segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

DC - Coluna de Notícias 713. (Anexo slide "Cuide bem do seu amor").

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 713 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 9ª/53, dias: 60/366 e faltam 306 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
Da série Assim Disseram eles: "Era mais importante que eu aprendesse a usar minhas mãos que minha cabeça... Na minha terra, as mãos produzem comida e a cabeça só produz confusão".  Mestre Vitalino. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN entra na fase de assembleias gerais com as treze categorias, que forma a base de filiados, visando a Campanha Salarial 2016. Hoje pela manhã foi a vez dos trabalhadores do CEASA, nesta terça-feira(1º/03) com servidores da FUNDAC, DATANORTE (02), EMPARN e com servidores do DETRAN (03) encerra-se a semana, novo agendamento será divulgado no site do sindicato (www.sinairn.com.br) com outras categorias na semana vindoura. Essas assembleis acontecem em Natal até o dia quinze de março. Para o dia 22/03 está sendo planejado um grande ato para oficializar a entrega da Pauta Unificada com reivindicações do Fórum Estadual de Servidores do RN, a qual consta de pontos comuns de outras categorias fora da base do SINAI. É só aguardar os acontecimentos que publicaremos detalhes do evento. Boa leitura nobre leitor/a!

PAÍS PERDE QUASE 100 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA EM JANEIRO. O mercado formal de trabalho manteve tendência de baixa em janeiro, quando foram eliminados 99.694 empregos com carteira assinada (queda de 0,25% no estoque), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. É o pior resultado para o mês desde 2009. Em 12 meses, o país perdeu 1.590.822 vagas, retração de 3,86%. O estoque agora é de aproximadamente 39,6 milhões de postos de trabalho.
O desempenho no primeiro mês "relaciona-se à conjuntura econômica recente e a fatores sazonais", segundo o ministério. É resultado de 1,205 milhão de contratações e 1,305 milhão de demissões. Apenas a agricultura não fechou vagas em janeiro, com saldo de 8.729 (0,56%). O maior número de cortes veio do comércio: 69.750 (-0,76%), com queda tanto no setor varejista como no atacadista. Na indústria de transformação, foram eliminados 16.553 postos de trabalho (-0,22%). Os serviços cortaram 17.159 (-0,10%) e a construção civil, 2.588 (também -0,10%).
Em 12 meses, é novamente a agricultura o único setor a não eliminar vagas, com saldo de 6.600 (0,42%). Em números absolutos, a maior perda é da indústria, que fechou 657.318 postos de trabalho com carteira assinada, queda de 7,95%. Percentualmente, a principal retração foi a da construção: -13,55%, o correspondente a menos 416.790 empregos formais. Os serviços cortaram 296.691 (-1,71%) e o comércio, 194.767 (-2,08%). O setor extrativo-mineral perdeu 13.613 vagas (-6,13%) e a administração pública, 9.012 (-1,01%). FONTE: Rede Brasil Atual, na base de dados do site: www.brasildefato.com.br/.

ANDES PROMOVE 7º ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 2. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES, sediado pela ADUERN/Seção sindical, convoca o 7º ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 2 a ser realizado os dias 04 e 05/03/2016 (sexta e sábado), com a seguinte programação:
Dia 04: Abertura e debate, de 19 às 21 horas, sob o tema "Seguridade Social e Regime de Previdência Complementar e os Impactos na Categoria Docente". Exposição do Prof.Walcyr de Oliveira Barros – 3º tesoureiro do ANDES-SN;
Dia 05: de 09 às 13 horas, continuidade do encontro com propostas de pauta: l) Informes, 2) Resoluções do 35º Congresso do ANDES-SN; 3) Outros assuntos e, 4) Encaminhamentos.
LOCAL. Sede da ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade Estadual do RN, Rua Prof. Antônio Campos, 0006, bairro Costa e Silva. Mais informações por: (84) 3321-2324 ou e-mail: aduern@gmail.com.

ROMERO CARDOSO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O Professor Romero de sua contribuição nesse veículo, porém, hoje ele estreia na séria com a seguinte chamada: EXALTAÇÃO AO XAXADO – HOMENAGEM A MARINÊS!
A coordenação geral do Parque Cultural "O Rei do Baião", da comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB, vai homenagear em agosto deste ano de 2016, em razão da realização da tradicional festa de Luiz Gonzaga, grandes figuras nordestinas, que fazem e fizeram história ligadas ao "Rei do Baião", o patrono do Parque.
Entre elas está a famosa Marinês, "Rainha do Forró e do Xaxado", batizada com o nome de Inês Caetano de Oliveira, que era cantora brasileira de forró, baião e xaxado. Apaixonada pelo ritmo de Luiz Gonzaga, foi a principal dama da banda Patrulha do Rei do Baião, fazendo a abertura dos shows de Luiz Gonzaga.
Na verdade, a canção que consagrou a famosa Marinês foi "Peba na pimenta", cantada em todos os recantos da pátria brasileira, sob os aplausos do público presente.
Por ocasião do IX Festival de Músicas Gonzagueanas, Marinês será um dos grandes nomes do tradicional FESMUZA, exaltando o xaxado.
O Parque "O Rei do Baião" cria a cada ano homenagens especiais a artistas gonzagueanos que viveram no seu tempo, além de renovar as homenagens aos já existentes, como CONPOZAGÃO, Prêmio A Carta, Lembrança do Ídolo, SANFONZAGADA, Missa do Vaqueiro e o mais recente intitulado Louvor ao Ritmo. Tudo isso na construção do histórico FESMUZA.
O sentido especial do evento é manter viva a história de Luiz Gonzaga, levando ao Parque familiares do rei, amigos do seu tempo e um grande número de fãs e admiradores do Nordeste inteiro. A festa cresce a cada ano, e recebe visitantes de todos os quadrantes do Brasil.
O encerramento da tradicional festa acontecerá no dia 20 de agosto, com a realização do FESMUZA, que é presidido pelo histórico seguidor do rei, o gonzagueano Juiz de Direito da capital paraibana, Onaldo Rocha Queiroga. FONTE: http://www.caldeiraodochico.com.br/exaltacao-ao-xaxado-homenagem-a-marines/.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (495)#‎MeuMigodaUFRN é meu veterano! Gosta de comer as calouras e de apresentar elas pro migo abusivo e violentador! Se diz amigo da caloura, mas quando o migo tentou pegar ela a força e bateu nela ela correu pra pedir ajuda a ele! Ele se calou e deixou pra lá, disse que não foi nada, todo dia tá com o violentador de menininhas em estado de vulnerabilidade pelo setor 2! Migo, você é tão escroto quanto ele, vocês vão aprender que mexeu com uma, mexeu com todxs! Esse escracho é pra você! E é só o começo! Hannah Yasmin, via facebook, em 26/02/1016.

FIQUE SABENDO... "França, novembro de 1984... Não, de 2015 (parte 3/3)". Por Vantiê Clínio, Doutor em Ciências Sociais pela UFRN, via e-mail pessoal em 01/12/2015.
« COP 21 ainda: em Dordogne, Quarta Feira, às 7 horas, as forças da ordem procuraram a mulher de um casal de condutores de agricultura orgânica.
« Eles nos falaram sobre a COP 21, persuadiram a olhar nos milha*. Um dos policiais nos perguntou: « A COP 21, a cúpula europeia, as manifestações pelo meio ambiente, isto não lhes diz nada? », conta Elodie. Depois, eles nos perguntaram se tínhamos bombas ou armas. De fato, eles não sabiam muito o que diziam... »
*faróis?
« Membro da Confederação Nacional do Trabalho (a CNT), um sindicato de inspiração anarquista, a cultivadora faz parte das primeiras militantes a ter ocupado « notre-Dame-des-Landes* para protestar contra o projeto do aeroporto. « Foi a três anos e era a única coisa concreta que eles tinham! Depois, nós temos esta agricultura orgânica, eu tenho um filho de dois anos... » Computadores, celulares, tudo isso: «Eles ligaram máquinas em meu telefone, eles me disseram que era um programa para detectar palavras-chaves. Mas eu não sei o que eles fizeram com as informações... » Suas agendas foram olhadas. Uma inscrição « Bruxelas » chama a atenção dos investigadores. « Meu marido simplesmente morou lá. Eu lhes disse: « Sinceramente, somos procurados porque fazemos parte da extrema esquerda e vocês se põem agora a imaginar uma ligação com o islamismo radical?! » »
*Nome de uma imensa área de reserva ambiental situada no território da cidade de Nantese que está em risco de ser destruída devido a um projeto do governo « socialista » de François Hollande para a construir o que deverá ser o maior aeroporto de toda a Europa. Desde então, uma comunidade de militantes anarquistas de vários países europeus se estabeleceu dentro da reserva, para resistir às tentativas do governo de devastar a área, e a partir daí tem havido diversos conflitos entre essa comunidade e as forças da « ordem » que tentam desalojá-los para abrir caminho à construção do aeroporto.
« Le texte des arrêtés réserve des surprises. Pour l'un des militants, il est ainsi évoqué une « participation aux manifestations violentes anti-NDDL [aéroport de Notre-Dame-des-Landes] du 22 février 2014 à Nantes », alors qu'il n'a jamais été inquiété par la police ou la justice à ce sujet, et une « participation active aux manifestations violentes à l'encontre de la police à Pont-de-Buis (Finistère), les 23, 24, 25 octobre 2015 », alors qu'il peut établir qu'il n'y était pas. Des recours devant le tribunal administratif devaient être déposés, vendredi 27 novembre. »
« O texto das prisões reserva surpresas. Para um dos militantes, ele evoca uma « participação nas maifestações violentas anti NDDL [aeroporto Notre-Dame-des-Landes], em 22 de Fevereiro de 2014 em Nantes », mesmo que ele não tenha jamais sido perturbado pela polícia ou a justiça a respeito deste assunto, e uma « participação ativa nas maifestações violentas contra a polícia de Pont-de-Buis (Finistére), nos dias 23, 24, 25 de Outubro de 2015 », mesmo que ele pôde demonstrar que ele não estava lá. Recursos ante o tribunal administrativo devem ser colocados, Sexta Feira 27 de Novembro.»
"L'improvisation est encore plus flagrante dans d'autres villes de France. A Rouen, la police s'est présentée dans un appartement que les personnes assignées n'occupaient plus depuis plusieurs mois. A Lyon, plusieurs policiers en civil ont débarqué vers 18 heures dans une maison en colocation* pour délivrer une assignation à résidence à un homme qui n'habitait plus là depuis près d'un an. La situation s'est tendue lorsque les forces de l'ordre ont souhaité inspecter la maison."
« Le petit jeu a duré vingt minutes, explique l'un des habitants du logement. Ils nous disaient : "On sait pas si c'est pas vous, il y a des gens en haut, on veut aller vérifier. On fait juste notre travail." On leur a répondu que s'ils voulaient faire leur travail, ils pouvaient tout simplement appeler la caisse d'allocations pour vérifier les adresses. »
"Des renforts ont été appelés, puis, après un coup de fil reçu par l'un des policiers, les fonctionnaires ont battu en retraite. Sans plus d'explications."
"O improviso é ainda mais flagrante em outras cidades da França. Em Rouen, a polícia se apresentou em um apartamento onde as pessoas intimadas já não o ocupavam há muitos meses. Em Lyon, muitos policiais em trajes civis desembarcaram às 18 horas em uma casa de uma colocação* para entregar uma intimação na residência de um homem que não morava mais lá há quase um ano. A situação se estendeu quando as forças da ordem quiseram inspecionar a casa:"
"O joguinho durou vinte minutos, explica um dos habitantes do alojamento. Eles nos diziam: "não se sabe se são vocês, há pessoas em cima, se vai verificar. Fazemos apenas nosso trabalho". Nós lhes respondemos que se eles queriam fazer seu trabalho, eles poderiam apenas ligar para a Caixa de Distribuições** para verificar os endereços."
"Reforços foram chamados, então, após uma ligação telefônica recebida por um dos policiais, os funcionários bateram em retirada. Sem maiores explicações."
*Colocation: habitação com vários quartos onde cada um deles é alugado para uma pessoa diferente, geralmente, estudantes.
**Caixa de Distribuições: órgão do governo que presta apoio financeiro para aluguéis "sociais".
P.S.: E lembremos que a "Lei Anti Terrorismo" no Brasil já está a caminho...
Eis o link para a matéria completa:
http://www.lemonde.fr/societe/article/2015/11/27/les-militants-de-la-cop21-cible-de-l-etat-d-urgence_4818885_3224.html.
Vantiê Clínio Carvalho de Oliveira,
Doutor em Ciências Sociais.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 950 (novecentas e cinquenta) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL, inscrições abertas no período de 22/02/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.496,09. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29/02/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.666,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 22: Crispiniano Neto – Poeta e Lahyre Neto – Vereador, Ceição Chagas – Comerciante, Izolda Silva, José Mário – TRT, Maria dos Aflitos – FUDAC e Tony Morais – Produtor Artístico (23), Amarildo Souza – Bancário e Lêda Melo – FUNDAC (24), Adail Ribeiro – Ag. Penitenciário, Maurílio Santos - Cantor e Westerley Cavalcante – Comerciário (25), Maria Emília – Professora (26), Ana Paula, Alex Polary – Maratonista, Kleverton Nascimento e Socorro Pereira – Sêbado (27).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Maravilha, meu grande amigo Hermes. Que tenha o 2016 repleto de paz, saúde e realizações de sonhos. Milton Marques Medeiros". – Amigo MMM, ando meio desaparecido do nosso encontro nesse espaço virtual. Muitos contratempos que me deixou desassossegado para uma boa pesquisa. Mesmo assim assinalo uma atualização para registrar fevereiro. Obrigado por gostar d'O ANÚNCIO, anexado na edição 711 de 09/01/216. Saúde e paz!
= FÓRUM ESTADUAL DE SERVIDORES DO RN COM PÁGINA NO FACEBOOK. Desde ontem os servidores públicos estaduais pode contar com mais uma mídia para obter informações sobre tudo que rola envolvendo essa categoria. O endereço para acessar a página é https://www.facebook.com/forumdosservidoresdorn/. "Conforme encaminhamento do Fórum no que se refere a comunicação, criamos a página no Facebook para divulgar a luta coletiva das entidades envolvidas. É interessante que todos curtam e compartilhem esta página para que possamos agregar maior número de servidores possível. Ainda considero pertinente que cada entidade nos encaminhe um administrador para ajudar nas postagens e na divulgação. Vamos fortalecer o Fórum com esta primeira iniciativa permanente conjunta de nossa luta", afirmou Adriano Medeiros – membro do FESRN – Fórum Estadual de Servidores do RN.
= E HÁ 90 ANOS! Aconteceu a primeira transmissão televisiva no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 674/2015 (de 17/01), tratamos dos seguintes temas: 3 Verdades sobre câncer de próstata; Calendário de pagamento some de link do governo; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (461); Fique sabendo... "Quero quatro números entre o nascimento e descerramento da cortina". Por Kildare de Medeiros Gomes Holanda – Professor na Faculdade de Direito – UERN. E na edição nº 675/2015 (de 14/02), tratamos dos temas: Ricos demais para a cadeia?!; SINAI inicia campanha salarial 2015; Bronca do leitor(a)/internauta (462) por Emery Costa; Fique sabendo... "Isso é só o começo: vai piorar". Por Rinaldo Barros - Professor.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Músico, compositor, ator e produtor de cinema, atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Nosso homenageado ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone. Ainda que a maioria das músicas dos Beatles tenham sido compostas por Lennon e McCartney, os álbuns do grupo, a partir de With the Beatles (1963), geralmente incluíam uma ou duas músicas de autoria de Harrison. Suas últimas composições com o grupo incluíram "Here Comes the Sun", "Something" e "While My Guitar Gently Weeps". À época do fim da banda, o guetarrista havia acumulado uma grande quantidade de material, lançado em seu aclamado álbum triplo All Things Must Pass, de 1970, do qual saíria o single "My Sweet Lord". Em complemento à sua carreira solo, ele co-escreveu, junto de Ringo Starr, duas músicas de sucesso, assim como músicas para os Traveling Wilburys — o supergrupo formado por ele, Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lynne eRoy Orbison, em 1988. Ele se envolveu com a cultura indiana e o hinduísmo no meio dos anos 60, ajudando a expandir e disseminar, pelo Ocidente, instrumentos como o sitar e o movimento Hare Krishna. Juntamente de Ravi Shankar, ele organizou um grande evento de caridade em 1971, o Concerto para Bangladesh. Além de músico, também foi um produtor musical e co-fundador da HandMade Films. Em seu trabalho como produtor de cinema, ele colaborou com artistas como Monty Phyton e Madonna. Casou-se duas vezes, com a modelo Pattie Boyd, de 1966 a 1974, e por 24 anos com Olivia Trinidad Arias, com quem teve um filho, Dhani Harrison. Era amigo íntimo de Eric Clapton. É o único Beatle a ter publicado uma autobiografia, I Me Mine, em 1980. Reportamonos sobre GEORGE HARRISON, in memoriam, nasceu em 25/02/1943 – Liverpool, Inglaterra e morreu de câncer no pulmão em 29/11/2001 – Los Angeles, Estados Unidos, com 58 anos de idade. Gênero musical: Rock, Rock psicodélico, música experimental, world music, guitarra, vocal, ukulele, bandolim, sitar, tambura, sarod, swarmandal, harpa, violino, xilofone, marimba, jal tarang, metalofone, tabla, glockenspiel, auto-harpa, dobro e claves. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Harrison.
- DIA: Amanhã (1º) será Dia da Vindima (colheita de uva), Dia das Crianças Doentes, Dia do Pan-Americano do Turismo, Dia do Turismo Ecológico e Dia Internacional da Criança no Rádio e namTV.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos vindimistas, crianças enfermas, aos turistas pan-americanos, turistas ecológicos e as crianças de rádios e tvs.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Quando eu ficar grande (Poesia de Rosângela Trajano).
Quero ficar grande
Sem pisar nas pessoas,
Uma carreira brilhante
Fazer coisas boas.

Quando eu ficar grande
Vou comprar uma casa
Para colocar você
E a  minha xícar sem asa.

Não sei se serei marinheiro
Ou caçador de amigo
Não sei se serei carpinteiro
Ou se estarei contigo.
QUEM canta...
"Se você vier me perguntar por onde andei / No tempo em que você sonhava / De olhos abertos lhe direi / Amigo eu me desesperava... ." . ("À Palo Seco". Composição: Belchior – Canta: Belchior).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário