quarta-feira, 6 de março de 2013

DC - Coluna de Notícias 581. (Anexo: slide "Estratégia").


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 581 (geral) e 11ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 06 de março de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 11ª/52, Dias: 66/365 e faltam 300 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Mossoró é uma das cidades do mundo que não adianta pastor e padre pregarem dizendo que o inferno é quente, pois isto não assombra nenhuma alma desta cidade, ao contrário, pode até aguçar o gosto por ela". Fonte: Dez Contos Cem Causos, de Ivan Pinheiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Foram dez dias ausente desta coluna e estimados/as leitores/as, por inteira falta de tempo, pois, estive muito ocupado e viagens me tiraram da cidade por duas vezes. No último final/início de semana duas mudanças em um só dia em minha vida, a primeira foi de idade e a segunda de endereço. Saio de apartamento e volto a morar em "casa no chão" após dez anos. Em cinco dias já vi rostos de vizinhos com sorrisos de boas vindas, muito diferentes de torres residenciais de corredores mudos e portas fechadas diuturnamente. Vem aí o feriadão da Semana Santa, boa leitura, nobre leitor/a!

SERVIDORES DE TRIBUNAL DE JUSTIÇA TÊM REAUSTE SUSPENSO. – DF. Por considerá-la inconstitucional, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu a eficácia da Lei Distrital 5.013/2013, que trata do Plano de Carreira, Cargos e Remunerações dos Serviços Auxiliares do Tribunal de Contas do Distrito Federal e reajusta o salário de servidores. A decisão desta terça-feira (26/2) foi por maioria.

O desembargador relator afirmou que a referida lei viola a Lei Orgânica do DF e esclareceu que só é possível aumentar salários e remunerações com prévia dotação orçamentária e autorização na Lei de Diretrizes Orçamentária. O relator mencionou também que o governador vetou integralmente o projeto de lei que originou a lei impugnada. A maioria dos desembargadores acompanhou o voto do relator.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal. Em Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Procuradoria explicou que o governador do DF vetou integralmente o Projeto de Lei 1.111/2012, que originou a lei, em função de suas ilegalidades e inconstitucionalidades. No veto, além da inobservância do teto remuneratório local, o governador demonstrou que o Distrito Federal está a um ponto percentual de atingir o limite prudencial das despesas com pessoal, definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. FONTE: www.conjur.com.br, Processo 2013.00.2.003562-7, em 26/02/13.

SINAI: AÇÃO NO STF PEDINDO RECONSIDERAÇÃO em ação que concedeu medida liminar ao Governo do RN – O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN luta em Brasília pela suspensão da liminar que revogou bloqueio de verba para pagamento do PCCR dos servidores da FJA. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse que não revogará a liminar que, na semana passada, suspendeu o mandado de segurança expedido pelo TJRN. A ação bloqueou R$ 5 milhões e 500 mil dos cofres do Estado do RN para pagamento do Plano de Carreira dos servidores da Fundação José Augusto, autorizado por Lei desde 2010. O ministro alegou que vai ouvir o Ministério Público Federal e levará o assunto ao plenário do STF, por isso ainda não há uma data para o julgamento final do caso.

Para o presidente do SINAI-RN, Santino Arruda, o governo está sendo insensível ao punir os servidores que lutam por esse Plano há muito tempo. "A Procuradoria Geral do Estado do RN já pediu a extensão dessa medida para todos os demais Planos de Carreira. O governo está sacrificando ainda mais os trabalhadores que estão sem reajustes salariais há anos", disse Santino.

Para o sindicalista, o Governo Rosalba já é considerado o mais perverso de todos os governos do Rio Grande do Norte nos últimos 25 anos. "A luta pelo pagamento dos Planos vai continuar, incansavelmente", garante o presidente do SINAI. FONTE: www.sinairn.com.br.

SÊBADO NÃO FUNCIONARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO – A confraria do SEBadO - o sebo do sábado, teve "muita dificuldade" para atender pedido de liberação para viagem de seu idealizador e organizador Marcos Pereira. A viagem do MP é justíssima, pois, irá participar do casamento deu seu filho Marcelo que acontece nesta quinta-feira (07). O MP já se encontra na capital do estado desde ontem. No dia 16 às portas se abrirão a partir das 10h promovendo a leitura, a magia da música, prosa e poesia. A confraria deseja felicidades aos noivos - extensivas para as famílias do casal.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Aldaci envia-me sua programação da verdadeira cultura nordestina para este mês, confiram:

Amigos, durante este mês temos uma série de eventos (cantorias e festivais de cantadores) da qual iniciamos no dia 02, e no dia 09 estaremos em Caicó com Ivanildo Vilanova e Zé Cardoso precisamente na Xácara Passagem das Traíras. Já nos dias 16 e 17 em Gravatá/PE e dia 23 em Caruaru/PE, ambos, num Festival de Cantadores. Convidamos a todos, grande abraço, Aldaci.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (374)Camarada Hermes, bom dia! Mais uma vez, através desta ótima coluna venho fazer uma reclamação. Seguinte: ao lado da Central do Cidadão está se acumulando água de fezes com água das casas ao redor. Ou seja águas de banho ou coisas piores; a nossa querida prefeitura não toma as providências necessárias. Aí eu meu colega, cidadãos, perguntamos! A quem devemos recorrer? Um abraço do amigo Carlos Santos (UERN) e Alfredo baterista.

FIQUE SABENDO... "A farra das diárias do governo". Por Gustavo Leandro – AED/Fundac, em 21/02/2013.
 
O caos que estamos vivend, o sucateamento da máquna administrativa causando o desmantelo das intituiçoes.

Quem diria, existe até ranking das diárias pagas pelo governo Rosalba, devidamente registrado e de fácil acesso no site da Secretaria de Administração. Precisa se esforçar mais meu caro.

A farra com dinheiro público tem sido grande os últimso tempos, seja com propaganda política exagerada, diárias para quem não viaja, horas extras para quem não trabalha, cargos comissiondos à 3.4, almoços de adesão política, disfarçada. Uma vergoha, como dizia Boris Casoy.

E quais são as consequências disso tudo? Com certeza o caos que estamos vivend, o sucateamento da máquina adinistrativa causando o desmantelo das instituições e o desgoverno sem fim.

Foi isto que levou à extinção órgaos como COHAB, FASP, FETAC, BANDRN dentre outros que prestaram relevantes serviços ao Rio Grande do Norte. Podendo, inclusive, acabar com outras insituições que não estão recebendo, por parte do governo, nenhuma atenção como é o caso da EMATER, IDIARN, FUNDAC, FJA, e etc.

Há casos emque o servidor, por exemplo, recebeu quatrocentas diárias em dois anos. Portanto, uma boa quantia em dinheiro o que leva a crer que ele não teve tempo para trabalhar, só viajando. Tudo isso chaa a atenção e aguça a inteligência dos menos afortunados do serviço público.

Porque de um lado existe os que afiramam não terem recebido tais diárias e, por outro, os que fizeram e ainda não receberam. Além daqueles que apenas "emprestara", seus nomezinhos para compor a planilha.

Alô Ministério Público!, que se faça uma auditoria nas contas do governo, com coragem, apurem a malservação do dinheiro, o peculato, as improbidades administraivas gritantes a olhos vistos e outros desmandos.

Já é hora de dar um basta na corrupção por aqui, também. Por que nao? O Rio Grande do Norte faz parte deste brasilzão sem porteira e de muitos currais eleitorais.

 
CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 315 (trezentas e quinze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 06 a 31 de março/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 4.308,97. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia e Tecnologia Aeroespacial realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 241 (duzentas e quarenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 18/03 a 26 de abril/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 7.666,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Rodrigo dos Santos – UERN (dia 02), Valmir Alves – PT (05), ;

 = "Parabéns pela Coluna de Notícias, sobretudo a parte universitária. E a bela mensagem "Aceite-me como sou). Milton Marques". Eu é ue agradeço, pela leitura e acompanhaento do nosso trabalho. Saúde e paz amigo!;

 = "Olá Hermes, divulgue aí para os seus contatos que eu perdi meus óculos de grau junto com a caixiha preta. Foi no dia 23/03 (sábado) no centro da cidade, estou precisado porque o antigo já não atende minhas necessidades. Quem encontrar pode ligar para 3315-2203 (FE/UERN) ou 8868-4026. Obrigado Prof. Zacarias Marinho". Mestre Zaca, espero que já tenha encontrado os zóio complementares.  A demora na publicação se deu pela nossa aus~encia com a coluna por motivo de inteira falta de temço e envolvimento com a campanha salarial do SINAI. Vale o registro!!

 = Há 91 anos (02/03/1922) entrava em funcionamento a Escola Normal de Mossoró.

*********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 444/2011 (de 18/07), relatamos os seguintes temas: R$ 100 Milhões para Políticos com Processos na Justiça; Servidores da Emater/Açu Lançam Nota de Agradecimento; Juary Chagas, Repórter por uma Edição; Rosalba Promove um dos Maiores Ataques da História; Bronca do Leitor (243) – Prof. Valdomiro Morais; FIQUE SABENDO: 18 de Julho – Dia Internacional de Nelson Mandela. E na Edição 496/2012 (de 26/02) estes foram os temas: TJPE Assegura Remédio para Paciente com Câncer; SINAI – Empregados da Datanorte são Convocados; Lisboa Batista, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (290) – Por Vinícius Guerra; FIQUE SABENDO: Os 10 Segredos para uma Vida Feliz – Por Luiz Carlos Martins;

 - Marcha por Mossoró. - Os organizadores do movimento social intitulado Marcha por Mossoró convidam você e a população a participarem de uma manifestação pública em prol de melhores condições de vida em sociedade, que será realizado no dia 09/03/13 (sábado), às 09h, na praça Rodolfo Fernandes (antiga Praça do Pax). O objetivo dessa manifestação é chamar a atenção dos nossos representes para que tenham responsabilidade com a coisa pública: Saúde, Educação, Segurança, Transporte Coletivo, Trânsito, Saneamento, CAERN, Meio Ambiente, Habitação, "Gentrificação" ou Reciclagem Urbana, Cartel do Combustível e outros problemas sociais que afligem direta ou indiretamente os cidadãos mossoroenses. PARTICIPE!!! Convide seus amigos! Por Gilmar Henrique;

 - Mudança de Bandeira – A Força Sindical, (quase) sempre no entorno do tucanato, escolheu o governador de Pernambuco para palestrante do encontro da central, neste março, em São Paulo. Tema solicitado a Eduardo Campos: "Conjuntura econômica e política do Brasil". Fonte: Leitura Dinâmica – Por Walter Gomes, www.brasiliaemdia.com.br – edição 832.

 - DIA: ontem (05) foi Dia da Integração Cooperativista, Dia do Filatelista e Dia Nacional da Música Clássica. Amanhã (07) será Dia do Fuzileiro Naval.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos rotarianos e surdos-mudos.
QUEM canta...
"Se você quer brigar / E acha com isso estou sofrendo? / Se enganou meu bem, / Pode vir quente que eu estou fervendo!..." . ("Pode Vir Quente Que Estou Fervendo". Autoria: Erasmo Carlos – Canta. E. Carlos).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário