com deficiência no contexto em que vive. Está disposto nesta Lei que "haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial e que o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular". A legislação brasileira também prevê o acesso a livros em Braille, de uso exclusivo das pessoas com deficiência visual.
Lei nº 4.169, de 4 de dezembro de 1962 – Oficializa as convenções Braille para uso na escrita e leitura dos cegos e o Código de Contrações e Abreviaturas Braille.
Direito ao passe livre – Os cidadãos com deficiência também possuem benefícios relacionados aos meios de transporte. A Lei 8.899/94, conhecida como Lei do Passe Livre, prevê que toda pessoa com deficiência tem direito ao transporte coletivo interestadual gratuito, e que cabe a cada estado ou município implantar programas similares ao Passe Livre para os transportes municipais e estaduais.
Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 – Dispõe sobre a Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas com deficiência física, e dá outras providências. (Redação dada pela Lei Nº 10.754, de 31.10.2003)
Lei nº 10.754, de 31 de outubro de 2003 – Altera a Lei Nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 que "dispõe sobre a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI, na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas com deficiência física e aos destinados ao transporte escolar, e dá outras providências".
Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005 – Dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.
Lei nº 12.319, de 1 de Setembro de 2010 – Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Na página http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/legislacao-0 Site externo, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, você ainda pode encontrar mais legislação relacionada às pessoas com deficiência. Fonte: Guia "Pessoas com deficiência – direitos e deveres" Site externo, da Febraban.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 61 (sessenta e uma) VAGAS PARA TÉCNICO EM SAÚDE PÚBLICA, inscrições abertas até o dia 09/10/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.002,14. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
AL: A IFAL – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 24 (vinte e quatro) VAGAS PARA PROFESSOR, inscrições reabertas até o dia 29/09/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 17: Almeida – Publicitário, Deusdith Cavalcanti – Eng. Agrônomo, Genildo Costa – Cantor, Jose Evangelista de Lima - Prof., Sueldo Leite – Prof. e Telma Maia -  UERN (17); Sérgio Neto – DATANORTE (18); Herbênia Ferreira – HRTM e Marileide Couto - UERN (19); José Maria Caldas – Médico e Edmilson Lopes Jr. – Prof. (20); Ângelo Júnior – DETRAN e Marcondes Paula – Radialista (21); J João Rodrigues – Prof., Joedson Freitas – Prof., Maurício Oliveira – DATANORTE e Tárcio Araújo - Jornalista (22). E dia 23: Carlos Santana – Adv., Fco. José Júnior – Prefeito e Soraya Vieira – Colunista Social.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Ok, meu amigo. Milton Marques Medeiros". - Obrigado M.M.M., abraço fraterno amigo. Desejo saúde e paz a todos do Sistema Oeste de Comunicação e demais familiares.
= JULGAMENTO SOBRE ATRASO NOS PAGAMENTOS DE DOCENTE. O Julgamento da ação movida pela ADUERN- Associação dos Docentes da UERN – que exige que a remuneração dos professores e professoras da universidade seja realizada até o último dia do mês trabalhado, será julgada nessa quarta-feira (21). De acordo com Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da ADUERN, essa será uma decisão definitiva, pois será proferida pelo plenário dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do RN. Na oportunidade, os juristas irão se pronunciar sobre a ilegalidade dos atrasos nos pagamentos dos vencimentos pelo governo do Estado. A Diretoria da ADUERN e a assessoria jurídica estarão presentes na audiência em Natal e convidam toda a categoria a acompanhar a decisão dos desembargadores, a partir das 8h da quarta-feira. Lindocastro Nogueira destaca que há a possibilidade do julgamento não se encerrar no dia 21, caso algum dos juristas peça vistas para reavaliar o processo. FONTE: aduern.org.br/.
= HÁ 105 ANOS! A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, unanimemente, o projeto de Antônio Miranda, Manoel Cirilo dos Santos e Francisco Ferreira Cunha da Mota, autorizando um empréstimo de $ 15.000 réis par a construção de um teatro "em um dos lugares mais apropriados dentro da área urbana". Em 21/09/1911. Ficou em sonhos, assinalou o saudoso historiador Câmara Cascudo.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 701/2015 (de 20/09), tratamos dos seguintes temas: Empresas estão proibidas de doar dinheiro a campanha eleitorais; Cilon lança mais um livro; Bronca do leitor/internauta (485) – por Rogério Halamid; Fique sabendo... "Churrasco pode aumentar o risco de câncer" - por Redação d'O Masculino.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É paulista de Cruzeiro, mas foi criada em Frutal, Minas Gerais, cidade onde deu início a carreira de cantora. Aos 16 anos foi crooner do conjunto Golden Lions e com ele se apresentou em várias cidades da região. Participou do programa "O Bom" apresentado por Eduardo Araújo na TV Excelsior e do programa "Linha de frente" da dupla "Os Vips". Na mesma emissora integrou o elenco do programa Os Adoráveis Trapalhões, também participou das últimas edições do programa Jovem Guarda da TV Record.. Célebre pelos seus relacionamentos, a cantora namorou diversos colegas como os cantores Jair Rodrigues, Wanderley Cardoso, Fábio Stella e Antônio Marcos. Quando participou de Os Adoráveis Trapalhões, a cantora chegou a ter aulas de judô para fazer cenas de ação e iniciou um namoro com o cantor Wanderley Cardoso (membro do elenco do programa humorístico). Vanusa fez sucesso com muitas músicas e especialmente, na década de 1970, com as canções "Manhãs de Setembro", "Sonhos de um palhaço", "Paralelas" de Belchior e "Mudanças" de autoria da própria em parceria com o compositor Sergio Sá). Em 1973, apareceu em número musical no filme "Com a Cama na Cabeça. Em 1969 apareceu em número musical no filme Pobre Príncipe Encantado. Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de três milhões de cópias. Representou o país em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Por dois anos seguidos foi eleita a Rainha da Televisão. Entre os programas de televisão que participou estão o Qual é a Música?, Globo de Ouro e o Aquarela Brasileira. É mãe de três filhos: Amanda, Aretha (filhas de seu casamento com o cantor Antônio Marcos), e Rafael Santos Vanucci, filho de seu segundo marido, Augusto César Vanucci. Seu filho foi o vencedor da segunda edição da Casa dos Artistas. Ela também sofreu um aborto no início de seu casamento com o cantor Antônio Marcos. Aretha foi apresentadora do ZYB Bom ao lado de Rafael, seu meio-irmão. Em 2013, retornou a agenda de shows depois de um período internada em uma clínica para tratar da depressão. Também participou de um comercial de cartões de créditos. No segundo semestre deu início as gravações de um disco com canções inéditas produzido pelo cantor Zeca Baleiro. Em outubro de 2013, Vanusa participou em duas noites no Projeto "Salve Rainhas" em Belo Horizonte, evento realizado na Funarte com a presença de 20 cantoras com mais de 35 anos de carreira onde puderam reler sua obra e contar histórias de sua vida. A cantora foi aclamada com teatro lotado e além de emocionar a plateia apresentou ao público a belíssima canção de Vander Lee, "Esperando Aviões" que consta no recente álbum da artista. O músico mineiro estava presente no evento. Reportamo-nos sobre VANUSA SANTOS FLORES, 68 ANOS, artisticamente chamada de Vanusa, nasceu no dia 22/09/1947. Sua discografia consta de 23 discos gravados de 1966 a 2015. Gênero musical: MPB, Rock Pop, Iê Iê Iê e vocal. Atividade: desde 1966. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanusa.
- Dia: Hoje é Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia do Radialista (também comemorado em 07 de novembro); Dia Internacional da Paz, Dia Mundial da Gratidão e Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Amanhã (22) será Dia da Banana, Dia da Defesa da Fauna, Dia da Juventude no Brasil, Dia do Contador / Bacharel em Ciências Contábeis. Dia do Técnico Agropecuário e Dia Mundial pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos fazeneiros, radialistas, agentes de paz, aos portadores de necessidades especiais, aos bananeiros, agentes de defesa da fauna, a juventude brasileira, aos contadores, técnicos em agropecuária e protetores dos animais.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A casa que eu quero (Poesia de Rosângela Trajano).

Tem que ser branquinha
Um jardim florido
De portão e janelinha
E um céu colorido.

A casa que eu quero
Tem um lago com patinhos
Sonho que ansiosa espero
Dar comida aos gatinhos.

Suas portas serão abertas
Bem no meio da floresta
As chaves debaixo das cobertas
Todos os dias terá festa.
QUEM canta...
"Hoje eu vou mudar / Vasculhar minhas gavetas / Jogar fora sentimentos / E ressentimentos tolos... ." . ("Mudança". Composição: Vanusa. – Canta: Vanusa.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário