sábado, 3 de outubro de 2015

DC- Coluna de Notícias 703. (Anexo slide: Três Coisas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 703 (geral) e 31ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado, 03 de outubro de 2015. Atualização aos sábados.
 Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 40ª/52, dias: 276/365 e faltam 89 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"O piso já foi feito / Cerâmica sentou / Dizia Josué / Aquém lhe ajudou". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
As últimas edições abro a coluna centrado na GRANDRE GREVE NA UERN, espetacular, a maior de todas! Robinson Faria bate recorde em termos de greve naquela Instituição de Ensino Superior, já leva o troféu "FARIA MAIS NÃO FEZ": Faria um governo aberto e de diálogo, seria o governo da segurança e com isso vai pontuando negativamente na brincadeira de governar o estado. Lamentável! Boa leitura nobre leitor/a!

PAGAMENTO DE FGTS PARA EMPREGADO DOMÉSTICOS SE TORNA OBRIGATÓRIO. O Fundo de Garantia do Tempo Serviço para os empregados domésticos passou a ser obrigatório desde esta quinta-feira (1º/10). O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar 150, que regulamentou a Emenda Constitucional 72 — resultado da aprovação da PEC das Domésticas.
Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos, e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros.
Outra novidade é o Simples Doméstico, mas que só será liberado a partir do dia 26 no site do eSocial. O sistema permitirá, mediante uma guia única, o recolhimento dos benefícios. De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa. FONTE: www.conjur.com.br, em 02/10/2015.

A COMENSA É MAIS ANTIGA. Na edição anterior (702) informamos registramos que a Companhia de Melhoramentos de Mossoró - COMENSA completara 66 anos. Já o nosso leitor e amigo Rogério Dias ou Halamid apresenta a versão, abaixo, que a companhia é mais antiga. Tá registrado amigo.
O DECRETO Nº 27.068, DE AGOSTO DE 1949 outorga à Companhia Melhoramentos de Mossoró S.A., concessão para distribuir energia elétrica na cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Esse Decreto 27.068 de 23 de agosto de 1949, ele não significa a fundação da COMENSA - Companhia Melhoramentos de Mossoró S.A. O pesquisador que enviou essa informação está completamente equivocado. A COMENSA recebeu nesta data a autorização oficial do governo federal afim de conseguir recursos para ampliação de seu parque gerador de energia, a COMENSA é muito mais antiga e sempre na distribuição de energia elétrica para nossa cidade, apenas trabalhava com seus meios e nunca havia necessitado dessa oficialidade para prestar os serviços que prestou tanto na distribuição energética como na telefonia. Trabalhei dois anos nesta empresa cujo diretor chefe era o Sr. Enéas da Silva Negreiros. José Rogério Dias Xavier -halamid.rogerio@gmail.com/, em 30/09/2015.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (486) – Gente, se essa notícia da proposta do governador - circulando na imprensa nesta noite (02) - realmente se confirma, não haverá encontro com os sindicatos na segunda-feira. As perguntas são as seguintes; por que o governo agendou uma audiência para a próxima segunda com vistas a entregar uma proposta e o fez hoje sem que nenhum dos sindicatos estivessem presentes? Por que o reitor foi o único chamado para receber a proposta, tendo em vista que nossa representação legítima é o sindicato? Por que não fomos sequer avisados pela reitoria? Que imbróglio é esse que parece querer deslegitimar nossos sindicatos deixando-os à margem do processo de negociação, alheios ao processo, impedindo-os de assumir o protagonismo deste? Jovelina Santos – Professora.

JOSÉ RONALDO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O aguerrido amigo e professor JR confirma que o Robinson Faria, que se queixa governado do Estado apresenta proposta requentada para tentar negociar a greve que já entrou na história, negativa por sinal!

Governo reapresenta proposta antiga aos servidores da UERN.
A proposta apresenta pelo governo à imprensa ontem (02) é a mesma que ele apresentou no início da greve e já rejeitada pelos servidores, só mudou a redação. Ao que parece, esse engodo tem pelo menos dois objetivos. Primeiro, criar um fato político para barrar a onda de pressão feita sobre ele pelos setores organizados da sociedade e intensificada esta semana. Segundo, ter uma base argumentativa para judicialização da greve. Este não é um comportamento honesto da parte do governador. Mais uma vez ele age de forma irresponsável, desrespeitosa com a UERN e com a sociedade potiguar. José Ronaldo – Professor, via facebook, em 03/10/2015.

FIQUE SABENDO... "Qual destino para Brasil: recolonização ou projeto próprio?". Por Leonard Boff – é teólogo, professor, e expoente da teologia da libertação. FONTE: www.brasildefato.com.br, em 29/09/2015.
Há uma indagação que se faz no Brasil mas também no exterior que se expressa por esta pergunta: qual o destino da sétima economia mundial e qual o futuro de sua incomensurável riqueza de bens naturais?
Analistas dos cenários mundiais do talante de Noam Chomsky ou de Jacques Attali nos advertem: a potência imperial norte-americana segue esse motto, elaborado nos salões dos estrategistas do Pentâgono:" um só mundo e um só império". Não se toleram países, em qualquer parte do planeta, que possam pôr em xeque seus interesses globais e sua hegemonia universal. Curiosamente, o Papa Francisco em sua encíclicla "sobre o cuidado da Casa Comum", como que revidando o Pentágono propõe:" um só mundo e um só projeto coletivo".
No Brasil esse debate se dá principalmente no campo da macroeconomia: o Brasil se alinhará às estratégias político-sociais-econômico-ideológicas impostas pelo Império e com isso terá vantagens significativas em todos os campos, mas aceitando ser sócio menor e agregado (opção dos neoliberais e dos conservadores) ou o Brasil procurará um caminho próprio, consciente de suas vantagens ecológicas, do peso de seu mercado interno com uma população de mais de duzentos milhões de pessoas e da criatividade de seu povo. Aprende a resistir às pressões que vêm de cima, a lidar inteligentemente com as tensões, a praticar uma política do ganha-ganha (o que supõe fazer conceções) e assim a manter o caminho aberto para um projeto nacional próprio que contará para o devenir da nossa e da futura civilização (opção do PT, das esquerdas e dos movimentos sociais).
Isso deve ficar claro: há um propósito dos países centrais que dispõem de várias formas de poder, especialmente, a militar (podem matar a todos) de recolonizar toda a América Latina para ser um reserva de bens e serviços naturais (água potável, milhões de hectares férteis, grãos de todo tipo, imensa biodiversidade, grandes florestas úmidas, reservas minerais incomensuráveis etc). Ela deve servir principalmente os países ricos, já que em seus territórios quase se esgotaram tais "bondades da natureza" como dizem os povos originários. E vão precisar delas para manterem seu nível de vida.
Estimamos que dentro de um futuro não muito distante, a economia mundial será de base ecológica. Finalmente não nos alimentamos de computadores e de máquinas, mas de água, de grãos e de tudo o que a vida humana e a comunidade de vida demandam. Daí a importância de manter a América Latina, especialmente, o Brasil no estágio o mais natural possível, não favorecendo a industrialização nem algum valor agregado a suas commodities.
Seu lugar deve ser aquele que foi pensado desde o início da colonização: o de ser uma grande empresa colonial que sustenta o projeto dos povos opulentos do Norte para continuarem sua dominação que vem desde o século XVI quando se iniciaram as grandes navegações de conquista de territórios pelo mundo afora. Analiticamente, esse processo foi denunciado por Caio Prado Jr, por Darcy Ribeiro e, ultimamente, com grande força teórica, por Luiz Gonzaga de Souza Lima com seu livro ainda não devidamente acolhido A refundação do Brasil: rumo à sociedade biocentrada (RiMa, São Bernardo 2011).
Em razão desta estratégia global, as políticas ambientais dominantes reduzem o sentido da biodiversidade e da natureza a um valor econômico. A tão propalada "economia verdade" serve a este propósito econômico e menos à preservação e ao resgate de áreas devastadas. Mesmo quando isso ocorre, se destina à macroeconomia de acumulação e não à busca de um outro tipo de relação para com a natureza.
O que cabe constatar é o fato de que o Brasil não está só. As experiências recentes dos movimentos populares socioambientais se recusam a assumir simplesmente a dominação da razão econômica, instrumental e utilitarista que tudo uniformiza. Por todas as partes estão irrompendo outras modalidades de habitar a Casa Comum a partir de identidades culturais diferentes. Os conhecimentos tradicionais, oprimidos e marginalizados pelo pensamento único técnico-científico, estão ganhando força na medida em que mostram que podemos nos relacionar com a natureza e cuidar da Mãe Terra de uma forma mais benevolente e cuidadosa. Exemplo disso é o "bien vivier y convivir" dos andinos, paradigma de um modo de produção de vida em harmonia com o Todo, com os seres humanos entre si e com a natureza circundante.
Aqui funciona a racionalidade cordial e sensível que enriquece e, ao mesmo tempo, impõe limites à voracidade da fria razão instrumental-analítica que, deixada em seu livre curso, pode pôr em risco nosso projeto civilizatório. Trata-se de uma nova compreensão do mundo e da missão do ser humano dentro dele, como seu guardador e cuidador. Oxalá este seja o caminho a ser trilhado pela humanidade e pelo Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA. A Prefeitura de Balsas/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 262 (DUZENTAS E SESSENTA E DUAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/10/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.550,38. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos
PB: TRE – Tribunal Regional Eleitoral realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 10 (DUZENOVE) VAGAS PARA ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIO, inscrições abertas até O dia 13/10/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.863,84. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Anadja Gomes – Professora e Ismar Nogueira (dia 03), Selma Fernandes – Professora (06), Lenilda Souza – Atriz (07) e Goretti Ferrante – São Paulo/SP (09).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Hermes, a COMENSA – Companhia de Melhoramentos de Mosssoró SA., existia desde o início do Séc. 18. Acabada por Garibaldi Alves, trabalhei nela como telefonista. Rogério Dias". – Obrigado amigo Rogério, pela importante observação e acima de tudo a aprovação e acompanhamento do nosso trabalho. Saúde e paz pra você e demais familiares.
= EXTINTOR: MULTAS PODEM SER ANISTIADAS. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que concede anistia aos condutores de veículos automotores multados por não possuírem ou carregarem extintores de incêndio vencidos em seus veículos. O texto segue para análise do Senado. O projeto foi aprovado com emenda de Plenário que perdoa as multas registradas a partir de 1º de janeiro de 2015. FONTE: www2.camara.leg.br/.
= HÁ 14 ANOS! Decreto Municipal nº 1981 exige cartão de vacina atualizada para matricular alunos em rede pública de ensino de Mossoró, em 03/10/2001.
= E HÁ 514 ANOS, Descoberta do Rio São Francisco, em 04/10 de 1501.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 661/2014 (de 30/09), tratamos dos seguintes temas: Orkut sai do ar hoje após dez anos, e dá lugar a museu digital de comunidades; Abolição da escravidão; Pagamento dos servidores estaduais; Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Bronca do Leitor(a)/internauta (448) por Airton Cilon; Fique sabendo... "SINAI e entidades sindicais divulgam nota de repúdio".
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora/MG, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redondo/RJ, onde trabalhou como caminhoneiro e feirante. Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou seu primeiro disco na Discos Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou "O Importante é Ser Fevereiro". Em1975, Ângela Maria gravou "Vá, mas Volte". "A Menina e o Poeta" foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum Vulgar e comum é não morrer de amor, de 1988, foram seu maiores sucessos. Nosso homenageado foi casado com Rose Marie, com quem teve dois filhos: Gabriela e Wanderley Junior. Antes de morrer, se relacionava com Renata Lana Costa e Souza, com quem teve uma filha, Maria Sabrina. Wando entrou para o RankBrasil - Recordes Brasileiros - pela "Maior das coleções de calcinhas do país". A coleção teve início em 1990, após o lançamento do álbum Tenda dos Prazeres. Como estratégia de divulgação do disco, ele usou a brincadeira de distribuir as peças íntimas nos shows e o retorno foi imediato, deixando registrada a sua marca. Em 27/01/2012, foi internado na UTI do Hospital BIOCOR - Instituto em Nova Lima região metropolitana de Belo Horizonte com graves problemas cardíacos. Foi submetido a uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por parada cardiorrespiratório, foi anunciada às 8h da manhã de 08/02/2012 no Biocor - Instituto em Nova Lima/MG. O corpo do cantor foi sepultado em Belo Horizonte. Reportamo-nos sobre WANDERLEY ALVES DOS REIS, nasceu em Cajuri/MG, em 02/10/1945 e faleceu aos 66 anos no dia 07/02/2012 em Nova Lima/MG. Habilidade/genero musical: cantor e compositor, sambista, MPB romântico e violão era seu instrumento. FONTES: http://educacao.uol.com.br/biografias/zequinha-de-abreu.jhtm./http://pt.wikipedia.org/wiki/Wando.
- DIA: hoje é Dia da Reunificação da Alemanha, Dias das Abelhas, Dia do Latina Americano, Dia Pan-anamericano do Dentista, Dia do Petróleo Brasileiro e Dia Mundial Panamericano. Amanhã (04) será Dia da Natureza, Dia de São Francisco de Assis, Dia do Barman, Dia do Cão, Dia do Lobinho, Dia do Rádio Interamericano, Dia Internacional da Ecologia, Dia Internacional do Poeta, Dia Mundial dos Animais e Dia Universal da Anistia.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos alemães, aos apicultores, latinos americanos, dentistas pan-americanos, agentes do petróleo, defensores da natureza, franciscanos, aos bar-man, protetores de cães, radialistas interamericanos, ecologistas, poetas internacionais, aos protetores dos animais.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Ursinho de Pelúcia (Poesia de Rosângela Trajano).

Senta aqui, meu ursinho
Precisamos conversar
Deixa-me sentir teu abraço
Na fofura do teu corpo.

Sabe, ursinho de pelúcia
Você é meu melhor companheiro
À noite, na minha cama
Faço de você, travesseiro.

Ah! Meu lindo ursinho
Guardas meus sonhos e segredos
Deixas teu carinho
Preso entre meus dedos.
QUEM canta...
"Meu olhar vagabundo / De cachorro vadio / Olhava a pintada / E ela estava no cio / Era um cão vagabundo / E uma onça pintada / Se amando na praça / Comos animais ... . ("Como Dois Animais. De Alceu Valença – Canta A. Valença).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário