quarta-feira, 1 de abril de 2015

DC - Coluna de Notícias 681. (Anexo slide: Eu Aprendi... .).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 681 (geral) e 9ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 1º de abril de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 13ª/52, dias: 91/365 e faltam 274 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Vicente das Cacimbas entra e fala: - Quero comprar uma calça pra mim! A moça pega uma calça de manapulão, ponhe em cima do balcão e pergunta: - Essa tá boa? Vicente responde: A senhora abra as pernas de lá que eu de cá vejo o tamanho! Era assim, sem maldade, sem segundas intenções que o comércio vendia e o matuto comprava". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Ainda no estaleiro por está acometido de uma baita gripe, pensava ser a tal Chico Cunha (leia-se Chikungunya) e venho adiando, reparando, apagando, reeditando as pesquisas para publicar esta edição. Finalmente resolvo enviar nessa tarde de primeiro de abri. Verdade! Até sábado e a saúde e com a graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a!

DATANORTE TERÁ QUE INCORPORAR 7,16% RELATIVOS A DISSÍDIOS.Justiça determina incorporação de percentual em ação de dissídio da DATANORTE. A direção do SINAI-RN recebeu a informação de que à justiça determinou a imediata incorporação do percentual de 7,16% relativos ao dissídio coletivo 2012/2013 dos trabalhadores da DATANORTE. A expectativa é que o índice seja implementado no mês de abril. FONTE: www.sinairn.com.br/.

VALÉRIA BULCÃO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – A grande jornalista volta a série para anunciar a segunda edição do PRÊMIO RURAL DE COMUNICAÇÃO. Manda gente fina!
PRÊMIO RURAL DE COMUNICAÇÃO - A Rádio Rural de Mossoró lançou, desde a semana passada, o período de votações do 2° Prêmio Rádio Rural de Comunicação. A Premiação abrange 11 categorias e estará recebendo votos até a meia noite do dia 5 de Abril. Os ganhadores serão conhecidos no II Simpósio Monsenhor Américo Simonetti, dia 10 de abril, no Colégio das Irmãs.
A votação é totalmente online no site da emissora e resultado será contabilizado pela Google. Como forma de validar a votação e conferir todo o resultado, esse ano será necessário a inclusão de nome e CPF antes de acessar o formulário. Os dados serão usados somente para fins de conferencia e serão destruídos após a entrega dos prêmios.
Esse ano três novas categorias foram incluídas e assim os profissionais da reportagem de Rádio, TV e Jornal Impresso ganharam o deu devido reconhecimento na premiação.
As categorias do 2° Prêmio Rádio Rural de Comunicação são as seguintes:
1  -  MELHOR RÁDIO AM;
2  -  MELHOR RÁDIO FM;
3  -  MELHOR LOCUTOR DE AM;
4  -  MELHOR LOCUTOR DE FM;
5  -  MELHOR REPÓRTER DE AM OU FM;
6  -  MELHOR CANAL DE TV LOCAL;
7  -  MELHOR REPÓRTER DE TV LOCAL;
8  -  MELHOR JORNAL IMPRESSO;
9  -  MELHOR REPÓRTER DE JORNAL IMPRESSO;
10 - MELHOR BLOG OU SITE;
11 - MELHOR AGÊNCIA DE PUBLICIDADE.
COMO VOTAR: Acesse www.ruraldemossoro.com.br escolha a opção Prêmio Rádio Rural de Comunicação e registre o seu voto. Mais informações: Padre Carlinhos - 9988.2390 ou Daniel Alves - 3314-7255 / 8849-4112.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (467) – Confesso que não sou um católico praticante, mas, mesmo assim, não posso deixar de admirar a RELIGIOSIDADE da JUSTIÇA do nosso estado. Ela começa a comemorar, com FERIADO, a SEMANA SANTA, já a partir de amanhã (Justiça do Trabalho/Federal) e o restante, quinta. É muito lindo, uma coisa dessas... .Alcides Andrade. (Publicado no facebook próprio em 31/03/2015).

FIQUE SABENDO... "Dia da Mentira – 1º de Abril". Por Jussara de Barros – Graduada em Pedagogia. FONTE: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mentira.htm.
O primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte.
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é "Poisson d'avril" e na Itália esse dia é conhecido como "pesce d'aprile", ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. "A Mentira", em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.
Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.
Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Fátima Vieira – HRTM (Dia 28), Davi Calisto Neto – Poeta e Verônica Carlos – Profª. (29); Cícero Pascoal – UERN, Jorge de Castro – Economiário e Manoel Soares – DATANORTE (31); Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – Sobrinha, Giany Pedrosa – Profª., Aécio Cândido – Prof., Francisco Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista, Sérgio Chaves – C. Social (dia 1º); Benilson Silva – Radialista (02); Lázaro Fabrício – SESC e Valéria Bulcão (03).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Caro amigo Hermes. A vida se constitui de sons e imagens. Podemos estar restringidos de ouvir e ver, então outras sensações comporão os sentidos desalinhados; mas somos todos sentimentos, mesmo que não possamos expressar completamente na linguagem dominante. Certamente a minha noite de domingo (22/3) não será uma noite qualquer. Depois de ler e assistir, ouvir e meditar acerca da mensagem "Aves_Almas", o meu coração ficou preenchido de muitas esperanças e alegrias. O meu desejo era na verdade montar um grande telão no palco da vida e fazer com que todos a quem pudesse alcançar tivessem a alegria de desfrutar tamanha mensagem. Agradeço pela atenção dispensada e o carinho renovado através de imagens, sons e textos que enlevam a alma. Kildare de Medeiros Gomes Holanda". Prezado amigo e professor Kildare, só me resta registrar e agradecer a Deus por nossa existência nesse plano. Saúde e paz!
= HÁ 57 ANOS! Posse do 3º Prefeito Constitucional de Mossoró – Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, em 31/03/1948.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 635/2014 (de 25/03), tratamos dos seguintes temas: Receita Federal Alerta Contribuintes Sobre E-mails Falsos; Emery Costa, repórter por uma edição; Bronca do Leitor(a)/internauta (423) por Dionísio do Apodi; Fique sabendo... "Golpe Militar de 1964: um período sombrio". Por Alberto Cantalice, Vice-presidente Nacional do PT.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nasceu em Ripley, na Inglaterra. Foi criado pelos avós, Rose e Jack Clapp. Em 1944, o sul da Inglaterra foi inundado pelas tropas americana e canadense. Assim, a exemplo de muitas cidades inglesas, Ripley foi povoada. Patrícia, sua irmã mais velha, na verdade sua mãe, aos 15 anos conheceu o verdadeiro pai de Clapton, Eduardo Fryer, um aviador Canadense com quem teve um breve caso. Em 1945, nasceu "em segredo" na casa onde foi criado pelos avós como filho, acreditando que eles eram seus pais, sem saber que a irmã mais velha era a sua mãe verdadeira até os nove anos de idade. Foi batizado como Eric, mas era tratado por Ric. Essa revelação marcou a infância de nosso homenageado. A família melindrava em torno dos fatos sobre a sua origem, em uma comunidade rural onde todos se conheciam e" (...) as escolhas definidas dentro da família sobre como lidar com as minhas circunstâncias, e eu não era colocado a par de nenhuma delas (...) "Essa descoberta tornou-o fechado em si mesmo, além de não ter permissão para falar sobre o assunto: "Eu observava o código de segredo que existia na casa". Depois disso, Eric teve dificuldades nos estudos e tornou-se um garoto calado, tímido, solitário e distante da família. Na escola, o assunto que mais o interessava era a arte, e era comum ser repreendido em aula por ter os livros repletos de desenhos. Iniciou os primeiros estudos na Escola Primária da Igreja Anglicana de Ripley. Durante a catequese ouviu pela primeira vez os cânticos ingleses, entre eles Jesus Bids Us Shine, o seu favorito. Desde então, a música o distraía da realidade. Uma paixão que, no decorrer dos anos, passou a ser essencial em sua vida. O seu primeiro instrumento, a flauta doce, lhe proporcionou um prêmio ao tocar Greensleeves. Apesar do ambiente confuso em casa, Eric se considerava um garoto de sorte sob o aspecto de que o ambiente rural na comunidade de Ripley proporcionava um mundo repleto de fantasias na companhia dos amigos e vizinhos, Guy, Stuart e Gordon. Trabalhando como carteiro, aos treze anos de idade, ganhou seu primeiro violão da avó, Rose. Apesar da dificuldade inicial com o instrumento, influenciado por canções antigas de blues e com um pequeno gravador, Eric se esforçava para aprender até o ponto em que estivesse tocando igual aos artistas originais. Isso ajudou-o a desenvolver sua técnica e, em pouco tempo conseguiu dominar o instrumento. Ao completar o ensino básico, em 1962, Eric fez um ano introdutório na Kingston School of Art, mas não concluiu o curso. Em janeiro de 1963, indicado pela namorada do guitarrista Tom McGuinness, e sua colega no curso de artes, ingressou na banda The Roosters. Seus ensaios eram no andar de cima de um bar e a guitarra, o teclado e o vocal iam no mesmo amplificador, pois não tinham muitos recursos. Chegaram a fazer algumas apresentações, e Eric permaneceu na banda até agosto do mesmo ano. Ainda em 63, passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. O empresário da banda e grande entusiasta do blues chamava-se Giorgio Gomelsky. Giorgio tinha aberto um lugar chamado CrawDaddy Club, no velho Station Hotel, em Richmond. A banda que tocava no local nas noites de domingo era a recém-formada Rolling Stones. Lá Eric conheceu Mick, Keith e Brian em seu período de gestação, quando tocavam apenas R&B. Entrou na banda Yardbirds depois de ser alertado por seu então amigo Keith Richards, do Rolling Stones de que o guitarrista Topham estava prestes a desistir da banda. Com o passar do tempo, os Yardbirds foram alternando seu estilo para o ritmo Pop, o que desagradava a Eric. Sendo assim, fiel às suas raízes no blues, recusou-se a seguir a direção escolhida pelo grupo, e acabou saindo em março de 1965. Após a saída de Eric a banda ainda teria mais 2 grandes guitarristas como integrantes, sendo o primeiro Jeff Beck, e depois Jimmy Page. Depois de um tempo em empregos temporários, Eric entrou para a John Mayall & The Bluesbreakers, estabelecendo seu nome como músico de blues e inspirando o fanatismo de jovens que pixavam Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus") por toda parte. Ele largou os Bluesbreakers em 1966 e então formou o Cream (nome designado por Eric), um dos primeiros "power trios" do rock, com seus amigos Jack Bruce e Ginger Baker, este, a pedidos de Eric à Jack Bruce. Estes eram seus amigos de festas, que aconteciam em suas casas, nas quais era comum que todos bebessem e fumassem quantidades maciças de droga, enquanto escutavam sons de blues. Eric e esses amigos se tornaram tão próximos que resolveram entre si formar um grupo e tocar juntos, já que tinham os gostos semelhantes entre si. Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais. No final de 1966 o status de Eric como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de Jimi Hendrix. Hendrix compareceu a uma das primeiras apresentações do Cream, no London Polytechnic em 1º de outubro de 1966, e tocou uma "jam" com a banda durante "Killing Floor". O líder de Cream ficou chocado ao ver as extrovertidas e irreverentes brincadeiras que Jimi fazia durante a apresentação. Nunca havia visto algo parecido. Eric imediatamente percebeu que havia ganho um imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra. Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânica, incluindo Eric, Pete Townshend e os Beatles. A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Eric. O público só pensava no recém-chegado americano Hendrix. FIM DO CREAM: Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio. Outro fator significante foi uma crítica pesada da revista Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afetou Eric profundamente. Goodbye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison. A amizade próxima dos dois resultou na performance de Eric em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles. Ao acompanhar de perto o sofrimento da esposa de Harrison, Pattie Boyd, que vivia abandonada em razão do interesse do marido pela cultura hindu, Eric acabou se apaixonando. E o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspiraria a compor uma das suas canções mais conhecidas: "Layla". Uma segunda participação em outro super grupo, o Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum e uma turnê norte-americana. Já aí Eric estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afetado pela música do The Band - com o qual de fato ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream. Eric então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar. Reportamo-nos sobre ERIC PATRICK CLAPTON, de nome artístico Eric Clapton, 70 anos de idade (30/03/1945), é músico, cantor, vocal, guitarrista, guitarra clássica, guitarra acústica, sintetizador, guitarra ressonadora, guitarra slide. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Clapton.
- DIA: hoje é da Abolição da Escravidão dos Índios, Dia da Mentira, Dia do Humanismo. Amanhã (02) será Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil e Dia do Propagandista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos mentirosos (oficiais ou não), humanistas e propagandistas.
QUEM canta...
"Jurei mentiras e sigo sozinho / Assumo os pecados / Os ventos do norte não movem moinhos... ." ("Sangue Latino". Composição: João Ricardo & Paulo Mendonça – Canta: Secos & Molhados).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário