sexta-feira, 22 de agosto de 2014

DC - Coluna de Notícias 657. (Anexo slide: O Sorriso de Deus).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VI – Edição nº 657 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 23 de agosto de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 34ª/52, dias: 235/369 e faltam 130 dias para o término do ano.

“Causo democrático!”
O pai de Joãozinho fica apavorado quando o filho mostra o boletim e diz: Na minha época, as notas baixas eram punidas com uma boa surra! Empolgado Joaozinho sugere: - Que tal, pai, pegarmos o professor na saída amanhã?”. Enviada por Walter Gomes. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:

Tivemos a primeira semana convivendo com “Programa Eleitoral Gratuito”, uma espécie de palanque eletrônico para os candidatos que procuram êxito nas urnas exporem suas ideias e propostas para melhorar o país, os estados, municípios e principalmente melhorara vida dos brasileiros e brasileiras vistos tão somente como “eleitores” nesse período de busca ao voto. Vi, também, enquete a respeito desse “horário gratuito” e cerca de seis entrevistados afirmaram que não assistem o tal horário. Desconfiei dessas afirmativas pois as justificativas não justificavam. Quem não tem a curiosidade para ver as velhas e novas figuras folclóricas, trajes ridículos e propostas hilariantes? Eleição é coisa séria, os destinos do país e sua nação é coisa séria! Vi também que tem candidatos e candidatas sérias. Com essa abertura faço uma indagação aos partidos; se tudo isso é tão sério, porque dão legenda a candidatos sem propostas, postura, pudor e censo de equilíbrio? Certas figuras só querem aparecer e terminam contribuindo para o velho jargão de que “isso é uma palhaçada” com todo o respeito aos profissionais do circo! E vamos ao S Ê BadO porque hoje é sábado. Boa leitura nobre leitor/a!

PEDIDO NEGADO: ALUNO PROCESSO PROFESSOR POR TOMADO CELULAR – SE. Um aluno que teve seu celular tomado pelo professor não será indenizado. O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula.
De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula. O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional". Na negativa, o juiz afirmou que "o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que "ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma". Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.
Ainda considerou que não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade edificante. E declarou: "Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o ‘bullying intelectivo', o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”.
Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor. "No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro HERÓI NACIONAL, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor".

AIRTON CILON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso “convocado” da série já deu suas contribuições ao nosso DC, porém, hoje ele estreia em nosso quadro:

Nesse sábado (23) de agosto, teremos música no Cameroon Bar com Airton Cilon e Banda, em noite de tributo ao maluco beleza Raul Seixas, alusivo aos 25 anos de sua morte! Nossa apresentação vai ser dividida em duas partes: na primeira parte - Pop Rock e música popular, e na parte final só toca Raul! Local: Cameroon Bar; Hora 21h. Enquanto você se esforça pra ser, um sujeito normal... . Estão todos convidados e nos veremos por lá". Airton Cilon.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (444) – O pior desse período eleitoral são essas musiquinhas ridículas sem letra, harmonia e melodia..., o cara acordar com um som de um Chevette com umas caixas amarradas em cima do teto fazendo barulho dizendo que o candidato é bom, honesto, sincero, morre de amores pela cidade, já fez, faz e vai fazer... . Não tem cristão que aguente..., stress total..., #nam#. Ismar Mello, via facebook, em 17/08/2014.

FIQUE SABENDO... “A Copa e a Democradura II - PARA XS “ESQUERDISTAS” ENTREGADXS AO SISTEMA (Parte 4)”. Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN, em 12/07/2014.
Gosto da arte do futebol, mas rechaço veementemente a INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO, que é um dos ramos de negócios mais criminosos do mundo, posto que é um dos que mais se prestam para a lavagem internacional de dinheiro oriundo de atividades criminosas (não é à toa a tradição de ligação entre bicheiros e times de futebol no Brasil).
Vocês sabem que entre os critérios que compõem o chamado "padrão" FIFA nas “arenas” - este é o nome, pois agora são europeizadas -, além da expulsão de comunidades pobres do entorno dos antigos estádios, consta também o da abolição das "gerais" - aquelas áreas dos estádios onde os ingressos eram mais baratos e que por isso eram frequentadas pelos torcedores pobres -? Sem falar, no impedimento à entrada de "fanfarras", no impedimento ao uso de suportes de bandeiras (mastros), como também na abolição de cabines de vendas de ingressos no local etc. Ou seja, a FIFA homogeneiza - "padroniza" - o perfil dos torcedores nos estádios, configurando assim uma situação em que os grupos que aparecem nas telas das transmissões mundiais dos jogos são majoritariamente grupos de classe média (ou seja, os representantes da excrescência chamada “opinião pública mediana”)... Qualquer semelhança com o projeto de estratificação social sonhado pelo Governo Federal para a sociedade brasileira, será mera coincidência?! Aliás, quem diz ser crítico do autoritarismo da FIFA, para ser coerente, deve ser crítico do Governo Federal também, porque a FIFA não impôs unilateralmente suas regras ao Brasil, ao contrário, o Governo Federal ACEITOU SEDIAR A COPA, ou seja, é parceiro da FIFA, tendo o governo, inclusive, oferecido a este Pool de grandes corporações "agrados" tais como uma completa isenção fiscal para o megaevento! Em tempo: gosto da arte do futebol, mas rechaço veementemente a INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO, que é um dos ramos de negócios mais criminosos do mundo, posto que é um dos que mais se prestam para a lavagem internacional de dinheiro oriundo de atividades criminosas (não é à toa a tradição de ligação entre bicheiros e times de futebol no Brasil).
Então, se, como vocês mesmos devem admitir e deduzir, só há uma classe de regimes sócio-políticos onde todos são levados a ver o mundo de forma igual, o que dizer de um modelo civilizatório como este, dos Estados Nacionais e das Modernas Sociedades de Mercado, onde domina todo este processo de homogeneização global dos modos de vida humanos?! Claro que a resposta já foi antecipada pelo seu próprio raciocínio: DITADURA, aliás, DEMOCRADURA (visto a existência dos RITUAIS FORMAIS de legitimação - pelo uso do sufrágio universal - das trocas sazonais de grupos administradores do sistema, bem como a existência FORMAL de ordenamentos jurídicos que garantem direitos individuais básicos como a liberdade de expressão e o direito inalienável à vida - que o digam os manifestantes libertários sistematicamente presos no Brasil e ao redor do mundo, bem como os imigrantes de países pobres, quando - e se - conseguem aportar em países democráticos ricos).

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 73 (setenta e três) VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/09/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Pedra Branca/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 106 (cento e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições aberta no período de 1º a 10/09/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Ninete Dantas FUNDAC (dia 23), Amâncio Honorato – UERN (24), Jadismar Costa – FUNDAC (25), Arnóbio Xavier – INSS (26), Laíre Rosado Filho – Médico (28), Daniel Oliveira – Enfermeiro (29).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A I: “Caro Hermes, sou grato pelo seu maravilhoso trabalho Coluna de Notícias que me é enviado sempre. Almir”. – Prof. Almir Nogueira, há tempos que não recebia teus sinais. Obrigado amigo, pela leitura e a fonte de sabedorias advindas de sua inteligência e livros. Saúde e paz a você e familiares.
 = DO AMIGO/A LEITOR/A II: Pois é! Espero que esteja sempre, que ele te dê força na recuperação plena, você é forte e se cuida. Matuzael Aires”; Ele nunca abandona os seus! Sérgio Neto”; Está tudo bem com vocês? Zenóbio Medeiros; Deus é maravilhoso, Manoel Soares; "Ao esse meu irmão e essa minha cunhada chick, também. O coração tá sempre perto. Jesus vos abençoe, Edinalva Oliveira"; "Olá grande Hermes. Já estou com saudades! Verônica Carlos"; "Melhoras, Cenilda Oliveira"; "Primão, que bom interagir contigo! Beijos, Fátima Lucena"; "Lindão, Ceição Bezerra"; "Só curtindo os netos, bom demais! Neide Silva"; "Tio Hermes, guerreiro, esse é o cara e adoooro" Vera Lúcia"; "Amigo Hermes, Graças a Deus você e todos que lhe acompanhavam estão contando história. Milagres que acontecem! Abraço, Diniz". Bravos amigos, registro com satisfação a demonstração de carinho que vocês têm para comigo, fruto do respeito mútuo. Sem esquecer os amigos e amigas que me telefonaram e me visitaram na minha residência, preocupados comigo e familiares no envolvimento de uma colisão entre automóveis no início desse mês. Graças a Deus os danos foram materiais, a providência divina salvou nossas vidas e a perda total foi do veículo que ocupávamos. Saúde e paz a todos vocês, abraços Hermes Oliveira!
 = HÁ 135 ANOS! Instalada a Estação Telegráfica de Mossoró, em 21/08/1879.
 = E HÁ 122 ANOS! Morre Manuel Deodoro da Fonseca, o Marechal Deodoro) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano, mas foi caracterizado, entretanto, por grande instabilidade política e também econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas descontentes com a situação política republicana.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 605/2013 (de 28/08), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre ausência das edições e diagnóstico dos exames médicos; FACEBOOK: GOVERNO BRASILEIRO SOLICITOU DADOS DE 857 USUÁRIOS; SERVIDORES DA FJA TAMBÉM FAZ GREVE DE CINCO DIAS; ELEIÇÕES NO CORECON/RN; UNIVERSIDADE É PENALISADA ENQUANTO GOVERNO FAZ CAIXA; AIRTON CILON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO!; BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (397) por Lorena da Silva Rêgo; FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 4”. Por Dr. Vantiê Clínio.
 - TABELA DO PIS: 2014/2015 – O Programa de Integração Social - PIS iniciou o pagamento do Calendário 2014/2015 desde o dia 15/07 e libera mais um lote com recursos para os nascidos em novembro, o pagamento será no dia 21/08/2014 (quinta-feira). Para os que não receberam no dia previsto, o dinheiro fica disponível na agência bancária até o dia 30/06/2015.
 - EXPRESSO JUDICIÁRIO – Em apenas três meses de atuação na comarca de Campo Grande, na região Oeste do Estado, o Expresso Judiciário já cumpriu suas metas iniciais de dar resolução a processos judiciais que se encontravam paralisados. O programa do Tribunal de Justiça do RN que atua nas comarcas do interior por meio de mutirões superou o diagnóstico inicial de produzir 332 sentenças, 112 decisões e 335 despachos naquela comarca, movimentando 779 processos do total de 1.760 do acervo registrado. FONTE: Coluna Penso..., Logo... . Por Rubens Coelho www.gazetadooeste.com.br), em 17/08/2014.

 - HOJE É DIA: Hoje é Dia de Luta Contra a Injustiça (Dia da Injustiça) e Dia do Artista. Amanhã (24) será Dia da Infância.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de defesa as injustiças, aos artistas em geral e aos infantis.
QUEM canta...
Desde os tempos de criança / Você usava trança / E eu gostava tanto tanto de você / Você esqueceu e lembro ainda / Nossa vida era tão linda / E eu gostava tanto tanto de você...“. (“Menina de Trança” – Composição: Antônio Marcos. Canta: A. Marcos).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário