domingo, 20 de setembro de 2015

DC - Coluna de Notícias 701. (Anexo slide: As vezes tenho saudade).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 701 (geral) e 29ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 20 de setembro de 2015. Edição Especial – Atualização aos sábados.
 Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 38ª/52, dias: 263/365 e faltam 102 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"A poupança que fez / Muito lhe ajudou / Comprou todo cimento / Pouca coisa restou / Baldrame foi feito / Paredes levantou". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
É inacreditável assistirmos uma greve que parece não ter fim, pelo menos na vontade do desgoverno Robinson de Faria. Um governo que se identifica em dissonância do discurso e a prática positiva, um governo que vai levando a greve com a barriga e jogar todo calendário universitário para a lata do lixo. É um governo que entrou para história da maior greve da UERN e ter sepultado o Calendário Universitário 2015 sem se quer ter nascido. Lamentável! Boa leitura nobre leitor/a!
EMPRESAS ESTÃO PROBIDAS DE DOAR DINHEIRO A CAMPANHA ELEITORAIS. O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou quinta (17) a votação sobre o financiamento de campanhas eleitorais, que julgou se a doação de empresas a políticos e partidos é constitucional ou não. Dos 11 ministros do Supremo, oito concordaram que a doação é inconstitucional, tornando o trâmite oficialmente ilegal.
A ação questionava os dispositivos da Lei Eleitoral (9.504) e da Lei dos Partidos Políticos (9.096), que regulam a forma e limites para doações a partidos. O questionamento, proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alega que pessoas jurídicas (empresas) não tem o exercício da cidadania e que isso abre portas para casos de corrupção. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650 sugeria que o Congresso Nacional implantasse a proibição em 24 meses, através de modulação dos efeitos. Porém, o STF julgou pela proibição imediata, sem modulação.
Longa votação - O tema estava em votação há dois anos no STF, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vistas ao processo. Movimentos como a Campanha pela Constituinte do Sistema Político denunciaram o atraso da matéria inúmeras vezes, alegando que Gilmar pretendia segurar a votação até que o Congresso Nacional conseguisse incluir a medida na Constituição Federal. Na quarta-feira (16), Mendes proferiu seu voto, que durou cerca de cinco horas. Na oportunidade, o ministro afirmou que as doações empresariais "equilibram o processo eleitoral". FONTE: www.brasildefato.com.br, por Rafaella Dotta.
CILON LANÇA MAIS UM LIVROO poeta e artista plástico Airton Cilon convida amigos e artistas, a se fazerem presentes no lançamento do seu quarto livro, "Flor de setembro". Na ocasião haverá um recital musical com poesias do autor. Local: Café e Artesanato - Praça da Convivência Mossoró. Horas: 19:30.
PM HEITOR, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O Companheiro Heitor que é, também, militante dos movimentos sociais e sindical estreia na série. Manda gente boa!
Companheiros, hoje (20) faz 7 anos que criamos a ASSPRA – Associação dos Praças da Polícia Militar da Região do Agreste/RN, com o intuito de atender os anseios dos policiais da região Agreste/Trairi e circunferência. Foram muitas lutas e conquistas até o momento, por isso registro e parabenizo a todos que acreditaram e investiram na ASSPRA para mudar nossa realidade! Acredito que fizemos nossa parte e espero que possamos manter as conquistas. Por fim, sinto-me honrado em ter representado essa jovem e guerreira entidade. Parabéns!
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (485) – O Facebook me bloqueou e o pior é que não me dá nenhuma explicação para tal, nem chance de defesa, quem puder e desejar, ajudem-me. Estou me cansando de ser acusado de atos que não cometi. Procurem, punam, castiguem os que prejudicam o programa de vocês. Nunca punam pessoas inocentes, honestas que no dia-a-dia tenho certeza que vocês conhecem. Com certeza, Rogério Dias Halamid, via e-mail, em 19/09/2015.
FIQUE SABENDO... "Churrasco pode aumentar o risco de câncer. Por Redação d'O Masculino. FONTE: omasculino.com.br, na base de dados do Blog do BG (blogdob.com.br) em 20/09/2015.
É possível evitar estes problemas de saúde seguindo algumas dicas e evitando o contato direto da carne com as chamas.
Em uma entrevista recente ao jornal francês Le Figaro, o chefe do departamento de oncologia do Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, professor David Khayat, afirmou que todos os alimentos que que são assados em contato direto com o fogo do carvão são potencialmente cancerígenos.
O especialista explica que o motivo é principalmente por causa dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e aminoácidos heterocíclicas (HCA), que são produzidos durante o churrasco. Trata-se de duas moléculas que reagem devido ao contato direto dos alimentos com as chamas, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer quando ingeridos ou inalados.
O churrasco e o risco de câncer
Khayat afirma que é possível reduzir os riscos de câncer sem deixar de apreciar um bom churrasco. "Não se deve, no entanto, banir esse método de cozimento. O risco pode ser diminuído com simples regras que impedem o contato direto do alimento com as chamas", ressaltou.
Peritos da Agência Nacional de Segurança de Saúde, Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho, (ANSES), também concordam com a opinião do especialista, afirmando que é possível evitar estes problemas de saúde seguindo algumas dicas e evitando o contato direto da carne com as chamas.
Dicas para diminuir o risco de câncer no churrasco
A primeira dica de como evitar a formação desses compostos químicos cancerígenos é observar a altura do cozimento, para que o fogo não chegue à carne. Para isto é importante entender que os alimentos devem ser assados pelo calor das brasas (aproximadamente 220 graus) e não pelas chamas, que podem chegar aos 500 graus. Neste caso, a dica é colocar uma tela a uma distância de aproximadamente 10 centímetros das brasas, com o objetivo de conter as labaredas.
Outra dica é utilizar uma churrasqueira na qual os espetos permaneçam na posição vertical (talvez um pouco inclinados). Vale a pena lembrar também que o carvão vegetal ainda é o melhor para fazer um bom churrasco, sendo bem mais saudável.
É importante também limpar toda a churrasqueira antes de começar a fazer o seu churrasco, tendo um cuidado especial com os espetos e grelhas. Com isto, além de evitar a contaminação dos alimentos, você também irá conservar o melhor sabor para eu churrasco.
A opção por carnes mais magras também é a mais indicada, pois evita que a gordura caia na brasa e acabe formando as substâncias tóxicas no fogo. Caso você não abra mão da gordurinha da carne, fique atento e cuide para que esta parte da carne fique bem afastada do fogo. "Em qualquer caso, não ingira os pedaços queimados", lembra ainda o Dr. David Khayat.
O que podemos compreender é que não é preciso simplesmente banir o velho e bom churrasco do nosso dia a dia, mas sim ter muita responsabilidade no preparo e cuidado com o que se está comendo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A TELEBRAS – Telecomunicações Brasileiras S/A., realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 46 (quarenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 21 a 06/10/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.929,58. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
BA: A Prefeitura de Macururé/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 255 (duzentas e cinquenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27/09/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Desdedeth Dantas – Engº. Agrônomo (dia 17), Herbênia Ferreira – HRTM e Marileide Couto – UERN (19), Ângelo Júnior e Marcondes Paula – Rocker (21), Joedson Freitas – Prof. e Maurício Oliveira – DATANORTE (22), Soraya Oliveira – Colunista Social (23), Dauri Lima – Prof. e Zaíra Pereira – CEF (25).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Obrigado amigo Hermes. Linda mensagem anexa, tanto o texto, quanto a música e as imagens. Parabéns! Francisco Martins". – CASA E LAR / EDIÇÃO 700. Grande parceiro Francisco Martins ou Mané Beradeiro. Próximo mês o visitarei e levo alguma coisa do acervo Sêbado. O Martins refere-se a mensagem "Casa e Lar" anexado à edição de número 700.
= HÁ 64 ANOS! Inauguração do Mercado Público do Alto da Conceição, em 20/09/1951.
= E HÁ 312 ANOS! Criação da Casa da Moeda (por Carta Régia) em 20/09/1703.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 659/2014 (de 13/09), tratamos dos seguintes temas: INSS deve pagar auxílio-acidente mesmo que lesão for mínima, diz TNU; DRT: Juíza da CAEX limita pagamento dos credores; Marcos Antônio, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (446) por Iram de Oliveira; Fique sabendo... "Saiba como utilizar melhor o FGTS".
- DO MUNDO ARTÍSTICO Era o primeiro dos oito filhos do boticário José Alacrino Ramiro de Abreu e Justina Gomes Leitão. A mãe queria que ele fosse padre e o pai, que se formasse médico. Mas aos seis anos, ele já mostrava vocação musical, tirando melodias da flauta. Durante o curso primário organizou uma banda na escola, da qual era o regente. Com 10 anos, tocava requinta, flauta e clarineta na banda e ensaiava suas primeiras composições. Estudou em Santa Rita e no Colégio São Luís de Itu. Em 1894 foi para o Seminário Episcopal de São Paulo, onde apreendeu harmonia. Aos 17 anos voltou para sua cidade e fundou sua orquestra para se apresentar em saraus, bailes, aniversários, casamentos, serestas e em cinemas, acompanhando os filmes mudos. Nessa época, fez suas primeiras composições, como "Flor da Estrada" e "Bafo de Onça". Aos 18 anos já estava casado com Durvalina Pires Brasil, de14. O casal viveu alguns meses no Distrito de Santa Cruz da Estrela, atual Jacerandi, próximo a Santa Rita. Cuidavam de uma farmácia e de uma classe de ensino primário. De volta à sua cidade, nosso homenageado coordenou o trabalho da orquestra com os cargos de secretário da Câmara Municipal e de escrevente da Coletoria Estadual. A exemplo de seu pai, também teve oito filhos, todos batizados com nomes começados com a letra D: Durval, Dermeval, Dinorah, Doríval, Diva, Dirce... . No final da década de 1910 compôs de improviso a valsa "Branca", em homenagem a Branca Barreto, filha do chefe da estação ferroviária de sua cidade. Tornou-se um clássico do repertório brasileiro de então. Em 1917, durante um baile, apresentou um choro e ficou surpreso com a reação entusiasmada dos pares de dança. Batizou a música de "Tico-Tico no Farelo", mas, como já existia um choro com o mesmo nome na época (composto por Américo Jacomino), resolveu pôr "Tico-Tico no Fubá". Apesar da boa acolhida, o choro só seria gravado quatorze anos depois, pela Orquestra Colbaz, dirigida pelo maestro Gaó. Interpretada por dezenas de artistas, tornou-se um dos maiores sucessos da música brasileira no século 20, inclusive no exterior. Trabalhava também na Casa Beethoven, atraindo fregueses e curiosos que passavam na Rua Direita. Mostrava no piano os últimos lançamentos musicais. Foi lá que conheceu Vicente Vitale, com quem iniciaria uma grande amizade e uma ligação importante. Os irmãos Vitale iniciavam uma editora musical que iria lançar vários de seus sucessos. Além disso, ofereceram-no um contrato de exclusividade, com a obrigação de entregar uma música nova a cada mês, em troca de um ordenado fixo. Zequinha, como era conhecido, não possuía ambição e sempre ajudava os amigos necessitados. Falava pouco, mas sorria bastante. Na boemia, fazia-se acompanhar dos filhos Durval e Dermeval, improvisando ao piano canções durante horas, com a cervejinha do lado. "Escrevia música tão depressa como qualquer pessoa que sabia escrever ligeiro" - dizia Hermes Vieira, seu amigo e letrista, que usava o pseudônimo de Naro Demóstenes. Dois anos antes de morrer, fundou a banda "Zequinha de Abreu". Dezessete anos após sua morte, os cineastas Fernando de Barros e Adolfo Celi e a Companhia Vera Cruz homenagearam o compositor com o filme "Tico-Tico no Fubá" (1952) com Anselmo Duarte e Tônia Carrero nos principais papéis. Reportamo-nos sobre JOSÉ GOMES DE ABREU, in memoriam, instrumentista brasileiro, nasceu e morreu em São Paulo, em 19/09/1880 e 22/01/1935, respectivamente. Foi um dos maiores compositores de choro e muito divulgado no exterior nos anos 40 por Carmen Miranda. Habilidade/genero musical: músico, compositor, flauta, clarinete e requinta. FONTES: http://educacao.uol.com.br/biografias/zequinha-de-abreu.jhtm./http://pt.wikipedia.org/wiki/Zequinha_de_Abreu.
- DIA: hoje é Dia do Funcionário Municipal, Dia do Gaúcho, Dia do Policial Civil, Dia do Pombo da Paz e Dia Mundial da Limpeza de Praias. Amanhã (21) será Dia da Agricultura, Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia do Radialista (também comemorado em 07/11), Dia Internacional da Paz, Dia Mundial da Gratidão (07/01?),
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos funcionários municipais, aos gaúchos, policiais civis, agentes em limpeza de praias, profissionais da agricultura, aos fazendeiros e radialistas.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Aprendendo a rezar (Poesia de Rosângela Trajano).

Mamãe está me ensinando
Todas as noites a rezar
De joelhos aos pés da cama
Ela vai aos poucos rezando.

Fico quietinho escutando
Mamãe segura a minha mão
Devagarinho vou aprendendo
Já tenho Jesus Cristo no coração.

Para conversar com Deus
É importante saber rezar
Ele escuta a todos
Nunca nos diz adeus.
QUEM canta...
"Lá vou eu de novo / Coração nos olhos / Num final de tarde / Me sentindo assim / Cheio de vontade / De te ver de novo...".  ("Coisa Cristalina". Composição: Wanderley Alves dos Reis – Canta: Wando.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário