domingo, 30 de novembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 668. (Anexo slide: Acordeon).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 668 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 30 de novembro de 2014. Atualizações aos sábados (hoje especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 48ª/52, dias: 334/365 e faltam 31 dias para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Negócio besta é morrer! Mais é preciso. Morremos todos os dias, desde quando nascemos. E para culminar a celebração dos que já partiram, já bateram a caçoleta, apagaram o pavio, deu o último suspiro, inventaram O DIA DE FINADOS. Você já notou que há entre a morte pobre e de uma rica? Pois se não notou saiba que há. Entre elas podemos citar até mesmo a forma de badalar o sino da igreja. Quando morre um pobre o sino toca assim: TE DANA! TE DANA1 TE DANA! Agora, se for um rico, o mesmo sino já toca diferente, a badala é assim: TADINHO! TADINHO! TADINHO!" Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Fechamos esta edição com muitas dificuldades, atarefado entre outras coisas, tivemos que viajar até São José de Mipibu/RN para participarmos do 12º CONSINAI – Congresso do SINAI que é o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 27 a 29/11/2014. Esse importante evento acontece a cada dois anos, conforme o estatuto da entidade classista e o tema central escolhido foi: "A Gestão do Serviço Público Sob a Ótica do Bem Estar Social" e subtemas de debates foram: "Relação de Trabalho e Garantia de Direitos no Serviço Público", "Terceirização: o mal que ataca os trabalhadores e favorece os desvios" e "Previdência: instrumento de defesa do trabalhador". As resoluções aprovadas irão trilhar as lutas de gestão para 2015/2016. Boa leitura nobre leitor/a!

PETROBRAS CONSEGUE DESBLOQUEIO QUE PAGARIAM OPERÁRIOS – A Petrobras conseguiu o desbloqueio de mais de R$ 126,6 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas a quase 5 mil operários que atuam na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A decisão é liminar e foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), na última sexta-feira (28/11).
A liminar foi deferida pelo juiz convocado Hélio Galvão e suspende a sentença da juíza Josimar Mendes, titular da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, que determinou o bloqueio para o pagamento das dívidas trabalhistas, estimadas em mais de R$ 80 milhões.
O bloqueio resultou de uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado de Pernambuco para requerer o pagamento de dívidas trabalhistas dos operários da refinaria. Além da Petrobras, também respondem à ação a Alusa Engenharia, o Consórcio EBE-Alusa, o Consórcio Alusa-CBM, a Empresa Brasileira de Engenharia S/A e a Construtora Barbosa Mello S/A, empresas prestadoras do serviço. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-6 e na base de dos do site: www.conjur.com.br/.

HERBERT MOTA TOMA POSSE NO TRE/RN – Na tarde de quinta-feira (27), a presidente, em exercício, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, deu posse ao advogado mossoroense Herbert Mota, como juiz eleitoral substituto da Corte Eleitoral Potiguar. O novo membro da Corte, nomeado pela presidente Dilma Rousseff na condição de juiz eleitoral substituto, na vaga de Nilo Ferreira Júnior, fez o juramento, e logo que o termo de posse foi lido pela diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, falou aos presentes: "estou emocionado, pois são 20 anos que acompanho os julgamentos e decisões da Corte como advogado e agora sou parte, estarei aqui junto com os senhores, julgando. Estou feliz e espero contribuir com a justiça eleitoral", afirmou, o agora juiz eleitoral substituto.
A presidente em exercício do TRE-RN deu as boas vindas em nome de todos que compõem a Corte e o novo empossado recebeu os cumprimentos dos presentes, indo em seguida para sua primeira atuação, na sessão ordinária que se iniciou na sequencia. FONTE: www.tre-rn.jus.br.

SISTEMA JMA COM MAIS UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO – O Sistema JMA – Responsabilidade e Seriedade, do amigo José Maria Alves e tratado de SUPER ZÉ por mim, criou seu blog (sistemajama.blogspot.com.br) em setembro de 2007, para notícias diversas e com especialidade a assuntos jurídicos, onde o mesmo atua profissionalmente como advogado. Dado a sua fé e prática religiosa, também, criou a televisão virtual denominada Santa Luza TV – o canal da santa protetora dos olhos que foi ao ar no dia 03/12/2008 há seis anos, cobrindo a abertura das festas da Padroeira de Mossoró "Santa Luzia". A primeira pessoa a fazer uso da palavra pelo canal foi o saudoso Monsenhor Américo Simonetti.
Com os constantes avanços de tecnologias, principalmente em comunicação, o Sistema JMA adere ao WhatsApp e acaba de criar o grupo Sistema JMS Tv cujo "objetivo é a troca de informações e deixarmos atualizados dos principais fatos do Brasil e do Rio Grande do Norte", afirma o Dr. José Maria Alves. Parabéns amigão, por tudo, conte comigo e o DC.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O companheiro Arruda tem várias contribuições aqui no DC, em sua maioria com broncas. Hoje o convocamos para estrear na série com uma importante denúncia que não deixa de ser bronca! Manda homem:
Incrível como o poder público é relapso e suas ações. O SINAI vive há 8 anos ao lado de um lixão na Rua Leonardo Drumond, em Lagoa Nova Natal, confrontando com a Lagoa do Preá. Há um mês a prefeitura de Natal tomou a iniciativa louvável embora atrasada, de consertar a calçada, limpar a lagoa do Preá, além de refazer todo o calçamento da rua. Concluídas as obras, a prefeitura retirou de lá o caçambão que servia que servia de depósito para o lixo o que nos deixou animados, pois, pensamos que não teria mais lixo naquela localidade. Tanto a calçada, como a rua estavam totalmente destruídas. E o que ocorre hoje, sem fiscalização da prefeitura nem da urbana, a caçada da Ria Leonardo Drumond já se encontra entupida de entulhos, garranchos e lixo caseiro jogado ao chão, já que nem mesmo a caçamba se encontra mais no local, uma vergonha e, perda de dinheiro, pois a se manter no ritmo, logo logo as maquinas que apanham o lixo vão destruir, outra vez, a calçada refeita há pouco, ninguém da Prefeitura em preservação do patrimônio publico, uma lastima de gestão, em Natal. Santino Arruda.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (455) – Na semana passada, uma vendedora de uma loja de roupas me telefonou convidando para eu aparecer no estabelecimento e ver as novidades da nova coleção primavera-verão. Eu estive na loja apenas umas três vezes, num intervalo de cinco anos. Tenho certeza que a vendedora não me conhece, que me telefonou a partir do cadastro. O curioso foi a linguagem que ela usou, como se de mim fosse íntima. "Erasmo, venha aqui tomar um café e ver as novas peças, aposto que você vai amar. Tem umas que são a sua cara". A minha cara? De mim ela só conhece o número do telefone, como pode dizer isso? Seria mais convincente e elegante fazer o convite de forma mais impessoal, com base nos dados do cadastro, soaria mais sincero. Erasmo Firmino. (Publicado no Blog Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 25/11/2014).

FIQUE SABENDO... "ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Bolaños).
Filho da secretária bilíngue e do pintor, foi cartunista, ilustrador e se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine).
Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados. No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana. "Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.
Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou. Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de La Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e Maria Antonieta de Las Nieves.
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte. Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a sua simpatia e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilha, Horacio Gómes Bolaños e María Antonieta de Las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995. Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".
Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre". Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito com o programa "No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.
Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia. Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores.
Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração aos quarenta anos de carreira do ator foi programado para ocorrer em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua. No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial.
Reportamos sobre ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS que faleceu em Cancún, onde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) em 28/11/2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México e a CNN Méxixo que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte será velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 58 (cinquenta e oito) VAGAS PARA ANALISTA E ASSISTENTES, inscrições abertas até o dia 22/12/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 4.065,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 34 (trinta e quatro) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 04/12/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.344,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Maria José Ferreira – Profª. e Rubens Coelho – Jornalista (dia 22), Almir Nogueira e Francinildo Costa – Professores (23), Isolina Melo – UERN, Fátima Oséas e Salvina Andrade – FUNDAC (1º), Esmirna Carvalho (02), Edinalva Oliveira – Natal e Melquezedec Moreira – Prof. (04), Fernando Mineiro – PT, Lúcia Nunes – UERN e Sebastião Almeida – Prof. (06).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Um abraço de admirador. Walter Gomes". É com imensa satisfação tê-lo como leitor como também um incentivador. Que tá havendo que as edições da revista eletrônica "Brasília em Dia" não chega mais? Saúde e paz amigo, a você e os demais!
= HÁ 137 ANOS! Inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de janeiro (29/11/1877).

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 616/2013 (de 10/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o sequestro de R$ 6,06 milhões do RPV – Proc. 866/96 - FUNDAC; Um corruptour pela cidade; Diniz Santos, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (407) por Fco. Barbosa de Assis; FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 15". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. E na edição nº 618/2013 (de 23/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o pagamento de RPV da FUNDAC; Violência contra negros no Brasil; SINAI se prepara para a semana nacional de conciliação; Rejane Cunha, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (409) por Josehp Charles; FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 17". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- FESTA NA TCM. A Televisão a Cabo de Mossoró (TCM) está em festa, pois, ontem (29) comemorou 12 anos de criação. A emissora de doutor Milton e dona Zilene caiu no gosto dos mossoroenses pela sua ótima programação voltada para a nossa querida província sem deixar de lado a nacional e internacional. O tema sobre a televisão regional está em voga, a TCM segue essa linha desde sua inauguração, eis um dos segredos do sucesso da emissora. Parabéns ao casal comandante da empresa de comunicação, aos jornalistas, técnicos, a todos os funcionários da emissora. FONTE: Coluna Penso, Logo..., www.gazetadooeste.com.br, por Rubens Coelho.
- DE ARRECADAÇÃO E RADARES: Segue Layrinho: "A PMM arrecadou até a metade de novembro (14) nada menos do que R$ 1.745.924.29. Esse valor é 136,93% do previsto no Orçamento de 2014. Até o final do ano esse valor deverá chegar aos R$ 2 milhões só em multas de trânsito". Encerra Layrinho: "Imagine como será agora, com tantos novos radares instalados na cidade. A indústria da multa parece ser muito mais competente do que o desejo de melhorar a vida dos mossoroenses". FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 29/11/2014.
- HOJE É DIA: da Reforma Agrária, Dia do Estatuto da Terra, Dia do Evangélico, Dia do Síndico e Dia do Teólogo. Amanhã (1º) será Dia do Casal, Dia do Imigrante, Dia do Numismata (especialista em moedas e medalhas, colecionador, Dia do Tratado de Santo Idelfonso (1777) e Dia Mundial de Prevenção e Luta Contra a Aids.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos evangélicos, síndicos, teólogos, aos casais, aos imigrantes, aos numismatas e aos agentes de prevenção e luta contra a Aids.
QUEM canta...
"Pois eu transforma água em vinho / Chão em Céu, pau em pedra, cuspe em mel / Pra mim não existe impossível / Pastor João e a igreja invisivel... . ("Pastor João e a Igreja Invisível". Composição: Marcelo Nova e Raul Seixas. Canta: Marcelo Nova).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário