quinta-feira, 6 de junho de 2013

DC - Coluna de Notícias 594. (Aneso slide: Essa é Pra Você!).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”


“Uma forma diferente de noticiar!”

Ano V – Edição nº 594 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.



Mossoró/RN, sexta-feira, 07 de junho de 2013. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 23ª/52, Dias: 158/365 e faltam 207 dias para término do ano.



“Causo democrático!”

“Espaço reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).



Estimados/as Amigos/as:

O governo do estado parece gostar mesmo de greve (servidores por necessidade), ou com ela “pensar que tira proveito” jogando a sociedade contra os grevistas, no caso do DETRAN. O governo adiou a audiência com o SINAI e Comando de Greve do DETRAN/RN marcada para a tarde de ontem (06), remarcando para a próxima quarta-feira (12), trarei detalhes sobre o que causou o adiamento e o novo horário. O certo é que o novo quadro formado prolonga a greve por mais uma semana. Enquanto isso, confirmadíssima a atividade da greve com a vinda em caravanas de Natal, Assu e Apodi para ato pacífico no evento PINGO DA MEI DIA que marca a abertura oficial do Mossoró Cidade Junina 2013. Boa leitura nobre leitor/a!

IV SEMINÁRIO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE – Hoje se inicia o IV Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde: nos dias 07, 08 e 09 de junho. Neste ano a cidade sede é Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. No dia 07 de junho, sexta-feira, o Seminário dará início aos trabalhos apenas no turno da noite, com acolhimento e recepção das(os) participantes. Se você tem possibilidade apenas de chegar no dia 08, sábado, não tem problema: não deixe de comparecer por causa disso!

Uma rápida contextualização - A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, desde sua fundação, constrói um seminário anual como o espaço mais importante de aprendizado, estudo, debates, planejamento e deliberações da organização.

Uma questão muito importante de falarmos, é que não é requisito que já esteja participando da construção da Frente Nacional. O seminário também é um momento de oportunidade que as(os) interessadas(os) se aproximem dos debates e ajude a construir a organização e suas lutas.

ADUERN FAZ DOAÇÃO AO ABRIGO AMENTINO CÂMARA – A diretoria da ADUERN entregou, início dessa semana, os alimentos arrecadados com a inscrição no II Passeio Ciclístico “Pela paz no trânsito”, realizado no dia 1º de maio. A doação foi feita ao Abrigo de Idosos Amantino Câmara. Na ocasião, a diretoria foi recebida pela assistente social, Kaline Soares, que agradeceu a doação. Os diretores da ADUERN puderam conhecer a instituição e alguns internos, como Dona Aninha que tem 107 anos, ainda é bastante lúcida, e Seu Dionízio, que tem 109 anos e ainda lembra com detalhes do ataque do bando de Lampião a Mossoró.

O abrigo é o único de Mossoró e conta com 62 idosos. A maioria dos internos foi colocada no Amantino Câmara pela família, mas alguns foram por decisão judicial em virtude de maus tratos. Fundado em 1946 pela Diocese de Mossoró, a entidade precisa de doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

AJUDA FINANCEIRA - Quem quiser ajudar o instituto, pode fazer uma visita. O Abrigo de Idosos Amantino Câmara fica localizado na Rua Venceslau Braz, 415, bairro Paredões. Para ajudar financeiramente, basta fazer um depósito no banco Caixa Econômica Federal, Agência: 0560-6, Operação: 013, Conta-Poupança: 50.000-0, em nome do Instituto Amantino Câmara. Por Talita Lucena – Jornalista.

MÁRCIA CRISTINA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais uma estreia na série, desta feita vem lá das bandas do Quartel General da greve no DETRAN/RN, capital do estado:

Gente, vamos marcar presença no evento "O Pingo do Mei Dia", que acontecerá no próximo sábado, em Mossoró. A festividade marca o início dos festejos do Mossoró Cidade Junina. E claro, a gente vai pra protestar! O transporte será arcado pelo sindicato (SINAI) e iremos em excursão. O ônibus aguardará os viajantes ao lado da Agaé (vizinho ao Natal Shopping) e sairá às 6h30 da manhã, com retorno previsto para o final da tarde, no mesmo dia.

Podem (e devem) levar parentes e amigos, pois quanto mais gente para apoiar o protesto, melhor!

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (386) – É necessário a presença maciça de todos nos PIQUETES DE GREVE DO DETRAN, o material humano é super importante para que nossos objetivos sejam alcançados. Sabemos que todos têm seus afazeres e é fadigante ficar exposto ao sol, chuva e poeira, mas é com bastante esforço que as coisas poderão acontecer ao nosso favor é o espírito de luta nesse momento tende a nos favorecer. Júnior Bertoldo.

FIQUE SABENDO... “O poder como ponte para o bem estar coletivo”. Por Flávio Rezende – Escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN. É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com). Seja feliz e muita luz! Flávio Rezende - www.casadobem.org.br. FONTE: via e-mail em 02/06/2013.

Quando estiverem em contato com os microfones, jornalistas, entrevistas, aproveitem a oportunidade para contribuir de maneira maravilhosa, para a formação da cultura da paz e do amor entre todos nós.

Gosto muito de ler entrevistas mais elaboradas, que, se bem conduzidas, revelam o pensamento de pessoas importantes, que tem o poder de decidir o destino e o bem estar de milhões e até bilhões de seres em passagem material por nosso planeta Terra.

Depois de ler uma entrevista dessas numa revista, mudei a mídia para a TV e assisti uma matéria no Globo News, sobre uns brasileiros que desenvolveram um software que foi usado na posse de Obama e de um casamento real britânico. A informação levou minha mente a pensar sobre a quantidade de coisas que rolam em torno das pessoas poderosas, tornando cada passo, cada fala, cada gesto, trabalhado para ser exposto, seja de maneira oficial, seja à margem de seus comandos.

O que quero dizer é que em consequência deste aparato todo focado nestes seres famosos, suas vontades, desejos, planos e ações, decidem vidas, criam e destroem fortunas, elevam ou abatem países, tudo dependendo da maneira como eles direcionam suas energias pessoais.

Se forem seres desprovidos de humanidade no sentido fraterno, vão agir de maneira egoísta, fazendo tudo em função de ganhos particulares para ele e seu grupo, não importando que isso gerasse tristezas, mortes ou amarguras.

Já os seres que verdadeiramente pensam no bem dos demais, convergem seus atos para atitudes altruístas, não colocando suas conveniências próprias e nem familiares em primeiro plano, muitos até sacrificando biografias e vidas pessoais, em prol de uma causa humanitária e do bem.

Meu pensamento então ficou navegando nas águas turbulentas dos exemplos negativos, procurando entender como alguém não percebe a oportunidade de entrar para a história pelo lado bom, àquele onde a reverência tem mais sabor e onde a glória é mais apreciada, passando a eternidade em ruas, prédios, datas e citações em veículos diversos.

O gozo material dos sentidos, para os que direcionam suas ações no rumo da obtenção de frotas de veículos caros e raros, do usufruto de mulheres novas e esteticamente ditas ok e da acumulação crescente de cédulas com valor no mercado, é sempre temporário e, quando os castelos prazerosos da temporalidade caem, a areia disforme que sobrevive, não consegue passar para a posteridade, mais que o lixo que foi esta vida, que o estrume que foram as ações destes seres e o odor que estes corpos já inertes revelam, perdendo a oportunidade de ficar eternos com o doce frescor das essências do bem, que poderiam perfumar nosso planeta e tornar sempre exemplar estas existências que se perderam em equívocos e bestialidades.

As pessoas que tem poder, que obtém muita atenção ao falar, andar, agir e determinar, deviam ser gratas por estarem nestas condições, tendo a valiosa oportunidade de direcionar suas vidas para melhorar e tornar mais feliz a de tantos outros, não perdendo nada da materialidade por seguir os caminhos do bem, muito pelo contrário, o homem pode ser rico material e espiritualmente, não existe problema no usufruto das riquezas, o que não se admite é que ela seja usurpada da coletividade que, por herança divina, compartilha a convivência terráquea e, merece também, as devidas condições para acessar o ouro, o incenso e a mirra.

Cabem as pessoas de bem, que influenciam bilhões de outros, com o suporte das mídias atuais, conduzir suas vidas no sentido da justiça social, da democracia, do respeito às liberdades individuais, tudo com responsabilidade, com o emprego das ferramentas que se revelam corretas, direcionando ações pessoais e governamentais para o bem estar de todos e, quando estiverem em contato com os microfones, jornalistas, entrevistas, aproveitem a oportunidade para contribuir de maneira maravilhosa, para a formação da cultura da paz e do amor entre todos nós.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 17/06 a 08 de julho/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: 3.178,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O Banco da Amazônia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de junho/2013. Escolaridade exigida: Ensino Médio. Salários: até R$ 3.419,91. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= “AMIGOS/AS DE PARABÉNS” - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Airton Cilon – Poeta e Artista Plástico, Conceição Bezerra – TNS/Fundac e Tica Soares – Colunista Social (dia 02), Jarda Jacinta – Nutricionista (03), Aldo Gondim – Professor (04), Gleide Tomaz - Anestegiologista, Ítalo Rebouças – Professor e Walter Silva – músico (05), João Newton Júnior (06) e Zenóbio Oliveira – INTERTV e Kalianne Pereira – Adv. (07), Cenilda Oliveira – SINAI e Karenine Fernandes – Colunista Social (08), José Maria Alves – Adv. / Jornalista (09) e Socorro Batista – Professora (10);

= “Bom dia "le grand" Hermes, meu abraço e amizade. Sua última coluna que chegou ao meu computador foi no dia 20 do mês vencido (abril)! Saúde e Paz, Liszt Madruga”. – Caro colunista Liszt, obrigado pela “mini bronca” e confesso-lhe que desde inicio de abriu até o momento não tive como atualizar as edições do DC regularmente, quanto a Coluna Arrumadinho do jornal impresso O Jabá – mensalino (não confundir com mensalão) atrasei-me na postagem na minha lista de e-mail. Grato e fico muito feliz por acompanhar nosso trabalho, acima de tudo aprova-los. Saúde e paz a você e demais familiares;

= “Boa tarde, Excelente informativo. Parabéns pelo trabalho. Abraço, Jairon Albuquerque”. – Obrigado amigo Jairon, muito obrigado e que Deus proteja a você e entes queridos;

= “Um abraço, prezado Hermes Oliveira (pela Coluna Arrumadinho), Walter Gomes”. – Outro grande jornalista que admiro e tenho orgulho por acompanhar nosso trabalho. Saúde e paz mestre Walter;

= Há exatos 82 (07/06/1931) foi inaugurada da primeira Feira Livre de Mossoró, pelo então Prefeito Amâncio Leite.

**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 520/2012 (de 02/06), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre encalhamento de CTPS na DRT/Central do Cidadão. Empresa deve paga Hora de Percurso mesmo sem Acordo; Justiça Condena UFRN a Pagar Indenização a professor que cai em buraco; Bens: justiça determina leilão da DATANORTE; Airton Cilon, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (318) – por Bruno Barreto; FIQUE SABENDO: 02 de Junho – Dia Internacional da Protituição. E na Edição 455/2011 (de 10/09) estes foram os temas: Cobrança de Dívida Condominais Prescreve; Kydelmir Dantas, Repórter por uma Edição; Depressão e Pânico; Memórias do Rio da Morte; Bronca do Leitor (254) – Kydelmir Dantas; FIQUE SABENDO: Seresta – A Música Capaz de Irmanar as Pessoas;

- INDÍGENA BALEADO PODE FICAR TETRAPLÉGICO – O projétil que atingiu o indígena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, cortou o nervo da cervical e ele tem mínimas chances de voltar a andar ou movimentar as pernas e os braços, informou um dos médicos da Santa Casa de Campo Grande (MS). Baleado nas costas, terça (04), à tarde, na fazenda São Sebastião, em Sidrolândia (MS), ao chegar ao hospital na noite de quarta-feira (05), Josiel disse que não sentia nem as pernas nem as costas, mas estava consciente e conversando normalmente. Os médicos aguardam os resultados de alguns exames e a reação do seu próprio organismo para realizarem a cirurgia de retirada da bala. Somente com a chegada de um assessor do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, por volta das 10h de 04/06, é que foi possível à família de Josiel obter informações claras sobre o seu estado de saúde. FONTE: www.adital.com.br, em 05/06/2013;

- OAB CONTRA RETENÇÃO DOS RENDIMENTOS. Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido de providências com pedido de medida cautelar, para questionar a utilização indevida e apropriação, por parte dos Tribunais de Justiça, dos rendimentos financeiros gerados a partir dos depósitos por entes públicos dos precatórios judiciais, gerando graves prejuízos aos credores. FONTE: sistemajma.blogspot.com.br;

- DIA: hoje é Dia da Liberdade de Imprensa. Amanhã (08) será Dia do Citricultor e Dia Mundial do Oceano.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de defesa da liberdade de imprensa, aos citricultores e aos oceanistas.

QUEM canta...

“Quero bem alto ao mundo inteiro gritar / Que sou feliz e tenho alguém para amar... ”. (“Adeus Solidão”. Composição: Carmen Silva – Canta: C. Silva).

...os males espanta.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.



Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!



*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário