sábado, 18 de janeiro de 2014

DC - Coluna de Notícias 626. (Anexo slide: Um Sorriso Pode Mudar Tudo).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VI – Edição nº 626 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, sábado, 18de janeiro de 2014. Atualização especial.

Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 3ª/52, dias: 18/365 e faltam 347 dias para o término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

"Ditados populares que nunca caem e se evidenciam a cada pronunciamento: "Diga com quem andas que direi quem tu és", "Onde há fumaça houve fogo" e "O pau só quebra nas costelas dos mais fracos". Esses ditados encaixam-se como luvas na onda do movimento "rolezinhos" protagonizados nos grandes centros do país e que os pais fiquem em alerta. 1) Cerifique do/a filho/a pra onde vai e com quem; 2) Que os jovens são bem intencionados, porem, sempre termina em tumulto e 3, os jovens pobres são barrados nos shoppings discriminadamente. Vem aí o primeiro CarnaSÊBadO e boa leitura nobre leitor/a!


FUNDO PARA FISCALIZAR TELES É USADO PARA PAGAR INSS E BOLSA - Rio. Os alunos matriculados nas universidades Gama Filho e UniverCidade, no Rio de Janeiro, podem interromper os pagamentos às instituições. A 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro concedeu liminar nesta sexta-feira (17/01) contra o grupo Galileo Administração de Recursos Educacionais, a Universidade Gama Filho e a Associação Educacional São Paulo Apóstolo (UniverCidade), para que os pagamentos pendentes desde que o serviço deixou de ser prestado sejam interrompidos.

Com a decisão, os réus estão impedidos de lançar o nome dos estudantes em serviços de restrição a crédito. Os estabelecimentos de ensino foram descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (13/1), deixando cerca de 10 mil alunos sem aulas. Na decisão, o magistrado autorizou somente cobranças indispensáveis para o fornecimento dos documentos necessários para a transferência dos alunos para outras unidades de ensino (...). FONTE: www.conjur.com.br/.


MOVIMENTO SINDICAL REALIZA "I ATO FORA ROSALBA EM 2014" - A direção do SINAI convoca a base do Sindicato para participar do Fora Rosalba, ato público do movimento sindical em protesto contra o desgoverno do estado. A mobilização será nesta quarta-feira (22), com concentração ao lado do SHOPPING MIDWAY MALL (Av. Salgado Filho), a partir das 14 horas. Entre outras reivindicações, o SINAI vai protestar contra o constante atraso dos salários, pelo não pagamento do terço de férias e de diárias aos servidores e pelo descaso com as condições de trabalho nos órgãos da administração indireta.


ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais uma "convocação" do amigo Erasmo, o mesmo que Tio Colorau, sobre um assunto superinteressante e de grande valia: a validade!

PRAZOS DE VALIDADE – A data que está na embalagem do produto é apenas um referencial. Não pode ser tomada como regra absoluta. A validade de um alimento depende de vários fatores, como exposição à luz, temperatura e condições de transporte e armazenamento. Se mal acomodado, um alimento pode se estragar antes do vencimento previsto. De outro modo, se bem conservado, ele pode sim ser consumido após a data de vencimento constante na embalagem. Um iogurte, por exemplo, pode ser consumido até 3 semanas após seu "vencimento". O ovo, quatro semanas; o chocolate, seis meses; o arroz, 5 anos. Há produtos com prazo de validade indeterminado, como bebidas com graduação alcoólica acima de 10%, vinagre, balas e chicletes e sal não iodado. O mel não vence nunca. FONTE: http://www.tiocolorau.com.br/, 08/01/2014.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (415) – Não tenho nenhuma razão para está satisfeito ou feliz com a relação com essa empresa TERRASAL ou CHEVROLET. O primeiro carro que adquiri da Chevrolet foi um Chevette Branco, lembro-me bem que fui apenas saber o preço em J. Irinaldo e Cia e quando voltei para casa encontrei o carro que havia simpatizado em minha porta. Deixaram e disseram que só viriam buscar com 15 dias depois que eu conhecesse completamente o carro. O meu carro atual é Corsa Hatch que eu queria vermelho ou prata e ai convenceram meus filhos e empurraram um preto e com apenas 11 mil KM rodados, me deixou na rua à noite. O carro nunca mereceu a minha confiança eu sempre desconfiei que ele tinha algum problema e era verdade, fiquei numa rua do comercio (Paraiba) escura e sujeito a ser assaltado por conta de um carro NOVO que não presta. Hoje 13 de janeiro de 2014 ele está na concessionária aguardando que consertem ESSA LATA NOVA. Nem sequer carro reserva pegamos. Irei divulgar nas Redes Sociais o máximo que tiver direito, mas o farei pela falta de garantias que esses troços que chamam de CARRO NOVO nos oferecem. rOgerio Dias...Vivaaaaa J. Irinaldo e Rútilo Coelho!!! Rogério Dias, via e-mail, em 13/01/2014).


FIQUE SABENDO... "Dia Internacional do Riso". FONTE: www.portoweb.com.br.

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos.

O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Quem consegue sorrir e viver de bom humor atrai coisas boas, levando uma vida mais tranquila e feliz. O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva.

Rir relaxa as tensões. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. O riso não só exercita o rosto, mas mexe com o corpo inteiro.

O psiquiatra alemão Rolf Hirsch lembra que a risada é tão importante que existe até a terapia do riso, empregada no tratamento de doenças psicológicas. O riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.
Definitivamente, rir é o melhor remédio para o corpo e o espírito.

E que tal um belo sorriso para celebrar esse dia?


CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL: A EPE - Empresa de Pesquisa Energética realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 343 (trezentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 21/01 a 11/02/2014. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 8.445,75. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 23 (vinte e três) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 27/01 a 17/02/2014. Escolaridade exigida: TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTRO**********

 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Fátima Dantas – FM 98,7 e Iara Soares - Enfermeira (dia 13), Aldezira Rocha – Profª., Bernardino Neto – UERN, Edimar Vieira – Prof. e Nara Nascimento – DETRAN/RN (17), Ivanaldo Xavier - UERN. (18), Sérgio Lobato – UERN (21), Ivoneide Targino – Profª., Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Cavalcante (22), Inalda Cabral – Profª. (25).

 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Meu caro Hermes Alves, vendo sua coluna, o que faço toda vez que acesso a internet, após divulgação, no bloco de abertura, vi o comentário sobre o estado de penúria da Prefeitura de Mossoró na ótica do prefeito interino, e a cobrança natural e adequada ao poder legislativo, sua omissão etc. Da mesma forma como foi cobrado da Assembleia, em razão de afirmação feita pela Governadora, de que os 10 planos de cargos aprovados no Governo anterior não teriam tido os competentes impactos e, sua inclusão no orçamento. São afirmações de quem não sabe o que diz, o que afirma. Totalmente descabidas e desonestas, de quem quer fazer os outros de besta. Além da desqualificação do poder Legislativo, que de fato e muita omisso, não somente nesta matéria, mas em seu papel fiscalizador. À verdade, para se transmitir aos seus inteligentes e assíduos leitores, mossoroenses e não mossoroenses. Primeiro, TODOS os Planos, após sua conversão em Lei são, obrigatoriamente, incluídos, para efeito de custos, no orçamento do Estado do ano seguinte; segundo, TODOS os Planos, inclusive os que foram elaborados no atual Governo, tem, necessariamente seus impactos feitos pela Secretaria de Administração. Com os 10 Planos tão propalados não foi diferente, seus impactos foram feitos, não ha exceção, quem atua na gestão dos serviços públicos, se for honesto sabe da impossibilidade de um projeto de Lei, com dispêndio para o erário, seguir ao poder legislativo sem o competente impacto financeiro. A Direção do SINAI não costuma mentir, não há razão para isso. O atual Governo sabe disso, mas tenta "enrolar", por ser um Governo enrolão, a população sabe sobre esse tema. Mais, no orçamento de 2011 foi acrescido 17% para despesa com pessoal, quando o crescimento vegetativo da folho atinge, em media 3.5%, o que seria mais do que suficiente para pagar todos os Planos. Tem mais, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, sob o comando do Deputado Mineiro, em novembro de 2011, o então Secretário Chefe da Casa Civil Zé Anselmo garantiu que, em 2012 os Planos seriam todos pagos, pois havia verba suficiente no orçamento em tramitação, à época. Tudo registrados. Em janeiro de 2012 a Sra. Rosalba anunciava não poder pagar os Planos naquele ano. Seu Governo funciona assim, uma afirmação hoje, amanhã outro desmente sem qualquer cerimônia, um desastre. Essa é a realidade nua e crua. Até quando os norteriograndenses vão poder tolerar essa farsa de governo? Abraços, Santino Arruda". – Valeu grandioso companheiro Santino, estive no SINAI e soube que estás de merecidas férias nas plagas da guerreira Caraúbas. Que descanse e na volta a Natal passe por Mossoró e articular o Fórum dos Servidores. Temos que conversar com técnicos e professores da UERN, visando a campanha salarial 2014 em geral. Grande abraço, com votos de saúde e paz a toda família Arruda!

 = HÁ 81 ANOS! Fundada a Associação de Professores de Mossoró (APM), em 17/01/1932.


**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição nº 572/2013 (de 15/01), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre atraso nas edições; Preço do material escolar vai até 579%; SINAI dá largada para Campanha Salarial 2013; Poetisa caraubense lança livro; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (367) por Diniz Santos; FIQUE SABENDO: "A Morte de Josué de Castro no Exílio" por Prof. Romero Cardoso. E na Edição 521/2012 (de 07/06) estes foram os temas: Kassab é Impedido de Cassar Licença de Ambulantes; Arraiá da Greve; Alerta de Vírus, não custa nada, Kleneus66; Ciclo de Palestras Eleitoral será Realizado em Mossoró; Eriberto Monteiro, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (319) – por Sérgio Chaves. FIQUE SABENDO: "Seguro habitacional é um direito comunitário".

 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Começou a carreira artística em 1958, quando fundou, com seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda, o Trio Mossoró. Dois anos depois, o trio foi apadrinhado por João do Vale, e, por ele, foi levado para a gravadora Copacabana. Ao todo, o trio gravou uma série de doze LPs. Em 1972, o Trio Mossoró gravou "Pequiniquê", com Abdon Santos, no LP "Transamazônica o Paraíso da Esperança", lançado pela gravadora Copacabana. Em 1974, teve a música "Despedida" gravada por Carlos André, no LP "O apaixonado", da gravadora Beverly. No mesmo ano, compôs com Oséias Lopes, a "Homenagem a Messias Lopes"; com Gebardo Moreira, "Ponte Rio- Niterói" e "Por Amor Demais", e, ainda, com Abdon Santos, o forró "Caçador de Sumaré" gravadas pelo Trio Mossoró, no LP "Praça dos Seresteiros". Em 1975, "Canto de Amor", com Sérgio Moreira, foi gravado pelo Trio Mossoró, no LP "Forró do Velho Inácio". Dois anos depois, "Despedida", com Oséias Lopes, e "Só Recordando", com Jorge W. Porreca, foram gravadas pelo Trio Mossoró, no LP Forró do Mexe Mexe". Em 1978, o cantor Bartô Galeno gravou "Iza", parceria com João Mossoró, no LP "Só Lembranças". No ano seguinte, "Como é Triste saber", parceria de João Mossoró com Ivan Peter, e "Somos Dois Apaixonados", com Bastinho Calixto foram gravadas por Ivan Peter, em LP Tapecar. Ainda em 1979, Carlos André gravou "Entre Quatro Paredes", com Jacinto José, no LP "O Apaixonado - volume 6". Em 1981, com a dissolução do Trio Mossoró, passou a seguir carreira solo. No mesmo ano, lançou, pela RCA Victor, o compacto simples "De Dois em Dois". Em 1985, fez uma participação especial no disco "Forró Verdadeiro", lançado pela Chantecler, por sua irmã, a cantora Hermelinda, com quem cantou junto as faixas "A Lhe Procurar", de sua autoria, Bastinho Calixto e Zé Ramos, e "O Adeus de Quem Tanto Amei", de Bastinho Calixto, Reginaldo Régis e Camarão. Em 1986, o forró "A Lhe Procurar", com Bastinho Calixto e José Ramos, foi gravado por Hermelinda, no LP "Forró Verdadeiro". Em 1993, Carlos André gravou "Tonelada de Forró", com Bastinho Calixto e Oseinha, no LP "Para Recordar e Xamegar", lançado pela gravadora CID. Em 1998, gravou, de forma independente, o CD "Um Canto de Amor", no qual interpretou obras de sua autoria como "Aplausos Pro Meu Coração", com Bastinho Calixto, "A Lhe Procurar", com Bastinho Calixto e Zé Ramos, "Liberdade ou Servidão", com Fernando Santos, "Minhas Janelas", com Fernando Santos, "Monaliza", com João Silva, "Volta Pra Casa Amor", com Bastinho Calixto, e "Não Tenho Culpa de Nascer Assim", com João do Vale. Em 2003, lançou o CD Maré Cheia" no qual incluiu músicas de Luiz Vieira, Waldir Machado, Herivelto Martins e Geraldo do Norte, entre outros. Em 2004, lançou o CD "O Mito e a Arte de Luiz Gonzaga", no qual homenageou o Rei do Baião, disco que mereceu todo um programa (2 horas) da série "Ricardo Cravo Albin Convida" transmitido aos domingos e 2ª feiras pela Rádio MEC. Nesse disco, interpretou "A Volta da Asa Branca", "Lascando Cano", e "Algodão" de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, "Penera o Xerém", "Dezessete e Setecentos" e "Quer Ir Mais Eu Vamo", de Luiz Gonzaga e Miguel Lima, "Roendo Unhas" e "Retrato de Um Forró", de Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho, "Danado de Bom", "Vou Te Dar um Cheiro", "A Acácia Amarela", com João Silva, "Baião de Vassouras", de Luiz Gonzaga e David Nasser, "Marcha da Petrobrás", de Luiz Gonzaga e Nelson Carvalho, "Buraco de Tatu", de Luiz Gonzaga, "Juazeiro", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e "De Terezina a São Luiz", de Luiz Gonzaga e João do Vale, entre outras. Em 2012, lançou o CD "Conexão Nordeste - O Arauto das Raízes Nordestinas", produzido por ele próprio. Com músicas de Chico Salles, Gonzaguinha, Nando Cordel, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros. Estamos falando sobre JOÃO BATISTA DE ALMEIDA LOPES ou "JOÃO MOSSORÓ", nascido na cidade de Mossoró/RN em 15/01/1947. Fonte: www.dicionariompb.com.br.


 - HOJE É DIA: hoje é Dia Internacional do Riso e amanhã será Dia da Penitência.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos humoristas do mundo inteiro e pecadores e pecadores hávidos por penitências.


QUEM canta...

"Vou desmaiar, não aguento mais / Fazendo cócegas / Eu estou sorrindo / Mais posso chorar, fazendo cócegas... ."  ("A Gargalhada...". ("A Gargalhada" – Composição: Nelson Gondin. Canta: Rony Cócegas).

  ...os males espanta.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.


ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário