domingo, 12 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 683. (Anexo slide: Bom dia com beijos).

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VII – Edição nº 683 (geral) e11ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 12 de abril de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 15ª/52, dias: 102/365 e faltam 263 para o término do ano.
“Causo democrático!”
Remédio não vai curar / Nenhuma das aflições / Enquanto houver no corpo / Raízes de Inchações / Brotos que rompem a pele / Extrapolam espíritos / Arranca d’alma paz / Fazendo você dá grito!”. Do folheto “O Lamento”, dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Preciso de um rádio com controle remoto, pois, nossa grade radiofônica de domingo está espetacular. Desde às 06h da manhã até após meio dia, não vou citar nomes dos programas e apresentadores pra não cometer injustiça ausentando nomes. Parabéns às emissoras AMs e FMs. Na TV local, lamentamos o fechamento da TV Mossoró que repudiamos veementemente aos mentores que causaram esse dano não só a emissora televisa e sim a todos os mossoroenses. Boa leitura nobre leitor/a!

FACULDADE TERÁ QUE INDENIZAR ALUNA POR NÃO ENTREGAR DIPLOMA. - GO. Uma aluna da Associação Objetivo de Ensino Superior, em Goiás, será indenizada em R$ 5 mil em razão da demora para receber o diploma de graduação. A instituição de ensino demorou quatro anos para entregar o documento. A decisão monocrática é da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, que manteve a sentença da juíza substituta de Goiânia, Juliana Barreto Martins da Cunha.
A jovem colou grau no curso superior de Tecnologia em Marketing no dia 16 de abril de 2010, mas, até a data da prolatação da sentença, em 09/07/2014, não havia recebido o diploma. O caso foi parar na segunda instância por meio de recurso da instituição de ensino. A universidade alegou que a confecção do diploma é um procedimento complexo e que a instituição oferece aos formandos declaração de conclusão de curso — “documento suficiente para atestar a conclusão de graduação específica”.
A relatora do recurso não aceitou o argumento. A desembargadora considerou “injustificável” a demora de quase quatro anos para a entrega do documento. Quanto à declaração de conclusão do curso, a magistrada concordou que pode substituir provisoriamente o diploma em algumas situações, “contudo, no caso, perdura há quase quatro anos, extrapolando todos os limites razoáveis de espera da consumidora”. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-GO. FONTE: www.conjur.com.br/.

JUARY CHAGAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O “convocado” da série é da capital do nosso Estado. Nosso correspondente disse que na sexta-feira (10) vários sindicatos estiveram reunidos, às 17h, na sede do SINDSAÚDE (próximo ao Viaduto do Baldo) para tratar e organizar o DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO CONTRA O PL 4330/04 e as MPs 664 e 665. E acrescenta:
No dia 8/04, a Câmara de Deputados aprovou o texto base do PL 4330 que regulamenta a terceirização no país. Trata-se de um dos mais graves ataques aos trabalhadores dos últimos tempos. A aprovação aconteceu por ampla margem de votos (324 a favor e 137 contra), o que comprova o perfil deste Congresso de picaretas, cujos chefes Renan Calheiros e Eduardo Cunha, presidentes do Senado e Câmera respectivamente, estão sendo investigados pela Operação Lava Jato. O Congresso não escondeu que é um antro de representantes dos empresários e representantes do sistema financeiro. Grande parte da patronal do país ocupava as galerias durante a votação.
O que é o projeto?
A PL das terceirizações representa um ataque brutal contra a classe trabalhadora brasileira. O projeto, se implementado, vai reduzir direitos e salários, dividir os trabalhadores e promover acordos coletivos diferenciados e ampliar as privatizações em todos os serviços públicos, uma vez que o governo vai preferir terceirizar a mão de obra (como ocorre descaradamente na Petrobras) ao invés de promover concursos.
Mas a terceirização tem outro objetivo que é dividir o trabalhador no seu local de trabalho, com diversos sindicatos representando uma mesma categoria. Muitos desses sindicatos, que representam exclusivamente os terceirizados, são criados pelos próprios patrões, o que é um ataque explícito à liberdade sindical do trabalhador.
É hora de sair às ruas!
No final da tarde de quinta-feira (9), a CSP-Conlutas, CUT, CTB, NCST e Intersindical/CCT realizaram uma reunião e decidiram convocar uma Paralisação Nacional dos trabalhadores no dia 15 de abril, próxima quarta-feira. A paralisação é contra o PL das terceirizações (PL 4330) e contra as MPs 664 e 665, que restringem o pagamento das pensões por mortes, o PIS e o seguro desemprego. Vamos botar o bloco dos trabalhadores na rua! Juary Chagas – FES – Fórum Estadual de Servidores do RN.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (469) – Durante algum tempo, o local onde morreu Auta de Souza, em Nata, ficou identificado com uma placa de bronze, mas os vândalos arrancaram-na. Desde então, nem a Prefeitura, nem o Governo do Estado e nenhuma instituição cultura se preocupou em refazer a placa para que as gerações e turistas saibam onde faleceu uma das maiores poetas do RN. Resolvi dar minha parcela. Esta semana estarei colocando no dito lugar a placa, simples, mas que irá fazer o mesmo efeito. O dono do imóvel permitiu. Aguardem! Francisco Martins – Escritor. (Publicado em face próprio, em 08/04/2015).

FIQUE SABENDO... “A História do fechamento da TV Mossoró detalhada”. Por Bruno Barreto, jornalista. FONTE: Facebook do Bruno Barreto em 10/04/2015.
Hoje é um dos dias mais tristes de minha vida. Da vida profissional com certeza o pior. É como se morresse uma pessoa querida.
No caso esse ente se materializa numa das últimas trincheiras democráticas de nossa mídia: a TV Mossoró. Acompanho de perto a emissora desde a sua fundação. Lá fui repórter, produtor, apresentador e algumas vezes motorista. Vivi momentos de alegria e tensão. Vou tentar me esforçar para não me levar pela emoção neste texto que compartilho com vocês, mas peço compreensão afinal de contas o jornalista também é um ser humano e como tal também se revolta com situações absurdas como fechamento de um veículo de comunicação por perseguição política. Permita-me historiar um pouco os fatos e revelar coisas dos bastidores para que entendam o que está acontecendo.
A TV Mossoró foi criada há dez anos e desde 2007 retransmite o Observador Político. Quem acompanha o programa sabe o quanto ele é plural. Sempre abrimos espaços para todas as tendências, mas nos tempos em que Fafá Rosado era prefeita foi feito um trabalho para desestabilizar a TV de concessão educativa. Há emissoras de rádio educativas que veiculam comerciais normalmente, a TV Cultura faz em nível nacional. Mas só a TV Mossoró não pode por conta da perseguição da prefeita. Há mais de dois anos se tenta transformar a Fundação Vingt Rosado em OSCIP para que os comerciais retornem e tudo esbarra na absurda burocracia. Com isso pais de família perderam empregos. Jovens jornalistas viram seus sonhos ruírem.
A emissora definhou e só pode contratar com o poder público. A Prefeitura de Mossoró anuncia em tudo que é canto, menos na TV Mossoró porque essa é a única que aponta as falhas da gestão e abre espaço para os lamentos do povo sofrido.
É pela TV Mossoró que a maioria da nossa população toma conhecimento de atrasos em pagamentos de diárias operacionais dos policiais militares, dos atrasos das terceirizadas, do excesso de radares eletrônicos, é lá que se discute a falência do transporte público, que se explica que os problemas cidade são de responsabilidade do prefeito e não somente dos vereadores... é na TV Mossoró que você fica sabendo que faltam médicos, remédios, que a Prefeitura contrata 19 milhões em aluguel de carros e tem imóvel fechado com aluguel sendo pago pelo pago.
É na TV Mossoró que o Ministério Público é cobrado a sair da letargia e investigar tudo isso. E sabem quem são as fontes? Se pensou em autoridades se enganou. As fontes são vocês que assistem o programa e nos ajudam a fazer o programa Político mais plural do Rio Grade do Norte.
Qual programa o jornalista fica em pé de igualdade com o patrão? Qual o programa o jornalista discorda de forme contundente do patrão e ao final sai com ele para almoçar? Pois no Observador sempre foi assim.
A única fonte de renda da TV Mossoró, que só pode contratar com o poder público, era a Câmara Municipal que tinha as sessões transmitidas.
Pois bem. Com a desculpa esfarrapada de que teria um canal legislativo na TV fechada, o presidente da mesa diretora Jório Nogueira anunciou que vai encerrar o contrato e tirar do grosso da população mossoroense a oportunidade de acompanhar o trabalho dos vereadores.
Jório Nogueira vai entrar para a história de Mossoró como o coveiro que jogou a últma pá de cal na TV que tinha sua cara, que defendia os seus direitos e lhe dava voz quando precisava. Confesso que sempre esperei essa atitude de Francisco Carlos quando este dirigiu o legislativo. De Jório, jamais.
Mas a voz do povo não será totalmente calada. O Observador Político voltará às origens e continua no rádio para a tristeza de uma minoria e alegria do nosso público. Na minha opinião perdem todos. Perde a mente sem instrução de setores de nossa classe política que vê nessa medida uma tacada de mestre do tipo de quem precisa de uma quenga para fazer um O.
O povo de Mossoró precisa reagir não apenas para salvar os empregos dos pais de família (eu não serei prejudicado, portanto não falo por mim), mas para continuar tendo o direito de ter vez, voz e fiscalizar o legislativo numa emissora que cobre toda a cidade e não nos limites de uma TV fechada.
Nada contra se criar a TV Câmara de Mossoró. Sempre defendi a ideia. Mas isso não significa que as transmissões na TV aberta sejam encerradas. Uma coisa não prejudica a outra.
Se tivesse interesse político a parceria com a TV Mossoró seria ampliada com a grade da emissora funcionando como TV Câmara. Mas a intensão está clara de fechar a TV.
De minha parte prefiro encarar esse momento triste de cabeça erguida, salário atrasado e limitando meu padrão de vida que dobrar meus joelhos a quem não tem espírito democrático.
Ao Rei tudo, menos a honra. É isso.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. TRF – Tribunal Regional Federal - 1ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 228 (duzentas e vinte e oito) VAGAS PARA JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 28/04/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 23.997,19. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A Prefeitura de Santa Luzia/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 203 (duzentas e três) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 19/04/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 1.698,09. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Herbert Mota – Adv. (dia 11), Barbosa Assis – PT, Genilson Henrique – FUNDAC e Raimunda OliveiraGrayce Karen – TCM, José Mota – DATANORTE e Souza Júnior – Adv. (13), Gilberto Diógenes – Prof. (14), Geraldo Pereira – Tio e Lauro Gurgel – Prof. (15), Valdenice Cabral – FUNDAC (16) e Carlindo Emanoel – Ator (17).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Boa tarde amigo Hermes. Feliz Páscoa. Grato pelo envio da sua excelente coluna. Liszt Madruga”. – Mais uma vez reforço nossos agradecimentos pelo acompanhamento e aprovação de nosso trabalho. Tivemos uma páscoa tranquila e em paz. Retribuímos com votos de saúde e paz ao senhor e demais familiares.
= HÁ 98 ANOS! Criada a OIT – Organização Internacional do Trabalho, uma agência multilateral ligada à ONU, é especializada nas questões do trabalho, em 11/04/1919.
= E HÁ 96 ANOS! Mossoró possuía 03 automóveis de passeio, 02 carros de luxo, 01 de passageiros, 02 diligência, 01 de cargas, além de um avariado e duas diligências. Os carros de luxo pertenciam a Almeida Castro, Miguel Faustino do Monte e Camilo Figueiredo, em 11/04/1917.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 637/2014 (de 06/04), tratamos dos seguintes temas: O Brasil é o pior em retorno de posto, aponta estudo; Bronca do leitor(a)/internauta (425) por Diniz Santos; Fique sabendo... “De volta para o futuro?!”. Por Vantier Clínio – Dr. Ciências Sociais pela UFRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: O apelido vem do fato de gostar muito de doces. Tanto que, quando cursava faculdade costumava ter sempre balas para consumir entre as aulas. É o que pode ser percebido nas próprias palavras do nosso homenageado: "Sempre fui um grande consumidor de doces, balas e toda sorte de guloseimas. Quando ingressei na universidade, entre uma aula e outra, saboreava minhas balas. Quando alguém desejava comer uma, vinha até mim. Daí para começarem a me chamar de baleiro foi um passo. Confesso que a princípio aquilo não soava bem aos meus ouvidos." Antes de dedicar-se exclusivamente à música, chegou, inclusive, a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros. Começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cantava pelos bares da cidade. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", que lhe valeu projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho, Genival Lacerda e Zé Ramalho. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Em 2012, o Charlie Brow Jr. Convidou-o e ambos gravaram juntos a versão ao vivo da canção Proibida Pra Mim (Grazon) no CD/DVD Música Popular Caiçara (Ao Vivo), lançado em Maio. Ainda em 2012, produziu o álbum Praça Tiradentes, de Odair José, que saiu com o selo Saravá Discos (que é a gravadora do artista homenageado). Em 2014, lançou seu segundo livro de crônicas, “A Rede Idiota e outros textos”, com artigos publicados na revista IstoÉ e no blog Questões Musicais, da revista piauí, além de textos publicados em diversos jornais e revistas e outros escritos especialmente para o livro. Reportamo-nos sobre JOSÉ RIBAMAR COELHO SANTOS, mais conhecido como Zeca Baleiro, nasceu em Arari/MA no dia 11/04/1966, é um cantor, compositor, cronista, e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Paulo onde lançou sua carreira. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luiza Rossi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Cláudia Leitte. Em 2011, lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha. Atualmente, além da carreira de músico, é colunista mensal da Revista Isto É. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Baleiro.
- DIA: hoje, é Dia Intendência – Exército Brasileiro, Dia da Parteira, Dia do Cosmo e Dia do obstetra. Amanhã (13) será Dia do Hino Nacional, Dia do Office-Boy, Dia dos Jovens, Dia Internacional do Beijo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos intendentes, parteiras, aos obstetras, aos office-boys, aos jovens e beijoqueiros.

QUEM canta...
Ando tão à flor da pele / Que qualquer beijo de novela me faz chorar / Ando tão à flor da pele / Que teu olhar flor na janela me faz morrer / Ando tão à flor da pele... .” (“Flor da Pele”. Composição: Zeca Baleiro – Canta: Z.B.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário