domingo, 15 de junho de 2014

DC - Coluna de Notícias 647. (Anexo slide: Passagem do Tempo - mensagem tão linda... tão verdadeira!

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 647 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 15 de junho de 2014. Atualização aos sábados (hoje edição especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 24ª/52, dias: 166/369 e faltam 199 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Tosse, amor e febre, ninguém esconde!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O Brasil parou, o Rio Grande do Norte parou! Tudo em nome da Copa das Copas entro na onda e paro por aqui. Plagiando o Herbert Mota "tenham um abençoado domingo". Boa leitura nobre leitor/a!

GOOGLE DEVE FISCALIZAR POSTAGENS ILEGAIS – O Google tem o dever de supervisionar e fiscalizar postagens indiscriminadas de conteúdo ilegal ou atentatório à imagem e dignidade das pessoas. Com esse entendimento, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve decisão de 1º Grau e determinou que a companhia excluísse notícia, publicada em um blog hospedado em sua plataforma, em que um menor de idade era identificado como suposto assaltante.
Para o relator do processo, desembargador Lourival Serejo, a decisão, baseada no artigo 247 Estatuto da Criança e do Adolescente, foi correta. Segundo ele, a postagem pode ocasionar lesão grave, de difícil reparação, considerando que as acusações ainda serão apuradas.
A ação foi ajuizada pela mãe do menor, que exigiu também a publicação de nota de esclarecimento sobre a notícia. Em recurso levado ao TJ-MA, o Google informou ser impossível o cumprimento da decisão, já que a ação não citava o endereço eletrônico da postagem. Quanto à nota de esclarecimento, a companhia afirmou que a responsabilidade é do blog. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MA. FONTE: www.conjur.com.br/.
SESAP RENOVA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA HOSPITAL DA MULHERA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) renovou contratos de prestação de serviços médicos para o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, com as Empresas Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró LTDA, Neoclínica SXS e Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial LTDA. De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado (D.O.E.), da última quinta-feira (05), que traz o detalhamento dos termos dos contratos, os serviços serão nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia, Terapia Intensiva, Pediatria e Neonatologia pelo período de 180 dias, a partir do dia 23/05/2014 a 18/11/2014.
O período estabelecido nos contratos corresponde ao tempo estimado para a conclusão do processo licitatório que está em fase de finalização junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ao fim desse processo, a concorrência estará aberta à prestadores de serviços de todo o País. Os serviços médicos contratados com a empresa Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró serão na especialidade de obstetrícia e ginecologia, em escala a ser definida em até 148 plantões. Com a empresa Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial LTDA, o contrato assinado foi para o atendimento na especialidade de terapia intensiva, em escalas de plantões presenciais, de caráter ininterrupto. 
E a empresa Neoclínica SS foi contratada para disponibilizar profissionais na especialidade de Pediatria e Neonatologia em horários ininterruptos e obedecendo escala definida de acordo com carga horária pré-estabelecida para complementar ou, ainda, suprir a deficiência no quadro efetivo da Sesap. (...). FONTE: www.jornalmetropolitano.com.br/.
MÁRIO SÉRGIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – "Convocamos" o amigo Mário Sérgio para estrear na série. Confiram!
Hoje, na capa do caderno Expressão e na página 3, da Gazeta do Oeste, reportagem nossa sobre o trabalho dos desenhistas Elizeu Lima e Neto Silva, com fotos de José Bezerra.
São dois grandes talentos da cidade. Merecem todo o apoio! Além das reportagens, o Expressão traz poemas de novos autores, crônicas, crítica literária, cinema e opinião.
"Elizeu Lima é exigente. Antes de sentar na cadeira à entrada de sua residência, na Avenida Rio Branco, ele confere o portão, pede para nos acomodar e diz que ainda tem muito a melhorar. "Quando eu estava inciando no desenho, qualquer arte que via, com certo apuro, acha muito bacana, mas, com o tempo, você passa a notar que existem falhas, algumas coisas por apontar e aprender mais", diz, mostrando um de seus trabalhos, enquanto lá fora alguém solta uma bomba bujão e faz com que o portão estremeça. "O pessoal está empolgado com o jogo hoje do Brasil", sorri.
Bom domingo a todos!
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (434) – Muito interessante. Quando o Flamengo ganhou do Vasco, com um gol ilícito, ROUBADO mesmo, na final do campeonato carioca deste ano, vi muitos torcedores do mengo, por aqui, dizendo que "roubado é mais gostoso", inclusive o goleiro Felipe foi alvo de críticas, pela imprensa, após sua declaração. Já na quinta-feira (12), logo depois do jogo Brasil 3x1 Croácia, muitos 'torcedores' do contra criticaram, e ainda criticam, a arbitragem daquela partida. Dois pesos, duas medidas? Vá entender! Togo Ferrário, via facebook. 
FIQUE SABENDO... "Minha História, de Oseas Lopes, Trio Mossoró a Carlos André". Texto sugerido por Lúcia Rocha - Jornalista, via e-mail, em 06/06/2014.
Formado por três irmãos, Oseas Lopes, depois rebatizado artisticamente de Carlos André, mais Hermelinda e João Batista, o livro tem a apresentação de Raimundo Fagner e o prefácio de Luiz Vieira.

Lançado recentemente em Mossoró, o Livro MINHA HISTÓRIA de Oseas Lopes, Trio Mossoró a Carlos André, conta detalhes a trajetória dos artistas mossoroenses que mais fizeram sucesso em nível nacional. Formado por três irmãos, Oseas Lopes, depois de rebatizado artisticamente de Carlos Andre, mais Hermelinda e João Batista, o livro tem a apresentação de Raimundo Fagner e o prefácio de Luiz Vieira. O livro traz depoimentos de artistas, produtores e até do jurado mais famoso do país, José Messias, um dos maiores incentivadores do TRIO MOSSORÓ, ainda em início de carreira no Rio de Janeiro.

O mais interessante na história dos três irmãos desbravadores, é o início de tudo. Como um simples pintor de carroceria de caminhão, no caso de Oseas Lopes, foi descoberto? Ele costumava cantar músicas de Luiz Gonzaga, enquanto pintava frisos em carrocerias de caminhão, pois tinha letra caprichada e elogiada pelos colegas de escola. E todo dia outro jovem como ele, passava a caminho do seu trabalho, uma emissora de rádio, e observava-o cantar. O ano era 1956 e o jovem locutor, o saudoso Canindeh Alves, que ousou convidar Oseas, então com 17 anos, para cantar na festa de primeiro aniversário da Rádio Tapuyo.

Oseas espantado com o convite, não entendeu direito, mesmo assim, levou Canindeh até sua casa e, com a permissão do pai, Messias Lopes, cantou para um auditório lotado. Ali estava traçado seu destino de cantor, depois sanfoneiro, compositor, produtor musical, inclusive, do seu ídolo, Luiz Gonzaga.

O livro também conta as tragédias que abateram dos filhos de seu Messias Lopes, primeiro Edson, funcionário da Petrobras, vítima de grave acidente numa plataforma e Cocota, o maior seresteiro da cidade, assassinado por um menor, às vésperas de viagem para o Rio de Janeiro, onde se uniria aos irmãos e tentaria carreira solo.

Quem quiser saber mais detalhes do sucesso do ritmo forró na região Sudeste, precisa ler a biografia do homem que mudou seu nome artístico para Caros André, apos gravar e estourar o sucesso Se Meu Amor Não Chegar, cujo refrão Eu hoje quebro essa mesa, se meu amor não chegar, gravado em 1974, vendeu um total de um milhão de cópias e ainda é executado em emissoras de rádio. No livro, o registro fotográfico do Trio Mossoró, de Carlos Andre e família, amigos e toda discografia do TRIO MOSSORÓ, de sua carreira solo e artistas que ele produziu.

Essa primeira edição sai pelo Projeto Rota Batida, da Fundação Vingt-un Rosado, da Coleção Mossoroense, sob o patrocínio da Petrobras, Governo do Rio Grande do Norte e COSERN.

O livro tem 200 páginas e pode ser adquirido através do e-mail: emuribeka@uol.com.br, com entrega via Correios ou a domicílio par Mossoró.

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL. O TRF – Tribunal Federal Regional (1ª Região) realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 11 (onze) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIO, inscrições no período de 16/06 a 14/07/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.118,19. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A Prefeitura de Patos/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 469 (quatrocentas e sessenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20/06/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.771,86. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Iara Linhares – Profª. (Dia 14), Icléia Santos – Comerciária e Kleylenda Linhares – A. Social (15), David Leite – Prof/Escritor (17) e Carlos Nascimento – Prof. (19).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Querido, se tiver edição ainda essa semana, passando para comunicar que meu "niver" é domingo (15/06). Kleylenda Linhares". – Tá registrado minha comadre, que o editor ainda não está pirado. Carimbei, rotulei e publiquei! Felicidades mil, com muita saúde e paz.
 = HÁ 119 ANOS! Ocorreu a 1ª eleição direta para governo do Estado do RN. Eleito Joaquim Ferreira Chaves;
**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 595/2013 (de 15/06), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre a política de Rosalba, DEM e 32 dias de greve no DETRAN; BRASILEIROS GASTAM TEMPO COM TRABALHO E VIDA PESSOAL; ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO; BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (387) por Ismael de Souza; FIQUE SABENDO... "As baleias-fins são gigantes mágicos do mar". Texto sugerido por Vinícius G. A. Guerra.
 - GOVERNO FALTOU COM SUA PALVRA, MAIS UMA VEZ: Mais uma vez o Governo faltou com sua palavra e não deu a resposta prometida para terça-feira (10) aos servidores da FUNDAC e do IPERN. Diante desse desrespeito a paralisação segue inalterada e o SINAI-RN, juntamente com a categoria, continuará pressionando. FONTE: www.sinairn.com.br.
 - NEGOCIAÇÕES SALARIAIS: Das 671 negociações salariais na indústria, no comércio e em serviços, no ano de 2013, 87% ficaram acima da inflação, 06% ficaram abaixo e 07% tiveram reajustes iguais ao da inflação oficial, o INPC. Tal mostra que o ritmo mais lento da economia não afetou as negociações salariais. FONTE: www.tiocolorau.com.br.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os 18 anos. Formou-se em química industrial no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção O Amor É O Meu País, erroneamente tachada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no V Festival Internacional da Canção. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina. Contratado pela gravadora Forma/Phlips (que posteriormente transformou-se em Polygram até chegar ao nome atual Universal Music) pelo então produtor, o compositor Paulinho Tapajós, grava três discos pelo selo: Agora, Deixa o trem seguir e Quem sou eu? Nesse período, compôs músicas com Ronaldo Monteiro de Souza, mas depois teve em Vitor Martins o mais frequente parceiro. A primeira composição entre ambos se deu quando do lançamento do quarto LP, Modo livre, pela RCA (depois BGM, em seguida Sony BMG e hoje Sony Music), gravadora esta que lançaria também o álbum subsequente, Chama acesa. Nessa mesma década lançou alguns discos que o projetaram nacionalmente. Teve inúmeros sucessos como cantor como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de Novo - todas em parceria com Vítor Martins. Começar de novo foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz de Simone, Começar de novo foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB. Reportamonos sobe IVAN GUIMARÃES LINS, nascido no Rio de Janeiro em 16/06/1945. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Lins.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia Paleontólogo (estudo os fósseis, ou seja, a vida antiga) e Dia Mundial Contra Maus-tratos a Idosos. Amanha (16) será Dia da Unidade Nacional.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos paleontólogos, aos cuidadosos de idosos e unificadores.
QUEM canta...
"Quando olho no espelho / Estou ficando velho e acabado / Procuro encontrar, não sei onde está você, você!...". ("A Lua e Eu" – Composição: Cassiano. Canta: Cassiano).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário