sábado, 26 de março de 2016

DC - Coluna de Notícias 715.(Anexo slide: Um desafio de Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 715 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado, 26 de março de 2016. Edição Especial (Atualização aos sábados).
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 13ª/53, dias: 86/366 e faltam 280 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"
Da série Assim Disseram eles: "Só está realmente alfabetizado quem sabe ler nas entre linhas". Millôr Fernandes. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O Fórum Estadual de Servidores confirma entregar a pauta unificada na próxima quarta-feira, às 11 horas, no Gabinete Civil do Governo do Estado. Será, no momento, a entrega formal com a presença de dirigentes sindicais. A ideia de um ato público com as bases foi descartada, a base será poupada e se necessário será convocada na segunda fase da Campanha Salarial 2016 envolvendo todos os segmentos dos servidores do estado. Boa leitura nobre leitor/a!

MOVIMENTOS POPULARES VÃO À BRASÍLIA EM DEFESA DA DEMOCRACIA. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo farão um ato em Brasília na próxima quinta-feira (31). As organizações esperam levar 100 mil pessoas às ruas da capital federal em "defesa da democracia" e "contra o ajuste fiscal".
O ato, que também criticará a reforma da Previdência, ocorre após grandes mobilizações, ocorridas nas últimas semanas, contra o processo de impeachment. Desta vez, o foco será Brasília, que deve reunir o maior número de manifestantes, mas os organizadores também planejam realizar protestos em diversas cidades do país.
As organizações defendem que a tentativa de retirar Dilma Rousseff da Presidência da República é um "golpe" à democracia. Por outro lado, as entidades criticam a condução da política econômica do governo federal, que, por meio do ajuste fiscal, tem cortado o orçamento público e mantido taxas elevadas de juros. Por Rafael Tatemoto. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

SERVIDORES TEM PAUTA UNIFICADA. O Fórum Estadual dos Servidores do RN, grupo que é composto pelo SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos do RN e outros sindicatos, vai entregar a pauta única dos trabalhadores ao Governo do Estado no dia 30 de março. A entrega está prevista para ocorrer às 11h, no Gabinete Civil. Com a entrega da pauta ao governo, inicia-se a segunda fase da Campanha Salarial 2016, vez que a primeira fase foram centradas nas assembleias envolvendo vários segmentos do funcionalismo estadual. Após a entrega na quinta-feira, o Fórum de Servidores aguarda o chamado do governo.

SAULO VALE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Convocamos para estrear na série o Jornalista Saulo Vale, com a chamada "Carro fumacê circulará a partir da próxima segunda-feira, 28". O Saulo publicou matéria completa via Whats App na tarde desse sábado.
Como parte das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde utilizará, a partir da próxima segunda-feira, 28, o carro fumacê (UBV pesado). Inicialmente, serão contemplados os bairros Planalto, Aeroporto, Sumaré, Belo Horizonte e Dom Jaime Câmara, localidades que apresentam maior infestação do mosquito.
Nesta primeira fase, serão percorridos 1.209 quarteirões da cidade. Simultaneamente, os agentes de endemias continuarão com ações de aplicação de larvicida e atividades educativas para conscientizar a população da necessidade de destruir criadouros do vetor, medida mais eficaz de combate ao Aedes, em todo o município.
O carro iniciará as atividades nas ruas sempre no início da manhã, a partir das 4h, e no final da tarde, a partir das 16h, períodos em que o mosquito costuma agir.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (497) – "Sobre a questão da violência em Mossoró...". Sinceramente, sabemos que a violência é no estado/RN e no Brasil em geral, mas se tratando de "Mossoró pede paz"... De coração e consciência, essa história de passeata é balela! Precisamos de ação maior do Estado, policial, comunitária e claro social, a polícia sabe onde estão, quem são e como agem os bandidos! Agora é "Borracha!". Se você não vai à escola saber como está o seu filho, cuidado! Você pode descobrir coisas desagradáveis, entre no quarto deles(as), converse, ele pode ser vítima, bandido, ou precisa de sua ajudar para não cair na vida do crime! Façamos todos nossa parte! José Walter, via facebook, em 22/03/2016.

FIQUE SABENDO... "Resolução de conjuntura aprovada no 1º Congresso Intersindical: Vai ter luta! Nenhuma retirada de direitos ou retrocessos". FONTE: www.intersindical.com.br, o 1º Congresso da Intersindical ocorreu entre os dias 18 e 20 de março de 2016 em São Paulo/SP.
A sociedade brasileira vem sendo tensionada e provocada por acontecimentos políticos decorrentes da intensificação de uma ofensiva golpista. As manifestações em favor do impeachment de 2015, dotadas de forte conteúdo reacionário, já evidenciavam que a estratégia dos setores mais conservadores da sociedade brasileira visa uma "ruptura" das liberdades democráticas garantidas pela Constituição de 1988, bem como uma forte ofensiva sobre direitos sociais e os recursos estratégicos do Brasil.
O consórcio liderado pela Operação Lava Jato/Polícia Federal/Rede Globo tem sido pautada por um conjunto de ações ilegais e repudiáveis, que rasgam prerrogativas constitucionais "à luz do dia" – a exemplo da condução coercitiva e do pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula; a exemplo do vazamento seletivo de informações confidenciais para influenciar a opinião pública e de escutas ilegais sobre a Presidência da República, dentre outras.
Estas formas de ação evidenciam a disposição golpista e a ameaça de rapidamente passar para uma ofensiva aberta e radical contra as liberdades democráticas e os direitos dos trabalhadores.
A atual ofensiva antidemocrática busca por meios judiciais e legislativos afastar um governo democraticamente eleito e estabelecer um ambiente político e econômico mais favorável a intensificação da exploração da classe trabalhadora, ao desmonte do Estado e ao projeto privatista, a exemplo da aprovação do PLS 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a exclusividade da Petrobrás na exploração do pré-sal e abre a porta para as empresas estrangeiras.
Por outro lado, para manter a governabilidade, o governo federal implementa as medidas econômicas do candidato do PSDB derrotado nas eleições de 2014 Aécio Neves e continua a se submeter a chantagem golpista procurando aprofundar a agenda do imperialismo, do capital e do latifúndio. Neste sentido, amplia as taxas de juros, realiza cortes orçamentários na saúde e na educação federal, intensifica a transferência de recursos públicos para o pagamento de juros dívida pública, intensifica a retirada de direitos dos trabalhadores, em especial com a proposta de uma nova contra reforma da previdência social.
A política econômica do governo federal busca transferir para as "costas" da classe trabalhadora os prejuízos decorrentes da crise estrutural do capital. Neste sentido, amplia o descontentamento popular e torna ainda mais frágil a sustentação do governo.
A possibilidade de reverter a ofensiva golpista passa necessariamente por uma radical mudança na política econômica do governo Dilma, sem a imposição dos interesses do capital.
A Intersindical não aceita qualquer recuo nos direitos sociais já conquistados, bem como não pode aceitar o recuo das liberdades democráticas.
O momento político e econômico exige o fortalecimento das organizações das classes trabalhadoras na luta pela defesa de seus direitos e contra a ofensiva golpista. É necessária a construção de espaços unitários de luta e resistência.
A intensificação de ações da INTERSINDICAL – CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA, da FRENTE POVO SEM MEDO, dos sindicatos e movimentos sociais dispostos a defender as liberdades democráticas deve ter como eixos principais de ação:
– Dias 24 e 31 de março, todos na rua contra o golpe a apontando uma saída pela esquerda;
– Combater a ascensão fascista na sociedade brasileira;
– Lutar contra a ajuste fiscal e as contras reformas de Dilma;
– Defender os direitos dos trabalhadores e a construção de um campo político e social unitário que tenha em foco reformas populares que redistribuam a riqueza e defendam de forma intransigente os interesses da vida dos trabalhadores, para além do capital!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA: A Prefeitura de Barreirinhas/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 374 (trezentas e setenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/04/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PB: A Prefeitura de Maturéia/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 103 (cento e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARLGOS, inscrições até 08/04/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 22: Marcelino Neto – OBVIO, José Ernandes Silva e Rosiana Medeiros – IPERN (25), Abi-Ackell Migidal Eder Bezerra Silva da Fé, Gilvan Leite – Comerciário e Sueldo Antônio – Comunitário (27), Fátima Vieira – Hospital Tarcísio Maia (28), Davi Calisto Neto e Verônica Carlos – UERN (29), Cícero Pascoal -UERN, Jorge de Castro – CEF, Manoel Dantas – Prof., Manoel Soares de Freitas Júnior - DATANORTE, Sayonara Amorim – Jornalista (31) e, dia 02 de abril - Benilson Silva - Radialista.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Grande Hermes, parabéns pela amizade e importante blog. Daniel Dantas". – Valeu DD, saúde e paz companheiro!
= SOBRE CIRCO. Foi na Grécia e na Roma antiga, porém, que o circo adquiriu força e até uso poético. Os gregos instituíram a do "pão e circo" que consistia em oferecer comida e entretenimento a população com falta de domicilio e condição. Por volta de 70 a.C surgiu o Circo Maxcidio de Roma, que foi destruído totalmente pelo incêndio.
= HÁ 105 ANOS! Em 25/03/1911 nasceu o mossoroense Jerônimo Dix-sept Rosado Maia - Empresário, prefeito e Governador do Estado, faleceu em 12/07/1951 de acidente aéreo.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 678/2015 (de 08/03), tratamos dos seguintes temas: Bloqueio de R$ 800 mil para tratamento de doença rara; SINAI entregará pauta de reinvindicações ao governo; Fique sabendo... "A mesa sebista". Por Walter Silva – professor e músico. E na edição nº 679/2015 (de 15/03), tratamos dos temas: Delação premiada é inconstitucional, porque é uma prova ilícita; SINAI participará de ato contra a PL 4330 em Brasília; Bronca do leitor/internauta (465) por J. Walter; Fique sabendo... "Toquem os sinos da indignação". Por Rinaldo Barros – Professor.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um cantor e compositor brasileiro, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Era filho de Renato Manfredini (economista) e de Maria do Carmo Manfredini (professora de inglês), primos de segundo grau, neto paterno de Alberto e Castorina Denebedito Manfredini, neto materno de José Mariano e Leontine Manfredini de Oliveira. Descendente de italianos provenientes da comuna de Sesto ed Uniti Cremona; e nordestinos. Antes de fundar o grupo, nosso homenageado integrou o grupo musical Aborto Elétrido do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e baterista Fê Lemos. Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Berlandi Rusell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. Em 13 de março de 1978 Renato foi escolhido entre os professores do Cultura Inglesa para saudar o príncipe Charles, quando este participou da inauguração da nova sede da escola, ao visitar o Brasil naquele ano. Renato tinha apenas 17 anos, mas seu inglês impecável lhe favoreceu no momento da escolha. Aos 18 anos, Renato revelou a sua mãe ser homossexual. O único filho que Renato deixou, dizia ser fruto do relacionamento que o cantor teve com uma fã (Raphaela Bueno), porém depois da morte de Renato Russo especulou-se que a criança teria sido adotada por Renato e criado pela avó materna Maria do Carmo, mas essa história nunca foi confirmada. Em 2004 houve um processo judicial movido por sua mãe, mas a família de Renato conseguiu manter a guarda do garoto até sua maioridade. Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em ll de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário da banda. Amigos do cantor afirmam que o mesmo contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989. Como integrante da Legião Urbana, Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos contos, escritos em sua maioria pelo próprio. Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25° lugar. Reportamo-nos sobre RENATO MANFREDINI JUNIOR (in memorian), *27/03/1960 - +11/10/1996, conhecido artistacamente como "Renato Russo" e "O Trovador Solitário", nasceu e morreu no Rio de Janeiro/RJ. Sua discografia consta de vasto acervo gravados entre 1980 e 2011 entre coletâneas. Gênero musical: Pós-punk, Punk-rock, Rock Alternativo, vocal, baixo, teclado, violão e guitarra. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo.
- DIA: É Dia do Cacau e Dia do Mercosul. Amanhã 27) será Dia da Inclusão Digital, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos produtores de cacau, aos artistas de teatro e profissionais do circo.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Criança, botão de uma flor (Poesia de Rosângela Trajano).
Toda criança precisa de amor
Sou como o botão de uma flor
Às vezes quero ser gente grande
Ser forte como um gigante.

Criança quer sorrir
Criança quer falar
Criança quer ouvir
Criança quer calar.

Criança quer é ser feliz
Fazer o que der na veneta
Riscar paredes com o giz
Rabiscar papéis com lápis ou caneta.
QUEM canta...
"Mas é claro que o sol vai voltar amanhã / Mais uma vez, eu sei / Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã / Espera que o sol já vem ... ." . ("Maia uma vez". Composição: Renato Russo e Flávio Venturini – Canta: R.R.).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário