quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DC - Coluna de Noticias 576. (Anexo slide: Paz para todos!).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 576 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 6ª/52, Dias: 38/365 e faltam 327 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Ela: - meu bem você é para mim como o facebook, não consigo me desligar de você. Ele: - E você é para mim como o orkut, já fui viciado, mas agora demoro voltar lá". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O processo sucessório na UERN já criou corpo e as candidaturas para reitor e vice andam a caça de votos. Aos poucos me integro ao grupo que apoiam as candidatas Ana Dantas e Gláucia Russo, a reitor e vice respectivamente. Dia 18/02, de 16h as 17h30, haverá um diálogo virtual via twitter pelo endereço @uernquequeremos onde as candidatas estarão num papo aberto e franco com a sociedade e os segmentos da UERN em geral. Com essa minha posição, quero deixar bem claro que esse espaço está aberto para divulgarmos as agendas de campanha das demais candidaturas. Vem aí o feriadão de carnaval!!! Boa leitura, nobre leitor/a!

DIETA DE REVISTA PODE SER PERIGOSA, não se deixe enganar pelas revistas – Quando estamos precisando perder um quilinhos, as dietas publicadas em revistas mostram-se como alternativas rápidas e fáceis. Mas não é bem assim. Nossa análise com sete revistas (Ana Maria, Boa Forma, Corpo a Corpo, Dieta Já, Malu, Sou+eu e Viva) direcionadas ao público feminino revelou que essas dietas podem ser perigosas, principalmente, porque muitas delas prometem muita perda de peso em poucos dias. Leia nossa análise e saiba como não cair nessas armadilhas e como emagrecer de maneira saudável e duradoura.

Perigo das dietas relâmpagos - O mundo perfeito inclui perder muitos quilos em pouco tempo! E a indústria editorial sabe desse desejo feminino, por isso, não é difícil encontramos dietas com a promessa de em pouco dias perder bastante peso. Nossa análise com sete revistas femininas (Ana Maria, Boa Forma, Corpo a Corpo, Dieta Já, Malu, Sou+Eu e Viva) acendeu a luz vermelha, ao revelar que a média da relação de perda de peso em um mês, ofertada nas dietas dessas publicações, é de 7Kg.

Esse valor é muito alto, o ideal para um regime saudável é a perda de 4kg por mês. Um dos exemplos que encontramos foi na edição 798 da revista Ana Maria: "Dieta relâmpago – Perca 9kg em 1 mês". FONTE: proteste.org.br, na base de dados do site www.endividado.com.br, em 07/02/2013.

SINTAUERN: PALESTRA SOBRE ESTÁGIO PROBATÓRIO É ADIADA – O Sindicato dos Técnicos-administrativos da UERN, em parceria com a PRORHAE informa que o encontro sobre ESTÁGIO PROBATÓRIO, antes marcado para o dia 07/02/2013, em Mossoró, foi adiado para o dia 19/02/2013 (terça-feira), às 08h (previsão). Mantendo-se Auditório da Faculdade de Educação Física – FAEF no Campus Central.

CARLOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Faltando 7 meses para o grande Dia dos Excluídos e os preparativas para a 19ª Edição em 1013. Manda as novas grande Carlinhos!

Oi Pessoal! Repasso informação da secretaria do grito nacional. Em fevereiro acontece a reunião dos articuladores/as do grito. Importante enviar propostas e sugestões de tema deste ano os e-mails (gritonacional@terra.com.br e/ou gritonacional@ig.com.br), aos cuidados do Ari, Karina e/ou Goretti, abraços. Carlinhos.

Companheirada, Articuladores/as do Grito pelo Brasil. Esperamos que todos tenham descansado e estejam animados na retomada dos trabalhos, lutas e organização do 19º Grito dos/as Excluídos/as. Retomamos o trabalho na secretaria nacional desde 28/01. Lembramos algumas datas importantes para nossa articulação:

 - 1ª reunião da Coordenação Nacional será dia 21/02, das 9h às 16h, no Ipiranga. Reunião esta onde é definido o lema, eixos, objetivos, cartaz, material de divulgação. Assim aguardamos as sugestões dos locais até 15/02. Enviem para secretaria: gritonacional@ig.com.br ou fax 11-2272-0627.

 - 15º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, de 26 a 28/04, em São Paulo, para que todos se organizem, reservem a data na agenda e consigam comprar antecipadamente suas passagens, para os que vêem de avião o aeroporto mais próximo é Congonhas.

Ficamos no aguardo de contribuições e também mandem notícias dos preparativos iniciais de organização local. Um forte abraço e bom carnaval a todos/as, Ari/Karina/Goretti – Secretaria Nacional do Grito. Carlinhos - Secom/Pastoral Operária (Mossoró-RN).

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (370)Tava lendo na coluna arrumadinho do Jabá, "é interessante como as pessoas falam que a violência tem que acabar e nada fazem". Acho que pra começar é não fazer feito eu, começo a falar tambem e a não fazer nada, primeiro é o meio comunicativo que deve dar o ponta pé, ir na frente, pois são eles que estão em contato com as pessoas. Luiz Carlos Dambroski – Olinda/PE.

NOTA DO EDITOR. Caro amigo/irmão Luiz, tenho feito a minha parte dentro do meu próprio lar. Não suporto ver noticiário policial seja em rádio, tv, jornal e similares. Não me chamem para uma roda de conversa para Viva ao controle remoto e seu idealizador!!! Viva!!!!

FIQUE SABENDO... "A Democracia que não veio". Por Vladimir Safatle. Fonte: http://acopanhacafe.blogspot.com.br, em 05/02/2013.

Mas ela é a mudança qualitativa de seus dispositivos e construção de novas dinâmicas de poder.

Normalmente, aqueles que mais têm a palavra "democracia" na boca são os que, no fundo, menos acreditam nela. Eles se portam como defensores dos valores democráticos apenas para conservar desesperadamente as imperfeições que a versão atual da democracia é incapaz de superar. Na verdade, quando repetem que "a democracia é o pior sistema, mas o único possível", é porque amam suas distorções. Pois a única posição realmente fiel ao conteúdo de verdade da democracia consistiria em dizer: a democracia não está realizada, ela é uma ideia por vir.

Isto não significa que a realização imperfeita de uma ideia seja completamente falsa. A democracia por vir não é a negação simples, a recusa absoluta da democracia que temos atualmente. Mas ela é a mudança qualitativa de seus dispositivos e construção de novas dinâmicas de poder.

Podemos mesmo dar três razões que nos permitem compreender por que esta democracia por vir ainda não veio. Uma delas é a confusão deliberada entre o jurídico e o político. A verdadeira democracia admite situações de dissociação entre o ordenamento jurídico e exigências de justiça que alimentam as lutas políticas. Esta dimensão extrajurídica própria à democracia nos lembra que há uma violência eminentemente política que sempre apareceu sob a forma do direito de resistência e do reconhecimento do caráter provisório das estruturas normativas do direito. A estabilidade institucional da democracia não significa a perenidade absoluta do ordenamento jurídico atual. Ela significa que a instabilidade da violência política, uma violência que não é a simples eliminação simbólica do outro, será reconhecida no interior mesmo das instituições sociais.

O segundo ponto é o medo atávico da participação popular direta. As estruturas representativas da democracia parlamentar foram criadas para suprir a impossibilidade material da presença física da população no processo de deliberação legislativa cotidiana. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico e com o advento das sociedades de alta conectividade, foram dadas as condições materiais para o início de uma verdadeira democracia digital. Vários processos deliberativos podem passar para a esfera da deliberação plebiscitária.

O terceiro ponto diz respeito à relação de reconhecimento entre Estado e cidadão. Não é possível pensar o campo da política sem o Estado. É ele que permite a ampliação de escala de processos gerados na esfera local. É ele que permite a implementação institucional da universalidade. No entanto, vivemos em uma época de esgotamento do Estado nação com suas exigências de conformação identitária e sua capacidade de gerir processos econômicos em sua fronteira. Este fim do Estado-nação pode dar lugar a dois fenômenos: o retorno paranoico a identidades profundamente ameaçadas ou o abandono da identidade como operador político central. Isto significa não a anulação deliberada de toda e qualquer demanda identitária, mas a construção de um espaço político de absoluta indiferença às identidades; de uma política da diferença à implementação política de zonas de indiferença. Isto implica um estado capaz de socializar sujeitos em seu ponto de indeterminação. Ou seja, a função do estado não pode ser a determinação completa dos sujeitos através da gestão de processos disciplinares e de controle. Sua função é a gestão da indeterminação. Isto pode se dar, por exemplo, através da eliminação de aparatos jurídicos ligados à perpetuação de hábitos e costumes.

Por fim, não é possível pensar problemas ligados à democracia sem pensar os riscos advindos da consolidação de grandes conglomerados globais de mídia. Eles têm tendência a monopolizar discussões sobre liberdade de expressão sem nunca discutir as redes de interesses econômico-financeiros que permeiam tais conglomerados e direcionam sua expressão. Da mesma forma, eles tendem a não discutir como setores da opinião são, muitas vezes, marginalizados. Fonte: http://acompanhacafe.blogspot.com.br, em 05/02/2013.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 882 (oitocentas e oitenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 10 fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários: 7.774,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O Ministério da Cultura realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 80 (oitenta) VAGAS PARA TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR, inscrições até o dia 03 de março/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 3.980,40. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Josafá Inácio da Costa – Professor (dia 04), Íbero Hipólito - PT (07), Mateus Aires (08), Matuzael Aires – Datanorte (09) e Rokátia Kleania - Professora;

 = "Querido amigo boa noite!!! Me encontro trabalhando na construção do terminal aguaviário em Belém do Pará, um grande projeto Petrobras e fui selecionado para participar e estou aqui a um ano e vou a Mossoró de três em três meses. Quando for dessa vez irei diretamente no SÊBADO para matar a saudade de todos e compensarei minhas faltas cantando uma boa musica com você e cia. Aqui me conforto lendo o nosso velho e guerreiro jornal DC. Vai um verso pra você velho guerreiro: "Quando vou ver o peso / fico num pensamento só / só pra ver o peso que tem / a saudade de Mossoró!". Com a benção do Dr. Marcos, um abraço em todos da confraria. Evandro Cunha". – Bravo poeta, músico e artista Evandro, o aguardaremos com muita satisfação. Envie seu número de celular pra mim, saúde e paz mestre;

 "Você é o cara Hermes, lembrou-se dos meus versos. Vlw boy, abração, Cezôca". – Grande rocker Cezôca, nosso Quem canta os males espanta está ligado e ligando os poemas aos fatos. Oportunamente virão mais!

 = Há exatos 98 anos (07/02/1915) chegava, a Mossoró, o Primeiro Trem da Cia. Estrada de Ferro vindo de Porto Franco, em caráter experimental, em (07/02/1915).

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição nº 439/2011 (de 29/06), relatamos os seguintes temas: Senado Inaugura Ouvidoria e Dá Posse a Ouvidor Geral; SINAI Emite Nota aos Servidores da DATANORTE; Anchieta Medeiros, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibe "A Pessoa é Para o Que Nasce"; Bronca do Leitor (239) – Barbosa Assis; FIQUE SABENDO: 29 de Junho – Dia do Pescador. E na Edição 487/2012 (de 08/02) estes foram os temas: Cantor Wando Morreu Nesta Manhã; Aviso para Rádios Comunitárias para 75 Municípios; Valorização do Servidor Público; DIRED – Inscrição Prévia pela Internet; Mossoró com Déficit de PMs; Bronca do Leitor (285) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: "Fernando Peixoto (1937 – 2012)";

 - Desabafo de um servidor da Emater: "Emater está sucateada, esvaziada e distante do campo". - Que se tem 41 veículos novos (0 km) no pátio, mas não são disponibilizados ao trabalho devido a entidade não disponibilizar de dinheiro para compra de material de consumo e outros, mesmo tendo dinheiro em caixa; - Funcionários têm que usar o telefone celular pessoal para entrar em contato com os escritórios do interior do estado devido aos telefones ficarem restritos para uso da diretoria; - Encontra-se atrasado o aluguel de diversos escritórios do interior do estado. FONTE: Coluna do Herzog, http://blogcarlossantos.com.br,em 05/02/2013;
    Nota do editor. Essa reprodução, acima, são 3 de 11 pontos citados por um servidor. O sucateamento dos serviços públicos não se restringe somente a Emater, na Fundac a situação (coisa) está pior, só não têm carros "zero km" – sem combustíveis porem, velhos têm muitos. O Aeroporto de Mossoró teve o serviço telefônico cortado na semana passada por falta de pagamento. No Detran/Mossoró um recém-concursado deixou o órgão desestimulado, temos informação que até flanelinhas fazem vistorias por lá, pode? Alô diretor Osnildo Morais averigue e coíba homem;

 - DIA: ontem (06) foi Dia do Agente de Defesa Ambiental. Hoje é Dia Nacional do (artista) Gráfico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de defesa ambiental e aos artistas gráficos.
QUEM canta...
"Se Deus quiser / Um dia acabo voando / Tão banal assim / Como um pardal / Meio de contrabando / Desviar do estilingue / Deixar que me xingue / E tomar banho de sol..." . ("Baila Comigo". Autoria: Rita Lee e Roberto de Carvalho – Canta: R. Lee).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário