sábado, 19 de março de 2016

DC - Coluna de Notícias 714. (Anexo slide: Acreditar é preciso, bem assim Ter Fé).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 714 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado, 19 de março de 2016. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 12ª/53, dias: 79/366 e faltam 287 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"
Da série Assim Disseram elas: "A obra de um escritor não pode ser definida por suas intenções, mas por seus resultados".  Maria Teresa Andruetto. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Entramos na reta final da Campanha Salarial 2016. O mundo sindical divido na conjuntura nebulosa que passa o país no momento, muitas dúvidas em relação ao estado democrático e burocrático entre os poderes. Com isto, afeta indiretamente o andamento da campanha. Há tempo para aceleração da entrega da Pauta Unificada dos servidores públicos do estado, já que a data-base das categorias ter reajustes salariais em maio. O Fórum de Servidores Estaduais sinaliza a entrega da citada pauta ao governo no próximo dia 30. Vamos aguardar os acontecimentos. Boa leitura nobre leitor/a!

"ESTAMOS VIVENDO UM PRÉ-64. O CLIMA ESTÁ MUITO PARECIDO", afirma advogado. No dia 9 de março, o advogado Werner Becker, a advogada Rejana Maria Davi Becker e quatro presidentes de sindicatos do Rio Grande do Sul protocolaram uma representação junto ao Procurador Chefe do Ministério Público Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, pedindo a instauração de ação penal pública incondicionada contra o juiz Sérgio Moro ou a abertura de inquérito para averiguar a responsabilidade administrativa e penal desse magistrado no episódio envolvendo a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até uma delegacia da Polícia Federal, no último 4 de março. A representação considera que a conduta de Moro configura ilícitos penais previstos na legislação que trata do crime de abuso de autoridade.
Em entrevista ao Sul21, Werner Becker fala das razões que motivaram essa iniciativa e do clima instaurado no país que, na sua avaliação, é muito parecido com o que antecedeu o do golpe de 1964, que derrubou o então presidente João Goulart. "Ouço gente dizendo que desta vez não vai ser assim. Em 64 também se dizia "desta vez não vai ser assim". O clima está muito parecido. Achei que seria uma forma de, ao menos, denunciar mais um episódio desse clima. Não que eu tenha ilusões que uma medida jurídica vá resolver a situação, mas pode ajudar em alguma coisa", diz Werner Becker, um nome histórico da resistência contra a ditadura, que defendeu dezenas de presos políticos nos tribunais militares e militou pela redemocratização do Brasil. FONTE: www.brasilfato.com.br/.

SINAI CONVOCA BASE PARA ELEIÇÕES SINDICAIS EM MAIO. O Coordenador Geral do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, no uso de suas atribuições estatutárias, conforme previsto nos artigos Art. 62 e seguintes dos Estatutos Sociais do Sindicato, convoca as eleições sindicais para a DIREÇÃO COLEGIADA E CONSELHO FISCAL, para o dia 12 de maio de 2016, com mandato para o triênio junho/2016 a maio/2019, devendo o registro de chapas serem feitos na Secretaria do Sindicato, sito à Rua Leonardo Drumond, nº 1661, bairro Lagoa Nova em Natal/RN, no horário das 8h ás 17h, no período de 30 dias a partir da publicação deste Edital. Natal/RN, 28 de fevereiro de 2016. José Nilson Bezerra - Coordenador Geral do SINAI.

ESMIRNA CARVALHO. – Convocamos a leitora E.C., para estrear na série. Manda camarada jovem fisioterapêutica!
A Clínica Mais Leve, situada à Av. Pedro Paraguai, 0294 – Liberdade I, foi inaugurada no início desse mês, consta de três profissionais fisioterapeutas: Esmirna Carvalho, Daniela Melo e Heloísa Morais. Atendimento em Fisioterapia Ortepédica, Reumatológica, Pediatria e Pilates
SERVIÇO: horário de funcionamento é de 06 às 11 horas e de 14 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Contatos: (84) 3064-6315, comercial. Para atendimento domiciliar contatar com a Drª. Esmirna Carvalho – Fisioterapia Ortopédica e Reumatológica Pilates – PSM (Pilates Solo Multifuncional), contatar: (84) 9.8783-5001(WA), 9.8131-1212 (Oi), smirna_carvalho@hotmail.com ou Esmirna Carvalho (facebook).

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (496) – BALBURDIA! Uma verdadeira esculhambação constitucional e hierárquica. Não analiso o mérito da questão, se a presidente Dilma é isso ou aquilo, se Lula é culpado ou não. Mas, a presidente da República, a chefe do Poder Executivo, o poder maior da Nação, constitucionalmente comandante em chefe das Forças Armadas e de todo aparelho de segurança do Estado, ter seu telefone grampeado pela Polícia Federal, com autorização de um juiz federal de Primeira Instância? Não sou jurista, mas entendo como um absurdo, como a maior subversão da legalidade, do Estado de Direito, já praticada no País só perdendo em gravidade, para o golpe de 64. É a completa desmoralização das instituições brasileiras. É preciso dar um basta nisso tudo! Minha opinião é essa! .... . Rubens Coelho.

FIQUE SABENDO... "Microcefalia não é pena e morte". Por Gilson Luiz Roberto – Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil. FONTE: http://oglobo.globo.com/opiniao/microcefalia-nao-pena-de-morte.
Querer considerar apenas as crianças saudáveis com direito à vida é retomar a prática da eugenia feita na Grécia antiga e pelo nazismo.
Os que defendem a legalização do aborto encontraram na associação do aumento da microcefalia com o surto de zika uma oportunidade para retomar a discussão da liberação do procedimento no Brasil. Querem transformar o diagnóstico de microcefalia em atestado de morte para todas as crianças das mães que contraíram o vírus e que optarem pela interrupção da gravidez, mesmo com possibilidades de nascerem sem sequelas neurológicas graves.
Com o avanço da medicina fetal e da genética médica, hoje é possível a detecção, ainda no útero, de várias anomalias fetais. Querer considerar apenas as crianças saudáveis com direito à vida é retomar a prática da eugenia feita na Grécia antiga e pelo nazismo, abrindo um precedente para a liberação do aborto em outros casos de microcefalia.
Não se pode falar na opção de abortamento, pois não se trata de patologia letal que inviabilize a vida extrauterina. A discussão do aborto em casos de microcefalia retrata bem o momento pós-moderno em que vivemos.
Para a maioria dos autores, a pós-modernidade é marcada como a época das incertezas, das fragmentações, do narcisismo, da troca de valores, do vazio, do niilismo, da deserção, do imediatismo, da efemeridade, do hedonismo, da substituição da ética pela estética, da apatia, do consumo de sensações e do fim dos grandes discursos.
Na sociedade pós-moderna, predomina a permissividade que justifica que tudo é bom desde que eu me sinta bem. É um relativismo no qual não há nada absoluto, nada totalmente bom ou mau, onde as verdades são oscilantes.
Vive-se numa época de grande competitividade e de pouca solidariedade. Em nome dessa nova ideologia, os indivíduos se permitem agir passando por cima de valores fundamentais.
A coisificação da vida e o predomínio dos interesses pessoais em detrimento do coletivo são bem característicos dessa fase em que vivemos.
Entretanto, aprendemos com a genética que a diversidade é a nossa maior riqueza coletiva. E o feto anômalo, mesmo o portador de grave deficiência, como é o caso da microcefalia, faz parte dessa diversidade. Deve ser, portanto, preservado e respeitado.
Necessário se faz proteger também a gestante, dando-lhe apoio em sua gravidez e proporcionando tratamento ao seu futuro filho.
O aborto provocado é um procedimento traumático, com repercussões gravíssimas para a saúde mental da mulher, que geralmente aparecem tardiamente. Produz um luto incluso, devido à negação da ocorrência de uma morte real, mas esse aspecto é totalmente desconsiderado.
As mulheres sofrem uma perda, e suas necessidades emocionais são relegadas ou escondidas. Esse processo vai gerar profundas marcas e favorecer o surgimento da síndrome pós-aborto.
A evolução de uma sociedade é medida pela sua capacidade de amparar os mais frágeis. A sociedade que apela para o aborto se declara falida em suas bases educacionais, porque dá guarida à violência no que ela tem de pior, que é a pena de morte para inocentes. Compromete, portanto, o seu projeto mais sagrado, que é o da construção da paz.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Juazeiro/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 129 (cento e vinte e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/04/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE: A Prefeitura de Ipaporanga/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 94 (noventa e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARLGOS, inscrições prorrogadas até 30/03/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 14.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 12: Lázaro Emerson - UERN (14); Arianny Queiroz – UERN, Ivonete Targino – Profª., Lúcia Aquino – ADEFIM e Marina Silva (15); Carlos Augusto – UERN, Elineudo Melo – UERN, Irenice de Fátima – A. Social e José Ribamar – Poeta (16); Ceição Costa e Tânia Maria – FUNDAC e, Tibério Fernandes – Comerciário (17); Ângela Maria – Professora, Edinho – P. Mangue, Fátima Cordeiro – UERN, Ivanaldo Gaudêncio – Professor e Rejane Pinto – UERN (18); Anselmo Carvalho – Prof., Dedé Lopes – Sandubar, José Lucas – Prof., Lázaro Amorim – TRT, Lúcia Regina – FUNDAC e Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura (19); Fernando Fontes – Autônomo e Sérgio Coelho – UERN (20); Arlindo Vieira – UERN e Valdilene Lobo – Profª (22); Carlão Silva – Autônomo, Edmundo Torres – Jornalista e Joseph Charles – Coletoria Estadual (23); Francisco Nogueira e Nildo da Pedra Branca (24). E Dia 26: Zélia Pedrosa – CEBI e Sadraque Manoel – DATANORTE.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Abração, Hermes. Walter Gomes". – Outro, prezado amigo. Muita paz, saúde e perseverança, ao senhor e demais familiares.
= JOÃO GOULART EM MARÇO DE 1964. Há 52 anos, 13/03/1964, o então presidente João Goulart fez um comício na Central do Brasil, a maior estação de trem do Rio de Janeiro. Alvo de uma campanha brutal da oposição, com o único objetivo de desconstruir os avanços de seu governo e preparar o ambiente para um golpe, Jango discursou longamente sobre a democracia, fez um balanço das reformas de base que vinha conduzindo e defendeu não apenas o direito de manifestação, mas também a Petrobras e seu projeto de país, com reforma agrária e distribuição de renda. Seu lema, lançado na ocasião, seria "progresso com justiça e desenvolvimento com igualdade". O discurso, nem parece que ele foi feito há 52 anos.
= HÁ 59 ANOS! A Ótica Vênus abriu suas portas para o comércio mossoroense, pelo seu proprietário José Dias da Cunha – "Zé Dias", sua inauguração se deu em 18/03/1957.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 676/2015 (de 25/02), tratamos dos seguintes temas: Receita divulga as novidades de IR/2015; Desembargador abre prazo para deputado apresentar defesa; Bronca do leitor(a)/internauta (463) por Marcos Romualdo; Fique sabendo... "Gestão Robinson Faria inicia sob olhares atentos e desconfiados", por Santino Arruda. E na edição nº 677/2015 (de 28/02), tratamos dos temas: Regulamentação de direitos de trabalhadores domésticos; Ganho de causa beneficia servidores do IDEMA e EMATER; Aldaci de França, repórter por uma edição!; Bronca do leitor/internauta (464) por Airton Cilon; Fique sabendo... "Fusão de fundos é irregular para a previdência social", por Rafael Barbosa.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi uma cantora brasileira conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música. Como muitos outros artistas do Brasil, surgiu dos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria, e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Tal feito lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV. Enquanto outras cantoras contemporâneas como Maria Bethânia haviam se especializado e surgido em teatros, ela deu preferência aos rádios e televisões. Seus primeiros discos, iniciando com Viva a Brotolândia (1961), refletem o momento em que transferiu-se do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, e que teve exigências de mercado e mídia. Transferindo-se para São Paulo em 1964, onde ficaria até sua morte, logrou sucesso com os espetáculos do Fino da Bossa e encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realizar seus planos artísticos. Em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli. Nossa homenageada aventurou-se por muitos gêneros: da MPB, passando pela bossa nova, pelo samba, pelo rock e pelo jazz. Interpretando canções como "Madalena", "Como Nossos Pais", "O Bêbado e a Equilibrista", "Querelas do Brasil", que ainda continuam famosas e memoráveis, registrou momentos de felicidade, amor, tristeza, patriotismo e ditadura militar no país. Ao longo de toda sua carreira, cantou canções de músicos até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Belchior, Renato Teixeira, Aldir Blanc, João Bosco, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical brasileiro. Entre outras parcerias, são célebres os duetos que teve com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Wilson Simonal, Rita Lee, Chico Buarque e, por fim, seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita. Mariano também ajudou-a a arranjar muitas músicas antigas e dar novas roupagens a elas, como com "É Com Esse Que Eu Vou". Sua presença artística mais memorável talvez esteja registrada nos álbuns "Em Pleno Verão" (1970), "Elis & Tom" (1974), "Falso Brilhante" (1976), "Transversal do Tempo" (1978), "Saudade do Brasil" (1980) e "Elis" (1980). Ela foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. Morreu precocemente em 1982, com apenas 36 anos, deixando uma vasta obra na música popular brasileira. Embora haja controvérsias e contestações, os exames comprovaram que havia morrido por conta de altas doses de cocaína e bebidas alcoólicas, e o fato chocou profundamente o país na época. Em 2013, foi eleita a segunda melhor voz da música brasileira pela revista Rolling Stone, superada apenas por Tim Maia. Foi citada também na lista dos maiores artistas da música brasileira, ficando na 14ª posição, sendo a mulher mais bem colocada. Em novembro do mesmo ano estreou um musical em sua homenagem Elis, a musical. Reportamonos sobre ELIS REGINA CARVALHO COSTA (in memorian), *17/03/1945 - +19/01/1982, conhecida artistacamente como "Elis Regina", natural de Porto Alegre/RS. Sua discografia consta de vasto acervo gravados entre 1961 e 2009 entre coletâneas e compilações. Gênero musical: bossa-nova, MPB, samba, rock, pop-rock e voz. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elis_Regina.
- DIA: É Dia do Carpinteiro, Dia do Consertador, Dia do Marceneiro, Dia do Moribundo e Dia Nacional do Artesão.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos carpinteiros, marceneiros, moribundos e artesãos.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Hora das Refeições (Poesia de Rosângela Trajano).
Oba! Hoje tem vitamina
Café, leite e pão
Vou correndo lavar as mãos
Sento na cadeira pequenina.
Ter hora certa para as refeições
É importante ao organismo
Seguir as orientações
Dos nossos pais, com juízo.
Se não temos hora para comer
As pernas tremem e a cabeça roda
Podemos até adoecer
Nossas roupas ficam gordas.
QUEM canta...
"É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É um caco de vidro, é a vida, é o sol / É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol ... ." . ("Águas de Março". Composição: Tom Jobim – Canta: Elis Regina).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário