sábado, 3 de maio de 2014

DC - Coluna de Notícias 641. (Anexo slide: As Formigas).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 641 (geral) e 18ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 03 de maio de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 18ª/52, dias: 123/369 e faltam 242 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Joaquim Bentinho tinha uma penca de filhos. Quando casou a primeira filha, houve festa de três dias com três noites. Casou a segunda e a mesma festança. Casou a terceira e o pagode foi maior ainda. Mas, quando casou o primeiro filho, Cazuza, não teve festa nenhuma, nada de folia, nada de celebração. Então um compadre perguntou: - Bentinho por que você não fez festa no casamento do seu filho Cazuza? E a resposta foi dada: - Quando eu casei as meninas, fez festa porque fui eu quem dei as cargas para os burros. Agora não, fui eu quem dei o burro para a carga ...".. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Hoje (véspera de eleição suplementar em nossa cidade) trago um artigo escrito pelo Vereador Lahyre Rosado - PSB que, não tem nada a ver com o pleito. E sim a produção de servidores públicos, especialmente no parlamento. Escolhi este texto porque acabamos de reverenciar o Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador?) ocasião de mortes em massa ocorreram com mulheres, principalmente, lutando por menor jornada de trabalho outrora de até dezoito horas dia. Enquanto isso, o governo do estado do RN vem desestimulando cada vez mais nossos servidores públicos com enganosos encontros e falsas negociações que não acontecem nesses quatro ano de (des)governo. Os da administração indireta que os digam! Vamos ao SÊBadO que hoje é sábado e boa leitura nobre leitor/a!

SAÚDE FINANCEIRA – São Paulo - Uma pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) revelou que em março deste ano 1,74 milhão de famílias paulistanas adquiriram algum tipo de dívida.
O cartão de crédito foi apontado por 74,2% das famílias endividadas como um dos principais tipos de dívida, seguido pelos carnês, para 17,5% dos entrevistados, e financiamento de carro, para 14%. "É importante fazer um diagnóstico e ter o controle das suas dívidas. Se o endividamento for alto é preciso rever suas contas, para não pagar muito juros. Na maioria dos casos, vale economizar por um tempo e comprar à vista depois", afirma Wilson Justo, diretor de marketing e relacionamento com o cliente da Sorocred, empresa especializada em produtos e serviços, entre eles cartões, linhas de crédito, investimentos e seguros.
Para saber se você está entrando no grupo dos endividados ou se já faz parte dele, confira no site (www.endividdos.com.br) 10 dicas que podem ser considerados fortes sinais de alerta. Vale lembrar que o endividado, diferente do inadimplente, não tem contas em atraso, mas tem dívidas programadas. FONTE: Info Money, na base de dados do site: www.endividados.com.br.

CURSO SOBRE CONCEPÇÃO, ESTRATÉGIA E PRÁTICA SINDICAL - A Coordenação do Departamento de Formação e Políticas Sindicais do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) convida os filiados para participar do curso "Concepção, Estratégia e Prática Sindical". O evento acontecerá no dia 9 de maio, das 8 às 17 horas, na sede do Sindicato, e será ministrado por instrutores do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômico (ILAESE).
O curso apresenta um breve histórico dos sindicatos no Brasil e no mundo, a experiência do novo sindicalismo surgido na década de 1980, os princípios de um sindicalismo classista, a burocratização dos sindicatos e a importância da OLTs.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para os filiados do SINAI-RN. Para inscrever-se basta ligar para os telefones 3206-1851 e 3206-1899 e informar nome completo, órgão no qual trabalha, matrícula, telefone e e-mail para contato. FONTE: www.sinairn.com.br/.
Em tempo: As inscrições desta turma destinam-se apenas aos filiados de Natal e Grande Natal. Posteriormente serão abertas turmas específicas nas cidades de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

ROTA BATIDA IV - O maior concurso literário do RN – Mossoró. Acontece na próxima terça-feira (06), a partir da 20h, no Auditório Jornalista Dorian Jorge Freire – Estação das Artes "Elizeu Ventania", o lançamento do ROTA BATIDA IV. Na ocasião acontecerá o lançamento do livro "Minha História – de Oséas Lopes, Trio Mossoró a Carlos André", de Oséas Lopes, Almir Nogueira da Costa e Lúcia Rocha. O evento é promovido pela FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO em parceria com a PETROBRAS e COSERN, através da Lei de Incentivo a Cultura "Câmara Cascudo".

PAULO GIOVANNI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais um "convocado" para estrear na série "repórter por uma edição", reservou um tempinho do Conselho SISJERN, CEJUSC/OESTE e do TJ-RN para importante informe ao nossos leitores. Diga home!:
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Mossoró e Região Oeste (CEJUSC/OESTE) está organizando mais um mutirão de conciliação dos processos judiciais relativos a ações de cobrança do seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículo automotores de vias terrestres ("Mutirão DPVAT 2014"), que se realizará no próximo dia 08 de maio, a partir das 08h, na Escola de Artes de Mossoró (Antigo Colégio Municipal Joaquim da Silveira Borges), na Avenida Alberto Maranhão, Centro, Mossoró/RN, ao lado do Ginásio Municipal Poliesportivo Dr. Pedro Ciarlini.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (429)O abandono que o governo tá dando ao Rio G.do norte já ultrapassou todos os limites, o que tá acontecendo com nossas crianças e adolescentes é desumano, todos os dias nas páginas policiais só se ver gente morta, baleada, linchada. Gente com medo toda hora, hospitais que parece mais matadouros, pessoas trabalhando em pânico, pessoas que se demitem por medo da violência. Creio que isso tudo é culpa de uma administração falida e sacana por parte dos nossos governantes, eu não entendo muito de política, sou apenas uma mãe, mas não precisa ser nenhum "expert" no assunto pra entender isso, na hora de votar esse ano vou lembrar de tudo que vejo todos os dias. Icléia Santos. (via facebook, em 03/05/2014).

FIQUE SABENDO... "Fora da Zona de Conforto". Por Lahyre Rosado, vereador pelo PSB de Mossoró, em 19/05/2013.
Oposição ou situação, não importa, o importante é trabalhar pela população. Tomara que façam muito e forcem os que queriam ficar na zona de conforto a se empenharem. Só quem ganha é a população.
Há alguns anos, um amigo aprovado em concurso no Ministério do Trabalho contou-me que enfrentou uma certa resistência por parte dos colegas com mais tempo de experiência no trabalho por causa de sua vontade e disposição de trabalhar. Reclamavam que se ele trabalhasse muito, os antigos teriam que fazer o mesmo e isso não era interessante pra ninguém. "Tenha calma", diziam os acostumados ao pouco trabalho.
No serviço público é mais comum, mas na iniciativa privada também acontece coisas do tipo. Funcionários mais antigos de empresas podem tentar boicotar novatos por estes, por muitas vezes, serem mais dispostos e terem mais vontade de mostrar serviço aos patrões. Justo. Querem crescer. Na medicina, judiciário, comércio, enfim, em todos os segmentos há pessoas que pensam assim.
Desde que me entendo por gente e acompanho os trabalhos da Câmara Municipal de Mossoró, sempre ouvi, e de uns tempos pra cá presenciei, que um ou outro vereador se destacava mais, trabalhava mais, era mais interessado em buscar solução para os problemas. Assim como há vereadores que buscam o destaque, há funcionários que também querem isso.
Antes de assumir o primeiro mandato, conversava com outros três já vereadores. Dizia que o Legislativo poderia ter uma unidade móvel de inclusão digital, que era melhor economizar em determinados pontos para que pudéssemos ter esse trabalho e, quem sabe, sermos reconhecidos pela população. Falava também no ritmo que pretendia impor ao mandato que a cidade havia me confiado. Afinal, esse é o objetivo de todo profissional que deseja ter sucesso em sua carreira, seja ela política ou não.
Ouvi, estarrecido, um veterano dizer-me "Tenha calma. Não invente isso. Além de ter muito trabalho e prejudicar os outros, isso não rende voto". Ele tentava dizer que era mais vantajoso ficar com um mandato em banho-maria e na eleição investir (me entendem, né?) em votos. Confesso que aquilo me alertou o que poderia encontrar. Cumpri um mandato que me rendeu o título de Melhor Vereador do Ano e fui o que mais apresentou proposições em toda legislatura.
Este ano, Mossoró passou a ter 21 vereadores ao invés de 13. Confesso que não sabia bem o que esperar daqueles que foram eleitos no último outubro. Hoje me sinto positivamente surpreso. Não há unanimidade, claro, mas há um desejo majoritário de fazer diferente. Um ou outro ainda pensa como nos tempos da ditadura, onde não se respeita o contraditório ou permite discussão de temas importantes, mas no geral se quer mostrar serviço.
Há um grupo, em especial, que tem mostrado um belo serviço. Nesse grupo, um vereador que voltou à Câmara depois de quase duas décadas afastado, se destaca. Ele foi eleito a primeira vez em 1988 e reeleito em 1992; só voltou a ter sucesso em 2012. Tomaz Neto pode não ser neófito em política, mas é talvez o vereador com mais gás para trabalho na atual legislatura. É polêmico, isso é verdade, mas tem botado gente que pensava em ficar acomodado, pra correr.
Oposição ou situação, não importa, o importante é trabalhar pela população. Há nas duas bancadas na Câmara Municipal vereadores que trabalham muito. Não há governo tão bom que não erre e nem governo tão ruim que nunca acerte. O debate é necessário e a humildade para reconhecer erros e acertos alheios é fundamental. Ninguém pode se arvorar de professor de Deus. É preciso estar atento aos erros e acertos.
Se haverá reconhecimento, são outros quinhentos. O certo é que há vereadores preocupados em cumprir o dever, trabalhar. Tomara que façam muito e forcem os que queriam ficar na zona de conforto a se empenharem. Só quem ganha é a população.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A AGU – Advocacia Geral da Uniã  e Secretaia de Portos da presidência realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 100 (cem) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 07 a 18/05/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.294,52. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Parelha/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 239 (duzentas e trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 08/05 a 08/06/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns!, pelo seu aniversário!": José Zenóbio – DATANORTE e Julierme Torres – Economiário (Dia 03), Serise Medeiros – CDSL (04), Sidnéia Martins – FUNDAC (05), Áurea Miranda – IDEMA (06), Francisco Cunha – Autônomo e Nonato Vieira – UERN (08).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: – "Um abraço Walter Gomes". - Valeu amigo Walgom, pelo envio da Revista Brasília em Dia e acompanhamento do nosso trabalho no DC e Jornal "O Jabá" do Ítalo Praxedes. Votos de saúde e paz a você e demais familiares.
 = HÁ 133 ANOS! Nascimento de Antônio Soares Júnior, primeiro médico nascido em Mossoró, data de 04/05/1881. Formado na Bahia (1910). Foi: Deputado Estadual, Vice-presidente da Intendência (Intendente 1923/1925), Prefeito de Mossoró (1933/1935) e Professor da Escola Normal. (Faleceu com 85 de idade);

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 584/2013 (de 17/03), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre as eleições na UERN e SINAI; Família Herzog recebe nova certidão de óbito; Amazônia, degração da floresta continua; FIQUE SABENDO: "O que diz o novo papa", por Eduardo Hoornaert. E na Edição 555/2012 (de 13/10) estes foram os temas: Comentário sobre o movimento sindical pós eleições municipais; Dezembro de 2012: isso é raríssimo; O Pessoal do Tarará tem projeto de inclusão social; Lisboa Batista, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (352) – por Jose Romero; FIQUE SABENDO: "12 de Outubro – Dia do Agrônomo.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Nasceu em João Pessoa/PB, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudarem para o RJ fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da "turma de Brasília", como Capital Inicial e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, compôs a música "Vital e Sua Moto", em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI. Depois de 10 anos de sucesso da banda, gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), cheio de participações como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle. Namorou por anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou-se com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel e Phoebe Rita. Desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. É irmão do antropólogo e pesquisador cultural Hermano Vianna. No dia 04 de fevereiro/2001, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, devido a um problema de fabricação na baía de a Angra dos Reis, após a tentativa de executar um "looping". No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002, preparado antes do acidente), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009). É amigo de Jimmy Page, lendário guitarrista do Led Zeppelin. Quando sofreu o acidente a partir do qual ficou paraplégico, Page veio da Inglaterra no Rio de Janeiro e vê-lo como estava pessoalmente que, numa situação anterior, havia lhe dado uma guitarra de presente. Por ser pliglota quando saiu do coma, devido sua perda de parte da memória, ele não conseguia falar bem o português e se comunicava com médicos e amigos em inglês e espanhol. Quando ele foi se recuperando gradualmente conseguiu voltar a falar português normalmente. Nosso homenageado completa exatos 53 anos, nasceu em 04/05/1961. Reportamonos sobre Herbert Lemos de Sousa Vianna - guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia do Parlamento, Dia do Pau Brasil, Dia do Sertanejo, Dia do Sol e Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos parlamentares, madeireiros, sertanejos, eternos veranistas e libertários profissionais da imprensa.
QUEM canta...
"Quando eu olho para mim / Dentro de mim tem você / Quando eu olho pra você / Por dentro sinto saudades...". ("Quando Eu Olho Para o Mar" – Composição: Alceu Valença. Canta: A. Valença).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário