quinta-feira, 28 de maio de 2015

DC - Coluna de Notícias 687. (Anexo slide: Confie).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 687 (geral) e 15ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 28 maio de 2015. – Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 20ª/52, dias: 137/365 e faltam 228 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Esparrame seus lamentos / Neste chão que é sagrado /Liberte-se desta canga / Que o faz angustiado / Tome de Jesus o jugo / E verá o resultado /Aceite o seu convite / E transforme seu estado". Do folheto "O Lamento", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O país vive um momento de muitas preocupações, corrupções centenárias que parece enxame literalmente de moribundos, quanto mais mexe mais pânico. Agora é a CBF e podem mexer em tudo que é instituição (privadas também existe) que têm o famigerado Caixa 2 a 3 por 4! Amanhã teremos mais uma Parada Nacional contra esse quadro negro, puxada pelas centrais sindicais e milhares de brasileiros e servidores públicos deve ter a consciência de participar, não importando se seu gestor ou chefe faça pressão psicológica tentando barrar sua presença. É uma atividade coletiva de cunho individual. Se eu estou insatisfeito com as medidas governamentais que a cada dia tira mais direitos de conquistas, históricas até, tenho mais que ir às ruas e gritar por basta em tantas agressões. Espero encontrar você, caro colega, companheiro/ra de lutas, na Praça Rodolfo Fernandes (`Praça do Pax) a partir das 15h. E boa leitura nobre leitor/a!

INERSINDICAL CONVOCA TRABALHADORES À GREVE GERAL DIA 29A Intersindical Central da Classe Trabalhadora, em conjunto com outras centrais sindicais e movimentos populares, como o MTST e MST, convoca a classe trabalhadora a parar a produção, os serviços e a circulação de mercadorias, pessoas e capitais no dia 29/05 em defesa dos direitos que estão sendo atacados pela política dos governos federal e estaduais e pela ofensiva da direita que quer impor uma agenda de retrocessos e retirada de direitos, a exemplo do PL da terceirização que vai aprofundar a precarização e a barbárie no mundo do trabalho no Brasil.
No setor público e privado, no campo e na cidade, a proposta é cruzar os braços contra o PL 4330 da terceirização, contra as MPs 664 e 665 editadas pelo governo Dilma e contra o ajuste fiscal que corta recursos das áreas sociais, como educação e moradia. Para a Intersindical Central da Classe Trabalhadora, além destes pontos, lutaremos também, contra a redução da maioridade penal e o genocídio da população pobre e negra, contra o agronegócio que quer abocanhar as terras indígenas e contra a agenda conservadora encabeçada pelo Eduardo Cunha. FONTE: Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, na base de dados do site: www.sinairn.com.br.

SALÁRIOSUm motorista de ônibus que presta serviços à área da educação nos dirigiu um dramático apelo para que o prefeito pague os seus salários. A empresa alega que a PMM ainda não fez o repasse e muitos pais de família estão sofrendo com esse atraso no desembolso. O apelo dos profissionais é dramático. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 14/05/2015.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O incansável professor e poeta sempre colaborando com esse quadro, manda ver gente fina!
DAQUI A POUCO, GRANDE CANTORIA NO "ÔBA SHOW RESTAURANTE", EM MOSSORÓ, às 20h30min, vamos assistir a uma grande cantoria, com Severino Feitosa e Hipólito Moura. Promoção: Clube do Poesia, sob a Coordenação de Aldaci de França e Celeste Guimarães. O restaurante fica localizado na BR 304, próximo ao Hotel Thermas.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (473) – Oi Hermes, boa tarde, você deve está se preparando para ir ao Sêbado, aquele espaço cultural de primeiríssima qualidade, pois, quero lhe interromper só um minutinho para que você me diga o que ouve com a TV Mossoró. Uma estrutura de comunicação invejável, por que acabou? Mesmo sendo privada, a gente acaba sentindo, pois, a ela recorremos algumas vezes em busca de difundir nossas ações. Abraços, boa tarde, até breve, Santino Arruda.
NOTA DO EDITOR. Companheiro Santino, realmente foi noticiado pela administração do Sistema Resistência que abriga a Tv Mossoró (canal 7 aberto), o seu fechamento, alegando dificuldades financeiras causado por corte de convênios, acontece que ela vem se funcionando o que é muito bom para Mossoró e população. E quanto ao Sêbado faça uma agenda para nossa cidade e permaneça até o sábado e recebe-lo por lá.

FIQUE SABENDO... "O ateu e a bíblia". Texto sugerido por Valadares Filho - Advogado, via e-mail, em 15/05/2015.
Um banqueiro do estado de Virgínia, presidente dum conhecido Clube de Ateus, atravessava a cavalo a região de Kentucky. Ao atravessar uma floresta, onde eram frequentes os assaltos e roubos, perdeu-se no caminho. As trevas da noite depressa o envolveram, e ele não sabia o que devia fazer.
No entretanto, descobriu à distância uma pequena luz e, apressando o cavalo, chegou a uma humilde cabana. Bateu à porta que lhe foi aberta por uma mulher. Esta disse-lhe que o marido tinha ido à caça, mas que não demorava e, certamente, lhe daria abrigo para aquela noite.
O viajante prendeu o cavalo e entrou na cabana, mas podemos imaginar as suas apreensões, pois trazia consigo uma avultada quantia em dinheiro e não sabia se estava em casa dalgum dos salteadores que eram o terror da região.
Pouco depois chegou o dono da casa, vestido de caçador. Vinha muito fatigado e pouco disposto a conversar. Tudo isto mais perturbou o viajante, que apalpava as pistolas nos bolsos, preparado para as usar se fosse preciso.
O dono da casa disse ao viajante que podia ir para a cama, mas ele respondeu que preferia ficar sentado junto ao lume toda a noite.
O homem insistiu, mas quanto mais ele insistia para que fosse descansar, mais o ateu se alarmava.
Convenceu-se de que aquela seria a sua última noite na terra, mas estava determinado a defender a vida a todo o custo.
A sua incredulidade, o seu ateísmo, não lhe davam qualquer conforto. Os seus receios aumentavam e afligiam-no em extremo.
Por fim, o homem da cabana levantou-se e, dirigindo se a uma prateleira, tirou dela um velho livro e disse: "Bem, se o senhor não quer ir para a cama, eu irei; mas é meu costume ler um capítulo da Sagrada Escritura, antes de me deitar". Que transformação aquelas palavras produziram no ateu! O seu alarme mental desapareceu por completo.
Apesar de ser conhecido como incrédulo, agora, porém, acreditava na Bíblia e no seu poder. Sentia-se seguro. Estava certo de que um homem que lia a Bíblia e se ajoelhava para fazer oração, não podia ser um salteador nem assassino!
Escutou com atenção a simples oração daquele bom homem, e assim desapareceram todos os seus receios. Não tardou a ir deitar-se e dormiu naquela humilde cabana tão calmamente como se estivesse na sua própria casa.
A partir de então deixou de criticar a Bíblia. Tornou se um sincero cristão e, muitas vezes, relatava o que lhe acontecera naquela noite na floresta como prova evidente da loucura da sua incredulidade.
Ao pai do jovem lunático, que pedia a JESUS que curasse o seu filho, JESUS disse: "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade" (S. Marcos 9: 14-29).
Ao incrédulo Tomé, JESUS disse: Não sejas incrédulo, mas crente... . Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:26-29).
Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo! (Actos 16:31).
DE UM FOLHETO PROTESTANTE.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A COMARA – Comissão de Aeroportos da Região Amazônia realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 20/05 a 12/06/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: Prefeitura de Camalaú/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 58 (cinquenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 31/05/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.512,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Elisângela Moura – Repórter e Osvaldo Nonato – Mov. Sociais (dia 16), Ceição Barros (17), Alvanilson Carlos (18), Fátima Bezerra – PT (19), Bartô Galeno – Cantor e Saraya Vieira – Colunista Social (20), Maria do Carmo Lima – Profª. (21) e Renato Fernandes – Empresário (22), Geraldo Maia – Historiador (23), Talvacy Chaves – Pe. (24), Ceiça Praxedes – Comerciária, Telma Gurgel – Prafª. e Walterlin Lopes – UERN (25), Albetiza Lopes – UERN (27), Célia Macêdo – FUNDAC (29), Fátima Dambroski – Olinda e Nelson Oliveira – Emater (29).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Fantástico, amigo. Excelente. Deus lhe retribua. Amem. Avante no seu projeto SINTAUERN. Milton Marques Medeiros". – Obrigado pela força Dr. Milton, uma pena não termos conseguido agregar nomes para composição completa da chapa para renovação de diretoria para gestão 205/2019, conforme estatuto. Não faríamos jamais, nem eu aceitaria conjugar nomes simplesmente para registro. Os pretensos colegas de chapa também assim pensam. Mas vamos em frente, não foi desta vez e como bom brasileiro..., nunca desistimos. Fraterno abraço com desejo de saúde e paz!
= HÁ 60 ANOS! Inauguração do Cine Caiçara em Mossoró, em 28/05/1955 (Fonte: "Mossoró, Nossa Terra", Vol. I). Hoje substituído por torre comercial de nome Edifício Caiçara

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 642/2014 (de 10/05), tratamos dos seguintes temas: Cuidado ao comprar o presente do dia das mães; Justiça trabalhista bloqueia conta do estado; Evandro Cunha, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (430) por Herbert Mota; Fique sabendo... "A Saída é a Luta!". Por Alexandre Guedes – Membro da Comissão de Greve do DETRAN-RN e da CSP-CONLUTAS). E na edição nº 643/2014 (de 17/05), tratamos dos seguintes temas: Mau atendimento a cadeirante gera indenização em MG; Servidores da FUNDAC e IPERN deliberam greve por tempo indeterminado; Sêbado em momento de glória neste sábado; Clóvis Mesquita, repórter por uma edição; Bronca do Leiotor/Internauta (431), por adão galdino; Fique Sabendo... "Surpresas de 2014". por José Santos Diniz – professor.
 - 17º GRITO DOS EXCLUÍDOS – A Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos este reunida na sexta-feira (15) em São Paulo, para articular agenda a ser cumprida a partir desse mês. Uma síntese de encaminhamentos foi distribuída para as organizações nos estados em todo o país, propostas e textos deverão ser encaminhados até o dia 27 e doa 31 termina o prazo para a diagramação e divulgação virtual. "Que país é este, que mata agente, que a mídia mente e nos consome?" deverá ser o tema central da edição do Grito dos Excluídos de 2015.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Nosso homenageado da série, falecido há 42 anos, registra-se um boato de que ainda bebê, teria sido jogado pela mãe biológica, uma suposta prostituta, em uma lata de lixo. Entretanto, esse boato foi veementemente desmentido pelo irmão de Evaldo, o músico e cabeleireiro Antônio C. Braga, em depoimento num documentário realizado por Armando B. Mendes Filho, intitulado "Evaldo Braga - O Ídolo Negro (1997)", que está disponível no site Youtube. O esclarecedor depoimento de Antônio C. Braga aparece exatamente a 6 minutos e 19 segundos, quando ele também revela a data exata do nascimento de Evaldo Braga: 26 de maio de 1945. Ele Braga era filho de Antônio Braga, fruto de um relacionamento extraconjugal, por isso não era querido pela esposa do seu pai, com quem chegou a viver durante algum tempo juntamente com os irmãos. Então, o pai, por conta da rejeição da mulher, teria entregue o menino a uma senhora. Sem conhecer sua mãe biológica, ele viveu parte da sua infância nas ruas, chegando a ser internado no SAM (Serviço de Amparo ao Menor), atual Fundação Casa, onde ficou durante alguns anos. Conheceu em 1969, Osmar Navarro, o produtor e compositor, que o levou para gravar seu primeiro disco, o compacto "Só Quero", que atingiu o topo das paradas musicais em 1971 e vendeu mais de 150 mil cópias. Lançou seu primeiro álbum, O Ídolo Negro, sob o selo Polydor, da gravadora Phonogram, no mesmo ano. No ano seguinte, lançou o Volume 2, que continha "Sorria, Sorria", uma canção em parceria com Carmen Lúcia, que se tornou um hit, consagrando o cantor. O cantor morreu em um acidente de carro na BR 3 (atual BR 040), em 31 de janeiro de 1973, e foi enterrado no Cemitério São João Batista. Diversos álbuns e LPs póstumos (Evaldo Braga – 1973, O Melhor do Ídolo Negro – 1993 e Sempre em 2011) foram lançados em homenagem ao cantor. Reportamo-nos sobre EVALDO BRAGA, nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ no dia 26/05/1945 e faleceu aos 27 anos. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Evaldo_Braga.
- DIA: hoje é Dia da Independência da Armênia, Dia da Recordação (Memorial Day, nos Estados Unidos) em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial, Dia do Anjo da Guarda, Dia do Ceramista, Dia do Educador, Dia do Gráfico, Dia Internacional da Luta Contra o Fumo (tabagismo), Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, Dia Mundial do Desafio e Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna. Amanhã (29) será Dia do Estatístico, Dia do Geógrafo, Dia do Sociólogo, Dia do Policial (29/09?) e Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos armênicos, aos saudosistas, aos anjos de guarda, aos ceramistas, educadores, aos gráficos, aos antitabagistas, agentes de saúde da mulher, aos desafiadores, agentes pela redução da mortalidade materna, aos estatísticos, geógrafos, sociólogos, policiais e soldados da paz.
QUEM canta...
"Cajueiro velho, vergado e sem folhas / Sem frutos, sem flores / Sem vida final / Eu que te vi / Florido e viçoso / Com frutas tão doces / Que não tinha igual...".  ("Cajueiro Velho". Composição: João Carlos – Canta: Alcione.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário