domingo, 6 de abril de 2014

DC - Coluna de Notícias 637. (Anexo slide: Reze um Pai Nosso Comigo e para Mim).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 637 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 06 de abril de 2014. Atualizações aos sábados (hoje em caráter especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 14ª/52, dias: 96/369 e faltam 269 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Dada a largada ao processo de eleições suplementares em Mossoró. Convenções realizadas e candidaturas postas para o crivo do eleitorado. Episódios semelhantes ao Avança Mossoró (2006) e costuras políticas em 2012 foram reeditados no início do jogo eleitoral. E vamos ao Nogueirão que temos Baraúnas x Potiguar – nosso clássico rei. Boa leitura nobre leitor/a!

O BRASI É O PIOR EM RETORNO DE POSTO, aponta estudoPela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população.
A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade. Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade. FONTE: Editora de Arte/folhapress, por Claudia Rolli, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 03/04/2014.

GIOVANNI RODRIGUES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O Professor Giovanni nos enviou convite para participar da reabertura do Cineclube Mossoró, ocorrida no sábado com o filme "César Deve Morrer", dirigido pelos italianos Paolo e Vittorio Tavianni. A boa nova é que esse movimento está de volta após meses inatividade. Sucessos amigo e em breve chegarei por aí:
"Informamos que as sessões do Cineclube foram retomadas no último sábado (05) e serão agora quinzenalmente nos sábados. A próxima sessão será dia 19 e anunciaremos a película de em exibição. Contamos com a presença de todos. Local: Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte. Hora: 19:30. Att. Giovanni Rodrigues - Coordenador.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (425)Caro Amigo Hermes. A observação do ilustre jornalista Emery Costa, sobre celular, tem procedência. Na verdade, depois do aparecimento desses "birinaites", alguns usuários ficam prisioneiros daqueles toques, muitas das vezes exóticos. Não respeitam a presença de um amigo e sai, coçando o saco, conforme já observou o cronista aí de Mossoró - o grande José Nicodemos. Daí, a educação vai para o ralo; a solidariedade a acompanha; a falta de respeito se apresenta como dona do pedaço. Depois que surgiu o "net book" é muito comum encontrarmos babacas em praça de alimentação cutucando o teclado de um deles, olhando para um lado e para o outro querendo captar se está sendo observado. Desta feita sou irreverente: o circunstante sempre leva um tremendo "gelo", para curtir em casa. O "tablet" também leva muita gente a esse propósito: o circunstante tasca o dedão sujo somente para emporcalhar a tela (ou vídeo, como queiram), às vezes sem entender do 'riscado'. É a chamada "cultura de axila". Forte Abraço, Amigo Hermes - De José Santos DINIZ.

FIQUE SABENDO... "De volta para o futuro?!".  Por Vantier Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN, via e-mail, em 30/03/2014.
O eterno retorno da quartelização da sociedade brasileira.
Hoje (31/03), ao despertar e ver as notícias, me senti como um personagem do filme "de volta para o futuro"!
Que dia é hoje?! 30 de março de 2014, ou 31 de março de 1964?!
Unidades das forças armadas ocupando favelas no Rio de Janeiro e anúncio de que elas permanecerão lá, nas ruas, até o segundo semestre...?!
Prenúncios de que, durante a copa, o mesmo acontecerá nas ruas de cidades sedes do mega evento...?!
Discursos sobre forças oponentes internas que apontam um inimigo doméstico tão temível que justifica que as forças armadas extrapolem os seus limites (constitucionalmente estabelecidos) de atuação estrita em casos de ameaças à soberania nacional...?!
Ah... mas agora, o inimigo doméstico não é mais a guerrilha urbana constituída por jovens esquerdistas de classe média, e sim, o "crime organizado", constituído exclusivamente por jovens criminosos comuns, negros e, óbvio, pobres (coloquei aspas no jargão midiático acima porque, no capitalismo, para qualquer coisa ter uma organização tão "temível" assim, se precisa de três coisas: dinheiro, dinheiro e dinheiro... tudo o que jovens negros e pobres não têm... se há crime organizado, então, estes jovens são, no máximo, "gerentezinhos locais" de mega empreendimentos cujos grandes sócios investidores, com certeza, encontram-se bem longe das favelas)!
Então, as coisas começam a ficar claras para mim, e vou me sentindo, realmente, de volta para o futuro, ao ver que, apesar dos fatos idênticos ao daquele estado de exceção, estamos em 2014, porque, além do fato de que, "o inimigo agora é outro", há outra diferença também: "os comandantes da marcha sobre o asfalto agora são outros"!
Não são mais generais anticomunistas mas... ex guerrilheiros esquerdistas que, empossados nas funções de comandantes supremos das forças armadas, empreendem uma campanha de manipulação de um sentimento de medo generalizado para, a partir daí, justificarem a "quartelização" das cidades... .
Aliado a isto, estes dirigentes promovem, por outro lado, todo um discurso e uma política desenvolvimentista (que segue colapsando culturas tradicionais e o meio ambiente, em nome do progresso) que beneficia muito mais mega empresas do que as comunidades afetadas por tais "investimentos" (vide a hidrelétrica de Belo Monte - ou será Itaipu? E a copa - sendo que agora são muito mais do que "90 milhões em ação... pra frente Brasil, salve a seleção!").
Afinal, "este é um país que vai pra frente", porque, "nunca antes na história desse país", se viu ele se tornar uma potência, digamos, sub imperialista dos países periféricos... .
A escolha da data da ocupação militar no Rio terá sido mera coincidência? Ou uma ironia dos atuais comandantes civis/militares do poder central?!

CONQUISTE SEU EMPREGO: A FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat de Figueiredo realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 30 (trinta) VAGAS PARA ASSISENTE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, inscrições prorrogadas até o dia 10/04/2014. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 5.166,20. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Reriutaba/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 183 (cento e oitenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Lázaro Fabrício – SESC (Dia 03), Ciro Ney – Jornalista (05), Valdomiro Morais – Prof. (07), José Carlos – Datanorte e Nilson Bezerra – SINAI (08), Anekesia Oliveira – PT, Arlene Duarte – UERN, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador e Mário Ilo – PT (09), Herbert Mota – Adv. (11).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Muito obrigado, amigo. É assim mesmo, pura verdade. Uma pena existir esse conceito. Milton Marques". – Obrigado Grato amigo Milton, pelas observações e atenta leitura do DC. O amigo Marques se reporta ao nosso comentário sobre inaugurações em obras não concluídas na edição 632. Saúde e paz amigo!;
 = HÁ 96 ANOS! Celina Viana e outra (?) votam pela primeira vez no prédio da União Caixeiral, em 05/04/1918;
 = E HÁ 08 ANOS! - Falecimento de George Savalla Gomes "Carequinha", na cidade de São Gonçalo, em 05/04/2006. Foi um dos mais notórios palhaços brasileiros.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 588/2013 (de 14/04), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre as eleições gerais no SINAI; Mais gente no mercado de trabalho; História do forró será resgatada na 9ª edição da Feira do Livro; Bronca do Leitor (380) por Yara Cordeiro; FIQUE SABENDO: "Em 10 anos, morte de jovens aumenta 1.000% em Natal/RN", por Vantuil José de Carvalho". E na Edição 545/2012 (de 08/09) estes foram os temas: Comentário sobre a saúde do Prof. Carlos Filgueira; Site "Página do Cidadão" Reúne Informações Sobre Serviços Públicos; Yara Cordeiro, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (343) por Francisco Martins; FIQUE SABENDO: "Dia da Independência".
 - ENVIADO DE BARACK OBAMA: O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vem ao Brasil entre junho e julho. Além de reunião de trabalho com a senhora Rousseff, irá assistir a um ou dois jogos da seleção de seu país na Copa do Mundo. FONTE: Revista Brasília em Dia, edição 885, por Walter Gomes.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Nascido em 05/04/1958 no Rio de Janeiro, foi cantor, compositor e escritor brasileiro. Ganhou fama como vocalista e principalmente letrista. Dentre as composições famosas estão "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul". É considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Dentre seus sucessos musicais em carreira solo destacam-se: "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do Meu Show", "O Tempo Não Para" e "O Nosso Amor Agente Inventa". Ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tende declarado em entrevistas que era bissexual. Em 1989 declarou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS no sangue) e sucumbiu à doença em 07/07/1990, no RJ. Estamos falando sobre Agenor de Miranda Araújo Neto "Cazuza", ex-líder da banda Barão Vermelho cuja parceria com Roberto Frejat foi criticamente aclamada. Em outubro de 2008 a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Cazuza na 34ª posição. Fonte: http://pt.wikipedia.org;

 - HOJE É DIA: Amanhã (07) será Dia da Radiopatrulha, Dia do Corretor, Dia do Jornalista, Dia do Médico Legista, Dia Mundial da Hipertensão e Dia Mundial da Saúde.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos radio-patrulheiros, corretores, jornalistas, médicos-legistas, hipertensos e agentes em saúde.
QUEM canta...
"Me cansei de lero lero / Dá licença que vou sair do sério / Quero mais saúde / Me cansei de escutar opiniões / Eu sei que agora eu vou é cuidar mais de mim...". ("Saúde" – Composição: Rita Lee. Canta: R. Lee).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário