sábado, 28 de fevereiro de 2015

DC - Coluna de Notícias 677. (Anexo slide: Aprendendo com as formigas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 677 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 28 de fevereiro de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 8ª/52, dias: 56/365 e faltam 309 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Dotô, a minha visão / Também nega clarear / Já fiz promessa pra santa / Mas ela não quer curar / E as pernas? Só eu sei! / O tutano já sumiu / O regeto inflamado / Parece que sucumbil!" Do folheto "Lamento do Sertanejo", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
"Talento Potiguar" inserção em segundos que a InterTV (associada da Globo no RN) apresenta diariamente com a finalidade de divulgar nossos artistas, assim penso. Ótima a ideia, só que deixa a desejar, pois, temos uma imensidão de talentos no centro e quatro cantos do nosso estado que até o momento não são lembrados. Ideia semelhante existe há bastante tempo na rádio Fm Universitária com sede (também na capital) que tem o quadro "Momento do Artista Potiguar" tocando a música inteira com várias inserções diariamente. O que quero aqui é reclamar, com as melhores das intenções, que os produtores de programação desses veículos lembrem-se dos demais artistas! Com as avançadas tecnologias não há necessidade de saírem pelo interior para gravações, é só solicitar que os artistas mandem seus vídeos ou CDs. Para não ser injusto, registro que assisto a InterTV tocar nosso talentoso Mazinho Viana "O Mazola" mossoroense morando na grande Natal. Saliento que essa minha observação vale para todas as emissores de rádios e Tvs em todo território do RN. Por falar em talentos, vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado!
REGULAMENTAÇÃO DE DIREITOS DE TRABALHADORES DOMÉSTICOS – Brasília. A regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados para a primeira semana de março. Também estão marcadas comissões gerais (sessões de debates) nas manhãs de quarta-feira (4) e quinta-feira (5) com a presença dos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, respectivamente.
O primeiro item da pauta de terça-feira (3) é o Projeto de Lei Complementar 302/13, que regulamenta a Constituição quanto aos direitos dos trabalhadores domésticos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, pagamento de horas extras, adicional noturno e seguro contra acidente de trabalho. A matéria, de autoria de uma comissão mista de regulamentação da Constituição, já foi aprovada pelo Senado. Se não houver mudanças, o texto irá à sanção presidencial.
Salário mínimo - Outro projeto com regime de urgência que pode ser analisado é o PL 3771/12, do deputado Jorge Boeira (PP-SC). O texto institui uma política permanente para o reajuste do salário mínimo semelhante à atual para os próximos dez anos (inflação mais variação do Produto Interno Bruto) e, depois disso, uma fórmula para aumentos maiores baseada na variação do PIB per capita mais a inflação. De 2003 a 2012, o PIB real per capita aumentou 27,8%.
GANHO DE CAUSA BENEFICIA SERVIDORES DO IDEMA E EMATERO STJ negou o recurso impetrado pelo Governo do Estado no processo que trata do realinhamento das tabelas salariais dos trabalhadores do IDEMA. E sobre a ação da EMATER, o STF acaba de conceder o Trânsito em Julgado, ou seja, à justiça deu ganho de causa ao SINAI-RN. Agora, a direção do Sindicato vai pedir no TJ/RN o cumprimento integral das leis aprovadas em 2010, obrigando o governo a implementar os 60% restantes dos PCCRs nos salários dos trabalhadores dos dois órgãos. FONTE: www.sinairn.com.br/.
ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇAO! – Há tempos que não víamos os sinais do grande poeta. Após tríade cultura do natal, ano novo e carnaval é hora de fazer valer a cultura nordestina! Manda ver cabra bão!
Vamos com o "Pé direito" reabrir o Clube da Poesia no 7 de Março, próximo,  com a dupla Acrisio de França e Jonas Bezerra numa promoção do CP, onde tenho a incumbência de organiza-la. Também sou responsável pela venda de senhas individuais e de reservas de mesas da grande cantoria, com essa brilhante dupla de repentistas.
LOCAL: Recebemos o apoio do "Instituto Sonho Colorido" para sediar o evento, a partir das 20h30min, situado ao lado da BR 110, saída para Areia Branca e vizinho ao Posto de Saúde dos Pintos. Conto com a presença dos amigos e amigas que apreciam a verdadeira cultura nordestina. Aldaci de França, contatos: (84) 9949 7066 (Tim) ou 9423 2780 (Claro).
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (464) - O Gugu estreou seu novo programa na Rede Record, e o que há de novo nisso? Nada! Programas de auditório no Brasil se baseiam em sensacionalismo barato em cima de acontecimentos bizarros, desastres da natureza humana. Não há espaço para cultura, nem pra boa música... . Aqui os crimes de repercussão ganham o glamour, onde seus protagonistas viram celebridades! Viva o Povo Brasileiro! "não é fácil estar presa sem minha família." (Suzane Von Richtofen). Perdoem o humor negro (sei que não é politicamente correto), mas essa declaração da moça que matou pai e mãe a marretadas me lembra uma história do Millôr Fernandes, acho que uma de suas "fábulas fabulosas". Dizia ele que um eremita, morto de fome, foi obrigado a sacrificar e comer o cãozinho que por muitos anos fora sua única companhia. Saciada a fome, ao final do repasto o sujeito olhou para o que restara do amigo – um monte se ossinhos – e murmurou: o Totó adoraria estar aqui para comer esses ossos. Airton Cilon, via facebook, em 27/02/2015.
FIQUE SABENDO... "Fusão de fundos é irregular para a Previdência Social". Por Rafael Barbosa.
"Além disso, a falta de CRP impede a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social".
O Ministério da Previdência Social considera irregular fusão dos fundos previdenciários dos servidores do Rio Grande do Norte, promovida em dezembro passado pelo Governo do Estado, ainda na administração Rosalba Ciarlini. E vai incluir isso como mais uma das pendências que impedem o Rio Grande do Norte de renovar seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), o que por sua vez gera uma série de empecilhos para a administração estadual. A informação foi dada ontem pelo próprio Ministério da Previdência.
Segundo o órgão, a existência de dois fundos (previdenciário e Financeiro, como era antes) é uma recomendação do órgão a todos os estados, "principalmente aos deficitários, como é o caso do Rio Grande do Norte". Ainda segundo o Ministério, o Governo do Estado realizou a unificação sem apresentar nenhum projeto à entidade federal e também não informou detalhes sobre o impacto financeiro da medida e nem como pretende devolver o dinheiro da previdência do Estado para pagar os salários. De acordo com as informações repassadas pelo Ministério da Previdência, mesmo reunindo todas essas informações e repassando-as, o Executivo ainda precisaria do aval do órgão para pôr em prática a fusão. O Governo do Estado unificou os fundos previdenciários em dezembro do ano passado, anunciando a medida como a solução para garantir o pagamento dos salários dos servidores. Ainda de acordo com o Ministério, o governador Robinson Faria foi notificado no dia 13 de fevereiro e "nos próximos dias" a unificação deve ser registrada no extrato previdenciário como uma irregularidade contra o Rio Grande do Norte.
Quando isso ocorrer, será apenas mais uma das pendências que impedem hoje o Estado de renovar seu Certificado de Regularidade Previdenciária.
Conforme o MPAS, o CRP é "um documento fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS), do Ministério da Previdência Social, que atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, pelo regime próprio de previdência social de um Estado, do Distrito Federal ou de um Município". Ou seja: "atesta que o estado segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados". Sem esse certificado, o Estado fica impedido de realiza transferências voluntárias de recursos pela União; celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes; obter a concessão de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União.
Além disso, a falta de CRP impede a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS, em razão do disposto na Lei nº 9.796, de 5 de maio de 1999.
EMPRÉSTIMO
Diante das informações referentes ao Certificado, o NOVO JORNAL tentou descobrir se esse problema afeta a obtenção do empréstimo de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil que teve seu plano de aplicação recentemente aprovado na Assembleia Legislativa. Questionada sobre esta possibilidade, a assessoria de comunicação da instituição financeira disse que não comentaria o assunto. Já o Governo do Estado foi procurador para falar sobre a falta de CRP e sobre a possibilidade de prejuízo ao empréstimo. Por e-mail, o Executivo respondeu: "Coube ao atual governo buscar os entendimentos necessários a renovação do certificado em reunião no Ministério da Previdência Social esta semana, em Brasília, com a presença do governador Robinson Faria e do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie. Um grupo de trabalho foi montado no âmbito do executivo com a finalidade de responder os questionamentos encaminhados ainda na gestão anterior e oferecer as soluções para garantir a renovação do certificado". Fonte: Novo Jornal, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.
CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Guanambi/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 419 (quatrocentas e dezenove) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 08/03/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.166,84. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Boa Viagem/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 543 (quinhentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 08/03/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Maria Emília – Gazeta do Oeste (dia 26), Ana Paula Ferrante (27), Hermes Oliveira – Democratizando e Julimar Monte – Caminhoneiro (02), Gersonete Melo – DETRAN e Rodrigo Santos - Goianinha (03), Aparecida Bezerra - Fundac e Valmir Alves – PT (05), Miriam Pinto – UERN (06), Italo Rebouças e Leonardo Honorato – Professores (07).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Bom dia amigo Hermes, saúde e paz. Obrigado pela coluna. É de prima. Liszt Madruga. Obrigado, obrigado e muito obriga Mestre Liszt Madruga, quanta satisfação e que Deus continue abençoando você e demais familiares.
" Obrigado meu bom amigo Hermes. Muita paz, saúde e vida. Milton Marques. - Com a graça e benção de Deus sobre todos nós. Obrigado!
= HÁ 29 ANOS! Instituição do Cruzado (Cz$), por José Sarney – Presidente pós-ditadura militar, em 28/02/1986.
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 630/2014 (de 17/02), tratamos dos seguintes temas: Aumenta número de consumidores endividados em janeiro; Viva Zé Valdi; ADUERN convoca assembleia; Flávio Resende, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (419) por Erasmo Firmino; Fique Sabendo... "A falência múltipla dos órgãos da administração direta e indireta do estado do rio grande do norte" – por Herbert Mota. E na edição nº 629/2014 (de 08/02), tratamos dos seguintes temas: Tratamento de câncer sem queda de cabelo; Bronca do leitor(a)/internauta (418) por Mazinha Santos; Fique sabendo... "Profissões que podem ser extintas pela tecnologia".
- ROUBO DE CAIXAS. O Governo Federal e os Estados se articulam para tornar mais duras as penas para os roubos de caixas eletrônicos. A pena que varia de três a seis anos agora pode chegar a 12. A impunidade é um dos fatores que mais motivam os bandidos que enveredam para esse ramo. FONTE: Coluna Bruno Barreto, www.omossoroense.com.br, em 27/02/2015!
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Considerado o Rei da Lambada, surgiu na década de 1980. Famoso compositor de "Adocica", um de seus grandes sucessos que vendeu cerca de três milhões de cópias. Ao longo de sua carreira, gravou 10 LPs e 11 CDs. Ganhou diversos prêmios, como o Troféu Imprensa. O grande ídolo do nosso homenageado é o cantor Roberto Carlos. Porém seu gosto musical é bastante eclético. Beto aprecia desde a música clássica até a MPB. Raimundo Fagner, Belchior e Tim Maia são também alguns dos títulos que não podem faltar em sua discoteca. Elvis Presley é um dos ídolos internacionais do cantor. Ele foi o único artista do Norte do Brasil ganhar o Troféu Imprensa de melhor cantor, título que dividiu na época com o cantor José Augusto, em votação realizada por Silvio Santos em 1991. O programa Fantástico, da Rede Globo, chegou a apresentar 3 clipes do cantor aniversariante. Em um deles, se apresentava no Mangueirão, em Belém, quando foi registrado o maior público de toda a história do Pará. O disco "Preta", lançado em 1980, foi recorde de vendas e autor de todas as músicas. Foi recorde de público, até hoje, em sua apresentação no Espaço Cultural, em João Pessoa. No dia 8 de outubro de 2010, morreu sua filha Monique aos 28 anos, no Pará. Ela foi vítima de uma bactéria misteriosa que atacou seu pulmão. Estava em coma há 23 dias. Reportamo-nos sobre RAIMUNDO ROBERTO MORHY BARBOSA (60 anos), conhecido no mundo artístico como BETO BARBOSA e ficou famoso pelos ritmos dançante e a lambada. Nasceu em Belem/Pará aos 27 de fevereiro de 1955. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Barbosa.
- DIA: Ontem (27) foi Dia do Agente Fiscal da Receita Federal e Dia Nacional do Livro Didático. Amanhã (1º) será Dia da Vindima, Dia das Crianças Doentes, Dia do Pan-Americano do Turismo, Dia do Turismo Ecológico e Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes fiscais da receita federal, aos vindimos, crianças enfermas, aos turistas pan-americanos e ecológicos, e as crianças no rádio e na Tv.
QUEM canta...
"Hei, Al Capone, vê se te emenda / Já sabem do teu furo, nego / No imposto de renda / Hei, Al Capone, vê se te orienta / Assim desta maneira, nego / Chicago não agüenta... ." ("Al Capone". Composição: Raul Seixas & Paulo Coelho. Canta: R.S.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário