segunda-feira, 14 de setembro de 2015

DC - Coluna de Notícias 700. (Anexo slide: Casa e Lar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 700 (geral) e 28ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, segunda-feira, 14 de setembro de 2015. Atualização Especial.
                    Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 37ª/52, dias: 257/365 e faltam 108 para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Assim foi Josué / Juntando seus tostões / Trazendo pão pra casa / Vivendo emoção / Sabia que um dia / Fazia construção". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O desgoverno Robson de Faria entrou pra história por manter a maior greve na história dos serviços públicos em menos de trinta e seis meses. Bate record com a mesma instituição (UERN) que enfrentou o desgoverno Rosalba Ciarline, em 2011, com 106 dias. Salvo engano, uma grande greve que se aproximou os cem dias foi a greve dos professores do estado ainda no governo de Geraldo Melo, puxado pela antiga associação dos professores do RN. Hoje a greve na UERN completa 110 dias. Boa leitura nobre leitor/a!

ABUSOS POLICIAIS EM MANIFESTAÇÕES CONTINUAM IMPUNES. São Paulo. A ONG internacional Artigo 19 fez um levantamento sobre a postura violenta do Estado no trato de manifestações de rua. Nos dados levantados em "As ruas sob ataque: protestos 2014 e 2015", há uma análise geral sobre as violações cometidas pela polícia e a impunidade com que são tratadas, além da tentativa de criminalização dos protestos e a violência contra comunicadores nos atos de rua desde 2013.
Segundo o relatório, que é lançando nesta quinta-feira (10), com a experiência dos protestos de 2013, a polícia militar, em 2014 e 2015, mudou seus padrões de atuação através da aquisição de novos equipamentos e com a sofisticação de técnicas e táticas de repressão, além de passar a realizar ações de monitoramento de manifestantes. A falta de identificação dos policiais seria também uma prática recorrente nos atos, o que impediria a realização de denúncias em caso de abusos.
"O Estado teve muito tempo e muitas cobranças para revisar e mudar suas táticas no tratamento com as manifestações, ele não escolheu esse caminho, pelo contrário, de fato ele redesenhou sua estratégia institucional de repressão aos protestos e ainda aprimorou suas técnicas", diz Camila Marques, integrante do Centro de Referência Legal da Artigo 19.
Há ainda um questionamento sobre a tentativa por parte do Estado de criminalizar os atos desde as Jornadas de Junho. Como no caso do Projeto de Lei nº 499/013, a Antiterrorismo, que com "seu texto muito aberto que não traz conceitos bem definidos, possibilitaria generalizações como o enquadramento de movimentos sociais como grupos terroristas – estratégia que já vem sendo utilizada em outros países para criminalizar esses movimentos", diz o texto.
Existiria também uma "cultura de impunidade" construída quando, por exemplo, alguns comandantes policiais de ações de repressão abusivas em 2013 foram promovidos. Com isso, o Estado além de deixar de punir abusos, também passaria uma mensagem de valorização das violações. Veja mais no site: www.brasildefato.com.br, em 10/09/2015.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Chico Martins não para quando o assunto cultura, e principalmente a cultura literária. Parabéns pela efetivação como sócio no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Valeu e você merece!
Na noite de sábado, 12, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - IHGRN o escritor Francisco Martins tomou posse como sócio efetivo dessa instituição cultural, a mais antiga do estado. A cerimônia teve início com o escritor Carlos Gomes que falou sobre a importância desta noite e em seguida convidou o Presidente do IHGRN, escritor Valério Mesquita a presidir os trabalhos.
Composta a mesa, o Presidente Valério Mesquita convidou o confrade e Presidente Emérito do IHGRN, escritor Jurandyr Navarro a fazer o discurso de saudação aos novos sócios. Em seguida foram chamados um a um a assinarem o livro de posse, ocasião em que receberam o diploma.
Após a entrega de todos os empossados, o IHGRN fez uma homenagem a três sócios efetivos, elevando-os à categoria de sócios honorários. Foram eles: Lucia Helena Pereira, Paulo Pereira dos Santos e Inácio Magalhães de Sena (que também recebeu na oportunidade o diploma de sócio honorário da Academia Cearamirinense de Letras e Artes "Pedro Simões Neto", diretamente das mãos da sua Presidente Joventina Simões). Por último, o escritor Francisco Honório de Medeiros Filho ocupou a tribuna e agradeceu em nome de todos 17 novos sócios, fazendo um belo discurso.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (484) – Inveja é uma merda, né? Na foto (ver face Aluísio Barros Oliveira), o dia em que fui olhar a troca da guarda no Palácio de Buckingham, in London. O mote. Agora, o resto: um professor da UERN quando está pelo mundo - geralmente representando a Universidade em eventos, não o faz com recursos da instituição, infelizmente (salvo exceções. Não sei nem se tem mesmo essa exceção. Mas deixemos...). Conheço colegas que passaram/passam anos economizando para realizar tal sonho. Um jornalista alegou que alguns andavam/andam pelo Mundo, enquanto acontece essa greve. Pode ser: conheço uns dois que estavam em gozo de licença sabática, outros que participavam de eventos internacionais (quem faz doutoramento, geralmente, precisa se apresentar em eventos internacionais). De férias? Ainda não jabuti, mas tão logo resolvamos essa question... vou por ali, sim. Trabalhamos e lutamos por uma remuneração digna. Assim, poderemos andar de cabeça erguida sem ter que ladrar para as caravanas. Oxxxi, Aluísio Barros – Professor, via facebook em 12/09/2015.

FIQUE SABENDO... "Relato do 21º Grito dos Excluídos em Mossoró". Por Carlos Antônio – Coordenador e articulador dos movimentos sociais. FONTE:  e-mail pessoal em 11/09/2015.
Realizamos nossa plenária de avaliação do 21º Grito dos Excluídos e foi visto como positivo, algumas sugestões sugiram visando melhorias para o próximo ano. As fotos pode ser solicitada pelo e-mail: mossorocarlinhos@gmail.com/.
Este ano realizamos várias plenárias de construção do Grito dos Excluídos e algumas atividades foram realizadas como: dia 24/07/15, realizamos o pré-grito em frente a Base da Petrobrás, interditando a BR 104 em defesa da democracia e da Petrobrás. No mesmo dia aconteceu o pré-grito em Tibau, marchando pelas ruas da cidade até a câmara dos Vereadores com a finalidade de participar de audiência pública em defesa das 250 famílias de agricultores/as das comunidades de Lagoa de Salsa (no município de Tibau/RN) e Vila Nova I e II (município de Icapui/CE), ameaçadas por ordem judicial para deixar suas terras onde vivem há mais de 20 anos, são famílias que possuem títulos da terra, eles querem a desocupação da terra para dar lugar ao complexo eólico jogando essas famílias opção para ondem irem.
No mês de agosto realizamos círculos de conversas nas praças (Praça da Pirâmide – Alto da Conceição e Praça Cidade Oeste) e nas casas (casa de Socorro e Arimatéia – no Lagoa do Mato), conversando com a população os jovens, sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos, utilizando o carro de som. Foi muito rica a experiência. Ainda participamos, em conjuntos, da Caravana dos Direitos Humanos promovida pelo CRDH da UFERSA – Universidade Federal do Semiárido e de seminários sobre os direitos humanos.
Fizemos o lançamento do 21º grito na Rádio Cidadão 98,7MHz, Programa Espaço Lilás, com café da manhã e debatendo e explicando sobre a temática: "A violência contra as mulheres e o extermínio da juventude", debate sobre o mesmo tema na Rádio Rural no Programa Ponto por Ponto. Visita às escolas explicando e convidando os estudantes a participar do grito. No dia 05/09, sábado, visitamos a feira agroecológica na Praça do Museu e a COBAL; no centro da cidade, entregando panfletos e convidando para o grito. No dia 06/09, domingo, foi feita a leitura da Carta do Grito pela pastoral operária e sociais nas missas.
07 de setembro- Dia do Grito.
Logo cedo nos encontramos ao lado do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, às 07h, o pessoal começando a chegar: o MST dos Assentamentos e acampamento de Carnaubais, Apodi, Cirilo (Mossoró), Mulheres da M.M.M., comunidades de Tibau, Upanema, Governador Dix-Sept-Rosado. Veio as pastorais sociais (PJMP, Operária, da Sobriedade, CEBI, Pe. Talvaci, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Frei Francisco, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Associação das Comunidades Fraternas), estudantes da UERN e UFERSA, sindicatos (SINAI, SECOM, SINDSRPUM, FETAM, SINDMETAL, SINTRACOMM, SINTE e etc.), CF8, CUT, Ousadia Juvenil, Grupo Mulheres em Ação, COOPERMUPS, Rede Xique Xique e CRDH da UFERSA entre outros.
Este ano a polícia não interferiu a nossa participação e entramos com tranquilidade próximo de 09h com nosso carro de som, músicas, palavra de ordem, nossas faixas e bandeiras se contrapondo a redução da maioridade penal, contra a terceirização, violência contra as mulheres, o extermínio da juventude, reforma agrária, etc. Paramos em frente ao palanque das autoridades e fizemos um protesto, lendo a carta do grito. O locutor oficial do palanque falava insistentemente e aumentando o som tentando impedir que o povo e as autoridades de ouvir o protesto em carta. Nos indignamos, e pela nossa insistência o som do palanque foi desligado para ouvir a carta do grito que depois foi entregue as autoridades e cobramos mais ações públicas em defesa da juventude e dos interesses do povo.
Seguimos nossa marcha até Shopping Boulevard onde realizamos uma ciranda e a celebração final, continuamos seguindo pela Avenida Alberto Maranhão até a ACF – Associação de Casas Fraternas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde foi servida uma feijoada aos participantes. Este ano participaram cerce de 200 pessoas do campo e da cidade, mas com muita qualidade e determinação de gritar e lutar por um mundo com igualdade, justiça social e dignidade humana.
O Dia da Avaliação.
Realizamos nossa avaliação no dia 10/09/15, às 17h30 na sede do SECOM, com a pergunta: "O que mais me chamou a atenção no grito este ano, qual o destaque?" Dada a oportunidade todos e todas de opinar, discutir e sugerir, o 21º Grito dos Excluídos foi avaliado como positivo, mesmo com menos participantes em referência ao ano passado. Mas um grito com qualidade, pertinente com suas temáticas, bandeiras de lutas, da importantes os círculos de conversas nas praças e casas, a realização dos pré-gritos (em defesa da Petrobrás e pela democracia em Mossoró e o Grito de Tibau em defesa das comunidades de Salda e Vila Nova I e II), o seminário e a caravana de direitos humanos do CRDH-UFERSA.
Na passarela de desfile cívico, dia 07/09, tivemos apoio da população que nos aplaudiu com nossas faixas e músicas, durante todo o percurso. A feijoada da COOPERMUPS foi avaliada como muito boa a recepção da ACF, a presença da igreja e pastorais sociais é muito importante. Faltou: mais contato onde existe o grito das pessoas que sofrem e trazer essas pessoas para o dia do grito, a data do acampamento da juventude no mesmo período do grito contribuiu com o esvaziamento, precisa melhor organizar a nossa celebração inicial como também definir e organizar a comissão de frente. Sugestão: como ação de continuidade, criar o fórum da frente popular, tirada comissão e marcar data com os movimentos sociais.
Pelo amor que carregamos em nossos corações, nossa fé e força dada por Deus, nossa esperança na certeza que podemos modificar a estrutura de sociedade excludente e injusta, em uma sociedade justa igualitária e com dignidade para todas as pessoas.
Mais um grito, mantendo acessa a chama da indignação contra as injustiças sociais.
Mais uma ano de aprendizado e participação popular fortalecendo a democracia e na luta de classes, em defesa dos oprimidos e oprimidas em defesa da classe trabalhadora. Esse é nosso povo, nossa gente.
Abraços e "valeu a luta e continuaremos a lutar pelo que acreditamos".
Carlinhos SECOM – Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Região e membro da Pastoral Operária. Mossoró-RN.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A PRETROBRAS – Petróleo Distribuidora realizará PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 14/10/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO INCOMPLETO. Salários: até R$ 1.194,37. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
AL: A Prefeitura de Craíbas/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 74 (setenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/09/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Suzi Oliveira (dia 12), Felipe Caetano – Prof. e Laercio Eugênio (13), Rosilene Soares – Receita Federal (14), Herval Júnior – Juiz e Jocelito Góis – UERN (16), Almeida Medeiros – Publicitário, Genildo Cosa – Cantor, José Lima – Prof., Sueldo Leite – Prof. e Telma Maia – UERN (17) e Sérgio Neto – DATANORTE (18).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Não há o que agradecer meu caro Hermes Oliveira. O Canal Santa Luzia TV está sempre à disposição de pessoas e entidades que se preocupam com assuntos tão sérios como aquele discutido na sexta-feira (11/09). José Maria Alves". - Obrigado grande José Maria e seu valoroso SISTEMA JMA: blog e Canal Santa Luzia TV. Dando total cobertura na coletiva com o Manoel Duarte – Presidente do Conselho Estadual de Previdência Social, cujo tema "Saques do Governo Robinson Faria ao Fundo Previdenciário", uma realização do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. Muitíssimo obrigado e desejamos saúde e paz ao amigo e demais familiares.
= HÁ 95 ANOS! Fundação do Clube Ipiranga, hoje extinto do futebol mossoroense, em 12/09/1920.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 658/2014 (de 30/08), tratamos dos seguintes temas: Governo prevê salário mínimo de R$ 788,06 para 2015, com reajuste de 8,8%; Eriberto Monteiro, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (445); Fique sabendo... "A copa e a democradura II - para xs "esquerdistas" entregadxs ao sistema (parte 5/5)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN.
- DIA: hoje é Dia da Cruz e Dia do Frevo. Amanhã (15) será Dia do Cliente ou Dia Nacional do Consumidor e Dia do Músico-terapeuta.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do frevo, aos clientes/consumidores.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A Escola (Poesia de Rosângela Trajano).
Na minha escola
Tenho muitos amiguinhos
Lá, estudamos com carinho
Fazemos silêncio na hora da aula.
Mas é só tocar o intervalo
Para o barulho começar
Brincamos com cuidado
Para ninguém se machucar.
Nossa professora querida
Ensina com paciência
Ela parece uma menina crescida
Canta com alegria.
QUEM canta...
"Quntos aqui ouvem / Os olhos eram de fé / Quantos elementos amam aquela mulher...".  ("Frevo Mulher". Composição: Zé Ramalho – Canta: Z.R.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário