domingo, 12 de julho de 2015

DC - Coluna de Notícias 693. (Anexo slide: A Importância do Amor).

-->
"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 693 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

     Mossoró/RN, domingo, 12 de julho de 2015. Edição Especial.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 28ª/52, dias: 193/365 e faltam 172 para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Josué é um pedreiro / Que trabalha sem parar / Janeiro a dezembro / Tem prédios a levantar / Todo dia faz cimento / Para o pão ganhar". "Um Sonho Virou Realidade" – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
"TECLAR ACABA COM O RELACIONAMENTO". Pensava abrir a coluna com algo sobre o movimento sindical, como muitas das vezes, mas, lendo a coluna Emery Costa (Jornal O Mossoroense, ontem) com o esse título inicial, preferi fazer referência para corroborar e acrescentar que, até relacionamentos conjugais estão causando separação. Só não entendo o silêncio! Oh mestre Emery! Será que a decretação separatista está sendo via tecladas? Imagine numa audiência de divórcio! Onde os envolvidos quase não falam é de bom grado à base de aparelhinhos à mãos! Boa leitura nobre leitor/a!

ECA COMPLETA 25 ANOS; mais de 500 propostas tentam mudar a leiO Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8;069/90) completa 25 anos nesta segunda-feira (13). Embora seja considerada uma legislação avançada e exemplar para outros países, especialistas da área apontam que o texto precisa ser efetivamente aplicado para garantir uma transformação real na vida de meninos e meninas do País. Muitos aspectos da lei ainda não saíram do papel.
Nesses 25 anos, cerca de 20 leis entraram em vigor modificando o estatuto. Ainda estão em análise na Câmara dos Deputados mais de 500 propostas para alterar o ECA, mais de 50 delas com o intuito de endurecer a punição aos adolescentes infratores. Um desses projetos de lei é o 5454/13, da ex-deputada Andreia Zito, que amplia de três para oito anos o tempo máximo de internação em unidades socioeducativas para o menor de 18 anos que cometer atos infracionais equiparados a crimes hediondos.
Para o conselheiro tutelar Iran Magalhães, essa é uma mudança necessária no ECA. "Quando um adolescente pratica ato equivalente a crime hediondo, tem que se pensar em tempo maior de internação", diz. "Porém, com bastante ressalva pois não é a internação pela internação, é a internação no sentido de você tentar socializar esse cidadão para a sociedade", completa.
Já Fábio José Bueno, promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Paulo, acredita que aumentar o período de internação não vai mudar o quadro de violência praticada por jovens, porque o juiz vai poder rever esse tempo. "O juiz tem uma margem de liberdade muito grande no ECA, e essa margem, sinto em dizer, não está sendo bem exercida", afirma. Em audiência na Comissão de Cultura da Câmara no dia 17 de junho, ele defendeu a redução da maioridade penal. FONTE: www.camara.gov.br/.

CAMPANHA SALARIAL: SINAI SE REÚNE COM DIREÇÃO DA FUNDACDando andamento a Campanha Salarial 2015, o SINAI-RN vai ser reunir nesta segunda-feira (13) com a direção da FUNDAC para discutir a pauta dos trabalhadores da Fundação.
A reunião específica será a primeira coordenada pelo Governo do Estado, que garantiu mediar as reuniões entre o Sindicato e os gestores dos 13 órgãos que compõem a base do SINAI. O encontro está marcado para às 17h, no Gabinete Civil.

PALESTRA SOBRE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTARDando sequência as atividades de greve na UERN, as categorias envolvidas (ADUERN, DCE e SINTAUERN) promovem nesta segunda-feira (13), às 09h, palestra sobre previdência complementar sobre o RPC – Regime de Previdência Complementar para o funcionalismo público. A palestrante é a Professora Cláudia March – Secretária Geral da ANDES/SSd. – Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior e Docente da Universidade Federal Fluminense – UFF. O local do evento é na sede da ADUERN, situado a Av. Professor Antônio Campos.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O grande amigo Martins, o mesmo Mané Beradeiro, parceiro desse espaço informativo, vem com boas novas para a terra dos poetas:
A Academia Assuense de Letras – AAL, tradição cultural fundada em 23/01/2015, recebe convidados para a SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO E POSSE DOS SÓCIOS EFETIVOS E FUNDADORES. Os acadêmicos que farão assento às cadeiras são: Cadeira 1 – Antônio Alderi Dantas – Patrono: Palmério Augusto Caldas de Amorim Filho; Cadeira 2 – Auricéia Antunes de Lima – Patrono: Celso Dantas da Silveira; Cadeira 3 – Francisco de Assis Medeiros – Patrono: Francisco Augusto Caldas de Amorim; Cadeira 4 – Francisco José Costa dos Santos – Patrono: Francisco Agripino de Alcaniz; Cadeira 5 – Ivan Pinheiro Bezerra – Patrono: Renato Caldas; Cadeira 6 – Fernando Antônio Caldas – Patrono: João Lins Caldas, e Cadeira 7 – Fernando Antônio de Sá Leitão Morais – Patrona: Sílvia Filgueira de Sá Leitão.
SERVIÇO: Data: 30/07/2015, Hora: 19h30min., Local: Cine Teatro Pedro Amorim, situado à Rua São João – Centro de Assú/RN.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (478)Me arrisco a dizer que 90% dos problemas desse mundo vem da incapacidade das pessoas de se colocar no lugar das outras. Falta de empatia é algo incrivelmente destruidor. Principalmente quando essa empatia falta a quem tem mais privilégios, condições financeiras, poder e condições de mudar o que nos cerca. Tico Santa Cruz - Banda Detonautas, publicado no facebook, em 11/07/2015.

FIQUE SABENDO... "Comida – é uma receita para alimentar o mundo". Texto sugerido por Vinícius G. A. Guerra. FONTE: *Avaaz, significa voz e canção em várias línguas.
Um terço dos alimentos que produzimos vai para o lixo; nem chega a ser consumido!
Caros amigos, é uma receita para alimentar o mundo: evitar o desperdício de um terço de todos os alimentos produzidos e com isso impedir que milhões de crianças durmam com fome todas as noites.
Temos todos os ingredientes: uma mobilização incrível na França acaba de conquistar uma lei que força supermercados a doarem produtos não vendidos a pessoas carentes e aos sem-teto. Uma consulta na União Europeia quer descobrir como impedir que supermercados deixem na mão os agricultores que produziram, por encomenda, alimentos para eles. E a ONU está fechando um acordo com a meta de reduzir o desperdício de alimentos pela metade.
O tempo é importante para acertar esta receita. Já temos uma rede de políticos dispostos a apresentar propostas de leis; agora precisamos mostrar o apoio do público. Vamos juntar milhões de assinaturas, enviar a petição para a União Europeia antes do fim da consulta e, em seguida, trabalhar com aliados em todo o mundo para conquistar as leis que precisamos. Adicione seu nome e envie a petição para cada pessoa com quem você já compartilhou uma refeição: https://secure.avaaz.org/po/food_waste_loc/?bPSEZab&v=61726.
Durante 15 anos, eu e a Feedback, organização que fundei, lutamos contra o escândalo do desperdício de alimentos em supermercados. Descobrimos que, no Quênia, quase metade das verduras cultivadas especialmente para supermercados ocidentais é destruída. Os supermercados alegam que o produto apresenta cores ou aspectos fora do padrão, ou cancelam encomendas inteiras de última hora, quando elas já estão prontas para o despacho.
Conheci pessoas que trabalham por menos de 2 dólares por dia e que relataram não receber seu pagamento quando os pedidos são cancelados. Eles não conseguem mandar os filhos para a escola ou alimentá-los direito. Alguns agricultores são forçados a assinar contratos que os impedem de doar a comida para os necessitados.
No Reino Unido, os supermercados agora estão proibidos de tratar os agricultores dessa forma. Um novo órgão regulador pode receber queixas anônimas de agricultores e multar supermercados em até 1% do seu faturamento. O Tesco, maior supermercado do país, já está sob investigação. Vamos passar este recado para gerentes de outros supermercados.
A ONU tem uma meta de reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030. E oportunidades para essa meta se realizar estão surgindo rapidamente. A União Europeia está promovendo uma consulta sobre como deter práticas comerciais desleais da parte de supermercados, como parte de uma nova proposta de reduzir o desperdício em todo o continente. Reino Unido e França mostraram que é possível, e políticos em Berlim, Bruxelas, Madri e Washington DC já estão forçando uma mudança. Agora, está em nossas mãos mostrar a eles o apoio das pessoas para que eles possam propor as leis que precisamos para acabar com o desperdício de alimentos. Adicione seu nome: https://secure.avaaz.org/po/food_waste_loc/?bPSEZab&v=61726.
Na trajetória da raça humana, nada é mais importante do que encontrar maneiras de alimentar a todos. Se unirmos o crescente movimento contra o desperdício alimentar com a comunidade da Avaaz ao redor do mundo, poderemos alimentar os famintos e aliviar a enorme pressão das costas de pequenos agricultores e do nosso precioso meio ambiente.
Com esperança Tristram Stuart, com as equipes do Feedback e da Avaaz.
MAIS INFORMAÇÕES:
França proíbe supermercados de jogar comida no lixo (El País) http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/21/internacional/1432241595_229049.html;
ONU oferece jantar no Quênia preparado com alimentos recusados por mercados ingleses (ONU Brasil) http://www.onu.org.br/onu-oferece-jantar-no-quenia-preparado-com-alimentos-recusados-por-mercados-ingleses/ 1 em cada 3 alimentos é desperdiçado no mundo; prejuízo chega a US$ 750 bi (UOL Economia) http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/09/11/desperdicio-de-alimentos-causa-prejuizos-anuais-de-us-750-bilhoes.htm;
Acabando com desperdício alimentar mundial (Feedback) (em inglês) http://www.feedbackglobal.org/stopdumping;
Supermercados da UE responsáveis pelo desperdício de alimentos no Quênia (Al Jazeera) (em inglês) http://www.aljazeera.com/indepth/features/2013/02/2013222152652620999.html;
UE promove consulta em economia circular (Letsrecycle.com) (em inglês) http://www.letsrecycle.com/news/latest-news/eu-circular-economy-consultation-launched/.
*A Avaaz é uma rede de campanhas global de 41 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
SE. A SEPLAG – Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão de Sergipe realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA EDUCADORES PROFISSIONAIS, inscrições reabertas até o dia 15/07/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 2.720,94. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 46 (quarenta e seis) VAGAS PARA PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE E ADJUNTO, inscrições aberas até o dia 14/07/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 9.012,50. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Yuska Freire – Jornalista (dia 11), Emerson Linhares – Jornalista e Warton Batista – Publicitário (13), Aluízio Barros – Prof., Fred Véras – Fotógrafo e Osnildo Morais – Militar (15), Isolda Dantas – PT e Pedro Carlos – Jornalista, Francisco Piolho – Prof. e Sérgio Miranda - Adv.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Meu caro amigo Hermes, mais uma vez estou agradecendo pelo envio do "Democratizando a Comunicação" e, como disse em outras oportunidades: ele está cada vez melhor. Parabéns! Almir Nogueira". – Mestre e amigo Professor Almir, fazia tempos que não tínhamos notícias suas, porém, sabendo que nos acompanha sempre. Muito obrigado e que o divino pai continue lhe abençoando..., sempre. Saúde e paz amigo Almir Nogueira.
= HÁ 54 ANOS! Fundação do SECOM – Sindicato dos Empregados no Comerciários de Mossoró, em 11/07/1061. Hoje Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Região, sem alteração de sigla.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 650/2014 (de 05), tratamos dos seguintes temas: Donos de cadeiras cativas no maracanã não tem acesso gratuito na copa; Brasil Campeão; Vinícius Guerra, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (437) por Iran de oliveira; Fique sabendo... "Saiba como utilizar melhor o fundo de garantia do tempo de serviço". Por Iris Marini".
- DO MUNDO ARTÍSTICO Nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, 2º nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes. Sua vida foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, Fabiana Maria Jaguary Cardoso, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai, Manoel Jose Gomes, vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde nosso homenageado iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas. É na banda do pai, que mais tarde viria a substituí-lo, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais. Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857. Compõe a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett. Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, frequentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Onde, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, não podia viajar porque não tinha recursos. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO CARLOS GOMES, nascido em 11/07/1836 em Campinas e faleceu em Belém aos 66 anos. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa e foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes.
- DIA: hoje é Dia do Engenheiro Florestal. Amanhã (13) será Dia do Engenheiro Sanitarista e Dia dos Cantores e Compositores Sertanejos e, Dia Mundial do Rock.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos engenheiros florestal e sanitaristas, aos cantores e compositores sertanejos (autênticos) e aos roqueiros em geral.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Barquinho de Papel (Poesia de Rosângela Trajano).
Sou um nobre capitão
De um barquinho de papel
Que navega nas minhas mãos
Distante da terra e do céu.
Nesse primeiro cruzeiro
Levo papai e mamãe
Minha tripulação é pequena
Querem levar o guarda-roupa inteiro.
Serei um grande marinheiro
Quando mais tarde crescer
Meu barquinho de papel
No meu coração vai viver.
QUEM canta...
"AU! / Ela nem vem mais prá casa, Doutor! / Ela odeia meus vestidos / Minha filha é um caso sério, Doutor! / Ela agora está vivendo / Com esse tal de: Roque Enrow! Roque Enrow! / Roque Enrow!...".  ("Esse Tal de Roque Enrow". Composição: Rita Lee – Canta: R.L.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário