domingo, 16 de agosto de 2015

DC - Coluna de Notícias 697. (Anexo slide: Antigo Conselho Chinês).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 697 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 16 de agosto de 2015. Edição Especial.

  Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 33ª/52, dias: 228/365 e faltam 137 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"A nação se mobiliza / Querendo luz encontrar / Pois, a corrupção destruiu nosso brilhar / Mais quando o povo se une / É possível tudo mudar". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Pasmem! Os banheiros (dois) da Estação Rodoviária "Diran Ramos do Amaral" de Mossoró (sob a responsabilidade do governo estadual) estão interditados, não por problemas estruturais. Interditados por falta de servidores para fazer a limpeza extremamente necessária na questão de higiene e saúde pública. Péssimo cartão postal para a população local e principalmente as pessoas que transitam vindas de outros estados. Boa leitura nobre leitor/a!


FIDEL CASTRO DIZ QUE EUA DEVE MILHÕES DE DÓLAREA A CUBA POR DAOS DESDE FIM DA 2ª GUERRA. No dia de seu 89º aniversário, o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, declarou em artigo publicado nesta quinta-feira (13) que os Estados Unidos devem a Cuba indenizações milionárias pelos danos que sua política causou contra a ilha desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

Segundo o ex-presidente cubano, após o conflito, os norte-americanos concentraram "quase todo ouro do mundo" e obtiveram "o melhor armamento da Terra", mesmo "frente a um mundo destroçado, repleto de mortos, feridos e famintos".

Neste panorama, Washington tomou decisões econômicas — como nos acordos de Bretton Woods — que favoreceram o país, mas que criaram as "bases de uma crise" que ameaça os países, incluindo EUA e Cuba. "Devem a Cuba indenizações equivalentes a danos, que chegam a vários milhões de dólares como denunciou nosso país com argumentos e dados irrefutáveis ao longo de suas intervenções nas Nações Unidas", escreveu Castro. FONTE: www.brasildefato.com, em 14/08/2015.


PROF. ROMERO RECEBE TROFÉU EM CONCURSO NACIONALO professor de Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), José Romero Araújo Cardoso, vencedor do Concurso LEMBRANÇA DO ÍDOLO, receberá troféu que homenageia Rosil Cavalcanti no ano do seu centenário, ele está nas festividades (14 e 15/08) em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Cultural "O Rei do Baião", da Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB. Romero reside em Mossoró-RN, e disputou com a crônica intitulada "A ação implacável das secas em Aquarela Nordestina".

Breve currículo de José Romero: Natural de Pombal (Estado da Paraíba). Nascido em 28 de setembro de 1969. Escritor. Geógrafo. Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).


INÉDITO, ASTRO INTERNACIONAL BILLY PAUL EM MOSSORÓO cantor (Paul Williams, nome de registro) de soul estadunidense aos 80 anos vem fazer show inédito na cidade de Mossoró, a 270km da capital do RN. O show será no espaço cultural do Hotel Thermas, a partir das 21 horas, para a apresentação do astro, mais duas atrações local animarão o show baile, entre elas "Os Tremendões" – banda renomada no estado.

Billy, vencedor do Grammy, mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs. Jones", assim como o álbum de 1973 e o single "War of the Gods", que combina os estilos pop mais convencional, soul e funk com influências de estilos de música eletrônica e psicodélica. Ele é normalmente identificado por seu estilo vocal diverso que varia de um soul suave para uma voz um estilo baixo e rouco.

O cantor disse que usa sua característica voz rouca e aguda para interpretar suas músicas com amor. "Amo as mulheres, tanto as que me fazem rir quanto as que me fazem chorar. Eu canto canções doces. Eu canto para elas", contou. "O mundo está um caos, cheio de problemas. Por isso eu quero cantar sobre paz e quero esquentar o coração das pessoas e as deixarem felizes. Precisamos esquecer os momentos ruins e as preocupações".

Após tantas visitas ao Brasil, Billy Paul disse que seu lugar favorito no país é Fortaleza, no Ceará. "Minha mulher ama Fortaleza. Eu também. Além de linda, a cidade tem praias com águas não tão geladas quanto às de Nova York". FONTE: bing.com/News.


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (481) – Aprender a votar é mais evoluído que incomodar com barulho. Aposto que nas próximas eleições vão se eleger os mesmos... . É vero, não chame de destino as consequências de suas escolhas. Por Luiz Carlos Dambroski, via facebook, em 14/08/2015.


FIQUE SABENDO... "A ação implacável das secas em Aquarela Nordestina". Por (*) José Romero Araújo Cardoso. FONTE: e-mail pessoal em 28/07/2015.

Aquarela Nordestina ultrapassa gerações e não perde seu valor em razão que eternas pérolas perpetuar-se-ão desafiando as brumas do tempo.

Na História da Música Popular Nordestina há lugar de destaque para a abordagem brilhante que Rosil de Assis Cavalcanti (Macaparana, 20 de dezembro de 1915 – Campina Grande, 10 de julho de 1968) enfatizou no que se refere ao drama representado pelas secas no Nordeste Brasileiro, através de belíssima canção regional intitulada Aquarela Nordestina, composta em parceria com Maria das Neves Coura Cavalcanti.

Em 1958, Marinês e Sua Gente gravaram Aquarela Nordestina, seguidos por outros geniais intérpretes, a exemplo de Luiz Gonzaga, registrada em 1989, ano de sua morte em dois de agosto e Elba Ramalho, que a gravou em 1981, entre outros artistas de renome.

Disputado programa radiofônico transmitido pela Rádio Borborema de Campina Grande, comandado pelo Capitão Zé Lagoa, Rosil Cavalcanti em pessoa, contava com presença marcantes de artistas regionais, incluindo os precursores da gravação de um dos mais cultivados hinos nordestinos.

A estiagem que calcina a terra é invocada para cantar a paisagem da região supliciada pela ação intransigente do vento aliseo nordeste que, em consonância com a participação orográfica representada pelo Planalto da Borborema, em cuja vertente sudeste nasceu Rosil Cavalcanti, em Macaparana (PE), assinalam indelevelmente marca efetiva no quadro natural do nordeste seco.

Aquarela Nordestina desperta ideia de pertencimento, destacando aspectos bastante familiares ao nordestino vítima das secas, pois ao longo dos primeiros versos descreve com invulgar perfeição a situação de aflição que atinge inexorável da fauna dependente de água para sobreviver.

A fauna e a flora eram indissociáveis no cotidiano do povo dos outrora sertões esquecidos, quase apêndice da própria existência, tendo em vista a relação direta com costumes e tradições decantadas no legado musical deixado por Rosil Cavalcanti. Hoje a situação difere radicalmente, tendo em vista o esvaziamento do campo e a confirmação de uma nova realidade.

Em Aquarela Nordestina, a intensidade das secas é registrada em razão que áreas não tão afetadas pela ação inclemente das estiagens são registradas, como o Brejo, região que em Pernambuco assinalou o nascimento do célebre compositor, bem como o agreste.

O destaque florístico contido na música de que acauã no alto do pau ferro canta forte dimensiona a intensidade da calamidade cíclica, pois o nome vulgar atribuído a essa espécie vegetal é usado para várias árvores da Família Fabaceae, da mata atlântica latifoliada semidecídua, sendo encontrada em áreas de transição, como a que onde Rosil Cavalcanti veio ao mundo.

A seca, em Aquarela Nordestina, não se restringe ao nordeste semiárido. Em diversos momentos da História Nordestina, como nos anos de 1877 e 1879, há registros de que a seca extrapolou seus limites geográficos e se espraiou por espaços privilegiados, levando inconformismo e desespero, efetivando-se flagelos às desvalidas populações interioranas da grande região Nordeste.

Patrimônio valiosíssimo da cultura de um povo forte e altivo, Aquarela Nordestina ultrapassa gerações e não perde seu valor em razão que eternas pérolas perpetuar-se-ão desafiando as brumas do tempo e as imposições de modelos falsos de conduta que não respeitam a grandiosidade de culturas forjadas na autenticidade.

*José Romero Araújo Cardoso, natural de Pombal (Estado da Paraíba). Nascido em 28 de setembro de 1969. Escritor, Geógrafo, Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL. STJ – Supremo Tribunal de Justiça realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 65 (sessenta e cinco) VAGAS PARA TÉCNICO JUDICIÁRIO e ANALISTA JUDICIÁRIO, inscrições reabertas ATÉ O DIA 19/08/2015. Escolaridade exigida: MÉDO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.803,97. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: IFRN – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 75 (setenta e cinco) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 21/08/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 4.625,50. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Naísla Fernandes – Autônoma (dia 08), Rita Negreiros – UERN (09), Francisco Carlos – Prof. e Marcos Júnior – Sêbado (10), Zélia Ferreira – A. Social (11), Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof. e Teófilo Pereira – Sobrinho (13), Gilberto Lóia – Músico e Iraneide Solano – FUNDAC (14), Naja Alves – SINDSERPUMM (15), Alcides Andrade – Adv., Heloisa Roldão João Moura – EMATER, Júlio César – Empresário, Ivonzélito Nunes – Adv. e Marilene Paiva – Colunista Social (16), Júlia Almeida – Universitária e Tebas Gonçalo – Prof. (17), Zuleica Lima – Prefeitura (19), Expedita Sales – FUNDAC (20) e Edson França – Prof. (21).


= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Caro Hermes não só confirmo como agradeço mais uma vez a remessa. OK. Wilson Bezerra". "Um abração, Hermes. Walter Gomes". – Obrigado amigos, pela aprovação e acompanhamento do nosso trabalho. Saúde e paz a vocês e demais familiares.

= HÁ 142 ANOS! Nascimento, em Mossoró, de Alípio Bandeira, militar, homem de letras e poeta, em 15/08/1873.

= E HÁ 64 ANOS! Inauguração do Farol de Mãe Luiza, Natal/RN, em 15/08/1951.


**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 654/2014 (de 02/08), tratamos dos seguintes temas: Velhice dos pais pode custar R$ 144 mil por ano; Caio César, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (441) por Santino Arruda; Fique Sabendo... "A Copa e a Democradura II - Para Xs "Esquerdistas" Entregadxs ao Sistema (parte 1)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN. Na edição nº 655/2014 (de 12/08), tratamos dos seguintes temas: História do Dia dos Pais: a data é móvel mais ninguém esquece!; Coisas que só acontecem com botafoguenses!; DATANORTE: justiça mantem incorporação de 4,80%; Grito dos Excluídos fará caminhada dos 20 anos; Marcondes Paula, repórter por uma edição; Fique sabendo... "A Copa e a Democradura II - Para Xs "Esquerdistas" Entregadxs ao Sistema (parte 2)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN.

- DO MUNDO ARTÍSTICO Começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos quando começou a compor. Nos anos 70 sua música teve influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos. Em 1972, sua música "Cristo Quem é Você", foi gravada pelo próprio, nosso homenageado, com arranjos de Zé Rodrix, tendo a participação do grupo Som Imaginário. Cinco anos depois, fez um ópera-rock na música. "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "O Bob Cylan Brasileiro". A partir dos anos 70 se consagrou no estilo brega com forte apelo popular como "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "Pare de Tomar a Pílula", que foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das tais pílulas para o controle de natalidade. Também de forte apelo popular, na canção "Deixa Essa Vergonha De Lado", deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada, e a sua música ajudou em muito para que essa profissão fosse o que é hoje. Por isso, Odair ficou com a alcunha de "O Terror das Empregadas", valendo lembrar, que na canção, o cantor relata uma empregada que namora um rapaz, e, com vergonha, diz que aquela casa é a sua casa, que o garoto que leva para a escola é seu irmão, então, o moço pede para que a moça deixa a vergonha de lado, que, pelo fato de ela ser uma simples empregada, não modificará seu amor. Ele foi excoungado pela Igreja Catolica em 1978, por causa do disco O Filho de José e Maria. Sobre isso ele disse: "Nada mudou em minha vida". Também emplacou sucessos tremendos como "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar", "Eu, Você e a Praça", "Assim Sou Eu", "Na Minha Opinião", "A Noite Mais Linda Do Mundo", "Essa Noite Você Vai Ter Que Ser Minha", "Foi Tudo Culpa do Amor", "Sem Saída", entre outros grandes sucessos, além do grande hit "Cadê Você" composta e gravada por por ele no início da década de 1970 e que estourou nas paradas em 1990 nas vozes de Leandro e Leonardo, sendo que esse hit foi também regravado por Robera Miranda. Nosso ídolo conta uma curiosidade na época em que Leandro e Leonardo pretendiam gravar "Cadê Você", pois a dupla o encontrou e reclamou que a letra da canção faltava uma parte. O autor confirmou à dupla que a letra estava completa, que era assim mesmo. Daí, Leandro e Leonardo gravaram-na e a canção se transformou em um de seus maiores sucessos. De volta à mídia desde o final da década de 1990, ele continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso. Em 2006 foi homenageado com o álbum "Vou tirar você desse lugar – Tributo a Odair José" por 18 artistas do pop-rock nacional, que gravaram um CD com suas canções repaginadas. Foi tema em 2009 de um episódio de "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", um programa de entrevistas exibido pelo Canal Brasil, apresentado por José Mojica Marins. O cantor foi casado com a cantora Diana, mas o casamento terminou de forma conturbada em 1974. Reportamo-nos sobre ODAIR JOSÉ DE ARAÚJO, conhecido como Odair José, 66 anos, nasceu no dia 16/08/1948 em Morrinhos/GO. Habilidade/genero musical: vocal, MPB, músicas breba, música romântica e Rock. Instrumetos: violão, piano e gaita. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odair_José.

- DIA: hoje é Dia do Filósofo. Amanhã (17) será Dia do Patrimônio Histórico, ontem foi dia dos solteiros.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos filósofos, agentes de defesa do patrimônio histórico e solteiros.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

A Chuva (Poesia de Rosângela Trajano).

Gosto de olhar a chuva

A escorregar pela rua

Na esquina fazer uma curva

Esconder o sol da lua.


Pingos de chuva caem

Pelas janelas de vidro

Curioso dou espiadas

Nas pessoas agasalhadas.


A chuva deixa mais verde

As árvores dos canteiros

Os açudes sem sede

Sorrisos nos lírios dos jardineiros.

QUEM canta...

"A solidão é fera / A solidão devora / É amiga das horas / É Prima-irmã do tempo / E faz nossos relógios caminharem lentos / Causando um descompasso no meu coração...".  ("Solidão". Composição: Alceu Valença – Canta: O mesmo).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário