quinta-feira, 14 de março de 2013

DC - Coluna de Notícias 583. (Anexo slide: A hora certa).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 583 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 14 de março de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 12ª/52, Dias: 73/365 e faltam 292 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Diga uma coisa que é barata. Resposta: - Diário Oficial, só custa R$ 0,50 e tanto faz ter 04 ou 100 páginas". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Finalmente chegou à Câmara Municipal de Mossoró o projeto de lei, apresentado pelo Vereador Lahyre Rosado (PSB), com a intenção da municipalidade não contratar artistas ou bandas musicais com letras pejorativas e que agridam as mulheres. Tudo bem, já é alguma coisa, porém, os demais vereadores devem aprofundar nos debates e apresentar emendas para que outras aberrações sejam também impedidas, como apologia a prostituição, pedofilia, a bebedeiras e etc. E que as exibições não se restrinjam tão somente aos eventos públicos na Estação das Artes "Elizeu Ventania". Que seja proibido aquele "tipo de arte" (segundo o Vereador Francisco Carlos) também em qualquer praça pública ou bairros, que sejam proibidas em emissoras de rádios e televisores, vez que, essas "músicas" de mau gosto invadem milhares de lares e são muitas prejudiciais as crianças. Que os nobres vereadores convoquem/convidem o Professor e músico Walter Silva (Projeto Artes vs Cultura do Lixo) e conheçam, a fundo, o material que ele dispõe e luta, há mais de doze anos, pelo fim dessas pornografias nocivas aos inocentes, homens e mulheres. Essa "música" modernista e midiática são autênticos lixos musicais (se é que podemos chamar aquilo de música) que prejudica os verdadeiros talentos artísticos deixando-os à margem do esquecimento e até falência profissional. Vem aí o feriadão da Semana Santa, boa leitura, nobre leitor/a!

PROCONS GANHARÃO MAIS PODER PARA PUNIR E MULTAR EMPRESAS.Os Procons de todo o Brasil ganharão mais poder de ação e poderão aplicar multas diárias a empresas que infringirem o direito do consumidor brasileiro. A medida, à qual a Folha teve acesso, faz parte de um pacote de bondades que a presidente Dilma pretende lançar na próxima sexta, Dia Mundial do Consumidor.

O pacote prevê iniciativas para melhorar o atendimento e garantir direitos nos setores de telefonia, banco, aviação, cartões de crédito e planos de saúde, entre outros. Haverá punições para o estabelecimento comercial que infringir o direito do consumidor e também para o órgão público ou privado que não fiscalizar essa infração.

Com a futura regra, as decisões dos Procons passam a ter caráter executivo - ou seja, terão de ser cumpridas obrigatoriamente nos casos de substituição de produtos, cumprimento de oferta, devolução de valor pago indevidamente e prestação de informações. Quem desrespeitar a decisão poderá ter de pagar multa diária definida pelo órgão. Hoje, a aplicação de multa nessas condições é definida pelo Judiciário.

AGILIDADE - A ideia do Executivo é criar as condições para solucionar de forma mais rápida as reclamações de clientes e desafogar a Justiça. Segundo o projeto, quando não houver acordo entre as partes no Procon, o juiz dispensará a audiência de conciliação e pulará direto para a audiência de julgamento (...). FONTE: Folha Oline, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 12/03/2013.

SINDSAÚDE CONVOCA MANIFESTAÇÃO PARA 14/03 – O Sindsaúde Regional de Mossoró está convocando todos os servidores municipais da saúde de Mossoró para um ato público no próximo dia 14. A manifestação será realizada a partir das 14 horas, em frente à Prefeitura, e tem como objetivo cobrar do poder executivo uma resposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores. Os servidores estão em campanha salarial desde o início do ano e pedem um aumento de 15% nos salários, reajustes em gratificações, cumprimento do Plano de Cargos e convocação dos aprovados no último concurso.

O Sindsaúde de Mossoró espera contar com a força dos agentes de saúde, de endemias e demais servidores para pressionar a prefeita Cláudia Regina a negociar com os trabalhadores e o sindicato. Nesse sentido, a participação de todos é muito importante para fortalecer o movimento e a campanha salarial 2013.

DIONÍZIO DO APODI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Chegou, finalmente, a estreia do amigo Dionízio na série. Avante amigos d'O Pessoal do Tarará, muitos sucessos!

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará (Mossoró-RN) viajará para Curitiba (PR), no próximo dia 29, onde fará uma série de apresentações de seu espetáculo Aurora Boreal, a partir do dia 31, se estendendo até o dia 3 de abril, no espaço Mini-Guaíra. Serão quatro apresentações: 31 de março às 15h; 1° de abril às 21h; 02 de abril às 12h; e 03 de abril às 18h.

O espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz) já cumpriu uma série de apresentações em várias cidades brasileiras, como Natal (RN), Fortaleza(CE), João Pessoa(PB), Teresina(PI), São Paulo(SP) e Rio de Janeiro(RJ). Em Teresina participou do Festival Nacional Ana Maria Rêgo, e conquistou os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor iluminação e melhor figurino.

Aurora Boreal (ou Casca de Noz) é um texto de Dionízio do Apodi, que atua e assina a direção do espetáculo. Um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava. Trabalho onde O Pessoal do Tarará investe em uma dramaturgia própria, mas com o espetáculo influenciado pelo Teatro Pobre de Grotowski, e parte dele, quando o mesmo diz que "no teatro, que tudo saia do ator". Nesta montagem o grupo experimenta isso. Não há qualquer muleta, qualquer efeito, a não ser a presença do próprio ator.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (375)É JUSTO QUE AS TVS POR ASSINATURA ALEM DA MENSALIDADE QUE PAGAMOS, COLOQUE TANTO COMERCIAL?


Quem contrata os serviços de Tv por assinatura, paga para fugir dos longos e nada criativos intervalos comerciais; paga pelo serviço para ter acesso à variedade de conteúdos produzidos em várias partes do mundo. Quer ver filmes e seriados sem interrupção constante dos comerciais. Esse a meu ver, era pra ser o principal diferencial. Todas as concessionárias prometem conteúdo exclusivo, no entanto carrega cada vez mais com propagandas e menos conteúdo. Vemos o mesmo filme, o mesmo capítulo de seriado várias vezes. Essas concessionárias deveriam ter mais cuidado com a sua grade de programação, oferecer mais qualidade em conteúdo aos seus clientes-assinantes.

Os comerciais tomaram conta dos canais oferecidos na Tv por assinatura. Estamos pagando pelo serviço sem entender porque a Tv à Cabo, além da publicidade, nos coba mensalidades.

Além de estarmos sendo enganados, é uma concorrência desleal, existe uma dupla cobrança. Se falam em TVHD, TV3D, BELELÊ, sei lá o que! São tudo a mesma coisa, cosméticos, sem qualidade. Funciona mais ou menos como antigamente. Falava-se que colocar antena externa, bem alta, melhorava a imagem. A porcaria é a mesma. A qualida da programação é discutível. Um desrespeito total ao cidadao. A ANATEL – aquela agência que concorda com tudo o que as teles e operadoras reivindicam e fazem, incluindo as falcatruas – poderia pelo menos fazer de conta que manda, que é o órgão regulador e por ordem e disciplina nas TVs por assinatura.

Por que não colocar canais de propagandas, exclusivamente, a exemplo do polishop e etc, inserido na grade? Quem quiser assistir propaganda sintoniza aquele canal e pronto, está tudo lá! Ou pelo menos informar aos assinante qual a proporção entre o conteúdo de entreteniento e as inserções publicitárias. Alguns canais têm quatro intervalos a cada hora, com duração de 08 a 10 minutos de propaganda em cada um. Veja os nossos telejornais local, a cada bloco com uma ou duas notícias, com duração de dois minutos, colocam cinco seis minutos de propaganda. Se não são nem obrigadas a transmitirem o horário eleitoral por exemplo, não era pra ser permitido tanto comercial.

Temos a mania de questionar e cobrar só o órgão é público. Acho que devemos sim, questionar o público, até porque també pagamos e caro! Mas, porque não questionar também o privado? Osnildo Morais.

NOTA DO EDITOR. O texto, acima, foi colhido do facebook publicado pelo autor supra citado em 06/03/2013.

ganados, é uma concorrência desleal, existe uma dupla cobrança. Se fala em TVHD, TV3D, BELELÊ, sei lá o que! São tudo a mesma coisa, cosméticos sem qualidade. Funciona mais ou menos como antigamente. Falava-se que colocar antena externa, bem alta, melhorava a imagem. A porcaria é a mesma. A qualidade da programação é discutível. Um desrespeito total ao cidadão. A ANATEL – aquela agência que concorda com tudo o que as teles e operadoras reivindicam e fazem, incluindo as falcatruas – poderia pelo menos fazer de conta que manda, que é o órgão regulador e pôr ordem e disciplina nas Tvs por assinatura.
Por que não colocar canais de propagandas, exclusivamente, a exemplo do polishop etc, inserido na grade? Quem quiser assistir propaganda sintoniza aquele canal e pronto, está tudo lá. Ou pelo menos informar ao assinante qual a proporção entre o conteúdo de entretenimento e as inserções publicitárias. Alguns canais têm quatro intervalos a cada hora, com duração de 8 a 10 minutos de propaganda em cada um. Veja os nossos telejornais local, a cada bloco com uma ou duas notícias, com duração de dois minutos, colocam cinco, seis minutos de propaganda. Se não são nem obrigadas a transmitirem o horário eleitoral, por exemplo, não era pra ser permitido tanto comercial.
Temos a mania de questionar e cobrar só quando o órgão é público. Acho que devemos sim, questionar o público, até porque também pagamos e caro! Mais porque não questionar também o privado? Osnildo Morais.
NOTA DO EDITOR. O texto, acima, foi colhida do facebook publicada pelo autor supra citado em 06/03/2013.
FIQUE SABENDO... "Informática na educação". Por *Prof. Rinaldo Barros, em 11/02/2013.

"Mestre não é quem ensino, mas quem de repente aprende". (João Guimarães Rosa).

Os computadores tomarão o lugar dos professores?

Esta é uma questão que deveria ser debatida em todas as "reuniões de pais e mestres" de todas as escolas brasileiras.
Não resta dúvida de que, nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação on-line atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; é evidente o acesso rápido e eficiente na obtenção de informações relevantes e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas.

Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita. Agora, temos o "analfabite".

O essencial, todavia, deveria ser acreditar no potencial cognitivo de cada um.

Mas o que existe de verdade é a falta de conforto com o uso da tecnologia nos ambientes educacionais, que é decorrente do escasso investimento governamental em políticas de formação e atualização do professor.

Para o docente que vê na tecnologia uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade e principalmente lutar contra o discurso paralisante que domina o meio educacional. É preciso conhecer melhor as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil.

Evitar a resistência pelo desconhecimento é entender que o computador e o software educacional, seja ele qual for, é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno.

Uma aula ruim é ruim com ou sem tecnologia, e uma aula boa será sempre boa independentemente da tecnologia utilizada. Isto significa dizer que: a qualidade está no conteúdo que deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno.

A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor. É preciso, no entanto, que o professor tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino. Não inovar na produção do material didático e nas metodologias de aprendizagem, significa deixar a cargo de profissionais da área tecnológica, a tarefa de ensinar por meio de software desenvolvido sem o viés da educação, do pensamento crítico, o que de um modo geral vem ocorrendo com frequência.

É fato que os perfis dos profissionais, que hoje planejam software educacional, são de programadores de computador, que desconhecem a realidade da área educacional. O planejamento de um bom projeto necessita da formação de uma equipe multidisciplinar, cujos participantes complementem o projeto utilizando suas competências específicas e diversificadas.

É nesse contexto que informações provenientes de diversas direções chegam a indivíduos cuja realidade não lhes permite desenvolver capacidade crítica de análise, competência fundamental para evitar o colapso de valores importantes para o desenvolvimento da cidadania, da ética e da solidariedade.

Por meio dessa abordagem, o uso da tecnologia integra novos saberes à prática educacional proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos seus alunos.

Estudos demonstram que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino.

Com a revolução tecnológica e científica, a sociedade mudou muito nas últimas décadas. Assim, a educação não tem somente que adaptar às novas necessidades dessa sociedade do conhecimento. Mas, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.

Os computadores não irão tomar o lugar dos professores. Mas, os professores terão que aprender – de repente – a demonstrar, na prática, quem está no comando. Falei!

(*) Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com/.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A SES – Secretaria Estadual de Saúde de Pernamuco realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 248 (duzentas e quarenta e oito) VAGAS PARA MÉDICOS, inscrições abertas até o dia 17 de março/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 5.995,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O COFFITO – Conselho Federal e Fisioterapia e Terapia Ocupacional realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 13 (treze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de março/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 5.269,72. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Nilson Silva - Datanorte (11/03);

 = "Parabéns, que Deus te dê milhões em saúde e muitos anos de vida. Te amo muuuuuito. Erneide Alves";

 = "Felicidades amigo, muita paz, alegrias, perdões e todo amor que houver nessa vida. Itamar Costa";

 = "Voce é um amigo especial, muitas felicidades para você e familiares. Avante companheiro, utopia e luta por um mundo mais justo e fraterno entre todos os povos. Carlos Filgueira". Agradeço de coração a todos vocês e que o Senhor Jesus continuará abençoando-os, sempre;


 = Há exatos 139 anos (13/03/1874) aconteceu a inauguração da Casa de Hotel e Bilhar, na então Rua da Independência - sendo o segundo hotel inaugurado em Mossoró. Fonte: Mossoró Nossa Terra, pág. 351, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.


**********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 446/2011 (de 23/07), relatamos os seguintes temas: Dólar Fecha em R$ 1,55; Frente pelo Direito a Comunicação; Condenado a Morte por Corrupção; Cid Albuquerque, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (245) – José Mário; FIQUE SABENDO: Aumento para Aposentados e Pensionistas. E na Edição 494/2012 (de 04/03) estes foram os temas: Buffet Deverá Pagar por Carro Furtado; Dirigindo à Noite: aviso da Polícia Militar; Campanha dos Servidores Públicos do RN; Symara Tâmara, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor/a (292) – Por Raimunda Soares; FIQUE SABENDO: Sandices e Truanices Televisuais;

 - Reajuste dos Procuradores do RN é Aprovado – Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão de hoje (13) a mensagem 072/2013, do Governo, que reajusta o subsídio mensal dos procuradores do Estado. De acordo com o projeto, ficam implantados 5% retroativos a janeiro de 2013; e posteriormente implantados 5% a partir de 1º de janeiro de 2014 e 5% a partir de 1º de janeiro de 2015. Fonte: Coluna Sérgio Chaves, www.defato.com, em 13/03/2013.

 - Em notas entidades rechaçam eleição do deputado – O rechaço à eleição do deputado Marcos Feliciano (Partido Social Cristão) para a presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília, segue gerando polêmicas. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) emitiram notas criticando, questionando ou refletindo sobre a escolha do deputado, que também é pastor. A polêmica começou com os depoimentos públicos disponíveis em canais de vídeo e em redes sociais nos quais o deputado se mostra pouco condizente para um cargo relacionado aos direitos humanos. No entendimento de algumas organizações, ao denominar a Aids de "câncer gay" ou afirmar que os negros são amaldiçoados por conta de uma questão bíblica, o pastor assume, sim, uma postura homofóbica e racista – motivo maior pela rejeição de seu nome ao cargo de presidente. Fonte: www.adital.com.br, em 12/03/2013.

 - DIA: ontem (13) foi Dia do Conservacionismo. Hoje é Dia do Agente Autônomo de Investimentos, Dia do Marxismo, Dia do Vendedor de Livros, Dia dos Carecas e Dia Nacional da Poesia.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos conservacionistas, autônomos em investimento, marxistas, vendedores de livros, carecas, poetas e poetisas do todo o Brasil.
QUEM canta...
"Mas veio o tempo negro e, à força, fez comigo / o mal que a força sempre faz. / Não sou feliz, mas não sou mudo: / hoje eu canto muito mais..." . ("Galos, Noites e Quintais". Autoria: Belchior – Canta. Belchior).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário