sábado, 6 de dezembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 669. (Anexo slide: A Força da Palavra).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 669 (geral) e 46ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 06 de dezembro de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 49ª/52, dias: 340/365 e faltam 25 dias para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Meu nordeste é riqueza / De tamanho sem igual / Tem poetas e contistas /Trovadores e cronistas / Escritores romancistas / Cascudo, o maioral!" Meu Nordeste  - Janeiro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Não poderia deixar de parabenizar e registrar o 6º Aniversário do canal virtual Santa Luzia Tv – o canal da santa protetora dos olhos, idealizado e criado pelo José Maria Alves – Advogado, blogueiro e eterno jornalista. O Canal Santa Luzia Tv foi ao ar em 03/12/2008 e a primeira pessoa a falar para a telinha foi o saudoso Monsenhor Amérco Simonetti. "O Canal Santa Luzia Tv faz parte de uma série de outras iniciativas deste jornalista, onde se destacam também o blog www.sistemajma.blogspot.com.br; www.facebook.com/josemariaalves.alves.75; www.youtube.com/jomalves1; www.santaluziademossorotv.blogspot.com e por último o nosso carro chefe de todo esse complexo de mídia, que tem como principal objetivo levar informações de boa qualidade da cidade de Mossoró e do Estado do RN e aos diversos recantos do mundo", afirma JMA. Boa leitura nobre leitor/a, vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado. Há!, no dia 13/12 temos o Mané Beradeiro lançando seu livro (ver matéria abaixo) às 11h30min naquele espaço!

CONDENADA POR OBRIGAR MOTORISTA A TRANSPORTAR VALORES – MT. Para a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, o transporte de valores deve ser feito por pessoal especializado. Por conta disso, foi mantida a condenação da Cervejaria Petrópolis do Centro Oeste ao pagamento de indenização por danos morais a um motorista que transportava, em média, R$ 20 mil de vendas que fazia.
No entendimento da relatora, a desembargadora convocada Cilene Ferreira Amaro Santo, quando o empregador exige do empregado sem qualificação necessário que ele transporte valores, como era o caso, "comete ato ilícito, de índole conscientemente culposa, apto a produzir o resultado danoso", já que expõe o funcionário a um risco que não é próprio de sua atividade. A decisão foi unânime.
O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) registrou que, embora o motorista exercesse a função de entrega de bebidas, e não de vigilante, o fato de transportar grande quantidade de dinheiro sem ter feito curso específico para tanto, ou sem escolta armada, o expõe a riscos maiores do que o normal, justificando a percepção de indenização por danos morais. O TRT registrou ainda que a empresa confirmou o transporte de valores, mas em caminhão equipado com cofre tipo boca de lobo, onde não é possível a retirada do dinheiro. FONTE: Assessoria de Impressa do TST, na base de dados do site: www.conjur.com.br/.

NÃO PELA EXTINÇÃO DO FUNDO PREVIENCIÁRIOO SINAI e FORUM DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, e servidores públicos do estado realizaram ato público na amanhã de quinta-feira (04) em frente à sede do IPERN, na capital, contra a Mensagem Nº 119/2014-GE, encaminhada pelo Governo do Estado com a ANUÊNCIA do Presidente do IPERN, JOSÉ MARLÚCIO DIÓGENES PAIVA, para Assembleia Legislativa, onde propõe grandes absurdos para alterações na LC 308/2005.
Entre os principais pontos, contém a extinção do Fundo Previdenciário (que é o novo fundo superavitário, criado para servidores que entraram no serviços públicos a partir de 2005), e consequentemente a junção deste com o Fundo Financeiro (que é o Fundo para os demais servidores).
O objetivo desta medida é para poder gastar aquele dinheiro que o Desembargador Claudio Santos já impediu recentemente, negando um outro pleito, também assinado por José Marlúcio. A mensagem retira ainda poderes do Conselho Previdenciário e já determina um prazo, que seria 31 de agosto do próximo ano, para o novo governo implementar a Previdência Complementar no nosso Estado, entre outras, maldades. Obs.: Para conhecer o teor da mensagem o site da Assembleia Legislativa e acessar na Mensagem de Nº 119/2014.

CRIADOR DE MANÉ BERADEIRO LANÇA LIVRO NO SÊBadO DIA 13 – O escritor Francisco Martins Alves Neto é também, artista literário, poeta, cordelista, contador de causos, declamador e criador de outros personagens como: Palhaço Leiturino, Roque, Macaco Sarauê e do Jumentinho Ananias; ele terá uma agenda de dois dias em nossa cidade. Na sexta-feira (12), além de visitação à imprensa, fará uma apresentação artística do Palhaço Leiturino na Escola E. Francisca Martins de Souza (localizada na UFERSA) às 17h, dentro da programação de encerramento do ano letivo da escola e, sábado no Espaço SÊBadO, às 11h30min. Uma promoção do Jornal Virtual Democratizando a Comunicação (Hermes Oliveira), SÊBadO (Marcos Pereira) e do Projeto Artes vs Lixo Cultural (Walter Silva).
Lançamento: "Seis Faces de Encanto – Obras reunidas / 50 anos de vida do autor" é o título do mais recente livro escrito por Francisco Martins, lançado pela vez primeira no último dia 02 na Academia Norteriograndense de Letras em Natal. Martins têm 32 folhetos cordelistas lançados além dos livros: Contos da Nossa Terra (2004), Degustando Poesia (2007), Crônicas Sensoriais (2009) e Mané Beradeiro em Causos e Poesias (2010). Tem participação em revistas e outros. Antes de dedicar-se ao mundo literário Martins foi: corretor de imóveis, analista de materiais, analista de produção, livreiro e professor.

JOÃO ALVES DE MOURA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O companheiro João Moura volta à série para mais uma importante colaboração, agora enaltecendo à sua categoria, merecidamente:
A extensão rural surgiu oficialmente no Brasil no dia 6 de dezembro de 1948, em Minas Gerais, por meio da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar-MG). Foi a primeira entidade oficial de extensão rural no País. Essa data representa um marco para o trabalho desses profissionais, responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo, ferramenta primordial na redução das desigualdades sociais brasileiras. Parabém a todos(as) que fazem a Extensão Rural no nosso País. Apesar da falta de apoio por parte dos governantes... . Saudações, João Alves de MOURA – Coordenador de Comunicação do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (456) – Um desabafo – PETROBRAS. Sabem, amigos meus, enquanto o povo votou no atual governo e também os que nele não votaram, e que sofrem para ganhar a miséria mensal e pagar as contas da família, incluindo impostos que são cobrados, o avalanche de milhões de dólares enfiados no bolso de quem já ganha bem pra caramba e ainda assim mete a mão sem dó, enquanto todos os brasileiros pobres se lascam para comprar um presentinho pras crianças no Natal..., enquanto tudo isso acontece, aqueles que estão no colo do governo, se dão bem. Mas todo mundo fala..., comentaristas, reportagens (que não acabam mais), fatos e fotos..., e todo mundo sabe que isso pode até não dá em nada. Agora, vai você roubar um chiclete, experimente roubar um chiclete!!! É a Petrobras..., era o petróleo que era nosso. Falo da Petrobras..., do petróleo que "era nosso". Hermes, ouvindo notícias, comentários, tiro minhas conclusões sem a tácita intenção de ferir, de entristecer ou de machucar alguém. Nazareno Silva.

FIQUE SABENDO... "Segurança, somos responsáveis". Por Rinaldo Barros – Professor. (FONTE: e-mail pessoal).
"É preciso desenvolver a polícia ao povo". Ricardo Balestreri – ex secretário nacional de segurança.
No Brasil, mais de 50 mil pessoas são assassinadas por ano - isso já acontece há vários anos. Quase todas as vítimas da violência urbana são jovens negros, jovens pobres, moradores de favelas e de periferias urbanas de cidades brasileiras. Policiais também são mortos cada vez em maior número. Uma guerra civil.
Os jovens pobres são vistos sempre como se fossem suspeitos de serem criminosos. Culpados, a priori. Não digam, por favor, que o PT governo está sabendo o que fazer, nem que os partidos (de qualquer orientação) estão sendo capazes de propor soluções para tirar a população da sua miséria cotidiana.
O quadro do desemprego e da informalidade, no Brasil, é muito grave. O Estado brasileiro é ausente para a maioria da população. E o crime organizado está cada vez mais articulado.
E é preciso dizer que nunca foram suficientes os investimentos realizados em Segurança no Brasil. Ainda por cima, foram investimentos aplicados basicamente em viaturas, armas e equipamentos; esquecendo o capital humano, principal esteio de qualquer instituição. Vivenciamos, há décadas, a ideologia da "viaturização" das polícias.
Além disso, as forças de Segurança, principalmente as polícias, ainda não passaram por um processo profundo de democratização, de modernização. Continuam apartadas do povo.
Sabemos que a criminalidade tem ligações com o nosso problema social, cuja causa principal é a ausência do Estado em quase todos os aspectos da vida dos segmentos mais pobres da população.
A sociedade civil organizada não consegue mais aceitar essa situação, herdada de erros históricos cometidos pelo Estado em negar os Direitos Constitucionais de cada cidadão de bem. Equívocos foram cometidos, ainda que eivados de boas intenções, nos períodos de regimes autoritários: Estado Novo (1937/45) e Regime Militar (1964/85).
Hoje, quase 30 anos depois, em pleno regime democrático, no Brasil, ainda formam-se policiais como se fossem inimigos do povo, para o combate. Não se faz, ainda, a formação do policial voltada para prevenir, com inteligência, para evitar a ocorrência do crime; na polícia e na sociedade como um todo. Com a cooperação do povo.
Polícia deve ser povo, respeitada pelo povo. O povo não pode ter medo da polícia, tal como ocorre hoje. Esquecem-se os interesses da maioria da população - que só quer viver, trabalhar, estudar e ser feliz.
Todavia, qual é o cerne do problema?
Estou convicto de que há uma confusão conceitual, uma questão de fundo, um nó górdio a ser desatado. Ao policial foi confiado, pelo Estado, o papel da Segurança pública; como se a sociedade não fosse corresponsável. Como se a Segurança fosse possível de ser obtida a partir da força bruta contra os pobres.
Ou seja, historicamente, a Segurança pública, tem-se resumido ao combate à criminalidade, como se os cidadãos todos fôssemos suspeitos. Uma desinteligência sistêmica, porquanto violência gera violência. Resultado: já vivemos em plena guerra civil sem quartel; com o crime se modernizando mais rapidamente do que o Estado.
Entendo que dar Segurança significa prevenir, por todos os modos permitidos e imagináveis, para que a infração penal não ocorra. O PROERD é um bom exemplo (http://www.proerd.rn.gov.br/).
Aprendi também que os gastos e os prejuízos materiais e humanos, em regra, são muito maiores com o combate do que com a verdadeira Segurança. A polícia deve continuar com viaturas, armas e equipamentos modernos de comunicação e banco de dados, todavia, tendo como premissa que prevenir é melhor e mais barato.
Deve-se usar a inteligência lato sensu.
Os cidadãos não necessitamos de uma polícia que nos encare como inimigos em potencial. Necessitamos de uma nova concepção da polícia, de suas finalidades, de seu treinamento e métodos de ação.
Cidadania é a capacidade de intervir de forma crítica; fazer-se sujeito da história; buscando superar a manipulação da população enquanto massa de manobra. Ou seja, a população precisa ser protagonista. É preciso participar, informar e contribuir com as polícias.
Diante da perspectiva de priorizar os investimentos para capacitação e informação (ainda que o Governo Federal esteja investindo uma merreca para o tamanho do Brasil), é preciso mais e melhor articulação das polícias com a mídia, com a Justiça, com o Ministério público, Sistema prisional, administrações municipais, gestores da educação, esporte, cultura e lazer; tudo associado à urbanização e iluminação sistemática dos espaços urbanos degradados.
Com a polícia perto do povo, com o policial inteligente, investigando, pesquisando, conquistando a confiança das pessoas comuns, em convivência cotidiana; quase como se fossem líderes populares, representando a presença do Estado, um canal aberto para os bens da cidadania. Uma polícia comunitária, de todos os cidadãos.
Enfim, urge uma nova concepção de Segurança pública e, por conseguinte, novo papel do agente policial no seio da sociedade. Até porque, sem Segurança pública, não há Cidadania. Nem Democracia!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 20 (vinte) VAGAS PARA TÉCNICO E PESQUISADOR TECNOLOGISTA, inscrições abertas até o dia 22/12/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.886,35. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A Prefeitura de Tenório/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 17/12/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Jussara Melo – ExMeios (dia 07), os Oliveiras: Diassis – UERN, Gilberto – UERN e Sérgio – Repórter (09), Bruno Barreto – Jornalista (10), Lívia Rodrigues – FUNDAC (11).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "DEMOCRATIZANDO a comunicação, excelente site do amigo Hermes de Oliveira, que fazia tempo que não recebia. Ontem tive a grata surpresa de ver por e-mail a última edição, inclusive repercutindo um texto de nossa autoria sobre o já saudoso maestro Zé Menezes. Obrigado, velho guerreiro Hermes, pela lembrança. Por favor, não deixe de mandar notícias do nosso Sinai. Grande abraço". Grande amigo Rubens, devia-lhe esse registro há alguns meses. Diferentemente da governadora, não quero deixar dívidas pra o próximo ano, o que seria pior! Pra outro pagar. Que bom tê-lo como leitor e melhor ainda a satisfação de ser Repórte da edição 660 e 25/09/2014. Grande abraço e desejo de saúde e paz!
= HÁ 204 ANOS! Segundo Câmara Cascudo Henry Koster (empresário e pintor português) atravessa o arraial de Santa Luzia, com destino ao Ceará, que a época havia duzentos ou trezentos habitantes, em 07/12/1810.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 617/2013 (de 16/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o início de pagamento do RPV – Proc. 866/96; Créditos de RPV da FUNDAC são feitos por ordem alfabética; José Maria Alves, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (408) por Manoel Marques Dantas; Fique Sabendo... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 16". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. E na edição nº 619/2013 (de 12/12), tratamos dos seguintes temas: Comentário justificando ausência das edições. Recusa de Cobertura por Plano de Saúde Gera Dano Moral; Rejane Costa, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (410) por Santino Arruda; Fique Sabendo... "sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 18". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- VIDA E MORTE. A taxa de mortalidade infantil no Brasil de FHC era de 33 crianças mortas para cada mil nascidas vivas. Já representava uma queda significativa porque em 1990 este índice era de 66. Um grande trabalho foi feito neste período pela Pastoral da Criança, com o advento da Multimistura e outras ações que tiveram o apoio do governo. Mesmo com milhões de famílias brasileiras passando fome, estas ações comandadas pela freira e médica Zilda Arns, diminuíram significativamente a morte de crianças. Da chegada de Lula ao poder, até agora, programas de transferência de renda e o crescimento da economia com distribuição de renda aos mais pobres, a situação melhorou significativamente. Agora são 15 crianças mortas em cada mil nascidas vivas. Ainda é um índice alto, mas é um avanço significativo. FONTE: Coluna Pros & Verso, http://crispinianonet.blogspot.com.br.
- HOJE É DIA: da Extensão Rural do Brasil. Amanhã (07) será Dia da Imaculada Conceição, Dia de Iemanjá (São Paulo e Paraíba), Dia do Madeireiro (Porto Alegre/RS) e Dia Internacional da Aviação Civil.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos extensionistas rurais, aos madeireiros e aviadores civis.

QUEM canta...
"É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É um caco de vidro, é a vida, é o sol / É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol... . ("Águas de Março". Composição: Tom Jobim. Canta: Elis Regina).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário