quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 619. (Anexo slide: Cavalo Cego).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 619 (geral) e 49ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 12 de dezembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 50ª/52, Dias: 346/365 e faltam 19 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Quase 20 dias longe desse contato semanal. Tudo por conta de outros afazeres incluindo-se o pagamento de RPV – Requisitório de Pequeno Valor tendo como favorecido os servidores da FUNDAC, sob os cuidados do SINAI. Um processo longo e complicado que nos envolveu dioturnamente, de domingo a domingo, de 08h às 22 horas sem exagero nenhum. As pessoas não nos pouparam em tempo algum. Aos poucos retornaremos a normalidade. Amanhã (13) acordando antes do sol nascer para pegar estrada rumo a Natal para compromissos sindicais. Se tiver um tempinho atrapalharei o retorno da Rosalba Ciarlini ao governo! Boa leitura nobre leitor/a!

RECUSA DE COBERTURA POR PLANO DE SAÚDE GERA DANO MORAL – Embora geralmente o mero inadimplemento contratual não seja causa para ocorrência de danos morais, é reconhecido o direito à compensação dos danos morais advindos da injusta recusa de cobertura de plano d saúde. Esse foi o entendimento aplicado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, seguindo voto da ministra Nancy Andrighi, para condenar um plano de saúde indenizar uma consumidora em R$ 10 mil.
"Tal fato agrava a situação de aflição psicológica e de angústia no espírito do segurado, uma vez que, ao pedir a autorização da seguradora, já se encontra em condição de dor, de abalo psicológico e com a saúde debilitada", explica a ministra, relatora do caso. No caso, a consumidora entrou com ação contra a empresa após o plano de saúde ter negado o reembolso integral dos medicamentos utilizados no tratamento de quimioterapia. Em primeira instância, a empresa foi condenada a custear os medicamentos e a indenizar a cliente em R$ 10 mil, por danos morais. Ao recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, o plano de saúde conseguiu reverter parte da condenação e livrou a empresa de pagar danos morais.
De acordo com o TJ-SP, entendimentos diversos de disposições contratuais são insuficientes para configurar o dano moral. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça restabeleceu a sentença. De acordo com a ministra Nancy Andrighi, ao exlcuir a condenação por danos morais o Tribunal de Justiça de São Paulo divergiu da jurisprudência do STJ. Citando diversos precedentes, a ministra mostrou que a injusta recusa do plano agrava a situação da consumidora que fazia tratamento e já estava com a saúde debilitada. FONTE: www.conjur.com.br, por Tadeu Rover.

REJANE COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Convocamos a companheira Rejane para estrear na série e anunciar a 16ª Campanha "Meu Melhor Natal" cuja meta é arrecadar 2.300 brinquedos e 1.500 kits escolares, totalizando 3.800 itens
DOE BRINQUEDOS E MATERIAL ESCOLAR!!!
Meu Melhor Natal é uma Campanha realizada, desde 1998, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, por intermédio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – PRORHAE. Tem o intuito de arrecadar brinquedos e material escolar para distribuição entre crianças de algumas comunidades carentes de Mossoró, de escolas, creches e instituições educacionais e de saúde e filhos de presidiários da Penitenciária Mário Negócio.
A realização da Campanha Meu Melhor Natal representa o interesse e o compromisso da UERN na condução de uma ação de responsabilidade social que proporciona anualmente, a uma pequena parcela da sociedade tendo como foco, crianças carentes a terem um melhor Natal com momentos de satisfação pessoal e alegria, ressaltando-se o espírito de solidariedade e de cidadania especialmente no âmbito da UERN.
Período de arrecadação: de 22 de outubro a 12 de dezembro e a Entrega dos itens: de 17 a 19 de dezembro (data que se dará o final do recesso escolar da rede pública municipal e estadual de ensino de Mossoró). OBS. PRAZO DE ARRECADAÇÃO PRORROGADO ATÉ 17/12.
Postos de Arrecadação: Todos os setores acadêmicos e administrativos da UERN, IFRN, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Saúde. Maiores informações: através dos telefones: 3315.2127 ou do e-mail sbsc@uern.br/. Rejane Cléia Souza e Costa - Coordenadora da Campanha.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (410) – Será que o Governo Rosalba não ver o caos em que o Estado esta metido, levado por seu Governo, incompetente no trato com as finanças estaduais, tendo levado os serviços públicos a uma situação de vulnerabilidade e precarização sem precedente em nossa história? Será que ninguém vai fazer nada para que o Governo mude de rumo? Ninguém dentro do Governo, pois sua surdez é incapaz de ouvir alguém de fora, o transtorno que seu Governo esta causando aos norteriograndenses?, ninguém vê?, que Governo é esse, que a ninguém escuta, os compromissos com a saúde deixaram de existir, embora tomada a pouco mais de 2 meses, para onde se vai assim, como acreditar, toda vez que conversamos é somente para conflitos, e desqualificação por parte da equipe de negociação, nada a apresentar, o ano esta acabando, sem repor nenhuma perda salarial de ninguém das fundações e das autarquias, como viver assim, que Governo é esse? Além do que esta há 3 meses atrasando salários de uma parcela significativa do funcionalismo, não basta, esse terceiro ano de sua gestão só aumentou a tragédia no âmbito dos serviços públicos, basta... . FORA ROSALBA, À greve e à luta... . Santino Arruda, via facebook, em 09/12/2013.

FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 18". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Mais da metade das populações entrevistadas considera os partidos políticos indignos de confiança, seguindo-se, no ranking da descrença, os parlamentos, as polícias, os serviços de saúde e o poder judiciário.
De sua parte, a Presidência da República propôs, de chofre, uma nova constituinte, mas, ante as contraposições de juristas que alegaram que uma proposta como esta não cabe nos limites constitucionalmente estabelecidos visto que a constituição "não dá um tiro no próprio pé", deixando margens para a sua própria revogação, esta proposta foi modificada para a da implementação de um plebiscito sobre uma reforma política, o que gerou outra discussão - marcadamente, entre governo e oposição - sobre o que seria mais viável e interessante a este respeito, se um plebiscito ou um referendo. Dilma Rousseff começou a empreender, também, encontros com lideranças de movimentos sociais institucionalizados – as "novas elites" -, para "ouvir" as suas "vozes" / reivindicações.(28).
Por sua vez, o poder judiciário e as polícias também se apressaram em dar mostras de prontidão e legitimidade cívicas: já na Quarta Feira, dia vinte e seis, o S.T.F. expediu mandado de prisão para o deputado federal – pelo P.M.D.B. de Rondônia, Natan Donadon, condenado desde 2010 por peculato e formação de quadrilha. Na Sexta Feira, dia vinte e oito, o deputado Danadon estava preso!
Também, numa ação conjunta entre o Poder Judiciário, o Ministério Público Federal, o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União e a Polícia Federal, foram repatriados, da Suíça para o Brasil, pouco mais de dez milhões de reais desviados - da obra de construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo - pelo juiz Nicolau dos Santos Neto, vulgo "juiz Lalau", ainda na década de 1990!
Ainda: em várias municipalidades, as tarifas de transportes públicos coletivos tiveram seus valores reduzidos, num efeito cascata.
"Vão-se os anéis e fiquem os dedos!" Como se vê, o Status Quo, de cima abaixo, de um lado a outro, apressou-se em dar mostras da viabilidade/factibilidade da reforma das instituições, com vistas a promover a grande (re)conciliação das energias das mobilizações sociais com a institucionalidade nacional.
Por outro lado, os protestos e manifestações não cessaram apesar de não apresentarem mais as vultosas cifras dos milhões de manifestantes verificadas naquele apoteótico dia vinte, e as grandes empresas de comunicação continuaram a louvar o seu "caráter pacífico" e a estigmatizar e promover o isolamento dos "vândalos infiltrados".
Acrescentemos que já durante a tarde daquele surpreendente dia vinte, um centro cultural (Ateneu Batalha da Várzea) organizado pela Federação Anarquista Gaúcha - F.A.G. – foi invadido por uma dezena de agentes da Polícia Civil e teve vários documentos e equipamentos apreendidos, bem como houve uma tentativa de aprisionar uma militante da F.A.G. – sem apresentarem mandado de prisão. Tudo isto sob a alegação de que aquela organização anarquista estaria, em colaboração com outras organizações sociais de outros países, difundindo e adotando táticas de guerrilha urbana no Brasil...! É claro que isto não terá sido mera coincidência!
Ao ampliarmos a análise dos acontecimentos de modo a situar o caso brasileiro no contexto do quadro de uma série de mobilizações e protestos potencializados pela já aludida crise econômica mundial que vêm ocorrendo internacionalmente, seja em países europeus, nas Américas latinas, nos E.U.A. ou em países árabes e, ao chamarmos as atenções para o fato de que praticamente todas estas mobilizações têm em comum formas de organização descentralizadas, não hierarquizadas que remetem a práticas de democracia direta, bem como um conteúdo atitudinal caracterizado por uma descrença crescente com relação às instituições estatais em geral o que pode ser sintetizado no lema popular de recentes protestos argentinos, "Que se Vayam Todos!", poderemos afirmar, de forma mais compreensível, as nossas conclusões.
Vivemos, conforme o que acabou de ser dito, um momento histórico em que vem ganhando cada vez mais espaço (especialmente entre os jovens) uma sensibilidade um "espírito do tempo", diria algum hegeliano que se aproxima muito mais das críticas e proposições historicamente encampadas pelos anarquistas, o que pode significar, no limite, a fermentação de um processo de ruptura com o próprio modelo civilizatório/antropológico dominante fundado nas instituições da hierarquia e poder privado/estatal.
Uma demonstração disto como se não bastasse as ondas internacionais de mobilizações não hierarquizadas e refratárias ao Status Quo, que acabamos de citar é uma pesquisa realizada em vários países do mundo, das Américas à Europa, pela organização Transparência Internacional (uma ONG mundial que faz campanha contra a corrupção), e cujos resultados divulgados na segunda semana de Julho atestam que mais da metade das populações entrevistadas considera os partidos políticos indignos de confiança, seguindo-se, no ranking da descrença, os parlamentos, as polícias, os serviços de saúde e o poder judiciário! Óbvio que a descrença se estende aos poderes executivos que, na percepção da maioria dos entrevistados, respondem majoritariamente a interesses particulares!

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 23 (vinte e três) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 27/01/2014 a 17/02/2014. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 150 (cento e cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/12/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 8.300,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Gilberto Oliveira – Professor e Sérgio Oliveira - Jornalista. (dia 09), Bruno Barreto – Jornalista e Lauro Amaro (10), Lívia Rodrigues – FUNDAC (11), Lisboa Batista – Colunista Social e Professor (13) e Augusto Pinto – FUNDAC (14).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Obrigado pelo registro. Forte abraço, meu caro Hermes. José Maria Alves". – Grande Super Zé, felicidades a você, familiares e avante com o Canal Santa Luzia TV por muitos e muitos anos. Feliz Natal e 2014 cheio de realizações;
"Boa noite, amigo Hermes! Se puder, por gentileza, divulgue que a partir das 22h de hoje (12/12) no Sélect Nouveau a banda "Time" estará fazendo os maiores sucessos do Pink Floyd, obrigado! Assis Neto". – Bravo Assis Neto, mais uma vez de fora, infelizmente, tenho que acordar as 04h para compromissos no início da manhã em Natal/RN. Sucessos e casa lotada com certeza, são nossos votos. Fraternal abraço e até a próxima.
 = HÁ 100 ANOS! Criado o Brasão de Armas do Município de Mossoró, em 12/12/1913.

.**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 564/2012 (de 08/12), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o fechamento dos postos fiscais do RN; MEC aporta UFRN como melhor universidade federal do norte e nordeste; DIEESE aponta RN como o melhor 2º desempenho de arrecadação; Janaiky Almeida, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (360) por Carlos Santos; FIQUE SABENDO: "Dia do Colunista Social" por Vera Rosa. E na Edição 510/2012 (de 28/04) estes foram os temas: Caminhoneiros Podem Financiar Veículos com Juros Menores; Central do Cidadão Devera Ficar onde Está; UERN – Não Há Previsão de Reajuste; SINTAUERN Convoca Assembleia para 12/05; Aldaci de França, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (308) – Prof. Jose Diniz; FIQUE SABENDO: "O Quinto dos Infernos", sugestão de Carlos Batista.
 - HOJE É DIA: hoje é Dia do Síndico (RN, Lei estadual sancionada em 10/10/2007 – Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Leonardo Nogueira). Amanhã (13) será Dia do Avaliador, Dia do Deficiente Visual/Dia do Cego, Dia do Lapidador, Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia Nacional do Óptico (visão), Dia Nacional do Ótico (ouvido).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos síndicos norte-rio-grandenses, aos avaliadores em geral, portadores de deficiência visual, lapidadores, marinheiros, pedreiros, aos óptcos e óticos.
QUEM canta...
"Tira essa escada daí / Essa escada é pra ficar aqui fora / Eu vou chamar o síndico / Tim Maia!, Tim Maia!...". ("W Brasil" – Composição: Jorge Bem Jor. Canta: J. Bem Jor).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário