segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 610. (Anexo slide: Loja Doce).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 610 (geral) e 40ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 28 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 40ª/52, Dias: 271/365 e faltam 94 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Essa foi em Assú. Um freguês ao receber confeito como troco e vendo que ao lado estava um macaquinho e ofereceu ao animal. Ao receber o doce e tirar o invólucro, pegou o mesmo e passou no ânus. – Macado seboso! – Disse o rapaz. Zé de Lídia respondeu: - Moço, ele é prevenido , isso sim. Outro dia deram a ele uma manga e o coitado comeu o caroço. Resultado: passou um mês sem fazer aquele trabaio. Agora, primeiro ele faz o tese pra vê se passa!!!”. Fonte: uttp://blogdofernandocaldas.blogspot.com.br, maio/2013. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Esse “fracionamento necessário” para quitar a folha do funcionalismo é pura encenação de uma crise criada pela governadora do estado do RN. É a insistência nas manjadas teclas de “receber o estado quebrado” e “lei de responsabilidade fiscal. Cadê a atuação da assembleia legislativa para fiscalizar as contas do estado? Repito: é preciso um amplo debate envolvendo o DIEESE! Esse governo e os anteriores não sentam com os sindicatos para tratar das análises financeiras desse departamento sindical. O que houve com as receitas onde o Estado do RN já chegou a arrecadar UM MILHÃO POR HORA? O pagamento de outubro vai ser em qual estádio?. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, boa leitura nobre leitor/a!!!

VACINA CONTRA DENGUE COMEÇA A SER TESTADA no país em outubro - São Paulo. O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa.
A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso. FONTE: www.endividado.com.br, por Fernanda Cruz.

STF JULGA RECURSO SOBRE INCORPORAÇÃO DE DIFERENÇAS DE URV – Em sessão plenária desta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, deu provimento parcial ao Recurso Extraordinário (RE) 561836, com repercussão geral reconhecida, interposto pelo Estado do Rio Grande do Norte contra acórdão do Tribunal de Justiça potiguar (TJ-RN) que determinou a conversão dos vencimentos de uma servidora do Executivo, de cruzeiros reais para a Unidade Real de Valor (URV), com base na Lei federal 8.880/1994. De acordo com a decisão do STF, o percentual de correção apurado nos casos de erro de conversão deixa de ser aplicado a partir do momento em que houver reestruturação da remuneração da carreira dos servidores eventualmente prejudicados.
O ministro Luiz Fux, relator do recurso, informou que há mais de 10 mil processos semelhantes que deverão seguir os parâmetros estabelecidos pelo STF. De acordo com a decisão de hoje, a apuração de eventuais perdas será realizada durante a execução das ações. Entretanto, fica vedada a utilização dos índices de compensação apurados depois de ocorrida reestruturação nas remunerações dos servidores públicos que os incorpore.
No recurso, o Rio Grande do Norte reconhecia a existência de perdas para algumas carreiras, mas sustentava que a correção deveria ficar limitada ao período anterior à reestruturação da remuneração dos servidores. Em consequência da declaração de inconstitucionalidade da Lei estadual 6.612/94, o STF declarou prejudicada a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 174, também ajuizada pelo estado do Rio Grande do Norte contra decisões proferidas pelo TJ-RN no mesmo sentido. FONTE: www.stf.jus.br, na base dados do site: www.sinair.com.br/.

LÁZARO SOARES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O grande Lázaro estreia, hoje, na série. O companheiro anda meio quieto, se prepare para a campanha salarial 2014 homem de Deus. Será o último ano desse desgoverno Rosalba e ela consegue ficar pior a cada dia!

Caro amigo Hermes, gostaria que fizesse a gentileza de divulgar o XCM - Clube de Xadrez Mossoroense. Estamos promovendo a campanha "Torne-se sócio do XCM e venha jogar xadrez", você enxadrista mossoroense é muito importante neste momento de estruturação do clube.

VANTAGENS PARA SÓCIOS: Valor das inscrições reduzidas em torneios, biblioteca de xadrez, palestras gratuitas onde você poderá aprender com jogadores experientes, convívio social de alto nível, ambiente silencioso e adequado à prática do esporte. Material sempre prontamente disponível: tabuleiros e peças oficiais, relógios - torneios semanais, mensais, mensais com cálculo de ratings. Venha conhecer o Clube de Xadrez Mossoroense, você é nosso convidado especial. Visite-nos no endereço: Rua Deocleciano Venceslau da Paixão, 333-B, Nova Betânia. Quintas feiras, a partir das 19h. Contate-nos pelo email: helderchess@bol.com.br/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (401) – Professor, como faço de vez em quando, leio sua coluna de notícias, hoje dei algumas risadas e, logo a indignação. A risada foi pela estória do Mané Beradeiro, do casal de noivos, ela do Riacho Fundo e ele da Madeira Cortada (edição 607), naturalmente não fora nossas mentes "vadias", estaríamos tratando das localidades do casal de noivos. Mas, entristeceu-nos, ao me deparar com a notícia da localização da futura cadeia para os condenados no mensalão. Que Brasil..., que coincidência, embora o Governo do Distrito Federal, que por coincidência é do PT, já preparava umas celas especiais no presídio da Papuda, para os ditos mensaleiros, tendo sido surpreendido pela juíza de execuções penais do DF que proibiu as obras. agora vem essa do Ministro da Justiça, que, coincidentemente descobriu que nossas cadeias são as piores do mundo, agora somente? Precisava ver as cadeias dos adolescentes do RN, verdadeiras fábricas de marginais, depois da falha do Estado em tudo (educação, saúde, alimentação, moradia) só não mais perigosas do que esses para quem se prepara cadeias de luxo, aí leva-se para os mortíferos chamados eufemisticamente de Centros de Ressocialização de Adolescentes. Tudo isso nos faz indignados, só quebrando um pouco com as tiradas do Mané Beradeiro. Abraços Hermes, Santino Arruda.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 9”. Por Dr. Vanti FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 8”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Um discurso raivoso de uma colega, proferido contra os “Vândalos” e “baderneiros” “infiltrados” nas manifestações, criticou os manifestantes que se posicionaram contra a presença de bandeiras de partidos políticos nos protestos.
No dia vinte e um, uma Sexta Feira, havia uma nova tática discursiva se delineando nas mídias: além de continuarem vituperando, raivosamente, contra os “vândalos”, “baderneiros” e “infiltrados”, contrapunham a este lado negativo da moeda o diagnóstico de que “o povo” estava clamando por “mais” – “o povo brasileiro quer mais”, é a frase que será repetida em várias emissoras de televisão, desde a manhã até à noite, durante o pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff, transmitido em cadeia nacional. E, este “mais”, segundo estes privilegiados “intérpretes do povo”, se traduz por um aperfeiçoamento das instituições políticas/estatais. A partir daí, todos os setores do Status Quo serão convocados para que, voluntária ou involuntariamente, integrem um verdadeiro mutirão para assegurar ao “povo” – tranquilizando-o - que esse “mais” lhes será garantido, que as referidas instituições serão reformadas.
No horário de almoço deste dia vinte e um, na cidade de Natal/RN, um apresentador de uma emissora de televisão - a TV Tropical, de propriedade do Senador José Agripino Maia, líder nacional do partido DEM-O Democratas, que faz oposição ao governo federal – em um programa jornalístico, após ser precedido por um discurso raivoso de uma colega, proferido contra os “Vândalos” e “baderneiros” “infiltrados” nas manifestações, criticou os manifestantes que se posicionaram contra a presença de bandeiras de partidos políticos nos protestos (14), afirmou que só através da “política” é que se poderão resolver os problemas do país, elogiou o governo da Presidente da República(!), ponderando, porém, que “o povo quer mais” e concluiu conclamando muitos daqueles que convocaram os protestos a entrarem na política eleitoral, para poderem intervir melhor no rumo das coisas do país... .
Ainda em Natal, naquele mesmo dia e horário, em uma emissora de televisão (A TV Ponta Negra) de propriedade da Sra. Micarla de Sousa (filha do ex Senador da República, já falecido, Carlos Alberto de Sousa, e ex-prefeita da cidade – pelo Partido Verde, P.V., que ficou celebrizada pelo descaso com que tratou a municipalidade), o Sr. Sandro Pimentel, um vereador local do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL (de esquerda), concedeu uma entrevista no quadro especial de um programa jornalístico diário (Jornal do Meio Dia), em cujo tema abordado foi a luta de alguns vereadores da Câmara Municipal de Natal – incluindo ele, claro – contra um projeto de seus colegas de vereança para aumentarem os próprios salários. O Sr. Sandro, obviamente, estava, naquele contexto, servindo para demonstrar à população que “nem todos os políticos são iguais”, e que se pode ter esperanças na política eleitoral.
À noite, no Repórter Brasil – um programa jornalístico diário, exibido pela TV Brasil, uma emissora pública (da União), sediada em Brasília -, em horário nobre, o intelectual marxista (um dos bastiões da esquerda brasileira e comentarista político daquele programa) Emir Sader, comentou as manifestações do dia anterior enfatizando os episódios de rejeição às bandeiras de partidos políticos e concluiu dizendo que “não existe democracia sem partidos políticos”. Ora, verdade seja dita, um pensador político do porte de Emir Sader não deveria falar um absurdo destes em uma emissora pública de televisão, sob pena de exercer um papel exatamente oposto àquele que deveria exercer num lugar como este: o de promover a informação. Sim, pois qualquer um que tenha um conhecimento mínimo sobre o campo de estudos da Política sabe que, não apenas teoricamente como também nas práticas históricas verifica-se a ocorrência de várias proposições teóricas e experiências práticas de Democracia que não se restringem àquelas das democracias de Estado/ representativas.
Como exemplos desta afirmação podemos citar experiências históricas de democracia não representativa, tais como as verificadas nos momentos iniciais da Revolução Russa – com o estabelecimento dos conselhos de trabalhadores, os sovietes, bem como o próprio exemplo das coletivizações autogeridas instauradas durante o período da Revolução Espanhola, a que aludimos no início deste trabalho. Para nós, tamanha “imprecisão científica” da parte de um intelectual do porte de Sader só pode ser compreendida como um expediente adotado (por parte de um integrante da “ala esquerda” do Status Quo) - ante um contexto de séria ameaça à legitimidade dos partidos - com o fito de colaborar com um esforço (generalizado àquele momento, conforme estamos vendo) concentrado para reverter o quadro assustador (para o Status Quo) daquele contexto.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Mossoró realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 326 (trezentas e vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 14/10 a 04/11/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 2.077,89. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
AL: A Prefeitura de Arapiraca/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 666 (seiscentas e sessenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 08 de outubro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 6.102,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Salatiel Fernandes – UERN (dia 26), Olavo Hamilton – Prof. (27), Eliete Seize - UERN (28).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Abração, talentoso Hermes. Walter Gomes. *Sobre a coluna Arrumadinho, edição 42 – agosto/2013”. Mestre Walter, fico sem palavras pela atenção e apreço deste modesto que se queixa de blogueiro. Muita saúde e paz ao senhor e demais familiares.
“Boa tarde, prezado Hermes!!! Parabéns pelo belo trabalho de militância!!! Que Deus lhe conceda mais forças para seguir em frente..., atenciosamente, Jaqueline de A. Dantas (Advogada OAB/RN - 8413)”. – Obrigado brava Jaque, sempre feliz pelo apreço que é recíproco. Se cuide menina que pela frente também vem gente e seu futuro é belo como pessoa e profissional. Saúde!!
 = HÁ 67 ANOS!!! Realização do I Congresso Eucarístico de Mossoró, sob a presidência de D. Jaime Câmara, em 27/09/1946.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 550/2012 (de 26/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre De Volta ao Passado II; Governo Estudo Flexibilizar Lei Trabalhistas; Justiça Reforma Pagamento do PCCR da FJA; Francisco Martins, repórter por uma edição; FIQUE SABENDO: “Dia do Rádio: 25 de Setembro”. E na Edição 471/2011 (de 16/11) estes foram os temas: Cheques Devolvidos: homens 56% são responsáveis; Osso Assassino; Discussão Sobre O Processo do Novo CPC; 42ª Edição da Mais Bela Voz Será Lançada; Walter Silva, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (269) – Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: Revanchismo Inoportuno – Por Diniz Santos.
 - EMPREGO:Emprego - Empregos com carteira assinada aumenta 26% no mês de Agosto. Tem gente que não gosta, mas eu acho ótimo. É mole. Ou quer mais? STF tem 256 funcionários por ministro. Ao todo, Supremo tem 2.822, para atender aos 11 titulares da corte”. FONTE: http://my.opera.com/crispinianoneto/blog/.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Sebastião Rodrigues Maia – Tim Maia (nome artístico) nasceu no Rio de Janeiro em 28/09/1942 – Niterói, faleceu em 15/03/1998. Foi cantor, compositor, produtor, maestro, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro onde na sua infância já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores como: Jorge Bem Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, onde cantou junto com Roberto Carlos. Em 1959 emigrou para Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com “Azul da Cor do Mar” e “Primavera”. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
 - HOJE É DIA: da Lei dos Sexagenários, Dia da Lei do Ventre Livre, Dia da Mãe Preta e Dia do Hidrográfico. Amanhã (29) será Dia do Petróleo e Dia do Anunciante.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos sexagenários, as dançarinas do ventre livre, aos hidrográficos, aos profissionais em petróleo e aos anunciantes.
QUEM CANTA...
A voz do anjo / Sussurrou no meu ouvido / Eu não duvido / Já escuto os teus sinais / Que tu virias / Numa manhã de domingo / Eu te anuncio / Nos sinos das catedrais... / Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais...”. (Anunciação” – Composição: Alceu Valença – Canta: A. Valença).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário