sábado, 15 de junho de 2013

DC - Coluna de Notícias 595. (Anexo slide: Passagem do Tempo - Sobre Nossos Pais).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 595 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 15 de junho de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 24ª/52, Dias: 166/365 e faltam 199 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Espaço reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Já são 32 dias de greve no DETRAN/RN, completados neste sábado, e o governo engavetou um ofício circular, datado de 14/05/2013, endereçados aos gestores que num parágrafo só diz: "...PORTANTO, O ORIENTAÇÃO DADA AOS SENHORES(AS) SECRETÁRIOS, SENHORES(AS) PRESIDENTES DE FUNDAÇÕES E DIRETORES DE AUTARQUIAS, É QUE SEJAM APURADAS AS FALTAS DE QUALQUER MANIFESTANTE ENVOLVIDO EM GREVE E ENVIADAS EM FINAL DE CADA MÊS A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS PARA SEREM DESCONTADAS DOS SEUS SALÁRIOS". Estes, os gestores, só resolveram publicar na quinta-feira próxima passada. Agora leiam o que diz uma das diretrizes do partido da governadora Rosalba o DEM (Partido dos Democratas): "POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, PROPICIANDO-LHES UMA JUSTA REMUNERAÇÃO, BEM COMO PROMOVENDO A EXTENSÃO DAS VANTAGENS CONQUISTADAS PELAS DEMAIS CATEGORIAS DE TRABALHADORES E O PERMANENTE APERFEIÇOAMENTO DA SUA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL". Acreditem se quiser, a governador adora cantarolar Renato e Seus Blue Caps com "Façam o que digo mais não façam o que eu faço não!". Drª. Rosalba e Secretário Alber Nóbrega, vocês usarem a mídia para falar em limite prudencial, LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal e diálogo e diálogo com servidores estão abertos, agindo diferente marcando e desmarcando audiências por telefone, sem sentar com o sindicato e comando de greve nada adianta. Para arejar o clima vamos ao SEBO porque hoje é sábado e boa leitura nobre leitor/a!

BRASILEIROS GASTAM TEMPO COM TRABALHO E VIDA PESSOAL – Os brasileiros estão entre os profissionais que mais conseguem equilibrar o tempo gasto entre os compromissos d o trabalho e vida pessoal. Os trabalhadores também estão 82% mais satisfeitos com o emprego em 2013 do que no ano passado, de acordo com pesquisa feita pela Regus, empresa especializada em soluções de espaços para escritórios.
O país ficou com 137 pontos no índice usado para fazer o levantamento. Só 19% dos entrevistados do Brasil responderam que estavam passando mais tempo longe de casa. A média global foi de 42%. O número de satisfeitos com a quantidade de horas que conseguem dedicar aos assuntos privados subiu de 51% em 2012 para 54%.
Ao todo, 26 mil pessoas foram entrevistadas em todo o mundo. O número do Brasil é maior em nove países, incluindo a Índia (138), Chile (142) e Panamá (156) -- líder da lista. A média global é de 120. "As companhias estão percebendo que para manter talentos precisam se esforçar na ampliação de políticas de trabalho mais flexíveis, oferecendo, por exemplo, alternativas de local de trabalho diferentes", disse em nota Fernanda Patzina, diretora de área da Regus. FONTE: www.endividado.com.br, em 14/06/2013.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso bravo professor, poeta, colaborador e acima de tudo amigo, anuncia mais um Festival de Cantadores:
O Festival de Cantadores do Nordeste no "Mossoró Cidade Junina" vai acontecer em sua XIII Edição, na Praça de Eventos da Estação das Artes, nos dia 20 e 21 deste. Quatro das melhores duplas de Repentistas do Nordeste estão convidados e concorrem a premiação e troféus, patrocinados pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Também teremos as apresentações especiais com poetas da nossa região e de outros estados. Todos serão contemplados com cachês. É a Prefeitura de Mossoró, apoiando a difusão da poesia popular Nordestina. A Cantoria e o Cordel agradecem. Abraço, Aldaci.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (387)A cada dia é maior o movimento no DETRAN em Parelhas/RN. Com a limitação de vistorias e a paralisação de parte do setor de habilitação em Caicó e Currais Novos, tá todo mundo correndo pra cá. Todo dia fica uma faixa de 20 pessoas esperando atendimento, pessoas de outros municípios que antes eram atendidos naquelas cidades estão procurando Parelhas.
Vou tocar pela última vez neste assunto. O servidor LEVA os processos de registro no SEU carro para emitir documentos em Caicó. Já falei duasvezes com Marcelo Galvão sobre. Eu peço que quem puder ajudar para impedir isso seria muito bom para a GREVE, afinal, mais processos ficariam pendentes em Natal e aumentaria a insatisfação do povo e dos "servidores" que estão trabalhando. Estes “servidores” que estão trabalhando são: 1) Afilhado político de Humberto Gondim que foi candidato a prefeito de Parelhas e é aliado da governadora: 2) Um servidor da prefeitura da prefeitura que faz vistoria (simpatizante) do DEM e, 3) Um amigo comissionado (chefe de grupo) filiado ao DEM. Portanto, eles não vão parar de trabalhar e vão fazer de tudo para “melar” nossa greve. Prometo não tocar mais no assunto. Ismael de Souza.

FIQUE SABENDO... “As baleias-fin são gigantes mágicos do mar”. Texto sugerido por Vinícus G. A. Guerra, via e-mail em 30/05/2013.
Estas criaturas majestosas são o segundo maior animal do planeta, e podem atingir o tamanho de 3 ônibus.
As baleias-fin são gigantes mágicos do mar. Mas em questão de dias, mais de 180 animais dessa espécie ameaçada correm o risco de serem abatidos por um magnata e seus parceiros. Sua diversão de verão é caçar as baleias usando arpões, cortá-las em pedaços e enviar a carne para o Japão, passando pela Holanda, para ser usada na alimentação de cães!
Há uma maneira de impedir essa caça antes que ela comece: não são todos os lugares que aceitam receber um barco cheio de carcaças de baleias. As autoridades alemãs e filandesas, por exemplo, têm evitado esse comércio vergonhoso. Agora, a bola está com a Holanda. Os holandeses têm uma enorme preocupação com sua reputação de protetores do meio ambiente, e não podem deixar que esse comércio sangrento chegue aos olhos da comunidade internacional. Mas se nós expusermos a participação da Holanda nisso agora e exigirmos que as autoridades holandesas rejeitem a movimentação de carne de baleia nos portos do país, poderemos impedir um massacre.
Precisamos agir rapidamente -- navios baleeiros devem começar a caça em questão de dias. Assine agora e divulgue para todos. Vamos construir uma forte campanha com 1 milhão de assinaturas direcionada ao primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e avisá-lo de que criaremos um rebuliço na mídia a menos que ele impeça o comércio de baleias-fin em portos holandeses: http://www.avaaz.org/po/days_to_stop_the_whale_slaughter_global/?bRyuebb&v=25281.
Estas criaturas majestosas são o segundo maior animal do planeta, e podem atingir o tamanho de 3 ônibus, ao passo em que se movem rapidamente na água. A incrível combinação de suavidade, elegância e velocidade lhe fizeram ganhar o apelido de "cães galgos do mar".
Tragicamente, caçadores como o magnata Kristjan Loftsson têm abatido centenas de milhares de baleias e mais de 70% da população mundial destes animais foi dizimada. Mas desde que a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas e a Comissão Baleeira Internacional impuseram uma proibição sobre essas atividades, a espécie tem crescido em números. Podemos ajudar a espécie a se distanciar do risco de extinção se impedirmos que as baleias sejam massacradas para servirem de alimento para cachorro!
Fazer com que os holandeses rejeitem o carregamento sangrento trazido pelo magnata Loftsson para Roterdã é a melhor maneira de parar essa caça antes que ela comece, já que isso criará um precedente para outros portos em toda a Europa. Até agora, o governo holandês permitiu que Loftsson saísse ileso dessa matança. Vamos expô-los agora e dar um fim neste massacre. Assine a petição e divulgue para todos -- vamos acabar com esse comércio antes que o primeiro arpão seja disparado: http://www.avaaz.org/po/days_to_stop_the_whale_slaughter_global/?bRyuebb&v=25281.
Os membros da Avaaz já conseguiram realizar grandes feitos em prol da biodiversidade, desde se opor ao comércio de marfim à luta pela proibição dos pesticidas de abelhas, seguida de vitória. Em 2010, os membros da Avaaz foram peça-chave para manter uma moratória internacional sobre a atividade baleeira. Neste momento crucial, vamos impedir essa caça horrível e continuar caminhando rumo a um mundo mais humano.
Com esperança, Pascal, Lisa, Oliver, Alice, Ricken, Allison, David, Alaphia e toda a equipe da Avaaz.
MAIS INFORMAÇÕES Islândia se prepara para início de temporada de caça de baleias-fin (ANDA) http://www.anda.jor.br/08/05/2013/islandia-se-prepara-para-a-caca-de-baleias-fin.
Islândia matará baleias-fin raras para produzir guloseimas para cães (em inglês) (The Sunday Times) http://www.thesundaytimes.co.uk/sto/news/uk_news/Environment/article1265271.ece?CMP=OTH-gnws-standard-2013_05_26.
Islândia deve recomeçar a disputada caça de baleias-fin em Junho (em inglês) (Yahoo News) http://uk.news.yahoo.com/iceland-resume-disputed-fin-whale-hunt-june-152645167.html#mbpipwP.
Para a Islândia, baleia gigante é "apenas mais um peixe" (em inglês) (AFP) http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h0e9RgyRi4AF-PqyF7nLp4ufPW1w.
Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas.
A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 21 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Secretaria da Educação do Estado do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 3.000 (três mil) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas no período de 22/06 a 21 de julho/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: 3.178,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL. A PF – Polícia Rodoviária Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.000 (mil) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24/06 a 08 de julho/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 6.106,81. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = “AMIGOS/AS DE PARABÉNS - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Lidiane Alencar – UERN (dia 11), Carlos Oliveira – Adv. e Inalda Lira – Professora (12), Marcos Antônio – Adv. e Carlos Santos – UERN (13), Iara Linhares – Professora (14), Davi Medeiros – Professor (17) e Auxiliadora Paz – DETRAN/RN (22);
 = "Olá! Hermes tudo bem? Adorei a sua coluna online... . Fiquei inteirada de tudo. Obrigada. Ficarei aguardando sempre a cada dia. É tão bom ler textos bons. Sim, a mensagem sobre Felicidade adorei. Parabéns!!!! Tica Soares". - Estou ótimo prezada colunista, melhor agora por ter sua aprovação relacionada ao nosso trabalho. Grande abraço com desejos de saúde e paz a você e demais familiares;
 = IV – O que vale destacar, contudo, é o lado bom do evento. Os sorrisos, a diversão, a alegria ao rever amigos, as danças, as pessoas bonitas, a animação etc. O Pingo da Mei Dia é o carnaval que Mossoró não tem. V – Servidores do Detran aproveitaram o evento para protestar. Foi o único protesto que presenciei. - Erasmo Firmino comentando sobre o evento Pingo da Mei Dia (08/06/13), em seu blog www.tiocolorau.com.br de 10/06/2013;
 = Há 86 (13/06/1927) o Bando de Lampião atacava à cidade de Mossoró. Vírgulino Ferreira da Silva “Lampião” (*1900/+1938) é rechaçado por forças locais sob o comando do Prefeito Rodolfo Fernandes e no combate morre o cangaceiro Colchete. Jararaca é ferido, preso e assassinado dias depois.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 523/2012 (de 13/06), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre encontro com Rubens Coelho e Júlio César; Casa Própria: prazos maiores com juros menores; Greve: TJ abre Prazo para ADUERN apresentar Contestação; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (321) – Por Crispiniano Neto; FIQUE SABENDO: “12 de junho – Dia dos Namorados”. E na Edição 456/2011 (de 15/09) estes foram os temas: Flamengo Terá de Pagar R$ 4 mil; Pelo Sim, Pelo Não, Mais Alerta de Vírus; Carlos Nascimento, Repórter por uma Edição; Governo Quer Repactuar Acordo Para Pagamento dos PCCRS; Artes X Lixo Cultural; Bronca do Leitor (255) – Higor Henrique; FIQUE SABENDO: Desrespeito a População;
 - A FOME EXISTE DEVIDO A ESCOLHAS POLÍTICAS – Em meados de maio, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês) gerou grande polêmica, ao sugerir a inclusão de insetos na dieta alimentar de populações ao redor do mundo, para reduzir a fome. Segundo o órgão, essa seria uma saída para driblar o crescimento populacional, já que insetos, como gafanhotos e formigas, estariam sendo "subutilizados" na alimentação de pessoas. O argumento se baseia na escassez de comida no mundo. Mas será que o problema é mesmo falta de alimentos? "Não". Essa foi a resposta do especialista em  segurança alimentar Francisco Menezes, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e pesquisador do assunto no IBASE há mais de 20   anos. A entrevista concedida pouco antes de Menezes embarcar para Portugal, onde ficará por seis meses, ele foi taxado ao dizer: "A fome é sempre escolha política. As pessoas passam fome pelo poder de escolha de outros". Ou seja, o desafio é promover o acesso ao alimento, e não exatamente produzir mais. O pesquisador adiantou que esse seria um dos temas do 7º Encontro do Fórum Nacional de Segurança Alimentar, que estou acompanhando aqui em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde o início da manhã desta terça-feira. Por Camila Nóbrega do Canal IBASE. FONTE: www.adital.com.br, em 07/06/2013;
 - HOSPITAL RAFAEL FERNANDES, URGENTE!A Promotoria da Saúde da Comarca de Mossoró e o Conselho Regional de Medicina devem visitar, urgente, o Hospital Rafael Fernandes, pelas obras nunca acabadas. Uma “mistura” de patologias graves, que não vai terminar bem. Os médicos estão preocupados. FONTE: Coluna Raxio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br;
 - DIA: hoje é Dia do Paleontólogo e Dia Mundial Contra Maus-tratos a Idosos. Amanhã (16) será Dia da Unidade Nacional.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos paleontólogos, agentes de proteção a idosos e nacionalistas.
QUEM canta...
E foi o silêncio / Que habitou-se no meio / Ele é o cometa fulgurante / Que espatifou... / Um asteróide pequeno / Que todos chamam de Terra... ”. (“Kryptônia”. Composição: Zé Ramalho – Canta: Z. Ramalho).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário