sábado, 14 de setembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 608. (Anexo slide: Esclerose Múltipla - Você sabe o que é?).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 608 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 14 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 38ª/52, Dias: 257/365 e faltam 108 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Você sabe quais são as três palavras que faz o homem estremecer? Não? Pois então anote aí: 1ª) Teje preso!, 2ª) Jesus seja contigo! (dita na hora da morte) e 3ª) Eu vos declaro marido e mulher!”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

As campanhas salariais dos servidores públicos do nosso estado, nas várias categorias, da forma individualista só têm favorecido ao governo. Chegamos a meados de setembro e dezenas de greves foram deflagradas, encerrados e com novas greves surgindo. Todas fadadas, insossas, sem gosto algum. Vale a pena a luta, porém, com esse desgoverno as greves estarão em eterno cozinhamento. Essa audiência entre o Secretário de Administração e servidores das indiretas, para o dia 25/09, é falar espumas ao vento e escrever em água. É o que penso, boa leitura nobre leitor/a!!!

DAS TESTEMUNHAS: CABE A PARTE SABER NOME E ENDEREÇO - Se a parte não possui informações pessoais de suas testemunhas, ou provas de que as convidou para participar do julgamento em questão, não é possível alegar cerceamento do direito à ampla defesa caso a audiência seja mantida. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou Recurso de Revista movido por um ex-funcionário de uma empresa de transporte de valores, mantendo acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que negou pedido para uma nova audiência.
Relator do voto vencedor no TST, o ministro Renato de Lacerda Paiva afirmou que não seria possível intimar as testemunhas para que comparecessem, como previsto no artigo 825 da Consolidação das Leis do Trabalho, pois o ex-funcionário não sabe o endereço ou nome completo das pessoas que queria chamar. Além disso, ao argumentar pelo cerceamento da defesa, os advogados do ex-empregado não conseguiram explicar qual é o prejuízo causado pela ausência das testemunhas, aponta ele.
Assim, explica o ministro, não há comprovação do prejuízo causado à defesa do homem. O ministro Renato de Lacerda Paiva foi acompanhado pelo ministro José Roberto Freire Pimenta, ficando vencida a relatora do caso, desembargadora convocada Maria das Graças Laranjeira. Ela votou pelo provimento do RR e o retorno do caso à primeira instância, sob a alegação de que a arguição das testemunhas poderia provar as alegações do ex-funcionário. FONTE: www.conjur.com.br/.

ESPANHA: ESCRITORES POTIGUARES PARTICIPAM DO 16º ENCONTRO DE POETAS - A literatura potiguar ultrapassa as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. Nos próximos dias 2 e 3 de outubro, os escritores Paulo de Tarso Correia e Rizolete Fernandes estarão representando o Rio Grande do Norte no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, evento realizado na Espanha e coordenado pelo professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Perez Alencart. Nessa edição, o Encontro reunirá 50 poetas de 12 países, entre eles México, Portugal, Chile, Colômbia, Nicarágua e Honduras. Além de Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes, representam o Brasil no evento os escritores Cyro de Mattos, da Bahia, e Álvaro Alves de Faria, São Paulo.
“Esse é o terceiro ano que participo do Encontro, que é sempre muito agradável e oportuno para manter contato com novas ideais, autores. É uma experiência incrível, em que você faz amizades e expõe o seu trabalho para autores de diversos países”, afirma Paulo de Tarso Correia. Em sua 16ª edição, o Encontro destaca um dos maiores nomes da poesia espanhola Fray Luis de León, que será homenageado em antologia publicada durante o evento, com poemas escritos por autores convidados, entre eles Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes. “Minha poesia intitula-se ‘Posteridade’. A antologia será publicada em 50 línguas. Essa é uma oportunidade ímpar para a cultura do nosso Estado, que ultrapassa as fronteiras”, diz Rizolete Fernandes, escritora natural de Caraúbas.
A presença dos poetas potiguares no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos foi intermediado pela editora mossoroense Sarau das Letras, ao qual Paulo de Tarso e Rizolete confiam seus trabalhos. "O convite para participar do evento surgiu a partir da Sarau das Letras, que estabeleceu esse contato com a Espanha, e apresentou meus textos ao organizador do Encontro", lembra Paulo de Tarso, tendo seu pensamento complementado por Rizolete Fernandes. "Através da Sarau das Letras surgiu essa oportunidade, sendo que foi o próprio Alfredo Perez, de Salamanca, que traduziu meu livro", completou Rizolete Fernandes.

MOSSORÓ TERÁ MULTIRÃO DPVAT EM 26 DE SETEMBRO – A cidade de Mossoró contará mais uma vez com o Mutirão DPVAT, iniciativa que busca solucionar, pela conciliação, ações de cobrança do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT. A edição deste ano, confirmada para 26 de setembro, terá pouco mais de 460 audiências de processos que tramitam nas comarcas de Mossoró, de Apodi e Angicos.

Os trabalhos serão realizados no prédio do antigo Fórum Dr. Silveira Martins, na Av. Rio Branco, Centro da cidade, começando às 08h. Vinte e duas bancas serão formadas com a participação de conciliadores, representantes de vítimas de acidentes e das seguradoras. O mutirão foi preparado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Região Oeste - Centro de Conciliação (DEJUSC/OESTE), coordenado pelo Juiz de Direito José Herval Sampaio Júnior.

Números: foram designadas audiências de conciliação em 465 processos judiciais que tramitam em uma das Varas Cíveis não especializadas das Comarcas de Mossoró, Apodi e Angicos. Foram pautados também processos do 3º Juizado Especial Cível de Mossoró e, ainda, 14 demandas que se acham em grau de recurso no Tribunal de Justiça. As audiências dos processos que se encontram no TJ serão presididas por magistrados aposentados, que atuam junto ao Centro de Conciliação do 2º grau, com sede em Natal.

REGINALDO MATOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! - Nosso leitor, mesmo em terras distantes, está colaborando e estreando na série. Nos manda um excelente e esclarecedor slide (anexo) sobre esclerose múltipla. Lembra que os dias 27/05 e 30/08 são: dia mundial da esclerose múltipla e dia da conscientização da esclerose múltipla, respectivamente. Manda homem de Deus!
A Estância Climatica de Cunha é uma pequena cidade do interior paulista que possui características de montanha, tanto por ter um dos melhores climas do mundo quanto pelos lindos bosques de araucárias e paisagens. São muitas as opções de atrações: a cultura regional, a arte em cerâmica, os atrativos naturais como lindas cachoeiras, ribeirões, trilhas pelas montanhas, mirantes e os parques da Serra do Mar e da Serra da Bocaina. Tenha um Bom Dia! Regis.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (399) – DETRAN: E Cezar Alves pergunta por que os deputados estaduais e cidadãos não se interessam em saber da real destinação de montanhas e mais montanhas de dinheiro arrecadadas pelo Detran do nosso Estado? Qual o destino de tanto dinheiro? As indagações de Cezar Alves ouriçaram a curiosidade de muita gente. Sim, para onde é que está indo tanto dinheiro?
NOTA DO EDITOR. Essa “bronca” foi publicada na Coluna Emery Costa (www.omossoroense.com.br) em 13/08/2013 e..., após um mês continua sem respostas.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 7”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
A suposta investida contra o prédio de uma Escola (dissemos “suposta” porque a TV noticiou mas não mostrou imagens).
Quais as demandas e visões para as quais estas sabotagens apontam? Tema a tema:
- As investidas contra propriedades de grandes empresas de comunicação (rádios, jornais, tevês) apontam para uma função – destes - de meros organismos legitimadores dos interesses dos dominantes, ao invés de órgãos de informação que visam servir à sociedade em geral. Como justificativa desta visão, pode-se citar - entre miríades de outros exemplos que se poderia elencar, como o já aludido silenciamento midiático com relação ao caso brasileiro de Belo Monte -, uma pesquisa realizada pelo linguista e professor do M.I.T. dos E.U.A., Noam Chomsky, a respeitos da cobertura da grande mídia internacional acerca do período em que o Timor Leste ficou sob o domínio da Indonésia (ocupação esta que se relacionava a interesses escusos de grandes grupos capitalistas), durante as décadas de oitenta a noventa.
Segundo Chomsky, apesar do genocídio sistemático que foi praticado contra os timorenses, as grandes corporações de comunicação adotaram uma política de silenciamento quase total a respeito da situação, sendo que, as poucas reportagens sobre o tema que ainda conseguiam vazar do filtro ali estabelecido, ao passarem pelo gargalo (re)distribuidor de notícias internacionais – as famosas agências de comunicação, recebiam um tratamento cirúrgico na edição de seus textos, de forma que se excluía ou modificava palavras chaves, para imprimir-lhes um sentido mais apropriado aos interesses de manutenção da “Ordem” Internacional.
- As investidas contra propriedades de bancos apontam para um caráter criminoso destes. Como justificativa desta visão, pode-se elencar uma série de atividades escusas com as quais se sabe que os grandes bancos estão envolvidos, tais como a associação com indústrias de fabricação e tráfico internacional de armas e o consequente financiamento de guerras em países periféricos, a associação com indústrias de extração de diamantes que se servem de mão de obra escrava em países africanos, a associação com o tráfico internacional de drogas etc. Tudo isto sem falar na “escravidão pela dívida” a que vêm submetendo a maioria dos cidadãos - e muitos países, com seus mecanismos de multiplicação dos valores em débito através da aplicação de juros.
- As investidas contra grandes lojas e shoppings apontam para uma prática imoral e comum – da parte destas – de engodo e espoliação da sua clientela. Como justificativa desta visão, pode-se lembrar que quase todo cidadão tem conhecimento de casos em que grandes empresas comerciais praticaram fraudes na venda de seus produtos (tais como os recentes casos, no Brasil, de adições de água sanitária e ureia ao leite) e/ou elevaram a níveis altíssimos o valor de dívidas atrasadas de seus clientes (vide os cartões de crédito). Isto sem falar nos regimes de trabalho férreos que impõem a seus funcionários - caracterizados por uma exploração exaustiva da mão de obra -, bem como em sua atuação enquanto promotores do consumismo, um estilo de vida vicioso que está levando as populações humanas a exaurirem futilmente os recursos do planeta.
- As investidas contra prédios de Igrejas apontam para uma ação mistificadora da parte de muitos líderes religiosos, caracterizada pela manipulação da boa fé das pessoas, com a finalidade de auferir ganhos de todos os tipos (vide os escândalos financeiros e sexuais em que se veem envolvidos, frequentemente, padres e pastores).
Isto sem falar na função domesticadora que a maioria delas exerce, tornando dóceis seus adeptos, “mansos”, para serem explorados pelo capital e o Estado. (7).
- As investidas contra equipamentos de monitoração eletrônica de vias públicas apontam para uma função destes – para além daquelas oficialmente declaradas de colaborar na segurança pública e no controle do tráfego – de intensificação das ações de esquadrinhamento virtualmente absoluto (por parte do Estado) das vidas dos cidadãos, bem como de auferir cada vez mais dinheiro (para grupos de interesses do Estado) pela possibilidade de aplicar multas em praticamente todo e qualquer recanto das cidades.
- A suposta investida contra o prédio de uma Escola (dissemos “suposta” porque a TV noticiou mas não mostrou imagens), sé é que houve e, caso tenha acontecido, se é que foi um ato praticado com motivações libertárias (visto que este tipo de ação não faz parte do perfil das ações libertárias), poderia apontar para a compreensão de que o sistema escolar vigente exerce, muito mais – ao contrário do que se declara oficialmente e se pensa comumente, para além de uma função de promover o ensino e aprendizado, uma função de promover o disciplinamento e enquadramento dos estudantes em moldes comportamentais mais adequados às posturas de assujeitamento necessárias para que os futuros trabalhadores possam ser melhor controlados pelos seus superiores no mundo do trabalho.
Para demonstrar isto, basta colocar, para qualquer um que tenha feito o percurso completo da escolarização – da alfabetização à universidade – a questão a respeito dos conteúdos de que se lembra, entre todas as matérias que estudou na sua vida escolar: a resposta, quase invariavelmente, será: “muito pouco”! Porém, por outro lado, não deve ser à toa que, por exemplo, empresas de limpeza preferem, para realizar suas atividades fins – serviços de limpeza -, funcionários com diplomas, de preferência, de ensino médio: não será porque os conteúdos estudados neste nível escolar são indispensáveis para a realização destas atividades, mas sim porque, quanto mais escolarizadas são as pessoas, provavelmente, maior facilidade têm para se adequarem às cadeias de comando, ou seja, às relações de mando/obediência. (8).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A PREFEITURA DO NATAL realizará PROCESSO SELETIVO TEMPORÁRIO, oferecendo 339 (trezentas e trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS, inscrições abertas no período de 16 a 19/09/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O DETRAN/SP realizará CREDENCIAMENTO, oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS PARA EXAMINADORES, inscrições abertas até o dia 20/09/2013. Escolaridade exigida: Médio. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Herval Júnior – Juiz e Jocelito Góis – UERN (dia 16), José Evangelista – Prof., Sueldo Leite – Prof. e Telma Maia – UERN (17), Sérgio Neto – DATANORTE (18), Marileide Cruz – UERN (19).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Amigo Hermes, boa noite. Embora não venha mantendo contato, quero te dizer que estou sempre te "espiando" - lendo seu jornal, nem que seja uma leitura rápida, como também faço com outros jornais, revistas, etc. Além das obrigações de sempre, venho bastante envolvido com um doutorado que iniciei há 03 anos e nos últimos seis meses estamos tratando papai, após a descoberta de um câncer de bexiga, o qual vem, graças a DEUS respondendo muito bem ao tratamento. Hoje, em mais uma leitura do "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de notícias ", li que o amigo apresentou um nódulo, detectado em um determinado exame. Por isso, deixei de ficar apenas "espiando" e venho te desejar muito, boa sorte nesta investigação. Sei que és muito bem acompanhado, o que nos deixa mais tranquilo. SAÚDE E PAZ !!! À disposição, Cléber Mesquita”. Obrigado Dr. Cléber, muito obrigado e registro sempre seu apoio e colaboração no começo do meu tratamento, agora está tudo bem. Estamos em oração pela saúde total do seu pai e meu amigo Sr. Benedito. Abraços fraternos a toda família amiga;
"Meu caro Hermes, a cidade paulista que você faz referência não se chama MAIRIPORÃO e sim MAIRIPORÂ. Tenho um irmão e várias sobrinhas residindo nessa cidade e já visitei por repetidas vezes, inclusive em agosto de 2012. José Maria Alves. – Bravo Super Zé, sempre atento. Muito obrigado pela correção. Saúde e paz para você e familiares.
 = HÁ 94 ANOS!!! Fundação da Sociedade União de Artistas em Mossoró, em 14/09/1919. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 547/2012 (de 12/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a Operação Cangueiros; Sky Deverá Deixar de Cobrar por Ponto Extra; Governo Protela Direitos dos Servidores da EMPARN; I Semana do Adolescente; Kleylenda Silva, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (344) – Por Regis Vieira Matos; FIQUE SABENDO: “12 de Setembro – Dia Nacional da Recreação. E na Edição 469/2011 (de 09/11) estes foram os temas: Consulta Pública Sobre Programação de RTVs; CEF Extrapola na Compensação dos Dias Parados; Dr. Herval Júnior Lançará Livro em 21/11/11; Cineclube Exibirá “Pao e Rosas”; Artes X Lixo Cultural de Volta as Escolas; Marcondes Paula, Repórter por uma Edição; Bronca  do Leitor (267) – William Pereira; FIQUE SABENDO: Beba, Mate e Fique Livre – por Frei Betto.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Num domingo em 14/09/1969: Genesis fazem sua primeira apresentação pública em Surrey, Inglaterra. A formação original: Peter Gabriel, Mike Rutherford, Tony Banks, Anthony Phillips e John Mahew. Foi uma banda britânica formada em 1967.
 - HOJE É DIA: da Cruz e Dia do Frevo. Amanhã (15) será Dia do Cliente ou Dia Nacional do Consumidor e Dia do Músico-terapeuta.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amantes do frevo, aos clientes/consumidores e aos músicos-terapeutas.
QUEM CANTA...
Caia por cima de mim meu bem meu bem / Não fique triste não chore / Você sabe que eu te amo / Por favor não demore...”. (Caia Por Cima de Mim” – Composição: Alceu Valença – Canta: A. Valença).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário