terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 620. (Anexo slide: Amigos são Estradas).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 620 (geral) e 50ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 18 de dezembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 51ª/52, Dias: 351/365 e faltam 14 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Vejo a possibilidade da união dos servidores para 2014 e ressurgir o FES – Fórum Estadual dos Servidores. Na última sexta-feira o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN esteve representado pelos companheiros Santino Arruda, João Moura e minha pessoa em uma reunião na Sede do SINPOL – Sindicato dos Policiais Civis e Servidores do RN com a presença de vários importantes dirigentes sindicais e articuladores dos movimentos sociais. Na pauta uma série de atividades visando o FORA ROSALBA como também articular uma Campanha Salarial pautada nos desmandos e prejuízos causados pelo desgoverno Rosalba Ciarlini ao estado, a sociedade e seus servidores. Novos encontros e debates continuarão mesmo em período de férias e recessos! Boa leitura nobre leitor/a!

CARTILHA "A NOVA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES" Nasce com o propósito de esclarecer dúvidas a respeito das mudanças decorrentes das reformas da Previdência e da adoção da Previdência Complementar do Servidor Público. A publicação se insere no contexto da educação Previdenciária, que consiste em contribuir com o debate sobre os direitos e garantias previdenciárias dos trabalhadores em geral e dos servidores em particular.
Registra-se ainda que em 2013, o DIAP lançou a série "Educação Política", com as cartilhas "Noções de política e cidadania" e "Para que serve e o que faz o movimento sindical", já disponível para leitura no site. Os interessados em adquirir exemplares da versão impressa de "A Nova Previdência dos Servidores: Regime Próprio e Complementar" devem falar com o Diap pelo telefone (61) 3225-9744 ou por e-mail para iva@diap.org.br. A série Estudos Técnicos é um dos materiais produzidos pela equipe do Diap. FONTE: www.diap.org.br, em 15/12/2013, na base de dados do site: janeayresouto.com.br/.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! - O nosso convocado da série é um batalhador e defensor do nosso Rock In Roll, sintonizando e levando os seguidores do estilo aos diversos cantos do estado e fora dele. Avante amigo!
Olá galera! Tou fazendo mais um Rockstage. Ainda nas comemorações de 10 anos em atividade, a Stormblast Produções Apresenta: 19º Rockstage, com as bandas: Beast Conjurator - Death Metal (PE) http://beastconjurator.bandcamp.com; Black Century - Heavy Tradicional (RN) http://blackcentury.bandcamp.com e Bones in Traction - Thrash/crossover (RN).
QUANDO? Sábado, 21/12/2013, às 22h, no Centro Cultural Dosol – centro de Mossoró/RN. Ingressos no Valhalla Rock Bar e na Looping Camisetas Do Mundo, no valor de R$ 10.00. Publiquem, abraços e obrigado! Marcondes Paula – Produtor Stormblast.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (411)APRENDENDO COM O MERCADO. Entra em campo a emoção. A desenvoltura. O talento. O perfil do artista que carrega consigo a marca da autenticidade. Para alguns, nada de tão extraordinário. Apenas a legitimidade ao alcance de todos. E paga-se um preço altíssimo para estar no tablado da competitividade. Nessa guerra da sobrevivência só escapa quem voa alto, diga-se de passagem. Não se tem a mínima ideia do que pode acontecer nesses dias de tanta expectativa. Pode acontecer tudo ou dar em nada nesses quando a pirotecnia da rede globo entra em ação. Tudo leva-me a crer que a proposta é algo que diz respeito às exigências do mercado fonográfico. Mesmo assim, sempre vale a pena o aprendizado e a experiência. Posso até estar equivocado. Entrando em parafuso em dizer que a arte estar se coisificando. Perdendo a sua essência. O brilho. O que se propõe, sem dúvida, é colocar a arte e a cultura a serviço de uma indústria cultural perversa, medíocre e subserviente aos interesses de uma máfia que detém os meios de comunicação do país. Não precisa apresentar o currículo da academia para entender que o mercado no momento precisa, urgentemente, de novos valores. De caras novas. Renova-se o canto no momento oportuno para num passe de mágica imprimir o mais rápido possível à linguagem universal do sucesso. O que não é tão difícil. Quem determina é a força do poder de comunicar. E é o que estamos acompanhando. Queiramos ou não, tomamos partido. Escolhemos o nosso candidato muito antes da intervenção de Claudia Leite, Carlinhos Brow, Daniel e o veterano Lulu Santos. Esses estão credenciados pra dizer ao Brasil se o canto potiguar de nossa compositora e intérprete Krystal atende, realmente, os requisitos básicos desse novo projeto instalado através do THE VOICE. É todo um jogo de marketing para persuadir e salvar o mercado. Em nome do lucro os que ficam e estão ávidos pelo sucesso, certamente, terão que adotar uma nova performance. Não contrariar, jamais, a lógica do capital e da enganação. É só mais um ensaio geral para uma adaptação às regras de um velho modelo que sempre se renova de vez em quando. A priori, o processo seletivo. A articulação necessária para o devido enquadramento do artista nessa nova empreitada. Ou seja, o jogo é agora tratar de ser evidência e conviver com a ideia do sucesso. É só acreditar. Nada mais importa. A pauta dos dias que virão é aprender com o MERCADO. Genildo Costa.

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 19". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Possibilitar às elites econômicas e políticas um melhor controle sobre seus subordinados, para desse modo poderem dominá-los e explorá-los! O mundo é uma grande máfia!
Talvez, só encontremos situação semelhante na História, um possível paralelo mesmo que numa dimensão reduzida, limitada à população de um país, na inicialmente citada Revolução Autogestionária Espanhola. Naquele momento, conforme já dissemos, os anarquistas conseguiram impulsionar no bojo do processo de desestabilização do Estado republicano, devido à tentativa de golpe dos fascistas ações de desapropriação de terras, fábricas e empresas de serviços (públicos, inclusive) e, a partir daí, instauraram práticas de autogestão coletiva destes meios de produção, de administração direta da sociedade (econômica e politicamente) por parte de milhões de cidadãos! E, eis a questão que muitos leitores devem estar fazendo a esta altura: por que a Revolução não perdurou? Resposta: como se não bastasse a luta contra o fascismo/nazismo, os revolucionários ainda foram vítimas de uma aliança traiçoeira entre os republicanos liberais e o Partido Comunista, os quais, com vistas ao restabelecimento o Estado Nacional, empreenderam combate contra os até então seus aliados anarquistas, difamando, prendendo, torturando e exterminando os revolucionários!
Como se vê, há precedentes na história que demonstram a disposição das diversas alas em concorrência no campo autoritário/estatista para, em momentos de possíveis rupturas com os paradigmas político-econômicos autoritários, se unirem em torno do combate a um inimigo comum: os libertários! Sim, porque aqui, para além das disputas em torno de interesses de classes e/ou de agremiações políticas, está em jogo uma disputa maior, de projetos civilizatórios/antropológicos: de um lado, estão aqueles que afirmam a necessidade de se instituir uma sociedade verticalizada, para garantir o bom funcionamento e a preservação da "ordem" (seja capitalista ou "comunista"); de outro lado, estão os que apontam as estruturas sociais verticalizadas como sendo aquilo que funda e sustenta a dominação e exploração do homem sobre o homem, advogando assim a necessidade da instauração de relações sociais horizontalizadas.
Atualmente, verifica-se que:
Em vários países e vários, aqui, inclui "democracias" europeias e a dos E.U.A., "naturalmente", organizações anarquistas estão sofrendo ataques policias como aquele perpetrado contra a F.A.G., na tarde do dia vinte.
Em nível internacional, baluartes da intelectualidade – inclusive críticos do capitalismo, como o filósofo e teórico esloveno Slavoj Zizek, que na segunda semana de Julho deu entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura que, "coincidentemente", emitem críticas ao caráter "anárquico" das mobilizações sociais em pauta, têm sido arregimentados por grandes empresas de comunicação para opinarem sobre este momento histórico.
Em alguns países, vem se verificando a adoção de estratégias que visam à institucionalização nos marcos da democracia representativa destes movimentos tendentes à democracia direta, como foi o caso da recente proposta de criação do partido espanhol do "No", a partir do que ficou conhecido como os protestos dos "indignados", em 2011.
Então, percebe-se que o caso brasileiro não é sui generis, mas que se configura no âmbito de um esforço maior do Status Quo internacional, com vistas a neutralizar uma ameaça implícita neste movimento crescente de fortalecimento de uma sensibilidade anti-estatal: a ameaça para o Status Quo da possível passagem de um estado de "sensibilidade" aproximável das críticas e proposições anarquistas, para um estado de assunção decidida destas visões libertárias, podendo ser promovida esta passagem, potencialmente, pelo "contágio" que a inserção ("infiltração") da(s) radicalidade(s) libertária(s) nestes movimentos pode gerar.
Nesta disputa civilizacional entre autoritários e libertários, está em jogo uma "luta por corações e mentes"!
Por isto, pode-se entender as ações de investidas da(s) radicalidade(s) libertária(s) contra a grande propriedade privada/estatal como representando uma dupla ameaça contra o Status Quo (ou, de outra forma: como tendo uma dupla potência): por um lado, exerce o já alegado efeito de sabotar, paralisar mesmo que por um período de tempo muito curto, momentaneamente, alguns ramos do circuito de produção e reprodução do capital e, por outro lado, exerce a função nos termos de Paulo Freire de um ato educativo antropogênico, visto desafiar os manifestantes a romperem com "vomitar" um conteúdo subjetivo dos mais importantes para a manutenção do sistema de opressões vigente, ou seja, a crença na sacralidade das instituições!
Diante disto, pode-se, inclusive, questionar seriamente se o Status Quo no Brasil teria acorrido a atender tão apressadamente algumas reivindicações levadas às ruas pelos manifestantes, caso não houvesse se verificado o grande prejuízo que as ações dos "radicais" provocaram para o grande capital um representante da Federação do Comércio (FECOMERCIO) do RN estimou algo em torno de setecentos milhões de reais, em todo o território nacional -, bem como, caso não houvesse o risco de um contágio e generalização das visões e atitudes da(s) radicalidade(s) libertária(s). Em que pese os espantosos números na casa dos milhões, dos que foram às ruas no dia vinte, é de se questionar, caso as manifestações tivessem se configurado, de forma absoluta, em meras passeatas cívicas com todos apenas "caminhando, cantando e seguindo as canções", como queria o Status Quo, se não se configuraria ali mais um dos corriqueiros atos de descaso dos poderes estatais para com os tão frequentes atos de protestos públicos no Brasil.
O que o Status Quo, em nível mundial, quer evitar a todo custo inclusive, deixando que se percam alguns anéis – é uma tomada de consciência generalizada em torno da percepção de que, em política, não existe apenas a opção restrita entre democracia representativa e/ou ditaduras no sentido clássico (e isto implica perceber que os partidos políticos não são, nem naturais, nem necessários a toda e qualquer concepção de democracia)! Quer, também, evitar que se generalize a percepção de que especialmente em tempos de "globalização" boa parte dos problemas enfrentados em nível doméstico pelas populações humanas dos diversos países são, no fim das contas, problemas gerados pelo paradigma civilizatório/antropológico dominante que condiciona comportamentos de mando e obediência através de instituições hierarquizadas, com a finalidade de possibilitar às elites econômicas e políticas um melhor controle sobre seus subordinados, para desse modo poderem dominá-los e explorá-los! O mundo é uma grande máfia!

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 06 (seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 02 a 22/01/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / Superior. Salários: até R$ 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: O MDA – A Prefeitura de Assunção/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 43 (quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/12/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 5.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Vantuil Carvalho – Sgto. (dia15), Mário Gerson – Escritor e Poeta (16), Aline Linhares – Radialista (18), Marcílio Aires (17), Luiz Carlos Dambroski – Olinda/PE (20) e Lúcio Ney – Professor (21).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Olá primo, escrevo para lhe agradecer por estares publicando meu texto até o final. Tenho acompanhado, inclusive para ver se surge alguma polêmica. Aproveito para lhe enviar o link das minhas notas no facebook, onde possíveis interessados poderão encontrar o texto na íntegra, incluindo as notas. Aí vai: https://www.facebook.com/vantieo?sk=notes. E quanto à vida cotidiana, como estão as coisas por aí? Abração pra você e toda a nossa família. Inté, Vantiê Clínio". – Valeu Dr. Tiê (to Family), quanto as polêmicas ainda não surgiram, mas, muita gene boa está lendo e concordam com sua linha de raciocínio. Eu, como já te falei, concordo parcialmente em muita de suas considerações. Saúde e paz, que o ciclo natalino te muitas energias para um 2014 bem melhor.
 = HÁ 17 ANOS! Foi instalado Teatro Lauro Monte Filho, antigo Cine Teatro Cid, na cidade de Mossoró/RN em 17/12/1996.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 566/2012 (de 16/12), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o final do ano e fim do mundo; "Não Tenho mais o que fazer", diz Dilma, sobre o royalty do petróleo; SINTE-RN repudia aumento de prefeito e vereadores de Natal; Flávio Rezende, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (361) por Diniz Santos; FIQUE SABENDO: "Mossoró não possui plateia para teatro", por Pessoal do Tarará. E na Edição 511/2012 (de 01/05) estes foram os temas: Comentário sobre esvaziamento na praça da convivência; Adeus as Pilhas Comuns; Secretários Desmentem Governadora; II Mutirão Estadual de Comunicação; Rômulo Arnaud, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (309) – por George Vale; FIQUE SABENDO: "Dia da Literatura Brasileira".
 - HOJE É DIA: hoje é o Museólogo e Dia Internacional do Migrante (estabelecido pela ONU em 18/12/1990). Amanhã (19) será Dia do Paraná (instalação da Província Paraná em 1853).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos museólogos, aos migrantes e aos paranaenses.
QUEM canta...
"A vida é linda, é tão linda / Sorria você tem direito a mil gargalhadas / A vida é linda, é tão linda / Se o dia te der um limão faça uma limonada...". ("A Vida é Linda" – Composição: Luiz Fábio. Canta: Goretti Alves).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário