sábado, 3 de agosto de 2013

DC - Coluna de Notícias 602. (Anexo slide: Acreditar é preciso, bem assim ter fé).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 602 (geral) e 32ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).
Descrição: Descrição: Descrição: 1466240241
Mossoró/RN, sábado, 03 de agosto de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 32ª/52, Dias: 215/365 e faltam 150 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Eu inté, mi atrapaiáva / sem saber das três irmã, qui eu vi im Puxinanã / quá éra a qui mi agrava / Iscuiendo a minha cruz / pra saí desse imbaráço / desejei, morrer nos braços / da dona dos dois cuscus! (...)”. Por Zé da Luz, As Flô de Puxixanã. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A partir dessa edição publicarei no quadro Fique Sabendo, em várias partes, um texto escrito e sugerido pelo Vantiê Clinio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN, cujo tema é “Sobre Radicalidade(s) Libertária(s)”. O Dr. Vantiê dá sua visão sobre a onda de protestos recém-instalada no país, buscando suas primeiras reações mundo afora. E vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado (alô Togo! Olha sua paródia abaixo). Boa leitura nobre leitor/a!

LEI ANTICORRUPÇÃO É AVANÇO, opinam especialistas - Sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira (1º/08), a Lei 12.846/2013, que responsabiliza administrativa e civilmente empresas por atos de corrupção praticados em seu interesse, é vista como um grande avanço por advogados e ministros. A punição às companhias fica entre 0,1% e 20% do faturamento bruto do exercício anterior à instauração do processo e, caso seja impossível efetuar o cálculo, a multa pode chegar a R$ 60 milhões.
No artigo 4º, a lei prevê que a responsabilidade subsiste na hipótese de alterações contratuais, incorporações, fusões, cisões societárias e transformações. Além da multa, as empresas condenadas podem sofrer suspensão ou interdição parcial das atividades e dissolução compulsória da pessoa jurídica. Além disso, a responsabilização das empresas não exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes. Mais no site: www.conjur.com.br/.

DOCENTES DA ADUERN ELEGERÃO LÍDERESOs professores vão às urnas na próxima quarta-feira, 7, para escolher a diretoria da ADUERN –Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte gestão 2013/2015. As eleições serão realizadas das 8h às 21h, na sede da entidade em Mossoró e nos Campi Avançados de Assú, Patu, Pau dos Ferros, Caicó e Natal. Os professores Valdomiro Morais, do departamento de Física, e João Freire, do departamento de Ciências Sociais, encabeçam a chapa única “Autonomia e Valorização Docente”.

Completam a chapa: Geraldo Carneiro, do departamento de Filosofia, como secretário; Rosimeiry Rodrigues, do departamento de Direito, como secretária-adjunta; Simone Cabral, do departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros, como tesoureira; Socorro Batista, do departamento de Educação, como tesoureira-adjunta; Luciana Dantas, do departamento de Educação do Campus Avançado de Patu, como diretora de Cultura; Emílio Soares, do departamento de Letras Estrangeiras, como diretor-adjunto de Cultura; Felipe Caetano, aposentado, como diretor do setor de Aposentados; e Adalzira Nunes, aposentada, como diretora-adjunta do setor de Aposentados.

RESULTADO E POSSE - O resultado da eleição será divulgado na quinta-feira, 8. A posse da diretoria eleita será realizada no dia 11 de setembro, data em que se comemora os 33 anos da ADUERN.

MARCOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO!O amigo Marcos Antônio Ferreira, antes radialista/jornalista, não deixa seus dotes e está sempre ligado à informação:

A Estrutura do Judiciário em Mossoró será transferida para novo fórum até de agosto.  A transferência de toda a estrutura do Judiciário Estadual em Mossoró para o novo Fórum da Cidade, Desembargador Silveira Martins, ocorrerá entre 1º a 20 de agosto. Atualmente, as unidades funcionam em vários endereços da área urbana e passarão a funcionar no prédio construído na Avenida Alameda das Carnaubeiras, 355, no bairro Presidente Costa e Silva.

As novas instalações terão os equipamentos necessários para seu pleno funcionamento. "Temos muito trabalho pela frente. Contamos com a colaboração de todos os que fazem a Comarca, e a compreensão da comunidade", afirmou José Herval Sampaio Júnior, Juiz de Direito no exercício da Direção do Foro". O magistrado entende que esse esforço vai resultar certamente em mais comodidade para o jurisdicionado, “que passará a ser atendido em condições muito melhores, podendo resolver todas as questões relacionados ao Judiciário Estadual em um único lugar”, afirmou Dr. Herval Júnior.

PRAZOS SUSPENSOS - Durante o período de mudanças das unidades da Justiça Estadual para o novo fórum estará suspenso o expediente forense externo na Comarca de Mossoró. A determinação consta da Portaria 678, publicada pela Corregedoria de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. De 1º a 20 de agosto ficarão suspensos ainda prazos processuais e judiciais, observando o cronograma da mudança. A suspensão não prejudicará o recebimento regular das petições iniciais e de pedidos cuja apreciação exija urgência.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (394)Senhor Ministro: "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil". No caso do RN a "saúva" é a Governadora Rosalba Ciarlini, que tem usado de todos os artifícios possíveis para perpetuar o estado de miséria salarial em que se encontram algumas categorias funcionais do nosso Estado. Sou servidor aposentado da Emater/RN (serviço de extensão rural), e não obstante o TJRN ter julgado e concedido mandado de segurança em nosso favor, à unanimidade de seus Desembargadores, o Governo do Estado descumpre e desrespeita sistematicamente a Lei, numa afronta nunca dantes acontecida. Agora, recorre a essa Suprema Corte, no sentido de suspender a segurança transitada em julgado, com argumentos que visam penalizar definitivamente os nossos colegas servidores, e que em nenhum tempo (e haja tempo!) se propôs a qualquer negociação com a classe, classe essa "jogada aos leões", e que não mendiga nenhum aumento salarial, mas tão somente o cumprimento do plano de cargos e salários, este resultante de Lei oriunda e aprovada pela Assembleia Legislativa, e sancionada pelo Governo do RN. João Nunes.

NOTA DO EDITOR. Texto inicial de e-mail do Sr. João Nunes enviado ao Exmo. Sr. Ministro Ricardo Lewandosiski - STF/Brasil, com data de 02/08/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s)”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.

Da estratégia de desmobilização, passando pela de pacificação e domesticação e culminando na conciliação nacional reformista: uma análise das respostas do status quo à recente onda de protestos no Brasil.

E a primeira palavra dessa emancipação só pode ser a liberdade, não essa liberdade política, burguesa, tão preconizada e recomendada como objeto de conquista prévia pelo Sr. Marx e seus adeptos, mas a grande liberdade humana que, destruindo todas as correntes dogmáticas, metafísicas, políticas e jurídicas pelas quais todo mundo se encontra hoje oprimido, devolverá a todos, coletividades tanto quanto indivíduos, a plena autonomia de seus movimentos e de seu desenvolvimento, libertos, de uma vez por todas, de todos os inspetores, diretores e tutores.
A segunda palavra dessa emancipação, é solidariedade; não a solidariedade marxista, organizada de cima para baixo por um governo qualquer e imposta seja pela sua astúcia, seja pela força, às massas populares; não essa solidariedade de todos, que é a negação da liberdade de cada um, e que por isso mesmo se torna mentira, ficção, tendo por substituto real a escravidão. (Mikhail Bakunin).
Esta citação do célebre anarquista russo, nos permite entrever, de saída, a distinção radical que existe entre o campo libertário e todos os demais projetos políticos em jogo na contemporaneidade: os libertários (em que pese suas diferenças, tais como serem pacifistas ou não; mutualistas, individualistas, coletivistas, sindicalistas ou comunistas) lutam pela criação de um mundo (sim, pois são inter... supra... melhor: anti – nacionalistas) onde vigore a autonomia – e a palavra significa se dar a sua própria lei: auto (si mesmo) nomos (regra de comportamento) – de todos e de cada um e para isto entendem ser necessário desmantelar o sistema de monopólio (seja privado ou estatal) do acesso aos recursos materiais, junto com o aparato burocrático e a cadeia de comando hierárquico que caracterizam o Estado moderno, em qualquer de suas versões (liberal, fascinazista ou socialista “científico-realista”). Reside aí a sua radicalidade – no sentido de ir fundo, incondicionalmente, à raiz do problema – crítica.
Por outro lado, como se depreende do que acabou de ser dito, todos os demais projetos políticos (em que pese suas diferenças, tais como visarem implementar uma economia de mercado ou estatizada, um regime democrático ou ditatorial, uma ditadura burguesa ou proletária), todos, legitimam o pré(conceito)suposto de que vida política viável é sinônimo de Estado e suas correlatas instituições verticalizadas/hierárquicas (incluam-se aí os neoliberais, que advogam um Estado mínimo, mas, ainda Estado).
Por isto – por não abrirem mão desta afirmação questionável da necessidade de uma autoridade constituída para que se organize a vida coletiva -, os libertários os classificam a todos como autoritários.
Deixar claro, inicialmente, estas distinções, se faz condição capital para o desenvolvimento da análise anunciada no título deste trabalho. Porém, antes de adentrarmos nesta, se faz necessário, ainda, um esclarecimento adicional acerca do que denominamos anteriormente como pré(conceito)suposto sobre a vida política.
Dissemos pré(conceito)suposto porque, estudos em ciências sociais demonstram que o campo da política, da organização da vida coletiva - afinal, é a isto que o termo se remete, visto que, como se sabe, polis é a raiz da palavra, vinda do grego antigo e que designa a(s) cidade(s), ou seja, o(s) “ajuntamento(s)” humano(s) – nem sempre se fez/faz através de uma Ordem instituída via uma classe política especialmente encarregada da administração dos assuntos comuns da(s) sociedade(s), como é o caso nas sociedades com Estado. Para exemplificarmos apenas com dois casos, citaremos os de uma cultura tradicional e de uma cultura moderna: o primeiro, trata-se de algumas tribos indígenas brasileiras estudadas pelo filósofo/antropólogo francês Pierre Clastres, cujas práticas sistemáticas de relegar seus líderes a um lugar social de atuação meramente simbólica, em benefício da manutenção do poder de decisão “política” nas mãos da comunidade, foram sintetizadas na expressão que serve de título à publicação resultante de seus estudos, qual seja, As Sociedades Contra o Estado.
O segundo caso que tomamos como exemplo – o de uma cultura moderna -, é o da Revolução Espanhola, a maior dentre todas as experiências de auto regulação político-econômica (autogestão) já feita pelos anarquistas, até o presente: nesta experiência, cujo estopim se deu em Julho de 1936, com o início da guerra civil - desencadeada pela tentativa de golpe de estado perpetrada pelos fascistas liderados pelo general Franco -, a C.N.T. (Confederação Nacional do Trabalho), organização anarcossindicalista espanhola (à época, a maior organização sindical daquele país), soube aproveitar o momento crítico para impulsionar um verdadeiro processo revolucionário, que se caracterizou pela coletivização (abolição da propriedade/monopólio) de terras, indústrias e serviços (públicos, inclusive); a substituição do uso de dinheiro pela distribuição autogerida de produtos, bem como pela suplantação das forças estatais de segurança pela organização da autodefesa popular; de modo que, por longos meses, milhões de pessoas em várias cidades e no campo determinaram a sua vida social de forma direta, coletivamente, sem a ingerência de partidos, de grupos governantes e/ou de patrões (e mesmo testemunhos mais insuspeitos atestaram que a autogestão espanhola funcionou, que a sociedade não foi paralisada).
CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Goianinha/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 431 (quatrocentas e trinta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18/08/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: A EMOBRÁS – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 183 (cento e oitenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 12/08 a 13/09/2013. Escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários: até R$ 4.854,44. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Magnólia Pinto – UERN (dia 1º), Djalma Nascimento – Telemar (04), Semíremes Marques (06);
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: – “Obrigado pelo retorno e consideração. Como eu já tinha lhe dito, não se sinta na obrigação de publicar o texto, caso não se adeque. Porém, caso decidas publicar, será muito bom. Um abração pra você e todos aí. Até mais. Vantiê”. – Bravo Vantiê, você deve ter observado que já publiquei um trecho na edição anterior. Hoje estou iniciando a publicação em “capítulos” por ter muito conteúdo e tenho que obedecer ao espaço disponibilizado para o quadro (Fique Sabendo). É muito interessante sua visão sobre as manifestações da qual concordo parcialmente. Saúde e paz a você e familiares.
= HÁ 09 ANOS !!! Inauguração do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em solenidade de portas abertas ao público em geral, sem discursos das autoridades locais por motivos do período eleitoral, em 05/08/2004. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 533/2012 (de 26/07), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre pagamento de precatórios da Fundac; TIM é Condenada a Pagar R$ 7 mil a Cliente; Estado Terá que Pagar Restante do PCCR da FJA; Reajuste dos Professores da UERN; Bronca do Leitor (331) – Por Pessoal do Tarará; FIQUE SABENDO: “Entre a intolerância e a apatia: o movimento grevista como espaço de construção de uma consciência livre”. Por Malu Marzagão, estudante de Ciências Sociais na Universidade de Alfenas. E na Edição 463/2011 (de 19/10) estes foram os temas: Petroleiros – Mobilização Nacional Hoje; ADUERN – Chapa “Unidade e Luta” Será Eleita Hoje; Josué Damasceno e Caio César Muniz, Reporters por uma Edição; Bronca do Leitor (261) – Josué Damasceno; FIQUE SABENDO: Dia do Médico: 18 de Outubro.
 - CENTRO COMUNITÁRIO REDUZ CONTA DE LUZ – RJ. Há um mês, o Greenpeace instalou placas solares no Centro Comunitário Lídia dos Santos, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, com a ajuda dos próprios jovens moradores da comunidade. Agora, além do Centro Comunitário produzir energia limpa, terá uma redução de aproximadamente 60% na sua conta de luz. Esse é um dos primeiros sistemas de microgeração solar instalado no Brasil, e com a sua ajuda podemos fazer muito mais! O seu apoio financeiro cria a possibilidade de que iniciativas como essa, e muitas outras, possam continuar acontecendo. Se você também acredita em um futuro mais verde e limpo. Nosso trabalho é financiado por milhões de pessoas como você, afinal, não aceitamos doações de empresas, governos e partidos políticos. Por isso, seu apoio é essencial. Para saber mais sobre a instalação das placas solares na Comunidade de Vila Isabel, acesse o site www.greenpeace.org/brasil. Ricardo Baitelo - Coordenador da Campanha Energia e Clima Greenpeace.
 - DIA: Hoje é Dia do Capoeirista, Dia do Pároco, Dia do Skate (São Paulo) e Dia do Tintureiro. Amanhã (04) será Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e Dia do Padre.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos capoeiristas, párocos, skeitistas, tintureiros, agentes de combate ao câncer e padres.
QUEM canta...
Vejam só que festa de arromba / Lá no Sêbado eu fui parar / Estava no local o rádio e a televisão / Repórter de jornal, muita gente, confusão / Quase não consigo na entrada chegar / Pois a multidão estava de arrochar / Hey, hey, (hey, hey) / Que onda, que festa de arromba. / Logo que eu cheguei notei / Marcos Pereira com um copo na mão / Enquanto Júnior, o pirata / fazendo o tipão / Apresentava a todos o André seu filhão / Hermes Oliveira fazia o que queria / Com a internet pra deixar tudo em dia / Hey, hey (hey, hey) / Que onda, que festa de arromba... ”. (“Festa de Arromba”. Composição parodiada por Togo Ferrário – Beatlemaníaco mossoroense).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário