terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fwd: DC - Coluna de Notícias 630. (Anexo slide: Conselho Chinês).


DEMOCRATIZANDO A Comunicação - Coluna de Notícias "
"Uma forma de noticiar Diferente!"
Ano VI - Edição n º 630 (geral) e 7 ª do Ano. Fontes de Informações: rádios, TVs, Jornais e e-mails.
* Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor - CRIADO los 13 de outubro de 2007.
Telefônicos Contatos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) UO 9921-5275 (Tim).

Mossoró / RN, segunda-feira, 17 fevereiro de de 2014. Atualização EAo Sábados, Hoje é ESPECIAL.
Túnel do Tempo = Ano: 2014, Semana: 7 ª / 52, Dias: 48/365 e Faltam 317 dias do parágrafo o Término do Ano.

"Causo Democrático!"
" Por Motivo de Muito Trabalho, uma agenda Nossa compromete a atualização Nesse Espaço. Retorno " . Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e Mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia Matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins - Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com ).

Estimados/as Amigos/as:

Sábado passamos a tarde inteira e início de noite na “praça” do Hospital Tarcísio Maia / Pronto Socorro Vingt Rosado Neto em assistência solidária à nossa amiga Luciene Holanda que, deu entrada com seu filho Lucas (com suspeita crise de apendicite) por volta da 23h de sexta-feira (14), após longas horas de espera foi confirmada a causa e finalmente o garoto foi cirurgiado por volta das 16h do sábado. Tá tudo bem, sob controle graças a Deus e já recebeu alta médica nesta manhã. Observando à intensa movimentação de pessoas a procura de atendimento, visitação a parentes internos e etc. Um fato que me chamou atenção foi o número de ambulâncias estacionadas por longo tempo, principalmente as vindas do interior. As da SAMU, que chegavam com pacientes se acumularam até três unidades, curioso perguntei a um mototaxista a causa de elas estarem ali por muito tempo. A resposta foi de que aguardam a desocupação das macas. Vem aí o primeiro CarnaSÊBadO e boa leitura nobre leitor/a!


AUMENTA NÚMERO DE CONSUMIDORES ENDIVIDADOS EM JANEIRO – O Indicador de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (12) pela Serasa Experian, subiu 1,1% em janeiro ante dezembro, registrando a quarta alta mensal consecutiva. Na comparação com janeiro de 2013, houve queda de 4%, oitavo recuo seguido nessa base de comparação anual.
As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica), com avanço de 2,7%, foram as principais responsáveis pela alta do indicador. Os títulos protestados cresceram 23,8%, enquanto a inadimplência com bancos encolheu 0,7% e os cheques sem fundos recuaram 0,4%.
Leia mais notícias de Economia
Os economistas da Serasa Experian, em nota divulgada, ressaltam que as quedas nas comparações interanuais vêm cada vez mais fracas nos últimos quatro meses. Passaram de -11,9% em outubro para -10,3% em novembro, -6,5% em dezembro e -4% em janeiro. - Isto sinaliza que a trajetória de declínio da inadimplência do consumidor, constituída a partir do último trimestre de 2012, pode estar se encaminhando para uma conjuntura de estabilidade.
A desaceleração, segundo os economistas, se deve ao aumento dos juros, fraco crescimento da economia, à inflação perto do teto da meta e à diminuição do ritmo de criação de vagas no mercado formal de trabalho. FONTE: R7 Notícias, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 13/02/2014.

VIVA ZÉ VALDI – Muito importante o atendimento as chamadas da campanha “Viva Zé Valdi” promovida por vários amigos dele, digo dele porque não conheço o Zé porem sou conhecedor do estado de saúde que ele passa. Existe o ditado que “o amigo do meu amigo também é meu amigo”..., então vendo a lista de grandes amigos do Valdi já sou seu amigo. Recebi tanto o convite para o evento (07/02) quanto a prestação de contas de tudo e todos que participaram direta e indiretamente. Muito válida e a luta continua, quem não contribuiu ou já o fez, e quiser continuar ajuda-lo nessa caminhada está disponibilizada a conta de D. MAIRA LEILIANE O. ALMEIDA (esposa do Zé Valdi) para contribuições voluntárias: BB – Agência 0214-3, Conta Poupança n. 5820-3 – variação 51. Avante companheiro, com fé em Deus!

ADUERN CONVOCA ASSEMBLEIAA Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 18 de fevereiro de 2014, terça-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 09:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 09:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 10:00 horas, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta: 1) Informes; 2) Convocação do VIII Congresso da ADUERN.

FLÁVIO RESENDE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOCom o título “Casa do Bem agradece por janeiro e volta com vigor redobrado” recebi e-mail do ativista social e jornalista Flávio Resende trata sobre as atividades e vastos apoiadores à CASA DO BEM, que tão bem é conduzido pelo referido ativista:
A Casa do Bem deu uma desacelerada agora em janeiro mas, continuou com algumas atividades, principalmente no futebol com um torneio em homenagem ao pai do nosso coordenador do futebol, o Junior, além da entrada triunfal no Arena das Dunas com 22 jovens levando uma mensagem de paz no futebol, sendo este fato um momento histórico pois foi na inauguração de um equipamento que vai servir para os jogos da Copa do Mundo. Ficamos gratos ao Alan Oliveira e sua equipe da 10 Sports e ao José Vanildo, presidente da FNF, que nos convidaram para este momento. Para 2014 teremos um apoio da Potigás para nossas ações esportivas e cestas básicas da FNF, agradecendo desde já estas bondades.
Aproveitamos para agradecer quem nos ajudou nas férias como Bebeta (Elizabeth Montenegro), que organizou uma festa com ex-alunas do Colégio Maria Auxiliadora e arrecadou brinquedos que foram doados para as crianças da CB. Tempo ainda de agradecer Carmem Pradella, Danielle Medeiros/André, Magaly do Espaço Vida Saudável da Herbalife, Gilvaneide, Francisca, Dr. Abraão Barreto, Haroldo Ribeira Dantas da AABB, Dody Sports, Megashop e Wellington que doaram troféus, meiões e medalhas para a escolinha de futebol (...), mais no site: www.casadobem.org.br.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (419) – Que tipo de pessoa pode abandonar tudo por dois ou três meses e ficar confinado numa casa, incomunicável? Essa pessoa não trabalha? Nem ao menos estuda? Não tem filho para cuidar, nem pais para assistir? Nem esposo ou esposa para zelar? Desculpem-me a franqueza e a palavra forte que usarei, mas todo integrante do BBB é um desocupado. Os dois ou três meses que passam longe da sociedade só servem para mostrar que são pessoas totalmente dispensáveis, que não fazem falta nenhuma ao meio.
NOTA DO EDITOR. Bronca extraída do Blog Tio Colorau (www.tiocolorau.com.br), por Erasmo Firmino em 14/02/2014.

FIQUE SABENDO... “A falência múltipla dos órgãos da administração Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte”. Por Herbert Mota, advogado em Mossoró/RN. Fonte: e-mail pessoal, em 14/02/2014.
O Rio Grande do Norte está administrativa e economicamente falido. Eu diria que na melhor das hipóteses, pode-se dizer que o nosso velho e bravo RN está à deriva. É que no âmbito da máquina estatal, não existe um único órgão, quer da administração direta, quer da indireta, que esteja desempenhando suas funções sequer de forma convencional. Para mim, está em andamento uma espécie de falência múltipla dos órgãos da administração direta e indireta.

E qual seria a causa principal dessa falência administrativa do Estado? Além da incompetência que campeia a administração e representa apenas um efeito, várias são as causas determinantes, dentre as quais se destaca a centralização de poder, que tem sido nada mais nada menos que a tônica da atual administração. E exatamente em razão disso, nenhum secretário tem autonomia para decidir absolutamente nada sem a chancela do Secretário Chefe do Gabinete Civil, que é marido da governadora e Governador de Fato.

A Segurança Pública, por exemplo, enquanto serviço essencial, mesmo sendo a sua execução um dever intransferível do Estado, observa-se que tal obrigação, lamentavelmente, não vem sendo disponibilizada à população nos moldes legal e necessariamente estabelecidos, por pura falta de gerenciamento. Esta, por sua vez, decorre muito mais da famigerada centralização de poder que propriamente da incompetência de alguns dos inúmeros ocupantes da pasta na atual administração. Isto é fato! E, mais que isso: oferecer uma segurança pública de qualidade nunca foi prioridade para o atual governo que, sem embargo algum, prefere "investir", via de regra, muito mais em propaganda enganosa que na segurança pública, na saúde, na educação, na infraestrutura... .

A palmar falência administrativa e econômica do Estado do Rio Grande do Norte, e as danosas consequências dela decorrentes, leva-nos a concluir que por mais que nos esforcemos, ainda assim, não haveremos de encontrar uma razão, mínima que seja, capaz de justificar a espera de um milagre, como tem sido e sugerido a governadora. Ao contrário, faz imperioso extirpar totalmente a incompetência administrativa que assola o Estado e atinge, indistintamente, a todos os administrados. Neste sentido, como a conivente Assembleia Administrativa relevou, o povo, por sua perene sapiência, não perdoará.

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL: O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 796 (setecentas e noventa e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06/03/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 12.359,38. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 39 (trinta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 21/02/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.422,77. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Arimatéia Lucas e Cesimar Oliveira – Colunista (dia 15), Emilly Caroline – Estudante (14), Geraldo Carneiro – Prof. (16), Flaubert Torquato – Prof. (18), Lúcia Fernandes – Fundac e Vera Abreu – Profª. (19).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Hermes, meu amigo, bom dia! Envio em anexo convite da minha formatura e sinceramente ficarei honrado se puder contar com sua presença na minha colação de grau que ocorrerá no dia 12/02/14 às 19:30h. no Praiamar Hotel - Ponta Negra. Abraços, José Mário. – Amigo e “quase Dr.” José Mário, conforme conversamos via telefone não nos vimos na missa solene (dia 08/02) por um imprevisto de última hora. Fico contemplado e feliz pelo convite e estive presenta à colação de grau na última quarta-feira na fé e alma. E a certeza que em breve estarás abraçando essa nova profissão juntamente com seu filho. Saúde e paz companheiro!
 = HÁ 65 ANOS! – O então Prefeito Dix-sept Rosado (in memorian) cria, numa canetada só, 20 escolas municipais através da Lei 22/49, em 15/02/1949.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 577/2013 (de 10/02), tratamos os seguintes temas: Pequeno comentário sobre o sossego de carnaval; Recordista em ações judiciais; SINTE/RN reunirá funcionários em 28/02; Dorisvania Lima, repórter por uma edição; Bronca do leitor (371) – por Walter Silva; FIQUE SABENDO: “A democracia que não veio”. E na Edição 529/2012 (de 07/07) estes foram os temas: Floresta Faz Diferença Convoca a Sociedade antes a votação da MP sobre Código Florestal; DATANORTE Descumpre Implantação de Reajuste em Dissídio; Rádio Assembleia Também Disponível em Dispositivos Móveis; 2º MUTICON RN; Bronca do Leitor (327) – Por Karenine Fernandes; FIQUE SABENDO: “08 de Julho – Dia do Panificador”.
 - MEIO MILHÃO: Impressionante. Entre 2009 e 2011, nada menos que meio milhão de empregadas domésticas deixou seus empregos e migrou para o setor de serviços em várias áreas de atividades, mesmo com a garantia de novos direitos trabalhistas na área. Elas estão estudando e buscando novos caminhos profissionais. FONTE: http://my.opera.com/crispinianoneto/blog, em 05/02/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Em 16/02/2003: Zé Ramalho regravou "A Dança das Borboletas", tendo o Sepultura como grupo de apoio. A música é uma parceria de Ramalho com Alceu Valença, lançada originalmente em 1978. A nova versão poderá ser ouvida na trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro, próximo filme de Guel Arraes. FONTE: http://whiplash.net/materias.

 - HOJE É DIA: ontem (16) foi Dia do Repórter e hoje é Dia do Patrimônio Histórico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos repórteres em geral e profissionais defensores de patrimônio histórico.

QUEM canta...
As borboletas estão voando / A dança louca das borboletas / Quem vai voar não quer dançar / só quer voar, a voar / Quem vai voar não quer dançar / só quer voar, a voar... .  (“A Dança das Borboletas” – Composição: Zé Ramalho. Canta: Z. Ramalho e Sepultura).
  ...os males espanta.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário