sábado, 21 de junho de 2014

DC - Coluna de Notícias 648. (Anexo slide: Para Compreender...).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VI – Edição nº 648 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: 1466240241
Mossoró/RN, sábado, 21 de junho de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 25ª/52, dias: 172/369 e faltam 193 dias para o término do ano.

“Causo democrático!”
O povo diz assim: “é cedo que formam os costumes”. A Bíblia, por sua vez, declara: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A governadora Rosalba consegue se superar, negativamente, a cada dia. Avança para baixo como avança calda de cavalo. As greves no IPERN e FUNDAC chegam ao 32º dia hoje, aí me vem um questionamento: quem gosta de greve é governo! Rosalba coleciona pautas de reivindicações dos servidores públicos da administração indireta desde 2011. A pauta da Campanha Salarial de 2014 está protocolada no Gabinete Civil desde o dia 10 de março ultimo! Essas duas categorias estão sem reajuste salarial desde 2009! Este ano ela quer negar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores, cujo crédito já vem sendo planejado no orçamento do servidor há décadas, sem contar com o aquecimento no comércio em todo o Estado. E vamos ao SÊBadO que hoje temos Rapadura’s Pop e Banda H. Conheça o acervo do SÊBadO a partir das 10h. Boa leitura nobre leitor/a!

FREQUÊNCIA CARDÍACA – Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) pelo periódico Pediatrics constatou que a cafeína, presente em refrigerantes e bebidas energéticas, afeta diferentemente a frequência cardíaca e a pressão sanguínea de meninos e meninas após a puberdade. Estudos anteriores já tinham demonstrado que a cafeína aumenta a pressão sanguínea e diminui a frequência cardíaca em crianças, adolescentes e adultos. Desta vez, os pesquisadores queriam investigar se as diferenças de gênero na resposta cardiovascular à cafeína se manifestavam depois da puberdade e se essa resposta diferia de acordo com as diferentes fases do ciclo menstrual.
Os cientistas recrutaram 101 crianças na pré-puberdade (entre 08 e 09 anos de idade) e na pós-puberdade (entre 15 e 17 anos). Eles examinaram a frequência cardíaca e a pressão arterial antes e depois dos voluntários ingerirem placebo ou baixas doses de cafeína.
Não houve diferenças entre os sexos nas crianças de 08 e 09 anos. Entre os voluntários adolescentes, o coração dos meninos foi mais afetado pela cafeína do que o das meninas. No caso das garotas, os pesquisadores constataram que a resposta do organismo à substância mudava conforme a fase do ciclo menstrual da participante. A cafeína diminuiu os batimentos cardíacos sobretudo naquelas que estavam na fase folicular que vai do primeiro dia da menstruação à ovulação e elevou a pressão sanguínea na fase lútea, a última do ciclo. FONTE: Fonte: Veja - Online - 16/06/2014.

TÉCNICOS DA UFRN RETORNAM AO TRABALHO após decisão em assembleia extraordinária – A direção do SINTEST/RN e o Comando Local de Greve foram pegos de surpresa na última terça-feira (17), com a chegada de telegrama judicial oficiando a entidade a respeito da decisão liminar tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhecendo a abusividade da greve. A decisão determina a retomada dos trabalhos, sob pena de multa diária de 200 mil reais à entidade descumpridora da mesma.
Em virtude da urgência em comunicar e discutir com a categoria a decisão, esforços foram tomados para que o maior número de pessoas estivesse na manhã desta quarta-feira (18), em assembleia extraordinária, convocada com este fim. A assembleia contou, inclusive, com a participação da nossa assessoria jurídica, através do Dr. Carlos Alberto Marques que esclareceu as implicações judiciais e subsidiou a categoria com informações para avaliação e encaminhamentos. Após perguntas e respostas, a categoria avaliou que a multa imputada ao descumprimento da decisão tem valor significativo e que a entidade não teria condições de arcar com as consequências de uma possível execução.
Vale ressaltar que a liminar judicial inclui como réus não apenas o SINTEST/RN, mas todos os sindicatos que representam as universidades brasileiras em seus respectivos estados, bem como a federação nacional, a Fasubra. Importante informar também que as assessorias jurídicas tanto do SINTEST/RN quanto da Fasubra já estão debruçadas sobre a decisão e produzindo recurso para derrubar a liminar.

A COMUNIDDE SHALOM PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE AS DROGAS A Comunidade Católica Shalom realiza em todo o Brasil a campanha “Vida quero mais”, uma série de atividades que objetiva dar visibilidade ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que transcorre em 26 de junho. Em Mossoró a mobilização se estenderá até julho, com programação diversificada.
Neste ano a ideia dos organizadores é alcançar jovens, pais e formadores de opinião com atividades de formação, de cunho artístico e oficinas sobre o tema, verdadeiro caso de saúde pública em todo o país. A iniciativa busca despertar consciência preventiva quanto ao uso de abuso de álcool e drogas.
A abertura da campanha em Mossoró está confirmada para o dia 23 de junho, às 18h30, no Centro de Evangelização Shalom do bairro Doze Anos, na Rua Lopes Trovão, 805. Presença de Solange Praxedes, membro da Comunidade Shalom e Coordenadora Especial de Políticas Públicas do Estado do Ceará. Mais informações com Angélica Maria pelos telefones (84) 3314 1453 e (84) 8775 0381.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais um “Convocado” para a série e desta feita o amigo Marcondes chama a galera para bater cabeça longe do fogos juninos e perto do fôgo das guitarras e bateras!
V FESTIVAL VALHALLA ROCK: Aos amantes do rock in roll, uma baita programação para a galera prestigiar quatro bandas presentes ao 5º festival promovido por Valhalla Rock Bar, a se realizar no sábado (28) próximo, no Moto Clube Carcarás do Asfalto, centro de Mossoró, com duas bandas da Paraíba: Metacrose - Death Metal (http://www.soturnus.com) e Soturnus - Death Doom (http://www.soturnus.com) duas do RN: Rhenoda - Heavy Metal (http://soundcloud.com/rhenoda) e Rolling Thunder - Hard Heavy. Ingressos no Valhalla Rock Bar e na Skaype Models no Mercado Central no valor de R$ 10,00 antecipado e R$ 15,00 na hora. Tudo a partir das 20h. Informações complementares com Toninho no fone (84) 8794-1185. Grande abraço, Marcondes Paula.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (435)Colegas da FUNDAC: Acho que alguns não estão entendendo esse momento. Estamos participando de uma greve, lutando por salário melhor para nós e muitos acham que devem ficar só observando e não participar. O IPERN conseguiu, sabe por que? Tem bem menos servidores do que a FUNDAC, mas fechou. Só funcionava a junta médica e só atendiam 20 fichas por dia. O IPERN hoje estava em peso na administração. Vieram de ônibus, da cidade para a administração. Mas nossos colegas da FUNDAC são muitos acomodados, preferem ficar reclamando e culpando o sindicato quando não conseguimos coisas. Esses não merecem nem o que têm, quanto mais o que viermos a conquistar. Hoje, na grande maioria, os coordenadoes são servidores da FUNDAC e que tem os mesmos interesses e com certeza não proíbem os seus colegas de participar de nada. Estaos numa democracia e nossa greve é legal. Sem contar com os servidores que dizem no trabalo que estão na greve, e na greve dizem que estão trabalhando. E os coordenadores não colocam falta. Isso é uma vergonha, pois, são desonestos com o trabalho, com a categoria e com si próprio. Célia Macedo, via facebook, em 20/06/2014.

FIQUE SABENDO... “Admirável gado novo ou: não tem nada a ver ser crítico da copa e “só” por isso criticar também o(s) governo(s) e deixar de torcer pelo “Brasil”. Por Vatiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais, em 10/06/2014.

Pode-se torcer pela Copa do Mundo (independentemente do time pelo qual se torça, dá no mesmo), e até resgatar a canção dos "anos de chumbo", que diz: "Este é um país que vai pra frente, ô, ô, ô, ô, ô".

Acho curioso (mas por outro lado entendo) que pessoas de "esquerda" repercutam a fórmula do subtítulo deste texto, em sentimento afirmativo, demonstrando assim que não percebem todos os paralelos que existem entre este momento histórico e o da Copa do ano de setenta, no Brasil da "Ditadura Clássica" (adoto esse termo porque penso que o sistema , atualmente, se sofisticou, desenvolvendo o que chamo de "Democradura")... .

Nos anos setenta, o governo vigente também se empenhou em promover o "crescimento" -  da produção e co consumo em massa, óbvio! -, assim como a expansão do sistema universitário - e se não criou sistemas de cotas, foi porque isto surgiu como uma estratégia posterior de integração, consequente ao crescimento das lutas das "minorias identitárias".

Quanto à distribuição de renda - apesar dos atuais números absolutos (mais divulgados) serem mais expressivos do que o são os números percentuais -, lembremos que esta também era uma meta declarada da "Ditadura Clássica", enunciada pelas seguintes palavras do seu ex-Ministro da Fazenda, Delfim Netto: "É preciso fazer o bolo crescer, antes de dividi-lo"... .

Então, parece que os militares realmente cumpriram a sua parte na estratégia internacional do sistema de fazer "o bolo" crescer um pouco mais aqui... .  E, agora, tornou-se possível para o capital internacional, e até necessário - diante do grande desgaste da legitimidade das formas de "Ditaduras Clássicas", bem como, também, da recente tendência internacional de crescimento da descrença para com a Democracia Representativa -, implementar estratégias renovadas (que incluem, por exemplo, a cooptação e colaboração de  - e com - "esquerdas" "maduras", "progressistas" e "desenvolvimentistas"), de "integração" de segmentos da população tradicionalmente "excluídos" do acesso ao mercado consumidor de produtos e serviços, com a finalidade de, por um lado, incrementar os "giros" da roda de produção e reprodução do capital, pela via do incremento da produção e do consumo em massa (inclusive de "cultura" e entretenimento), e, por outro lado, essa integração visaria também restabelecer a legitimidade em risco, promovendo a ideia de que é possível "humanizar" o capitalismo, assim como seria possível "democratizar" as suas instituições políticas... .

Se se pode chamar de "humanizante" e "democrático" um sistema altamente hierárquico, tecnicista, coisificador das relações humanas (que passam a ser conformadas pelo paradigma da produtividade), massificante, e cujos maiores objetivos resumem-se em um materialismo vulgar pautado pela busca do incremento de lucros viabilizados pela produção e o consumo em massa (processo este que, inclusive, está levando à exaustão dos recursos naturais e ao colapso do equilíbrio ambiental), então, pode-se torcer pela Copa do Mundo (independentemente do time pelo qual se torça, dá no mesmo), e até resgatar a canção dos "anos de chumbo", que diz: "Este é um país que vai pra frente, ô, ô, ô, ô, ô", pois, a FIFA é um dos grandes representantes deste sistema (é um "Pool" de grandes corporações)!

Porém, para aqueles que têm visão crítica suficiente para perceber a natureza conservadora - do sistema - destas políticas de "integração", resta apenas desenvolverem uma trajetória semelhante àquela desenvolvida pelos que combateram contra a "Ditadura Clássica" dos nos setenta: se opor frontalmente ao sistema e, com isso, enfrentar os espancamentos, os tiros, as prisões, as torturas, os processos e as estigmatizações públicas com termos como "baderneiros", "vândalos", "terroristas"... .

Bem vindxs ao admirável mundo novo da DITA "(DEMOCRA)DURA"!

CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A Prefeitura de Amarante do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 222 (duzentas e vinte e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 02/07/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 13.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PE: A ARPE – Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 35 (trinta e cinco) VAGAS PARA ANALISTAS DE REGULAÇÃO, inscrições abertas até o dia 04/07/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 46.046,50. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Maria Isabel – FUNDAC e Reinaldo Silva (Dia 21), Auxiliadora Paz – DETRAN/RN (22), Ary Filho – Sobrinho (23), Aione Souza – Profª. e Daniela Silveira – Jornalista (24), Conceição Nogueira – FUNDAC (26), Roberto Câmara (27).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: “Registrado com sucesso, querido Hermes. Abraço grande! Att. Kleylenda Linhares”. – Sucessos grande batalhadora, desejo saúde e paz a você e demais familiares.
 = HÁ 14 ANOS! Criação do CONDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar – Lei 1.426, em 20/06/2000.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 596/2013 (de 22/06), tratamos dos seguintes temas: Comentário de apoio aos movimentos de protestos instalados no país, especialmente o de Mossoró; PETROBRAS É CONDENADA A INDENIZAR VÍTIMA DE CÂNCER; ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO!; BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (388) por Ivanaldo Xavier; FIQUE SABENDO... “SAC: a irritante máquina que fala com o cliente”. FONTE: www.endividado.com.br.
 - DE SILÊNCIO E ROUBO: Silêncio. Continuo sem entender o silêncio de José Agripino, Henrique, Garibaldi, Walter Alves e Rogério Marinho sobre a declaração de Rosalba, que disse que os adversários que a estavam abandonando nos últimos tempos não o fizeram por divergências, mas porque queriam roubar e ela não deixou... . Mais estranho é o silêncio cúmplice da imprensa e do Ministério Público. Como é que uma declaração tão grave, de uma autoridade tão elevada, não merece a mínima atenção da imprensa e do Ministério Público? Só se compara ao descaso com o avião dos Perrela, cheio de pasta de cocaína, que parece não ter dono... . FONTE: htp://crispinianoneto.blogspot.com.br, em 10/06/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Nasceu no interior do Rio Grande do Sul, mas mudou-se com os seus pais, portugueses de Lisboa, para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado para praças e feiras pelo seu pai, que precisava sustentar a família, e para isso, além de fazer outros serviços, fingia-se de cego e tocava violino, enquanto Nelson cantava, agradando os transeuntes e ganhando gorjetas. Sua família era muito humilde e por isto, Nelson teve que abandonar os estudos no início de sua adolescência, para ajudar o pai a sustentar o lar. Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Querendo ganhar mais dinheiro e seguir uma profissão, se inscreveu em concursos de luta e venceu, tornando-se lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo, aos dezesseis anos de idade, o título de campeão paulista de luta. Após o prêmio, só ficou mais um ano lutando, pois queria investir em seu sonho de infância: Ser artista. Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, tomou coragem e não se deixou levar pelos preconceitos, e decidiu ser cantor, após deixar os ringues de luta. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois. Nesta época, em 1939, aos 20 anos, casou-se com sua noiva, Elvira Molla. Com Elvira teve um casal de filhos: Nelson Ramos Gonçalves Filho e Margareth Molla Ramos Gonçalves. Sem emprego, trabalhava como garçom no bar do seu irmão, na Avenida São João. Neste mesmo ano, seguiu para o Rio de Janeiro com a esposa, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Baroso, que o aconselhou a desistir. Em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção “A Volta do Boêmio”. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves. Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Benedito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira). Reportamonos sobre ANTÔNIO GONÇALVES SOBRAL “NELSON GONÇALVES” o Rai do Rádio, nasceu no dia 21/06/1939 em Santana do Livramento/RS e faleceu no Rio de Janeiro em 21/06/1998. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Gonçalves.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia Juventude Católica, Dia da Mídia, Dia da Mucoviscidose (Fibrose Cística – POA), Dia do Intelectual, Dia do Mel, Dia Internacional da Música, Dia Internacional do Skate, Dia Mundial dos Ex-Combatentes, Dia Mundial do Refugiado, Dia Nacional do Controle da Asma, Dia Nacional do Luto e Dia Nacional do Migrante (segundo Calendário Pastoral da CNBB). Amanha (22) será Dia do Aeroviário, Dia do Economiário, Dia do Gráfico, Dia do Orquidófilo (que se ocupa da cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: a juventude católica, profissionais de mídias, aos intelectuais, aos músicos, praticantes de skate, aos ex-combatentes, aos refugiados, agente de combate e controle da asma, ao migrantes, aos aeroviários, economiários, aos gráficos, aos orquidófilo e colecionadores de fuscas.
QUEM canta...
A praia estava deserta / O sol surgia no céu / E eu contente cantava pra você Maria Isabel!...”. (“Maria Isabel” – Composição: Indisponível. Canta: Roberto Livi).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário