sábado, 2 de julho de 2016

DC - Coluna de Notícias 727. (Anexo slide: Você precisou de mim).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VIII – Edição nº 727(geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, sábado, 2 de julho de 2016. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 27ª/53, dias: 184/366 e faltam 182 dias para o final do ano).


"Causo democrático!"

"Todo ano é assim, desde que a conheci que sou testemunha. Ela promete que não vai chorar. Com a chegada dos filhos, seus lindos filhos! Mas quem disse que ela suporta? Derrama-se em lágrimas, molha o chão, cobre-o com estames. De cor púrpura. E o lindo tapete prenuncia a chegada dos jambos". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 


Estimados/as Amigos/as:

Ontem mais uma movimentação do FSE – Fórum de Servidores Estaduais onde vários sindicatos e servidores em ato público seguido de caminhada até a Governadoria, lá chegando foi promovido um debate sobre a atual situação dos servidores sem avanço na campanha salarial e agravado com a sequência de atrasos dos salários. O desgoverno Robinson Faria massacra os servidores da ativa e pisa em cima dos aposentados deixando-os para receber salários no último dia. No grupo de WhatsApp sob o domínio de professores, li uma servidora aposentada se queixando do sindicato (SINTE) por "não fazer nada" e sentenciou... "somos muitos e promoverei uma campanha de desfiliação". Ora! Sabemos que os aposentados são muitos em todos os segmentos, não só na educação, aí vem as perguntas que não quer calar. Por que TODOS OS APOSENTADOS encampam uma luta para se fazer presentes nas assembleias, atos e protestos de seus sindicatos? Ao invés de campanha de desfiliação? Boa leitura nobre leitor/a!

 

DEPOIS DO FEIJÃO, QUAIS OS PRÓXIMOS VILÕES DA INFLAÇÃO? O feijão tomou o lugar do tomate como alimento que anda pesando no bolso dos brasileiros. O preço do carioca, variedade popular no Sudeste, subiu 54,09% até junho, segundo o IPCA-15, índice do IBGE considerado como a prévia da inflação.

No ano passado, uma caixa de tomates chegou a custar o dobro do que em 2014. Com a inflação ainda alta, muita gente se pergunta: qual vai ser o próximo vilão das compras?

Para tentar responder, a BBC Brasil conversou com economistas e especialistas no mercado de agronegócio. Segundo eles, os itens que podem causar mais preocupação nas próximas semanas são o leite, o milho e o arroz.

O clima é o fator comum em todas as altas, explicam os entrevistados. A distribuição irregular de chuvas neste ano prejudicou a produção dessas culturas.

ARROZ - No caso do arroz, as tempestades no Rio Grande do Sul - maior produtor - em abril atrasaram a colheita e causaram uma quebra de 15% na safra. Com menor oferta, os preços cresceram 5,21% até junho, segundo dados do IPCA-15. E devem continuar aumentando até as próximas colheitas, no começo de 2017. "De acordo com o nosso levantamento, no município de São Paulo variou 6,28% neste ano. E vai subir significativamente nos próximos dois meses", diz o pesquisador Vagner Martins, do Instituto de Economia Agrícola. Pode parecer que 6% é pouco, mas a alta é preocupante para um elemento essencial da cesta básica. FONTE: BBC – Brasil, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.


PRAIA DA REDINHA E AREIA PRETA ESTÃO IMPRÓPRIA PARA BANHO. O boletim de balneabilidade do Programa Água Azul apontou três pontos impróprios para banho na Região Metropolitana de Natal. Foram analisados 33 pontos em todo o RN. Segundo o boletim, estão impróprios para banho o Balneário do Rio Pium, em Parnamirim, a praia de Areia Preta (Praça da Jangada) e da Redinha (Rio Potengi) em Natal. FONTE: blogdobg.com.br, em 02/07/2016.


FIQUE SABENDO... "Bombeiros, profissionais mais confiáveis". Fonte: Folha Online - 07/05/2014, www.endividados.com.br.

Amigos, esse texto tem dois anos e dois meses, mas, ontem (1º/07) vendo entrevista de debates sobre esse tema pela TV Cultura – Leda Nagle, foi citado que o Corpo de Bombeiros é considerado a mais simpático e confiado pela nação brasileira. Daí, fui nos arquivos e encontrei esse texto que está muito em voga. Resolvi homenagear essa grande corporação no Dia dos Bombeiros. Hermes Oliveira.

Os bombeiros são os profissionais que têm mais confiança da população no Brasil, segundo uma pesquisa do instituto alemão GfK Verein. Os políticos aparecem em último em uma lista com 32 profissões.

De acordo com o levantamento, os combatentes de incêndio têm a confiança de 92% dos brasileiros, dez pontos percentuais à frente dos professores (82%), seguidos pelos paramédicos (81%) e pelos pilotos (80%).

Não é apenas no Brasil que isso acontece: os bombeiros estão no topo da lista em 15 dos 25 países em que a pesquisa foi feita.

Na parte de baixo da lista, aparecem os profissionais de negócio e os empreendedores (42%), à frente de advogados (41%), agentes de seguro (30%), prefeitos (14%) e políticos (6%).

"Esses baixos índices [para os políticos] parecem compreensíveis do ponto de vista do alto grau de corrupção no país", afirma a GfK, no levantamento.

No geral, o índice de confiança dos brasileiros nos profissionais é de 56%, o que coloca o país na penúltima posição, à frente apenas da Argentina (55%). As taxas mais altas aparecem na África do Sul (81%), na Índia (78%) e no Canadá (77%).

O estudo teve participação de 28 mil pessoas em 25 países (mil no Brasil).

Veja abaixo a lista completa do índice de confiança nos profissionais

01)  Bombeiros - 92%;

02)  Professores - 82%;

03)  Paramédicos - 81%;

04)  Pilotos - 80%;

05)  Farmacêuticos - 76%;

06)  Enfermeiros - 72%;

07)  Arquitetos - 72%;

08)  Médicos - 66%;

09)  Jornalistas - 66%;

10)  Engenheiros e técnicos - 64%;

11)  Soldados - 61%;

12)  Juízes - 59%;

13)  Motoristas de táxi - 57%;

14)  Atores - 57%;

15)  Condutores de trens ou metrô - 56%;

16)  Especialistas em computação e software - 56%;

17)  Artesãos - 55%;

18)  Fazendeiros - 55%;

19)  Publicitários - 53%;

20)  Profissionais de pesquisa de opinião e mercado - 53%;

21)  Vendedor de varejo - 53%;

22)  Pastores e padres - 50%;

23)  Atletas profissionais - 49%;

24)  Apresentadores de TV - 48%;

25)  Funcionários públicos - 48%;

26)  Profissionais do setor bancário - 46%;

27)  Policiais - 44%;

28)  Profissionais de negócios e empreendedores - 44%;

29)  Advogados - 41%;

30)  Agentes de seguros - 30%;

31)  Prefeitos - 14%;

32)  Políticos - 6%.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS PARA ASSISTENTE TÉCNICO DE GESTÃO EM SAÚDE, inscrições no período de 04/07 a 08/08/2016. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 5.180,81. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

RN: A Prefeitura de Nísia Floresta/RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 563 (quinhentas e sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 20/07/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.082,68. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********PANO RÁPIDO**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 02: Joduate Medeiros - Prof. e Ainda Sena – FUNDAC; Eimar Machado – EMATER e Lenilce Machado – Profª; (03); José Rodrigues – Sindicalista e Neto Vale – Prof. (04); José Mário Dias – Adv. (05); Francisco Martins – Poeta Cordelista (06); Patrícia Mônica – São Paulo/SP (07); Marcos Pereira – Sebista e Nara Rúbia – Profª. (08). E dia 09: Fco. de Assis da Costa – UERN, Milton Marques – UERN e Zilmar Nolasco –FUNDAC.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Bom dia Hermes, me permita fazer o esclarecimento: atualmente na 1ª CIRETRAN de Mossoró temos funcionários terceirizados para fazer a limpeza do nosso prédio, e, esses mesmos funcionários fazem também a limpeza de parte da Central do Cidadão. Obrigada!! Gersonete Melo". Companheira Gersonete, antes quero te agradecer o acompanhamento do nosso blog e a colaboração para esclarecimento. Agora, estou há trinta dias prestando serviço na Central do Cidadão e não presenciamos os terceirizados do DETRAN em parte alguma do piso superior onde funciona todo o aparelhamento da central. A central tem uma servidora para limpeza (da educação) lotada naquela unidade com expediente único no turno matutino. Fui informado que por duas vezes os terceirizados fez a limpeza por ocasião de férias daquela servidora. Já no turno vespertino, a central fica sem servidores para esse serviço que, é feito por servidores e trabalhadores com função administrativa cuidando de seus próprios estabelecimento (salas) de trabalho desde que foi inaugurada a central a cerca de dois anos. Reiteramos votos de estima e apreço, saúde e paz companheira!

= APOSENTADOS. A Assessoria Jurídica do SINTE/RN entrou com um mandato de segurança exigindo que o governo regularize imediatamente o pagamento dos aposentados em educação. A medida visa conter os recorrentes atrasos no pagamento de todos os servidores, sobretudo os aposentados, que pelo segundo mês consecutivo vão receber seus salários no último dia de pagamento. FONTE: www.sintern.com.br.

= HÁ 139 ANOS. Inauguração do mais antigo Mercado Público de Mossoró, em 02/07/1877;


**********REGISTROS**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 692/2015 (de 04/07), tratamos dos seguintes temas: Consumidor endividado continua a comprar; Servidores do DETRAN/RN vota indicativo de greve; Pessoal do Tarará volta às ruas hoje; Marcos Antônio, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (477) por Walter Silva; Fique sabendo... "Molécula presente na urina detecta câncer de próstata", por Reinaldo José Lopes.

- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nascido na cidade de São Bento do Uma/PE, do dia 1ª/07/1946. Seu envolvimento com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade Natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês,  três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Orestes Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do Rock and Roll. Recém-formado em Direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista - trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil - e resolve investir na música. Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção. Em 1980, lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome faz sucesso nas rádios de todo o país, revelando o nome de nosso homenageado para o grande público. Apresenta-se em vários estados brasileiros. Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho participa da série de shows O Grande Encontro, que percorreu diversas cidades brasileiras e registrada pela gravadora BMG no álbum de mesmo nome. Em julho de 2000, participa da noite "Pernambuco em canto: carnaval de Olinda", no Festival de Montreaux (Suíça), ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Naná Vasconcelos e Moraes Moreira. Em maio de 2003, grava novo projeto ao vivo no Rio de Janeiro (Indie Records), reunindo vários sucessos em um álbum e, pela primeira vez, em DVD. Em julho, é agraciado com o Prêmio de Música Brasileira na categoria "Melhor cantor regional", pelo álbum De Janeiro a Janeiro, em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda nesse mês chega às lojas o álbum Ao vivo em todos os sentidos. Em agosto o DVD do mesmo projeto é lançado. Em 2009, trabalhou no seu filme Cordel Virtual (a Luneta do Tempo) um musical que não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faz em sua infância, no seu passado e este tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, conquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira. Em 2014, o álbum Amigo da Arte foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor Regional. No ano de 2016, durante seu show no carnaval do Recife na madrugada de 9 para 10 de fevereiro, marco esperado anualmente por pernambucanos e turistas, convida à todos a participarem do lançamento de seu filme a ocorrer em 24 de março seguinte. O convite, feito com o figurino do filme utilizado por ele e pela banda, viria a ser divulgado boca-a-boca por todos os que assistiram o show no marco zero e pela internet. Reportamo-nos sobre ALCEU PAIVA VALENÇA artisticamente chamado de "Alceu Valença". Sua discografia consta de 37 discos gravados de 1972 a 2014 (Álbuns em estúdios 25 e 12 álbuns de compilação). Gênero musical: MPB, Worldbeat e frevo.

- DIA: Hoje é ia da Independência da Bahia (1823), Dia do Hospital e Dia do Bombeiro Brasileiro Amanhã (03) será Dia do Operador de Telemarketing.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos caminhoneiros, agentes de vacinação, arquitetos e trabalhadores do SESI.


**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********


Meu Gato (Poesia de Rosângela Trajano).

Crio um gato

Que brinca com os ratos

Esconde meu sapato

Tem medo de pato.

 

Cheira minha meia

Ri da minha mão

Na hora da ceia

Quer comer pão.

 

O meu gato

Dorme na cozinha

Dentro de um cesto

Cabeça na latinha.

QUEM canta.

"Na primeira manhã que te perdi / Acordei mais cansado que sozinho / Como um conde falando aos passarinhos / Como uma bumba-meu-boi sem capitão... ." . ("Na Primeira Manhã". Composição: Alceu Valença. – Canta: A.V.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário